Qual é a dieta para quem tem colesterol alto

O colesterol é produzido por uma taxa de gordura no sangue, podendo ser alto ou baixo. Na maioria das vezes, é visto como algo grave, mas o colesterol faz parte da estrutura das células, atuando no organismo.

O colesterol alto (LDL) é o considerado ruim e prejudicial para a saúde, e pode aumentar o risco de infarto ou AVC.

O colesterol LDL é um combinado de lipoproteínas de baixa densidade e pode se acumular nas artérias, dificultando o fluxo sanguíneo.

Segundo Fabiana Albuquerque, nutricionista da equipe Nutrindo Ideais, novos hábitos podem auxiliar a controlar os níveis de colesterol e triglicerídeos.

De acordo com ela, a primeira coisa a se fazer é investir numa dieta saudável, consumindo menos gordura saturada, açúcar refinado, farinhas refinadas e álcool.

Leia mais: COLESTEROL ALTO: o que causa o colesterol alto? Veja 4 fatores

7 ALIMENTOS QUE AJUDAM A CONTROLAR O COLESTEROL

De acordo com a nutricionista, estes são alguns dos alimentos que auxiliam a controlar o colesterol. Veja abaixo:

  • Frutas vermelhas e uva - ricos em antocianinas e compostos fenólicos que são altamente antioxidantes;
  • Abacate e azeite extra virgem - ricos em gorduras monoinsaturadas, importantes para saúde cardiovascular;
  • Aveia - rica em fibras solúveis (beta glucanas), que, por não serem absorvíveis, ajudam a "varrer" o colesterol para fora do corpo;
  • Linhaça - fibra rica em ômega 3;
  • Peixes como salmão, atum, sardinha e anchova - ricos em ômega 3;
  • Chocolate amargo (quantidade ideal 20g ao dia) - ricos em flavonóides, especialmente a epicatequina;
  • Chás antioxidantes - o chá verde, que é riquíssimo em polifenóis, incluindo grandes quantidades de uma catequina chamada EGCG (antioxidante natural que ajuda a prevenir danos nas células).

Vale ressaltar que além de manter uma dieta balanceada, também é importante investir numa rotina de exercícios físicos. Eles ajudam a estimular a circulação sanguínea

Conheça CHÁS e SUCOS que ajudam a BAIXAR o COLESTEROL

O colesterol alto é um problema que aflige grande parte dos brasileiros. De acordo com uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), cerca de 40% da população nacional têm níveis elevados de colesterol, um dos principais fatores de risco para a saúde do coração.

Ouça este conteúdo:

Dados da pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) corroboram com a afirmação, demonstrando que o colesterol alto é mais frequente nas mulheres (25,9%) do que em homens (18,8%). Além disso, a predominância é entre adultos entre 55 a 64 anos (41%).

No entanto, existem alimentos para quem tem colesterol alto que podem ajudar no tratamento e, mais do que isso, reduzir o LDL (considerado o “colesterol ruim”) e aumentar o HDL (ou o “colesterol bom”).

Dessa maneira, consumir a quantidade certa de gordura e ter uma alimentação equilibrada pode ajudar na manutenção do colesterol bom, acima de 60 mg/dL, que é considerado saudável e, ao mesmo tempo, diminuir o colesterol ruim.

A seguir, conheça quais alimentos são bons para quem tem colesterol alto!

Peixes

As carnes brancas, principalmente os peixes, são mais indicadas para quem tem colesterol alto, já que a quantidade de gordura saturada é bem menor em relação às demais opções, como a carne de boi.

Além do mais, os peixes são ricos em ômega 3 e ácidos graxos, que são ótimos auxiliares no aumento do HDL, bem como ajudam na saúde do coração, prevenindo contra doenças cardíacas, como as arritmias.

Recomenda-se consumir de duas a três porções por semana.

Soja

A soja e os alimentos produzidos a partir dela (leite, tofu, carne de soja, etc.) são considerados ótimos aliados contra o colesterol alto.

Vários estudos na área comprovam que o consumo de 25 gramas de proteína de soja por dia (o equivalente a 2 xícaras e meia de leite, ou 280 gramas de tofu) é capaz de reduzir o LDL em até 6%.

Azeite extra virgem

O azeite extravirgem ajuda na elevação do colesterol bom (HDL) e redução do colesterol ruim (LDL), já que o alimento possui gordura monoinsaturada, que é extremamente benéfica para o coração e tem ação antiinflamatória.

No entanto, não se pode exagerar no consumo. O recomendado é duas colheres de sopa por dia, no máximo.

Abacate

O abacate é rico em ácido oleico, que também é uma gordura monoinsaturada capaz de manter os níveis adequados de colesterol.

Além de reduzir o colesterol alto, a fruta contribui para diminuir os níveis de triglicérides no sangue. Com isso, é possível prevenir o aparecimento de doenças cardiovasculares, entre outros problemas no coração.

Romã

Ainda dentro da família das frutas, o romã é outro alimento redutor do colesterol alto. Ademais, ele contém antioxidantes, como os flavonóides, ácidos fenólicos e elágicos, que têm ação antiinflamatória e colabora para evitar o envelhecimento precoce.

Inclusive, o chá de romã tem efeitos positivos para a prevenção contra o câncer, especialmente o de mama e próstata, justamente por conta de seus nutrientes e vitaminas.

Oleaginosas

As oleaginosas, como castanhas, sementes de girassol, amêndoas e nozes são capazes de elevar o colesterol bom e diminuir o ruim, porque são ricas em gorduras mono e poliinsaturadas.

Além disso, elas possuem antioxidantes poderosos, como a vitamina E, selênio, magnésio e zinco. Esses nutrientes naturais ajudam na melhor absorção de gordura pelo intestino e, como consequência, reduzem os níveis de colesterol alto.

Contudo, vale dizer que as oleaginosas têm alto valor calórico. Por isso, devem ser consumidas com moderação.

Aveia

A aveia é uma excelente fonte de fibras e, portanto, ajuda na absorção do colesterol além de melhorar a flora e o funcionamento do intestino.

A recomendação é adicionar a aveia logo no café da manhã, em conjunto com algumas frutas, como maçã, morango e o abacate. O ideal é uma porção de 20 a 35 gramas por dia.

Vale dizer que para todo o consumo de fibras, também é indicado manter uma boa hidratação, já que a água é fundamental para o funcionamento do intestino.

Feijão

O feijão tem um bom percentual de fibras e proteínas, que realizam uma “limpeza” da gordura no fígado e no coração. Além do mais, o alimento baixa o índice glicêmico, pois libera açúcar devagar e em menor quantidade no sangue.

Gostou das dicas de alimentos para quem tem colesterol alto? Acompanhe o Laboratório Marcos Donadon no Facebook e no Instagram para mais novidades!

Quem tem o colesterol alto não pode comer o quê?

Quais alimentos são bons para quem tem colesterol alto.
Peixes. As carnes brancas, principalmente os peixes, são mais indicadas para quem tem colesterol alto, já que a quantidade de gordura saturada é bem menor em relação às demais opções, como a carne de boi. ... .
Soja. ... .
Azeite extra virgem. ... .
Abacate. ... .
Romã ... .
Oleaginosas. ... .
Aveia. ... .
Feijão..

Qual o melhor cardápio para quem tem colesterol alto?

Para uma dieta que vise à diminuição do colesterol ruim, diversos alimentos são indicados, tais como produtos integrais (pão, arroz, macarrão e farinha); feijão, grãos, lentilha, soja e aveia; nozes, amêndoas e avelãs; leite e iogurte desnatados; frutas e vegetais; mais de 2 litros de água por dia, entre outros.

Como fazer uma dieta para baixar o colesterol?

Recomendações Gerais:.
Fracione a dieta (5 a 6 refeições/dia de pequeno volume) e procure variar os alimentos para evitar deficiências ou excessos de nutrientes;.
Mantenha um adequado consumo de líquidos. ... .
Utilize sal com moderação;.
Sem frituras, prefira os alimentos cozidos, assados e grelhados;.

Quem tem colesterol alto pode comer arroz?

Quem tem colesterol alto pode comer arroz? Comer muito qualquer tipo de alimento, incluindo o arroz, aumenta os riscos de desenvolver colesterol alto. No caso do arroz, é mais indicado optar pela versão integral.