Qual e a etapa da divisão celular em que os núcleos se reorganizam?

Ouça este artigo:

Em, grego, telos significa fim. A telófase é a última fase da mitose, onde ocorre descondensação dos cromossomos, reorganização do nucléolo e reconstituição das organelas celulares. Com a descondensação, os cromossomos retomam sua atividade de produzir RNA.

Telófase da mitose

Assim que os cromossomos chegam aos pólos, puxados pelas fibras do fuso através do encurtamento dos microtúbulos, eles começam a se descondensar em uma rede de fibras de cromatina, e as organelas que tiveram o seu material desorganizado se reconstituem. Uma membrana nuclear se organiza ao redor de cada conjunto de cromossomos. À medida que os cromossomos se descondensam, as vesículas membranosas que foram formadas no processo de ruptura da carioteca durante a prófase prendem-se aos mesmos e se fundem, reconstituindo as cariotecas. O que estabiliza as cariotecas em formação são as moléculas de laminina. Os complexos do poro também são reconstituídos. Com a descondensação das regiões cromossômicas organizadoras do nucléolo, os nucléolos reaparecem e a célula volta a produzir RNA.

A citocinese é o processo de divisão do citoplasma, ao final da mitose. Quando a mitose está completa, as duas células filhas separam-se pela formação de uma membrana entre elas. As duas células filhas formadas ao final do processo são geneticamente idênticas. No entanto, alguns erros podem ocorrer, como a não disjunção. Esses eventos causam diferenças genéticas entre as células filhas.

Telófase da meiose

Na telófase I os cromossomos dotados de duas cromátides são separados em dois lotes para os pólos da célula, o fuso acromático se desfaz, os cromossomos se descondensam, a carioteca se refaz ao redor de cada lote cromossômico e os nucléolos reaparecem. Após esses processos ocorre a citocinese.

Na telófase II as cromátides irmãs são separadas, os cromossomos se descondensam, o fuso acromático se desfaz, a carioteca se refaz ao redor de cada lote cromossômico e os nucléolos reaparecem. A seguir, o citoplasma se divide (citocinese) formando duas células filhas. Na telófase I, duas células filhas são formadas, e cada uma sofre telófase II. Portanto, ao final da telófase II São formadas 4 células filhas provenientes de uma célula mãe.

Citocinese em células animais e de protozoários

Nestes organismos, a citocinese ocorre pelo estrangulamento do citoplasma na região equatorial da célula, causado pela contração do anel formado por proteínas contráteis como a actina e miosina. Esse estrangulamento tem início na periferia da célula e termina no centro. Portanto, este tipo de divisão citoplasmática é chamada de citocinese centrípeta.

Citocinese em vegetais

A parede celular impede o estrangulamento do citoplasma como ocorre na célula animal. Neste caso, a citocinese ocorre através da formação do fragmoplasto. As membranas das vesículas do complexo de Golgi se fundem originando as membranas plasmáticas da futuras células filhas.

Referências
Fundamentos da Genética / D. Peter Snustad, Michael J. Simmons. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.
Biologia / José Mariano Amabis, Gilberto Rodrigues Martho. São Paulo: Moderna, 2004

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/biologia/telofase/

A meiose é a divisão celular que ocorre na formação dos gametas, reduzindo o número de cromossomos de uma espécie pela metade.

Assim, uma célula-mãe diploide origina 4 células-filhas haploides.

O processo ocorre por meio de duas etapas de divisões celulares sucessivas, dando origem a quatro células:

  • Meiose I: Etapa reducional, pois o número de cromossomos é reduzido pela metade.
  • Meiose II: Etapa equacional, o número de cromossomos das células que se dividem mantém-se o mesmo nas células que se formam.

A meiose ocorre quando a célula entra em fase de reprodução, sendo o processo essencial para a formação de gametas, esporos e nas divisões do zigoto.

Fases da meiose

Meiose I

Na interfase os cromossomos são finos e cumpridos. Ocorre a duplicação do DNA e dos cromossomos, formando assim as cromátides.

Após a duplicação inicia-se a divisão celular.

Qual e a etapa da divisão celular em que os núcleos se reorganizam?

Prófase I

A prófase I é uma fase bastante complexa, sendo dividida em cinco sub-fases consecutivas:

  • Leptóteno: cada cromossomo é formado por duas cromátides. Pode-se notar a presença de pequenas condensações, os cromômeros.
  • Zigóteno: inicia-se o emparelhamento dos cromossomos homólogos, denominado de sinapse, que se completa no paquíteno.
  • Paquíteno: cada par de cromossomos homólogos possui quatro cromátides, constituindo uma bivalente ou tétrade, formada por cromátides-irmãs: as que se originam de um mesmo cromossomo e as cromátides homólogas: as que se originam de cromossomos homólogos. Essas podem sofrer uma ruptura na mesma altura, e os dois pedaços podem trocar de lugar, realizando uma permutação ou crossing over. Como os cromossomos são portadores de genes, ocorre uma recombinação gênica.
  • Diplóteno: os cromossomos homólogos começam a se afastar, mas permanecem ligados pelas regiões onde ocorreu a permutação. Tais regiões constituem os quiasmas.
  • Diacinese:continua ocorrendo condensação e separação dos cromossomos homólogos. Com isso, os quiasmas vão escorregando para as pontas das cromátides, processo denominado terminação dos quiasmas. À medida que as fases evoluem, o nucléolo e a carioteca desaparecem.

Qual e a etapa da divisão celular em que os núcleos se reorganizam?

Metáfase I

Na metáfase I, a membrana celular desaparece. Os pares de cromossomos homólogos se organizam no plano equatorial da célula.

Os centrômeros do cromossomo homólogos se ligam a fibras que emergem de centríolos opostos. Assim cada componente do par será puxado em direções opostas.

Anáfase I

Na anáfase I, não ocorre divisão dos centrômeros. Cada componente do par de homólogos migra em direção a um dos polos da célula.

Telófase I

Na telófase, os cromossomos desespiralizam-se, a carioteca e o nucléolo reorganizam-se e ocorre a citocinese, divisão do citoplasma. Desse modo, surgem duas novas células haploides.

Meiose II

A meiose II é extremamente semelhante à mitose. A formação de células haploides a partir de outras haploides só é possível porque ocorre durante a meiose II, a separação das cromátides que formam as díades.

Cada cromátide de uma díade dirige-se para um polo diferente e já pode ser chamada de cromossomo-irmão. As fases da meiose II são as seguintes:

Prófase II

Ocorre a condensação dos cromossomos e a duplicação dos centríolos. O nucléolo e a carioteca voltam a desaparecer.

Metáfase II

Os centríolos estão prontos para serem duplicados e os cromossomos organizam-se na região equatorial.

Anáfase II

As cromátides-irmãs separam-se se migram para cada um dos polos da célula, puxadas pelas fibras do fuso.

Telófase II

As fibras do fuso desaparecem e os cromossomos já encontram-se nos polos da célula. A carioteca surge novamente e o nucléolo se reorganiza. Por fim, ocorre a citocinese e o surgimento de 4 células-filhas haploides.

Qual e a etapa da divisão celular em que os núcleos se reorganizam?

Quais as diferenças entre a mitose e a meiose?

A mitose e a meiose correspondem aos dois tipos de divisão celular. Porém, algumas características diferenciam os dois processos:

  • A mitose origina duas células-filhas idênticas à célula-mãe. Enquanto isso, na meiose são geradas 4 células-filhas com material genético diferente ao da célula-mãe. Além disso, as células-filhas ainda apresentam metade do número de cromossomos da célula-mãe.
  • A meiose reduz pela metade o número de cromossomos nas células-filhas. Na mitose o número de cromossomos é mantido entre a célula-mãe e as células-filhas.
  • A mitose ocorre na maior parte da células somáticas do corpo. Já a meiose ocorre somente nas células germinativas e esporos.

Saiba mais, leia também:

  • Mitose e meiose: resumo dos processos, diferenças e exercícios
  • Células haploide e diploide
  • Célula
  • Citologia
  • Núcleo Celular
  • Exercícios sobre meiose
  • Exercícios sobre mitose
  • Exercícios sobre mitose e meiose

Qual e a etapa da divisão celular em que os núcleos se reorganizam?

Licenciada em Ciências Biológicas (2010) e Mestre em Biotecnologia e Recursos Naturais pela Universidade do Estado do Amazonas/UEA (2015). Doutoranda em Biodiversidade e Biotecnologia pela UEA.

Qual é a etapa da divisão celular em que os núcleos se reorganizam?

A telófase é a última fase da mitose, onde ocorre descondensação dos cromossomos, reorganização do nucléolo e reconstituição das organelas celulares.

Quais são as etapas do processo de divisão celular?

Basicamente, é dividida em quatro fases: Prófase, Metáfase, Anáfase e Telófase.

O que acontece durante a metáfase?

Metáfase. Os cromossomos se alinham na placa metafásica, sob a tensão do fuso mitótico. As duas cromátides irmãs de cada cromossomo são capturadas por microtúbulos de pólos oposto do fuso. Na metáfase, o fuso já capturou todos os cromossomos e os alinhou no meio da célula, que está pronta para a divisão.

Como se chama o processo que ocorre após a divisão do núcleo celular e que divide a célula em duas?

A mitose é um processo de divisão celular, pelo qual uma célula dá origem a duas células-filhas idênticas à célula parental. A mitose é dividida em cinco etapas: prófase, prometáfase, metáfase, anáfase e telófase.