Qual é a principal diferença entre produtividade bruta e líquida?

Qual é a principal diferença entre produtividade bruta e líquida?

Qual é a diferença entre produtividade primária?

A produtividade primária bruta é o total de matéria orgânica produzido em uma determinada área, enquanto a produtividade primária líquida é, por sua vez, a quantidade bruta com o desconto da matéria consumida durante o período, através da respiração.

Qual a diferença entre produtividade primária e produtividade secundária?

A produtividade primária é a medida da produção durante um intervalo de tempo e espaço, ou seja, é a taxa (velocidade) de produção de compostos orgânicos. A produtividade secundária é a quantidade de matéria orgânica produzida pelos consumidores primários (herbívoros) em um determinado período de tempo.

Como calcular a produtividade primária?

O que é Produtividade Primária Bruta (PPB)? A Produtividade Primária Bruta (PPB) corresponde à quantidade total da produção de matéria orgânica em um ecossistema. O cálculo é feito da seguinte forma: PPB = quantidade de matéria orgânica em gramas/período/área ambiental.

Por que é tão importante conhecer a produtividade primária dos ecossistemas?

A produtividade primária líquida, por sua vez, tem o desconto de outros fatores do ambiente — como luz, água, disponibilidade de nutrientes do meio e o gás carbônico. Por efeito, ela define a taxa de armazenamento da matéria orgânica dos tecidos, ou seja, o que restou do que foi produzido.

O que é a chamada PPL produtividade primária líquida )?

Produtividade Primária Líquida (PPL): é definida como a diferença entre a fotossíntese e a respiração autotrófica da vegetação natural. As florestas tropicais ocupam 12% da superfície terrestre, é responsável por 40% da produtividade primária líquida e por 30% de todo o carbono estocado na biomassa.

Que diferença existe entre a produtividade primária e a produtividade líquida?

  • Que diferença existe entre a produtividade primária bruta e a produtividade primária líquida? Bom dia, Andriely!

Qual a diferença entre produção e produtividade?

  • A forma mais fácil de entender a diferença entre produção e produtividadeé compreender que a produção se trata do processo produtivode algum produto, enquanto a produtividade tem relação com a qualidade e performancecom que é realizada a produção.

Qual a consequência do aumento da produtividade?

  • Muitas pessoas confundem o aumento da produção com o aumento da produtividade, porém uma não é consequência da outra. Em alguns casos, inclusive, o aumento da produção pode desencadear em uma diminuição significativa da produtividade.

Como aumentar a produtividade e produtividade de uma empresa?

  • A produtividade e performance ditam o ritmo da produção. Produzir com maior produtividade e qualidade traz diversos benefícios a uma empresa. Um exemplo fácil disso está no próprio aumento de receita através da economia em desperdício de tempo, matéria prima, mão de obra, despesas e muito mais.

Qual é a principal diferença entre produtividade bruta e líquida?

Qual é a principal diferença entre produtividade bruta e líquida?

 

Dezembro, 2008

100

Passo Fundo, RS

Produtividade Primária Liquida (PPL) do ambiente natural

A produtividade primária líquida (PPL) do ambiente natural (não antropizado) é definida como a diferença entre a fotossíntese e a respiração autotrófica da vegetação natural, por unidade de tempo e espaço (Field et al., 1995; Sun et al., 2004; Feng et al., 2007). É também conceituada como a quantidade de energia solar, convertida pelas plantas, em matéria orgânica pela fotossíntese (Imhoff et al., 2004). Através do processo de fotossíntese as plantas assimilam carbono da atmosfera, inserindo-o na sua biomassa e liberam parte do mesmo para a atmosfera quando respiram. Assim, a fotossíntese e a respiração são os dois processos mais importantes no ciclo biogeoquímico do carbono (Cao et al., 2004) e do balanço entre ambos, deriva a produção dos vegetais e o fluxo de energia nos ecossistemas (Haberl & Geissler, 2000).

A PPL é o principal indicador de “saúde” do ecossistema, de utilização dos recursos e do fluxo de carbono na biosfera, sendo de grande importância para estudos e para o equilíbrio ecológico (Cao et al., 2004). A acumulação de carbono pelas plantas (PPL) proporciona a energia que alimenta muitos processos bióticos no planeta, como microorganismos e outros animais, bem como a diversidade de organismos numa determinada zona ecoclimática (Potter et al., 2003). Em grande parte dos ecossistemas terrestres, a vegetação é responsável por grande parte das trocas de energia, matéria e momentum (quantidade de movimento) entre a superfície e a atmosfera (Sun et al., 2004).

A PPL é altamente variável no espaço e no tempo. A variação espacial está relacionada aos fatores de clima, distribuição da vegetação e uso do solo em uma região. Já as mudanças temporais estão relacionadas à variabilidade diurna e sazonal das condições de tempo e, em conseqüência, das respostas fisiológicas, bem como das mudanças da composição da atmosfera, das mudanças climáticas e redistribuição dos ecossistemas (Cao et al., 2004). Mudanças no uso do solo, também alteram a produção ecológica dos ecossistemas terrestres, reduzindo ou aumentando a PPL dos mesmos (Haberl et al., 2004a). Entretanto, uma variabilidade interanual da PPL é esperada em todos os biomas (coeficiente de variação > 10%), decorrente das variações da taxa de fotossíntese, densidade de plantas, extensão espacial que a vegetação ocupa, tipo e idade da vegetação (Zhou et al., 2002; Mohamed et al., 2004). De acordo com Nemani et al. (2003) a PPL é capaz de integrar esses e outros fatores climáticos, ecológicos, geoquímicos e de influência humana sobre o planeta. Assim, a PPL se credencia como umas das principais variáveis para análise e avaliação de impactos e/ou de pressão sobre o meio natural, promovida pela ação antrópica, como a agricultura, em um determinado ambiente.


Qual é a principal diferença entre produtividade bruta e líquida?
Documentos Online Nº 100
Qual é a principal diferença entre produtividade bruta e líquida?
Publicações Online

Copyright © 2008, Embrapa Trigo

Qual a diferença entre produtividade bruta e líquida?

Produtividade bruta é a taxa global de captura de energia. A produtividade líquida é menor: é a produtividade bruta ajustada para a energia utilizada pelos organismos na respiração/metabolismo, portanto reflete a quantidade de energia armazenada como biomassa.

Que diferença existe entre a produtividade?

Basicamente, produção é uma medida de resultado; enquanto que produtividade é uma medida ligada ao desempenho. Enquanto que produção significa um volume de bens produzidos, a produtividade se liga à velocidade e eficiência dessa produção..

Qual a diferença entre produtividade primária e secundária?

Produtividade Primária Líquida (PPL) = PPB - Respiração dos autótrofos. Produtividade Líquida da Comunidade (PLC) = PPL - Consumo por herbívoros. Produtividade secundária: Conceito Conceito: aumento do conteúdo energético dos heterótrofos.

Como você distingue a produtividade primária bruta e líquida em um ecossistema de deserto?

Produtividade primária bruta é a energia total assimilada pela fotossíntese, as plantas usam parte dessa energia para se manter, e manter suas necessidades metabólicas através da respiração. Produtividade primária líquida é a energia acumulada na biomassa das plantas, que é disponível aos consumidores.