Qual é a relação entre o trabalho atividade econômica e o espaço geográfico?

As relações entre trabalho e paisagem

Vimos que o espaço geográfico é constantemente transformado pelo trabalho humano. Também sabemos que as pessoas executam diferentes funções dentro da divisão social do trabalho. Para cada uma das funções, há diferentes rendimentos, ou seja, há diferenças de poder aquisitivo entre as pessoas.
Essas diferenças de rendimento e de poder aquisitivo são um dos fatores geradores das diferentes paisagens existentes tanto nas cidades quanto no campo.

As atividades econômicas

As principais atividades econômicas da sociedade são o extrativismo, a indústria, a agropecuária, o comércio e a prestação de serviços. Muitas paisagens se diferenciam de acordo com a presença ou não dessas atividades.
Há paisagens onde as atividades extrativistas são predominantes, como pode ser observado abaixo. A paisagem do centro de algumas metrópoles se caracteriza pela grande quantidade de comércio e de pessoas circulando nas ruas. Isso ocorre porque o comércio é a atividade mais importante nesses lugares.
Já nas áreas agrícolas, a paisagem pode ser marcada pela presença de máquinas ou de pessoas trabalhando na lavoura ou no trato de animais (abaixo, criação de avestruzes) .
Imagem – a salina é um terreno costeiro exposto ao vento, por onde a água do mar é conduzida e represada a fim de que se evapore, deixando o sal marinho. Na foto, salinas em Mossoró, no estado do Rio Grande do Norte, em 2002.

A paisagem do centro de algumas metrópoles se caracteriza pela grande quantidade de comércio e de pessoas circulando nas ruas. Isso ocorre porque o comércio é a atividade mais importante nesses lugares.
Já nas áreas agrícolas, a paisagem pode ser marcada pela presença de máquinas ou de pessoas trabalhando na lavoura ou no trato de animais (abaixo, criação de avestruzes) .
PERGUNTAS

1- O texto fala sobre paisagens naturais ou paisagens culturais (também chamadas de paisagens geográficas) ? Por quê ?

2- Na sua opinião por que existem profissões que pagam pouco e profissões que têm altos salários ?

3- Dê um exemplo de uma paisagem que identifique uma região que foi construída, alterada, por pessoas de baixo poder aquisitivo.

4- Quais são as principais atividades econômicas da sociedade ?

5- Qual é o exemplo de atividade extrativista mostrada no texto ?

6- O que é uma metrópole ?

7- Onde você vê maior quantidade de pessoas : numa metrópole ou numa paisagem rural ? Qual relação disso com as atividades econômicas ?

RESPOSTAS

1- O texto fala sobre paisagens culturais, porque são as paisagens que foram transformadas pelo trabalho humano.

2- Na minha opinião as profissões que pagam baixos salários é porque qualquer pessoa pode desempenhar aqueles trabalhos com facilidade. E as profissões que pagam altos salários é porque somente poucas pessoas tem o conhecimento e habilidade para desempenhá-las.

3- A paisagem de uma comunidade pobre, por exemplo. Por terem baixos rendimentos, as pessoas pobres constroem casinhas bem pequenas e humildes.

4- As principais atividades econômicas da sociedade são o extrativismo, a indústria, a agropecuária, o comércio e a prestação de serviços.

5- O texto mostra como exemplo de atividade extrativista uma salina, local em que se extrai o sal marinho.

6- Metrópole é uma cidade que cresceu muito e foi alcançando cidades vizinhas, que também cresceram, e esse conjunto de cidades formou a metrópole.

7- Eu vejo maior quantidade de pessoas na metrópole do que numa paisagem rural. As metrópoles surgem com o crescimento das atividades econômicas do comércio e prestação de serviços, que atraem muito mais gente do que a atividade agropecuária, que é desenvolvida, em geral, nas paisagens rurais.
GEOABRAÇOS
ROSELI BARAÇAL

Qual é a relação entre o trabalho atividade econômica e o espaço geográfico?
Qual é a relação entre o trabalho atividade econômica e o espaço geográfico?

Qual e a relação entre o trabalho atividade econômica e o espaço geográfico?

É direta a relação entre trabalho, atividades econômicas e espaço geográfico, visto que atividades econômicas normalmente ocorrem no espaço geográfico, aquele construído pelo homem, que por sua vez, é resultado do trabalho humano, além de se tornar o ambiente de trabalho.

Qual a relação entre economia e espaço geográfico?

A Geografia Econômica é o ramo do conhecimento responsável por compreender a lógica da produção e distribuição das atividades econômicas. Além disso, ela visa entender a influência dessas manifestações produtivas sobre o espaço geográfico e as interferências que o meio realiza sobre elas.

Qual e a relação do trabalho com o espaço geográfico?

O espaço geográfico é produto do trabalho humano sobre a natureza e todas as relações sociais ao longo da história. As constantes intervenções humanas no espaço causam uma infinidade de degradação que recentemente tem se voltado contra o homem.

Qual a relação entre o trabalho e a transformação do espaço geográfico?

O trabalho humano transforma o espaço geográfico, cria paisagens e determina as diferenças na qualidade de vida das pessoas. É por meio do trabalho que as pessoas modificam a natureza e constroem o espaço geográfico.