Qual é o foco do estudo da Contabilidade desde as escolas doutrinárias?

O que mudou na história da contabilidade a partir da Revolução Industrial?

Portanto, com a Revolução Industrial, a atividade econômica evolui de artesanal para empresarial, forçando também a ciência contábil a um novo progresso e a readaptação das técnicas contábeis elaboradas a partir da obra de Luca Pacioli. ... contabilidade passou a ser a elaboração de relatórios a proprietários ausentes.

Qual foi o marco da contabilidade?

Em 1494, o Frei Luca Pacioli lança o Tratado da Contabilidade por Partidas Dobradas, que o torna pai da Contabilidade, ao explanar a técnica usada na Toscana desde o século XIV. Sua obra dá um peso importante e torna-se um marco no desenvolvimento científico da Contabilidade.

Quais são as escolas da contabilidade?

As correntes doutrinárias do pensamento contábil:

  • CONTISMO – precursor: Luca Pacioli.
  • PERSONALISMO – precursor: Francesco Marchi.
  • CONTROLISMO – precursor: Fabio Besta.
  • REDITUALISMO – precursor: Eugen Schlmalenbach.
  • PATRIMONIALISMO – precursor: Vincenzo Masi.

Qual foi a primeira escola do pensamento contábil?

Lopes de Sá, com os estudos do Neopatrimonialismo. A Escola Contista foi a primeira escola de pensamento contábil, marcada no século XV. Com aumento das sociedades, surgiu à necessidade da separação da entidade e do proprietário, desta forma a ideia principal foi o mecanismo de contas, subordinado à escrituração.

Qual é o foco do estudo da contabilidade desde as escolas doutrinárias?

A ideia principal da base doutrinária afirmava serem as contas abertas a valores e não a relações pessoais, admitindo a escrita contábil como parte mecânica. Defende que o objetivo da contabilidade é calcular o resultado das empresas.

Foi a primeira corrente de pensamento contábil da escola italiana de contabilidade?

Constismo Foi a primeira corrente de pensamento contábil da escola italiana de Contabilidade. Surgiu em decorrência dos estudos feitos pelos primeiros expositores do método das partidas dobradas.

Qual o foco da escola personalista?

A Escola Personalista surgiu para dar personalidade as contas e explicar as relações dos direitos e obrigações, dando uma melhor estrutura e visualização. A Escola Controlista idealizava o objetivo da Contabilidade como controle da riqueza administrativa.

Quando surgiu a escola Aziendalista?

Moderna escola Italiana ou Aziendalismo Entre 1910 e 1920 teve inicio a moderna Escola Italiana, a parti de seguidores de Fabio Besta que modificou seu modo de pensar teve seu ponto de partida para o trabalho dos Aziendalistas.

O que significa a palavra Azienda na contabilidade?

Aziendalismo. Aziendalismo é uma teoria científica italiana que define, como objeto de estudo da contabilidade, a azienda. No Brasil, a azienda era considerada objeto de estudo da economia aziendal, ramo contábil da economia que não se desenvolveu.

Qual é o objetivo da contabilidade?

De forma geral, o principal objetivo da contabilidade é fornecer informações estruturadas a empresa, ou seja, informes contábeis de qualidade que permitam ao usuário tomar decisões gerenciais.

A EVOLU��O DO PENSAMENTO CONT�BIL

Reinaldo Luiz Lunelli*

V�rias foram as escolas de pensamento cont�bil, por�m nem todas trouxeram avan�os na ess�ncia do estudo da contabilidade, alterando, em algumas situa��es, apenas a forma de apresenta��o das correntes j� desenvolvidas.

� evidente que algumas das escolas de pensamento cont�bil surgiram na busca de uma vis�o cient�fica (apesar de algumas n�o terem conseguido avan�ar mais do que a sua pr�pria natureza emp�rica). Com Francesco Villa, a partir de 1840 no renascimento italiano, deu-se in�cio ao grande progresso da Ci�ncia Cont�bil que hoje conhecemos.

Villa, autor da obra premiada pelo Imperador da �ustria, "La contabilit�", distinguiu o fen�meno registrado do simples registro ou informa��o sobre ele. Enfocou a subst�ncia da riqueza patrimonial como a base da satisfa��o das necessidades peculiares de cada azienda.
Surgem, ent�o, grandes pensadores ap�s 1840, dentre os quais:
� Francesco Villa, com a Escola Lombarda;
� Giuseppe Cerboni, com a Escola Toscana;
� F�bio Besta, com a Escola Veneziana;
� Eugen Schmalenbach, com a Escola Alem�;
� Gino Zappa, com a tradi��o da Escola Veneziana;
� Vincenzo Masi, com a corrente do pensamento patrimonialista;
� D��uria, com a corrente do pensamento universalista; e
� Lopes de S�, com os estudos do Neopatrimonialismo.

A Escola Contista foi a primeira escola de pensamento cont�bil, marcada no s�culo XV. Com aumento das sociedades, surgiu � necessidade da separa��o da entidade e do propriet�rio, desta forma a ideia principal foi o mecanismo de contas, subordinado � escritura��o. O mecanismo desta escola rotulou a contabilidade como �ci�ncia das contas e escritura��o�. A obra que mais se destacou foi de Lucca Pacioli.

A Escola Administrativa ou Lombarda, surgiu em 1840. A ideia principal da base doutrin�ria afirmava serem as contas abertas a valores e n�o a rela��es pessoais, admitindo a escrita cont�bil como parte mec�nica. Esta Escola contribuiu para a evolu��o cient�fica da Contabilidade, pois a retratou n�o apenas como simples escritura��o, mas instrumento de informa��o gerencial para tomada de decis�es da administra��o.

Desde ent�o a ci�ncia cont�bil passou por in�meras altera��es em sua forma de pensar e hoje, com todos os avan�os apresentados, � tida como a mais importante ferramenta gerencial no processo decis�rio.

A evolu��o cont�bil recentemente passou pelo processo de uniformiza��o dos dados nos par�metros internacionalmente aceitos. Isto refor�a a ideia de que, cada vez mais o empres�rio se volta � informa��o cont�bil para poder decidir sobre os mais diversos aspectos administrativos, financeiros e de investimento do mundo corporativo.

No entanto, a meu ver, a contabilidade precisa andar mais alguns passos para seguir evoluindo. Alguns aspectos da contabilidade norte-amricana s�o importantes neste aspecto, sendo:

a) �nfase ao Usu�rio da Informa��o Cont�bil: a Contabilidade � apresentada como algo �til para a tomada de decis�es. A gera��o de informa��es confi�veis n�o � o fim, mas sim o meio para atender os usu�rios que s�o o grande objetivo.
b) �nfase � Contabilidade Aplicada: principalmente � Contabilidade Gerencial que precisa trazer informa��es muitas vezes n�o transprentes nos informes cont�beis convencionais.
c) Import�ncia � Auditoria: como heran�a dos ingleses e transpar�ncia para os investidores das Sociedades An�nimas (e outros usu�rios) nos relat�rios cont�beis, a auditoria precisa ser demasiadamente enfatizada.
d) Universidades em busca de qualidade: grandes quantias para as pesquisas no campo cont�bil, o professor em dedica��o exclusiva, o aluno entuasiasmado com o ensino e valorizando o estudo constante.

Se falarmos em profiss�o cont�bil e suas perspectivas, � certo afirmar que sempre haver� espa�o para aqueles que pocuram se aperfei�oar e manter a atualiza��o constante como meta. Conclui-se da�, que a contabilidade precisa de muito incentivo e in�meras pesquisas cient�ficas a fim de auxiliarem principalmnte os profissionais atuantes neste mercado globalizado, a aplicarem os novos conhecimentos � pr�tica de nossa profiss�o.

* Reinaldo Luiz Lunelli � contabilista, auditor, consultor de empresas, professor universit�rio, autor de diversos livros de mat�ria cont�bil e tribut�ria e membro da reda��o dos sites Portal Tribut�rio e Portal de Contabilidade.

Qual é o foco do estudo da Contabilidade?

Ela trata de uma ciência social, mas qual o objetivo da contabilidade? Tem como objetivo os estudos dos patrimônios, dos bens, direitos e obrigações para empresas, públicas ou privadas, e pessoas físicas e jurídicas.

Quais são as escolas doutrinárias da Contabilidade?

As correntes doutrinárias do pensamento contábil:.
CONTISMO – precursor: Luca Pacioli..
PERSONALISMO – precursor: Francesco Marchi..
CONTROLISMO – precursor: Fabio Besta..
REDITUALISMO – precursor: Eugen Schlmalenbach..
PATRIMONIALISMO – precursor: Vincenzo Masi..

Qual a característica da escola estadunidense?

Sua característica principal é o pragmatismo, evitando a construção de grandes modelos teóricos. Com a ascensão econômica e cultural dos Estados Unidos no início do século 20, tornou-se a escola de pensamento dominante no cenário contábil mundial até os dias de hoje.

Qual é o principal objetivo da Contabilidade?

Ela trata de uma ciência social, mas qual o objetivo da contabilidade? Tem como objetivo os estudos dos patrimônios, dos bens, direitos e obrigações para empresas, públicas ou privadas, e pessoas físicas e jurídicas.