Qual é o fundamento que é executado com as pontas dos dedos da mão?

O toque é o elemento mais característico de um jogo de voleibol e deve ser dominado por todos os jogadores. Sua descrição será feita em duas etapas:

  1. Entrada sob a bola: os joelhos e cotovelos devem estar semi-flexionados, os membros inferiores com um afastamento suficiente para proporcionar equilíbrio ao corpo. A bola deve estar exatamente acima da cabeça no momento do contato. Um pé deverá estar ligeiramente à frente do outro. As mãos devem estar com os dedos estendidos, com um formato arredondado para melhor acomodar a curvatura da bola.
  2. Execução: o contato com a bola deve ser feito com a parte interna dos dedos, com uma pequena flexão do punho. Os dedos devem encaixar perfeitamente na bola, como se fossem segurá-la. Os polegares são a base principal, auxiliados pelos indicadores e médios. Os anulares e os mínimos participam menos da execução. Os cotovelos e joelhos deverão estender-se simultaneamente impulsionando a bola (MACHADO, 2006).
Qual é o fundamento que é executado com as pontas dos dedos da mão?

As variações do toque (toque lateral, toque de costas) seguem o mesmo princípio básico. A única forma que tem uma diferença considerável é o toque em suspensão, onde o aluno deverá realizar um salto e tocar na bola no ponto mais alto possível.

Manchete no Voleibol

Deve ser realizada com os braços estendidos à frente do corpo. As mãos se unem de forma que seja conseguida a maior simetria possível, além de oferecer uma ampla superfície de contato. As pernas devem estar ligeiramente afastadas, com um dos pés estando um pouco à frente do outro, com os joelhos devendo estar semi-flexionados.

O corpo deve estar atrás da linha da bola, sempre direcionado para o local que se pretende enviar a bola. O contato com a bola deve ser feito com o antebraço, jamais com o punho. Deve ser feita uma extensão do joelho e do tronco, além de uma breve elevação dos braços, sem haver a flexão do cotovelo.

A manchete foi o último dos fundamentos a aparecer no jogo de voleibol. Como o saque foi ficando mais potente, e o toque, que era o recurso utilizado para a recepção não era mais tão eficaz, abrindo espaço para a implantação da manchete (BIZZOCHI, 2004).

Recepção

A recepção é geralmente realizada através da manchete, sendo utilizado o toque em algumas ocasiões. Tem como principais objetivos, primeiramente evitar que o saque do adversário se transforme em ponto; e posteriormente, buscar a máxima qualidade possível para facilitar as ações subsequentes da equipe.

A forma de o aluno intervir na bola vai estar diretamente relacionada à trajetória e velocidade dela. Sendo assim, em saques mais potentes, velozes o receptor deve tentar amortecer a bola, diminuindo sua velocidade. Quando o saque é mais fraco, mais lento, ocorre o contrário, ou seja, o receptor deve aumentar a velocidade da bola (RIBEIRO, 2004).

Ficou interessado e quer saber mais sobre o assunto? Confira o curso de Voleibol: Iniciação e Formação de Equipes e conheça nosso portfólio de cursos na área de Educação Física e Esporte.

Introdução: Os Fundamentos do Andebol

Nesse artigo o Dicas Educação Física vai esclarecer tudo sobre os Fundamentos do Andebol: execução dos fundamentos técnicos do Andebol, características e tipos de empunhadura, passe, drible, remate e finta na Andebol.

O que é e quais são os Fundamentos do Andebol?

Os Fundamentos técnicos do Andebol são as técnicas e movimentos utilizados para jogar Andebol. Os principais Fundamentos Técnicos do Andebol são: a Empunhadura, a Receção, o Passe, o Remate, o Drible e a Finta.

Fundamento Empunhadura no Andebol

A Empunhadura é um dos fundamentos mais básicos do Andebol, trata-se do ato de segurar a bola de Andebol com uma das mãos. A Empunhadura correta no Andebol é feita segurando a bola na palma da mão e apertando (fazendo pressão) com as pontas dos dedos.

Dica de execução: A pressão exercida pelos dedos polegar e mínimo é muito importante para a realização de uma boa empunhadura.

Fundamento Receção no Andebol

A Receção é um dos fundamentos mais mais simples do Andebol, trata-se do ato de receber (rececionar) a bola. A Receção no Andebol deve ser feita sempre com as duas mãos paralelas e ligeiramente côncavas (em forma de concha) e voltadas para frente.

Observação: A Receção no Andebol também pode ser feita com uma só mão.

Fundamento Passe no Andebol

O Passe é um dos principais Fundamentos técnicos do Andebol, o passe é o ato de lançar a bola entre os jogadores de uma mesma equipa.

Quais são os Tipos de Passe no Andebol?

  • Passe acima do ombro: conhecido como Passe de Ombro, é o passe mais utilizado num jogo de Andebol, pode ser feito em trajetória reta ou parabólica.
  • Passe em pronação: O Passe em Pronação no Andebol feito segurando a bola com a palma da mão apontada para baixo e realizando um giro do punho para fora. Pode ser feito com direção lateral ou para trás.
  • Passe por de trás da cabeça: O passe por trás da cabeça no Andebol é executado exatamente como diz o nome, lançando a bola “por trás da cabeça”, pode ser feito em direção lateral ou diagonal.
  • Passe por de trás do corpo: O passe por trás do corpo é feito lançando a bola por trás do corpo, pode ser feito em direção lateral ou diagonal.
  • Passe para trás: É o passe feito na altura da cabeça com extensão do punho jogando a bola para trás.
  • Passe quicado: É quando a bola toca o solo da quadra uma vez antes de ser rececionado pelo companheiro de equipa. Esse tipo de passe é utilizado para desviar a bola de um marcado adversário.

Fundamento Remate no Andebol

O Remate é também um dos principais Fundamentos Técnicos do Andebol, é através do remate que se marca os golos em um jogo de Andebol. O remate é o ato de lançar a bola em direção ao golo (baliza) da equipa adversária.

Quais são os Tipos de Remates no Andebol?

  • Remate com apoio – É o tipo de Remate no Handebol onde um ou os dois pés estão em contato com o solo no momento da execução do Remate.
  • Remate em suspensão – Nesse tipo de Remate o jogador de Andebol realiza um salto e fica com o corpo completamento suspenso no ar no momento da execução do Remate.
  • Remate com queda – É o tipo de Remate no Andebol onde o jogador projeta uma queda após o Remate. Ao forçar uma queda o jogador de Andebol projeta o corpo e consegue colocar mais potência no Remate. É um tipo de Remate muito utilizado entre os pivôs no Andebol.
  • Remate com rolamento – É o tipo de Remate onde após o jogador lançar a bola, ele realizado um rolamento, normalmente um rolamento de ombro. É um tipo de Remate comumente utilizado pelos “Pontas” no Andebol.
    Qual é o fundamento que é executado com as pontas dos dedos da mão?

Fundamento Drible no Andebol

O Drible é um fundamento básico do Handebol, trata-se do ato de quicar a bola com uma das mãos sem perder o domínio da bola. O Drible pode ser feito com o jogador parado ou em movimento. A principal função do drible no Andebol é a progressão com posse de bola.

Quais são os tipos de Drible no Andebol?

O Drible Alto: É muito usado para deslocamento em velocidade do jogador de Andebol. O Drible alto é bastante utilizado em contra-ataques.

O Drible Baixo: O Drible baixo é basicamente usado para proteger a bola diante de um marcador adversário.

Os objetivos do Drible no Andebol são:

  • fintar a defesa
  • sair da marcação
  • conquistar uma posição de remate mais favorável

Fundamento Finta no Andebol

A Finta no Andebol é executada quando um jogador com a posse da bola, ameaça realizar um movimento em determinada direção para enganar e desequilibrar a marcação do adversário e realizar o movimento em outra direção.

São Características Técnicas da Finta no Andebol

  • Deslocamento (mudar de um ponto para o outro do campo)
  • Mudança de direção (se deslocar em direções diferentes)
  • Troca de Ritmo (do lento para o rápido e do rápido para o lento)

Quais são os Objetivos do Finta no Andebol?

  • Passar pela marcação de um adversário
  • Desequilibrar um adversário direto
  • Desviar a atenção do adversário
  • Ganhar superioridade numérica em relação a equipa adversária

São características para uma boa Finta:

  • Ter uma boa velocidade de reação
  • Ter uma bola velocidade de deslocamento
  • Ter um bom equilíbrio
  • Ser ágil nas mudanças de direção

Quais são os Tipos de Finta no Andebol?

  • Finta de Remate
  • Finta de Passe
  • Finta com deslocamento para direita
  • Finta com deslocamento para esquerda

MAIS CONTEÚDO SOBRE ANDEBOL

  • Regras Oficiais do Handebol
  • Regras Básicas do Handebol
  • Videoaula História do Handebol
  • Sistemas de Jogo do Handebol

Videoaula Fundamentos do Andebol

Assista nossa Vídeo Aula sobre os Fundamentos Básicos do Andebol do Canal Dicas Educação Física.

Qual é o fundamento que é executado com as pontas dos dedos da mão?

Qual é o fundamento do voleibol que é executado com as pontas dos dedos?

O toque é um modo específico de contato com a bola. Para realizar um toque, o jogador golpeia a bola com as pontas dos dedos, num movimento de baixo para cima. O toque é utilizado principalmente para a realização de um levantamento, embora também possa ser usado para a realização de uma recepção ou de uma defesa.

Qual é o fundamento que é executado do lado de fora e no fundo da quadra de vôlei?

O ataque de fundo é uma boa alternativa de ataque, uma vez que não é realizado da zona de ataque, mas sim da zona de defesa, ou seja, da zona de trás da quadra. Daí o nome “ataque de fundo”. A cortada é um recurso que pode finalizar o fundamento do ataque e que geralmente garante pontos à equipe, decidindo o rally.