Qual é o nome da doença causada pela inflamação dos alvéolos pulmonares?

Qual é o nome da doença causada pela inflamação dos alvéolos pulmonares?
Fatores genéticos, poeira, infecções, medicamentos, exercícios, refluxo gastroesofágico e até mesmo uma flor, em virtude do pólen, minúsculos grãos produzidos pelas plantas, podem desencadear crises de asma. A doença é resultado da inflamação crônica das vias aéreas inferiores, que causa o estreitamento dos bronquíolos, dificultando a passagem de ar. A asma é comum e afeta cerca de 10% da população mundial.

A estudante Caroline Schlucat, 21 anos, conta que suas memórias de infância são da convivência com os sintomas e crises de asma. “Eu não me lembro de mim sem asma. Foi na infância quando eu tive mais problemas e era internada pelo menos uma vez por mês. Nas crises tenho dificuldades para respirar, meus lábios ficam roxos nos cantos e sinto cansaço. A pior coisa que a asma me causa é a baixa imunidade. Durante os tratamentos, eu tinha muita pneumonia, gripe e viroses”, relembra.

Caroline ressalta que, antes do tratamento, ela não conseguiria praticar esportes e atividades aeróbicas ou até mesmo realizar o intercâmbio de estudos que está fazendo nos Estados Unidos da América, por exemplo. Apesar de não ter cura, existe tratamento e medicamentos para que os sintomas da doença afetem menos a vida de quem convive com a asma. No programa Aqui tem Farmácia Popular, os medicamentos definidos para o tratamento de asma são distribuídos gratuitamente aos usuários do Sistema Único de Saúde brasileiro. Confira a lista de medicamentos. 

A inflamação dos brônquios é comumente chamada de bronquite, mas é importante não confundir com a bronquite crônica, doença que causa tosse e expectoração na maioria dos dias, por no mínimo três meses por ano, durante dois anos consecutivos. Sua causa mais comum é o tabagismo.

Os brônquios, que levam e trazem o ar a cada respiração, e os alvéolos, onde o oxigênio chega antes de ir para o sangue, submetidos a substâncias agressivas, como as provenientes do tabagismo, passam por um processo de inflamação crônica no decorrer dos anos. Quando os brônquios ficam mais estreitados e produzem muito catarro, resulta em bronquite crônica. Se os alvéolos começam a se romper e formam bolhas, caracteriza-se como enfisema.

A limitação causada pela bronquite crônica obstrutiva e o enfisema causa a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), que é caracterizada pela dificuldade da respiração, mas pode ser prevenida e tratada. Para se prevenir, é recomendado não fumar, adquirir hábitos saudáveis, praticar atividades físicas de forma regular e evitar exposição a substâncias tóxicas.

Fonte: Ana Beatriz Magalhães / Blog da Saúde

Pneumonia

Qual é o nome da doença causada pela inflamação dos alvéolos pulmonares?

Pneumonia é uma infecção que se instala nos pulmões, órgãos duplos localizados um de cada lado da caixa torácica. Pode acometer a região dos alvéolos pulmonares onde desembocam as ramificações terminais dos brônquios e, às vezes, os interstícios (espaço entre um alvéolo e outro). Basicamente, pneumonias são provocadas pela penetração de um agente infeccioso ou irritante (bactérias, vírus, fungos e por reações alérgicas) no espaço alveolar, onde ocorre a troca gasosa. Esse local deve estar sempre muito limpo, livre de substâncias que possam impedir o contato do ar com o sangue. Diferentes do vírus da gripe, que é altamente infectante, os agentes infecciosos da pneumonia não costumam ser transmitidos facilmente.

Sintomas:

– febre alta;
– tosse;
– dor no tórax;
– alterações da pressão arterial;
– confusão mental;
– mal-estar generalizado;
– falta de ar;
– secreção de muco purulento de cor amarelada ou esverdeada;
– toxemia (danos provocados pelas toxinas carregadas pelo sangue);
– prostração (fraqueza).

Fatores de risco:

– fumo: provoca reação inflamatória que facilita a penetração de agentes infecciosos;
– álcool: interfere no sistema imunológico e na capacidade de defesa do aparelho respiratório;
– ar-condicionado: deixa o ar muito seco, facilitando a infecção por vírus e bactérias;
– resfriados mal cuidados;
– mudanças bruscas de temperatura.

Diagnóstico: exame clínico, auscultação dos pulmões e radiografias de tórax são recursos essenciais para o diagnóstico das pneumonias.

Tratamento:

O tratamento das pneumonias requer o uso de antibióticos e a melhora costuma ocorrer em três ou quatro dias. A internação hospitalar pode fazer-se necessária quando a pessoa é idosa, tem febre alta ou apresenta alterações clínicas decorrentes da própria pneumonia, tais como: comprometimento da função dos rins e da pressão arterial, dificuldade respiratória caracterizada pela baixa oxigenação do sangue porque o alvéolo está cheio de secreção e não funciona para a troca de gases.

Recomendações:

– não fume e não beba exageradamente;
– observe as instruções do fabricante para a manutenção do ar-condicionado em condições adequadas;
– não se exponha a mudanças bruscas de temperatura;
– procure atendimento médico para diagnóstico precoce de pneumonia, para diminuir a probabilidade de complicações.

IMPORTANTE: Somente médicos e cirurgiões-dentistas devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis em Dicas em Saúde possuem apenas caráter educativo.

Dica elaborada em maio de 2.011.

Fonte:
Dr. Drauzio Varella

Qual doença causada pela inflamação dos alvéolos pulmonares?

Fibrose pulmonar é uma doença pulmonar intersticial caracterizada por fibrose do tecido entre os sacos alveolares, inflamação dos alvéolos e enrijecimento dos pulmões.

Qual das doenças abaixo ocorrem nos alvéolos pulmonares?

Enfisema pulmonar é uma doença obstrutiva crônica que se caracteriza pela dilatação anormal do pulmão. Nesse órgão, a área mais afetada é o alvéolo pulmonar, estrutura responsável pelos processos de trocas gasosas.

O que causa alveolite pulmonar?

A alveolite pulmonar é causada, em pacientes susceptíveis, por uma grande variedade de precipitantes orgânicos inalados como finas partículas de aerossol. Entre estes precipitantes encontram-se bactérias, fungos, proteínas animais, proteínas de inseto, amebas e agentes químicos de baixo peso molecular.

Quais são os três tipos principais de doença pulmonar?

Quais são os tipos de doença pulmonar?.
pneumonia;.
bronquite;.
bronquiolite;.
tuberculose;.
apneia do sono;.
doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC);.
enfisema pulmonar;.