Qual é o objetivo da expansão marítima europeia?

Qual era o principal objetivo da expansão marítima?

Resposta. Os objetivos primordiais eram dois: o comércio com as oriente por especiarias e seda, e a descoberta de novos territórios. ... Contornando o continente africano, os europeus conseguiram chegar a India e ao extremo oriente, estabelecendo postos de comércio com os nativos.

Show

O que foi a expansão marítima europeia resumo?

A expansão marítima europeia foi o período compreendido entre os séculos XV e XVIII quando alguns povos europeus partiram para explorar o oceano que os rodeava.

Quais são as principais características da expansão marítima?

Etapas da expansão A expansão marítima portuguesa interessava à Monarquia, que buscava seu fortalecimento; à nobreza, interessada em conquista de terras; e à Igreja Católica e a possibilidade de cristianizar outros povos e a burguesia mercantil, desejosa de ampliar seus lucros.

Quais foram as motivações para a expansão marítima?

Resposta: O primeiro motivo que levou os portugueses ao empreendimento das Grandes Navegações foi a progressiva participação lusitana no comércio europeu no século XV, em razão da ascensão de uma burguesia enriquecida que investiu nas navegações no intuito de comercializar com diferentes partes do mundo.

Quais foram os principais fatores que levaram Portugal se tornou pioneiro na expansão marítima?

Portugal foi pioneiro na expansão marítima por ter sido o primeiro Estado unificado na Europa, ter posição geográfica privilegiada, ter forte tradição marítima e contar com uma aliança entre nobreza e burguesia que permitiu ao Estado e ao setor privado investir, juntos, no projeto.

Quais fatores propiciaram a expansão marítima europeia?

No caso podemos afirmar que a expansão marítima ocorrida nessa época se deu principalmente porque os países da Europa buscavam novas rotas de comércio com o oriente, tendo em vista que poucos países já haviam dominado essas rotas. Nesse quesito, o primeiro a se lançar ao mar foi Portugal seguido pela Espanha.

Quais fatores provocaram a expansão marítima portuguesa?

Resposta: O primeiro motivo que levou os portugueses ao empreendimento das Grandes Navegações foi a progressiva participação lusitana no comércio europeu no século XV, em razão da ascensão de uma burguesia enriquecida que investiu nas navegações no intuito de comercializar com diferentes partes do mundo.

São fatores que impulsionaram a expansão marítima abaixo exceto?

São fatores que impulsionaram a expansão marítima abaixo exceto: (A)A formaçao do Estado Nacional e a centralizaçao política. (B)A aliança rei-burguesia. (C) Os alvos tecnicos na arte náutica. (D) O interesse de descobrir novos lugares para fazet Turismo​Sep. 3, 2020

Que condições econômicas e científicas favoreceram o desenvolvimento da expansão marítima europeia?

Os principais fatores para a expansão marítima europeia estão na centralização do Estado, na concentração de riquezas nas mãos reais e na disponibilidade de tecnologia marítima.

Quais fatores levaram a expansão marítima europeia dos séculos XV e XVI?

A Europa foi capaz de se expandir pelos mares nos séculos XV e XVI pois havia acumulado, durante séculos, capital por meio do comércio efetuado no Mar Mediterrâneo, além de acumular experiência com as escolas de navegação e já contar com alguns Estados unificados, como Portugal e Espanha.

Qual afirmativa abaixo está incorreta a propósito da expansão marítima europeia?

Qual afirmativa abaixo está incorreta, a propósito da Expansão Marítima Europeia? ... A Coroa Portuguesa, a Igreja Católica e os Mercadores se associaram para a realização das Grandes Navegações, somando interesses econômicos e políticos comuns. As Grandes Navegações ocorreram nos séculos XV e XVI.

O que motivou os europeus a empreender a expansão marítima e comercial?

Resposta: Podemos apontar que o que motivou os europeus a empreender a expansão marítima e comercial começa com o esgotamento do sistema feudal, sendo que Portugal e Espanha desde a idade média já haviam iniciado uma sutil comercialização, vindo a enriquecerem com isso.

Que fatores e inovações tecnológicas favorecem a expansão marítima dos europeus?

Os principais fatores para a expansão marítima europeia estão na centralização do Estado, na concentração de riquezas nas mãos reais e na disponibilidade de tecnologia marítima.

Por que os europeus necessitavam de uma nova rota comercial?

A expansão marítima europeia criou novas rotas comerciais, interligando vários pontos do mundo. ... Isto ocorria pelo fato do comércio entre o Oriente e a Europa ser realizado predominantemente pelo Mar Mediterrâneo. Devido à localização geográfica das duas cidades italianas, eram elas que controlavam o comércio neste mar.

Por que os europeus tiveram que buscar uma nova rota para as Índias?

Um dos fatores que mais contribuiu para que Portugal e Espanha descobrissem o caminho para as Índias foi a expansão marítima desenfreada e os interesses mercantilistas dos dois países. ... Dez anos depois, Vasco da Gama encontrou de forma definitiva o caminho que levava às Índias.

Porque os europeus tiveram que procurar outra rota para Ásia?

Resposta: Por causa da disputa entre as rotas comerciais com os asiáticos, havia conflitos na rota pela terra, logo tiveram que dar a volta. Explicação: Isso pode ser comprovado também, pela disputa das cruzadas que sempre manteve o clima hostil.

O que os europeus compravam nos centros comerciais?

As principais são: pimenta, gengibre, cravo, canela, noz moscada, açafrão, cardamomo e ervas aromáticas.

Quais são os produtos de luxo que os europeus compravam?

Resposta. artigos de luxo: seda, perolas, porcelanato, marfin, tecido de algodão, tapete.

Que evento dificultou o comércio entre europeus e Constantinopla?

Resposta. A rota da seda era o entreposto comercial existente entre Europa e o Oriente.

Quais as consequências da queda da cidade de Constantinopla para o comércio das especiarias?

A rota de acesso ao Mar Negro pela Europa, dando acesso à Índia, foi fechada. Assim, houve a necessidade de busca de uma nova rota marítima, o que resultou nas grandes navegações e as conquistas ultramarinas, com a descoberta da América - o Novo Mundo.

Quais foram os primeiros europeus a praticar o comércio?

Resposta: Os portugueses foram os pioneiros na exploração do comércio oriental.

Quais foram as principais mudanças ocasionadas pelo comércio das especiarias no cenário europeu?

As sedas e os brocados modificaram as vestimentas, e espelhos de vidro substituíram os discos de metal polido usados até então. Muitos desses produtos eram caros e difíceis de ser comprados. Por isso, alguns deles tornaram-se conhecidos como especiarias – é o caso, por exemplo, da pimenta e do gengibre.

Quais foram as mudanças estimuladas no cotidiano europeu pelo renascimento comercial?

Além das cidades, o comércio na Europa fortaleceu-se a partir da Baixa Idade Média e proporcionou uma série de mudanças, como o estabelecimento de uma nova classe social, a criação de colônias sob a esfera de influência de cidades italianas e o uso da moeda.

Quais foram as consequências da cruzada para a Europa?

Apesar de não terem alcançado totalmente seu objetivo religioso, as Cruzadas promoveram grandes mudanças em toda a Europa, como a reabertura do Mediterrâneo à navegação e ao comércio europeu.

Qual a relação entre as especiarias e as conquistas feitas pelos europeus?

Resposta. Resposta: A procura pelas especiarias era o maior triunfo dos europeus, pois era o único método de prevenção para o prolongamento do alimento, tanto que a índia era o maior foco, já que ela era conhecida com o vasto tipos de ervas, têmperos e coisas do gênero.

Por que as especiarias eram tão cobiçadas pelos europeus?

As especiarias eram tão valorizadas pois serviam muito bem como moeda de troca , o comércio era muito valorizado na época e também o valor comercial das especiarias era muito alto na europa .

Quais eram os produtos trazidos das Índias pelos comerciantes europeus?

Resposta. Noz-Moscada,Açúcar,Seda,Pimenta do Reino,Canela,Cravo da Índia,Gengibre,Tecidos,Tapetes,Cristal,Perfumes e Porcelana.

Quais eram as especiarias cobiçadas pelos europeus?

Resposta: As seis mais importantes - pimenta, gengibre, canela, cravo, maça e noz-moscada As seis mais importantes - pimenta, gengibre, canela, cravo, maça e noz-moscada. Explicação: Raras e caras, as especiarias eram muito apreciadas na Europa da Idade Média. Vinham de muito longe e davam lucros generosos.

Quais eram os produtos mais procurados pelos europeus?

Os produtos mais procurados pelos Europeus quando faziam comércio com o Oriente, principalmente as ÍNDIAS , eram: marfim, sal, perfumes e jóias. canela, tapetes, sal e porcelana. canela, carnes, pimenta e marfim. jóias, tapete, armas e cravo.

Qual o principal motivo que trouxe a expansão marítima?

O primeiro motivo que levou os portugueses ao empreendimento das Grandes Navegações foi a progressiva participação lusitana no comércio europeu no século XV, em razão da ascensão de uma burguesia enriquecida que investiu nas navegações no intuito de comercializar com diferentes partes do mundo.

Quais foram as principais características da expansão marítima europeia?

A esse processo deu-se o nome de Expansão Marítima Europeia, tendo como principal característica a obtenção de riquezas, exploração de terras e a expansão territorial. Nesse sentido, várias embarcações de diferentes países saíram de encontro ao mar com o intuito de explorar e se aventurar em novos caminhos.

Qual é o objetivo maior do projeto de expansão marítima dos espanhóis?

Questão 2. Qual era o objetivo maior do projeto de expansão marítima dos espanhóis? E de que modo ele se difere do projeto lusitano? Naquela época, os espanhóis esperavam encontrar uma rota de navegação que fosse capaz de estabelecer o contato comercial direto entre a Espanha e a Índia.