Qual o principal critério que os cientistas usam para dividir o tempo geológico exemplifique?

Breve Hist�ria da Terra

03 dezembro 2016
P�rcio de Moraes Branco

Nosso planeta tem 4,54 bilh�es de anos. Esse longo intervalo de tempo, chamado de tempo geol�gico, foi dividido pelos cientistas, para fins de estudo e de entendimento da evolu��o da Terra, em intervalos menores, chamados unidades cronoestratigr�ficas: �ons, eras, per�odos, �pocas e idades.

A palavra �on significa um intervalo de tempo muito grande, indeterminado. A hist�ria da terra est� dividida em quatro �ons: Hadeano, Arqueano, Proterozoico e Fanerozoico.

Com exce��o do Hadeano, todos os �ons s�o divididos em eras. Uma era geol�gica � caracterizada pelo modo como os continentes e os oceanos se distribu�am e como os seres vivos nela se encontravam.

O per�odo, uma divis�o da era, � a unidade fundamental na escala do tempo geol�gico. Somente as eras do �on Arqueano n�o s�o divididas em per�odos.

A �poca � um intervalo menor dentro de um per�odo. Somente os per�odos das eras do �on Proterozoico n�o s�o divididos em �pocas.

A idade, por fim, � a menor divis�o do tempo geol�gico. Ela tem dura��o m�xima de 6 milh�es de anos, podendo ter menos de 1 milh�o. Somente as �pocas mais recentes s�o divididas em idades.

A essas unidades cronoestratigr�ficas correspondem unidades cronogeol�gicas, chamadas, respectivamente, eontema, era, sistema, s�rie e andar.

O quadro a seguir mostra as tr�s maiores divis�es do tempo geol�gico, os �ons, eras e per�odos. O que aconteceu de mais importante em cada uma dessas fases da hist�ria do nosso planeta � o que se ver� logo ap�s.

� importante lembrar que os limites que marcam in�cio e fim de per�odos geol�gicos s�o aproximados e h� algumas diverg�ncias entre os autores sobre essas cifras.


Escala do Tempo Geol�gico

�ONS

ERAS

PER�ODOS

Fanerozoico

Cenozoico

Quatern�rio

Neogeno

Paleogeno

Mesozoico

Cret�ceo

Jur�ssico

Tri�ssico

Paleozoico

Permiano

Carbon�fero

Devoniano

Siluriano

Ordoviciano

Cambriano

Proterozoico

Neoproterozoico

Ediacarano

Criogeniano

Toniano

Mesoproterozoico

Steniano

Ectasiano

Calymmiano

Paleoproterozoico

Statheriano

Orosiriano

Rhyaciano

Sideriano

Arqueano

Neoarqueano

Mesoarqueano

Paleoarqueano

Eoarqueano

Hadeano


�on Hadeano

Fase da hist�ria da terra iniciada h� 4,54 bilh�es de anos, quando come�ou a forma��o dos planetas do nosso sistema solar. Terminou h� 3,85 bilh�es de anos, quando aparecem as primeiras rochas.

A Uni�o Internacional das Ci�ncias Geol�gicas n�o reconhece esse �on, englobando o intervalo de tempo a que ele se refere no Arqueano. Mas, a divis�o Hadeano /Arqueano � amplamente aceita por v�rios autores.

�on Arqueano

O Arqueano come�ou h� 3,85 bilh�es de anos, com a forma��o das primeiras rochas, e terminou h� 2,5 bilh�es de anos. O interior da Terra, era, no in�cio desta fase de sua hist�ria, muito quente, com um fluxo de calor era tr�s vezes maior que hoje.

Na superf�cie, por�m, as temperaturas n�o eram muito diferentes das atuais, porque, acreditam os astr�nomos, o Sol era 1/3 menos quente que hoje. Das rochas formadas nesse �on, poucas existem hoje, devido �s grandes transforma��es que a crosta terrestre sofreu desde ent�o. S�o rochas principalmente �gneas intrusivas e metam�rficas.

A atividade vulc�nica era consideravelmente maior que hoje. N�o houve grandes continentes at� a fase final desse �on, apenas pequenas por��es de terra que n�o conseguiam se unir em massas maiores dada a intensa atividade geol�gica do planeta. A atmosfera era rica em di�xido de carbono (CO2) e praticamente sem oxig�nio.

A vida no Arqueano j� existia, mas era representada provavelmente pelos procariontes, organismos unicelulares primitivos, que n�o apresentavam seu material gen�tico delimitado por uma membrana. Os eucariontes, animais em que o n�cleo da c�lula est� rodeado por essa membrana, n�o foram identificados em rochas desse per�odo, mas podem ter existido e n�o terem ficado preservados. Cianobact�rias formaram “tapetes” que ficaram preservados at� hoje, e que s�o os estromat�litos.

O Arqueano divide-se em quatro eras:

  • Eoarqueano (3,85-3,6 bilh�es de anos), fase em que a Terra era ainda muito bombardeada por meteoritos.
  • Paleoarqeano (3,6 a 3,2 bilh�es de anos), quando surgiram os primeiros continentes. Mais para o final desta era, pode ter se formado um supercontinente, chamado Vaalbara. Alguns cientistas acham que ainda n�o havia placas tect�nicas se movendo, mas outros acreditam que elas existiam e que sua movimenta��o era mais intensa que hoje. Bact�rias de 3,46 bilh�es de anos bem preservadas foram encontradas na Austr�lia.
  • Mesoarqueano (3,2 a 2,8 bilh�es de anos). No final desta era, o supercontinente Vaalbara come�ou a se partir. Os estromat�litos proliferavam na Terra.
  • Neoarqueano (2,8 a 2,5 bilh�es de anos). Era em que a tect�nica de placas pode ter sido bastante similar � de hoje. H� bacias sedimentares bem preservadas e evid�ncia de fraturas intracontinentais, colis�es entre continentes e eventos orog�nicos de �mbito global bem disseminados. Pode ter surgido e sido destru�do um supercontinente, se n�o v�rios. A �gua era predominantemente l�quida e havia bacias oce�nicas profundas que dariam origem a forma��es ferr�feras bandadas, dep�sitos de chert, sedimentos qu�micos e basaltos na forma de pillow lavas (lavas em forma de almofadas).

�on Proterozoico

O Proteroz�ico come�ou h� 2,5 bilh�es de anos e estendeu-se at� 542 milh�es de anos atr�s. S�o dessa �poca rochas como as que formam o Gran Canyon, no Colorado (EUA).

Foi uma fase de transi��o, em que o oxig�nio se acumulou na litosfera, formando �xidos, principalmente de sil�cio e ferro. As camadas de �xido de ferro formaram-se sobretudo em torno de 2,5 a 2 milh�es de anos.

Surgem os eucariontes e, um bilh�o de anos atr�s, muitos outros tipos de algas come�aram a aparecer, incluindo algas verdes e vermelhas.

Cerca de 900 milh�es de anos atr�s os continentes estavam reunidos numa �nica massa, chamada Rod�nia, que acabou se fragmentando no final desse �on, originando os paleocontinentes Laurentia (Am�rica do Norte, Esc�cia, Irlanda do Norte, Groenl�ndia), B�ltica (parte centro-norte da Europa), Sib�ria unida ao Cazaquist�o e Gonduana (Am�rica do Sul, �frica, Austr�lia, Ant�rtida, �ndia, Pen�nsula Ib�rica - sul da Fran�a).

Qual o principal critério que os cientistas usam para dividir o tempo geológico exemplifique?
O Proteroz�ico � dividido em tr�s eras:

  • Paleoproterozoico (de 2,5 a 1,6 bilh�es de anos), quando surgiram os primeiros seres eucariontes.
  • Mesoproterozoico (de 1,6 a 1,0 bilh�o de anos). Era em que se formou o supercontinente Rod�nia (figura ao lado) e surgiu a reprodu��o animal sexuada.
  • Neoproterozoico (1,0 bilh�o de anos a 542 milh�es de anos). No final dessa era, termina o �on Proteroz�ico e a longa fase da hist�ria da Terra que se chamava at� recentemenhte de Pr�-Cambriano. Este nome compreende o conjunto dos tr�s e�ns mais antigos da hist�ria do nosso planeta, intervalo que abrange nada menos de 7/8 da hist�ria da Terra.

Dos per�odos desse �on, merece destaque o mais recente, o Ediacarano, pela import�ncia dos f�sseis encontrados em rochas de Ediacara, no sul da Austr�lia, a chamada Biota Ediacarana. Ali, animais multicelulares marinhos, depois descobertos tamb�m em outras regi�es, viveram cerca de 700 milh�es de anos atr�s. Aparentemente, essea animais sofreram extin��o em massa ainda nesta era. O Neoproteroz�ico era chamado, at� recentementre, de Vendiano.

�on Fanerozoico

� o �on atual, iniciado h� 542 milh�es de anos. Faneroz�ico significa vida vis�vel, por ser o �on em que houve a grande explos�o de vida no nosso planeta.

Est� dividido em tr�s eras – Paleoz�ico, Mesozoico e Cenozoico - e e a maior facilidade de encontrar rochas e f�sseis desse intervalo da hist�ria do planeta permite subdividi-las em v�rios per�odos, bem caracterizados.

Paleozoico

Era que vai de 542 a 251 milh�es de anos. Corresponde a quase metade do �on Faneroz�ico, com pouco menos de 300 milh�es de anos.

Nela a Am�rica do Sul, �frica, �ndia e Austr�lia estavam unidas, formando o Continente de Gondwana, e houve avan�os e recuos (transgress�es e regress�es) do mar.

Foi a era em que se formaram as jazidas de carv�o, t�o importantes para a humanidade. No primeiro dos seus per�odos, o Cambriano, os animais tiveram grande diversifica��o evolutiva, hoje chamada de “explos�o cambriana”. No Permiano, por�m, �ltimo per�odo dessa era, ocorreu, ao contr�rio, a maior extin��o em massa de formas de vida animais e vegetais verificada na Terra, com o fim, por exemplo, das Trilobitas.

No Paleoz�ico, estavam presentes todos os grandes grupos de invertebrados. No in�cio desta era, os animais eram principalmente marinhos (grapt�litos, trilobites, moluscos, briozo�rios, braqui�podes, equinodermos, corais, etc.).

A era Paleoz�ica durou 291 milh�es de anos e est� dividida em seis per�odos geol�gicos: Cambriano, Ordoviciano, Siluriano, Devoniano, Carbon�fero e Permiano, do mais antigo para o mais recente.

No Ordoviciano, surgiram os peixes de �gua doce. No Siluriano, apareceram as plantas terrestres mais antigas que se conhece. No Devoniano, apareceram os insetos mais antigos e os anf�bios. No Carbon�fero e no Permiano, houve grandes florestas, que deram origem �s jazidas de carv�o. Os r�pteis tamb�m surgiram no Carbon�fero. Aves e mam�feros ainda n�o existiam nessa era.

V�rios grupos de animais, como os trilobitas, e de plantas s� viveram na Era Paleoz�ica.

Qual o principal critério que os cientistas usam para dividir o tempo geológico exemplifique?

Per�odo Cambriano

Come�ou 542 milh�es e terminou 488,3 milh�es de anos atr�s. Os climas do mundo eram suaves e n�o houve nenhuma glacia��o. A maior parte Am�rica do Norte estava em latitudes tropicais e temperadas do sul, o que permitiu o crescimento de recifes. (Na gravura, a Terra no Cambriano)

Nesse per�odo, aconteceu a maior diversifica��o da vida, evento conhecido como explos�o cambriana, pois ocorreu num intervalo de tempo relativamente curto. Al�m de animais de corpo mole, surgem, no mar, outros, com carapa�as duras, alguns com pernas e outros ap�ndices. Foi quando apareceu a maioria dos principais grupos de animais, entre eles os anel�deos, artr�podes, braqui�podes, equinodermos, moluscos e esponjas. O dom�nio era dos trilobitas (extintos no Permiano) e dos braqui�podes.

Os vegetais eram representados por algas marinhas apenas. A Terra n�o tinha, portanto, cobertura vegetal.


Per�odo Ordoviciano

Iniciou h� 488,3 milh�es de anos e terminou 443,7 milh�es de anos atr�s.

Qual o principal critério que os cientistas usam para dividir o tempo geológico exemplifique?
Neste per�odo, a maior �rea continental era o continente de Gondwana, localizado no p�lo Sul. Havia um grande oceano, o Pantalassa. (Na gravura, a Terra no Ordoviciano M�dio). As rochas ordovicianas s�o geralmente argilitos escuros, org�nicos, com restos dos graptolitos, podendo ter sulfeto de ferro.

O clima do ordoviciano mostrava temperaturas m�dias e atmosfera muito �mida. No final, por�m, formaram-se grandes geleiras, o que causou provavelmente as extin��es maci�as que caracterizam essa fase. Cerca de 60% de todos os g�neros e 25% dos invertebrados marinhos de todas as fam�lias foram extintos.

Os invertebrados marinhos foram os animais dominantes: graptozo�rios, trilobitas e braqui�podes. Com eles, viviam algas vermelhas e verdes, peixes primitivos, cefal�podes, corais, crin�ides, e gastr�podes. Os graptozo�rios, comuns nesse per�odo, s�o �timos f�sseis-guias pois delimitam zonas bioestr�tigr�ficas.

Apareceram os primeiros vertebrados e animais gigantescos, como artr�podes marinhos de 2 metros, al�m dos primeiros peixes sem mand�bula e com pares de nadadeiras.

Qual o principal critério que os cientistas usam para dividir o tempo geológico exemplifique?

Per�odo Siluriano

Per�odo compreendido entre 443,7 milh�es e 416 milh�es de anos atr�s. Foi marcado por derretimento das calotas polares e eleva��o do n�vel dos mares (Siluriano M�dio na gravura).

Surgiram recifes de corais e os primeiros peixes com mand�bula. Os artr�podes invadiram o ambiente terrestre e, no final do per�odo, apareceram animais e plantas em �reas continentais. � o per�odo de surgimento dos amonites.

Qual o principal critério que os cientistas usam para dividir o tempo geológico exemplifique?

Per�odo Devoniano

Come�ou h� 416 milh�es de anos e terminou 359,2 milh�es de anos atr�s. � o “Per�odo dos Peixes”.

Nessa fase da hist�ria da Terra, apareceram plantas de pequeno porte e os corais atingiram o apogeu. Surgiram os primeiros anf�bios, licops�deos, insetos voadores e pr�-gimnospermas. Os grapt�litos graptol�ides extinguiram-se Devoniano Inferior. Os insetos tiveram grande desenvolvimento e peixes come�am a deixar a �gua, com transforma��o de nadadeiras em quatro patas.

Na Alemanha, foi descoberto um escorpi�o marinho de 390 milh�es de anos, que media 2,5 metros de comprimento (os atuais n�o chegam a 30 cm). Na gravura, a terra no Devoniano Inferior.


Per�odo Carbon�fero

Qual o principal critério que os cientistas usam para dividir o tempo geológico exemplifique?
Vai de 359,2 a 299 milh�es de anos atr�s. Nele, surgiram os Montes Apalaches, pelo choque da Europa e �frica com a costa leste dos Estados Unidos.

Na sua fase mais antiga, os grapt�litos dendr�ides desapareceram da face da Terra. Foi o per�odo de surgimento de grandes florestas e consequente forma��o das grandes jazidas de carv�o (mas n�o as do Brasil). �rvores que ca�am em p�ntanos eram soterradas sem se decomporem, pois havia pouco oxig�nio. O soterramento levava a um aumento da temperatura, o que causava transforma��es qu�micas, resultando no carv�o, atrav�s de v�rias etapas: turfa – linhito – hulha – antracito.

No final do Carbon�fero, os r�pteis adquiriram a capcidade de se reproduzir em terra. A gravura acima msotra a Terra no Carbon�fero Superior.

Qual o principal critério que os cientistas usam para dividir o tempo geológico exemplifique?

Per�odo Permiano

�ltimo per�odo da Era Paleoz�ica, iniciado h� 299 milh�es de anos e encerrado 251 milh�es de anos atr�s. <Nele, os continentes uniram-se numa �nica massa, o supercontinente Pang�ia (na gravura, nosso planeta no Permiano Supeior).

A fauna terrestre do per�odo Permiano foi dominada por insetos semelhantes a baratas e animais que n�o eram nem r�pteis nem mam�feros e pertenciam ao grupo dos Synapsida. Nas �guas doces, havia anf�bios gigantes e no mar, tubar�es primitivos, moluscos cefal�podes, braqui�podes, trilobitas e artr�podes gigantescos conhecidos como Eurypterida ou escorpi�es do mar eram os animais dominantes. As �nicas criaturas voadoras do per�odo eram parentes gigantes das lib�lulas.

A flora era caracterizada por �rvores do g�nero Glossopteris, cujos folhas s�o frequentemente encontradas nas camadas de carv�o do sul do Brasil. Este � o f�ssil mais antigo do per�odo Permiano encontrado at� hoje. Tamb�m r�pteis como o Mesosaurus s�o encontrados em camadas do Folhelho Irati, do permiano brasileiro.

O final do per�odo � marcado por uma extin��o em massa de propor��es nunca antes ocorridas, quando 95% da vida na Terra desapareceu, evento conhecido como Extin��o Permiana. Com ela, sumiram os trilobitas, e os r�pteis tiveram grande desenvolvimento, dominando a era seguinte, o Mesoz�ico.


Mesozoico

Era geol�gica do �on Faneroz�ico que est� compreendida entre 251 milh�es e 65,5 milh�es de anos atr�s e que compreende os per�odos Tri�ssico, Jur�ssico e Cret�ceo

Quando o Mesoz�ico come�ou, havia um �nico continente, a Pang�ia. Ele viria depois a se fragmentar em dois, a Laur�sia, ao Norte e o Gondwana, ao Sul. A ruptura da Pang�ia foi acompanhada de extenso vulcanismo, e os basaltos que assim se formaram cobrem hoje uma extens�o de 1.200.000 km2 no sul do Brasil e pa�ses vizinhos.

O clima era inicialmente �rido, originando-se vasto deserto arenoso. A consolida��o dessas areias, na forma de arenitos, rochas muito porosas e perme�veis, formou o que hoje chamamos de Aqu�fero Guarani, um vasto dep�sito de �gua subterr�nea do sul do Brasil

� uma era conhecida sobretudo pelo surgimento, dom�nio e brusca extin��o dos dinossauros, pterossauros e plesiossauros. No Mesoz�ico, eles conquistaram a Terra e desapareceram de modo repentino, prov�velmente devido � queda de um enorme meteorito. Esse choque causou o que se acredita ser a segunda maior extin��o em massa da terra, menor apenas que a do Permiano.

Os mam�feros desenvolveram-se nessa era, mas tinham. em geral, o tamanho dos atuais ratos. Os amonites tamb�m foram importantes nessa fase da hist�ria da Terra. Surgiram as primeiras aves e as primeiras plantas com flores (Angiospermas).

Qual o principal critério que os cientistas usam para dividir o tempo geológico exemplifique?

Per�odo Tri�ssico

O primeiro per�odo do Mesozoico come�ou h� 251 milh�es de anos e terminou 199,6 milh�es de anos atr�s.

Nessa fase da hist�ria da Terra, a Am�rica do Sul possu�a vastas �reas de desertos arenosos, cujas areias viriam a formar o Arenito Botucatu, principal rocha do Aq��fero Guarani. (Na gravura, a Terra no Tri�ssico Inferior.).

Nesse per�odo, os r�pteis dividiram-se em muitos grupos e ocuparam diversos habitats. Surgiram os primeiros dinossauros e os primeiros mam�feros ov�paros.

No Rio Grande do Sul, h� uma grande �rea com rochas desse per�odo (230 milh�es de anos) que possui v�rios s�tios paleontol�gicos, nas forma��es Santa Rita e Caturrita. Nesses s�tios s�o encontrados os f�sseis de antigos animais vertebrados como: Rincosaurus, Stauricosaurus, Guaibasaurus, Saturnalia tupiniquim, Sacisaurus e muitos outros.

A flora viu florescerem as con�feras, �rvores de grande porte.

Qual o principal critério que os cientistas usam para dividir o tempo geológico exemplifique?


Per�odo Jur�ssico

O segundo per�odo do Mesoz�ico come�ou h� 199,6 milh�es de anos e terminou 145,5 milh�es de anos atr�s.

Foi o periodo em que a Pang�ia come�ou a se dividir, originando a Laur�sia (ao Norte) e o Gondwana (ao Sul). Este dividiu-se tamb�m, originando a �frica e a America do Sul (ver ao aldo como era Terra no Jur�ssico Inferior).

As maiores formas de vida que nele viveram foram os r�pteis marinhos (ictiossauros, plesiossauros e crocodilos), bem como os peixes.

Em terra, os grandes r�pteis (arcossauros) permaneceram dominantes. O Jur�ssico foi a idade de ouro dos grandes saur�podes, como o Apatosaurus e o Diplodocus. Eles foram alimento para grandes ter�podes (Ceratosaurus, Megalosauruse Alossaurus). Tamb�m no Jur�ssico surgiram os mam�feros marsupiais.

No ar, desenvolveram-se os primeiros p�ssaros, a partir de pequenos dinossauros, como o Compsognathus. Os pterossauros eram comuns.

Na flora, a novidade foi o surgimento das plantas com flores.

Qual o principal critério que os cientistas usam para dividir o tempo geológico exemplifique?

Per�odo Cret�ceo

O �ltimo per�odo da Era Mesoz�ica come�ou h� 145,5 milh�es de anos e terminou 65,5 milh�es de anos atr�s. Nele, os continentes come�aram a adquirir a atual conforma��o (na gravura, a terra no Cret�ceo Superior) e os dinossauros alcan�aram seu apogeu, sofrendo, por�m, uma extin��o em massa no final do per�odo, quando desapareceram tamb�m muitas outras esp�cies animais e vegetais. Dos r�pteis, s� restaram crocodilos, lagartos, tartarugas e cobras. A teoria mais aceita para explicar isso � a queda de um meteorito com 10 km de di�metro na pen�nsula de Yucat�n, no M�xico, o que levantou uma quantidade de poeira suficiente para cobrir a Terra por meses, matando as plantas, depois os dinossauros herb�voros e por fim os carn�voros.

Ap�s o fim dos dinossauros, houve e a diversifica��o dos mam�feros (alguns tornaram-se enormes) e o auge do desenvolvimento das aves. Tamb�m no Cret�ceo surgiram os mam�feros placent�rios primitivos e as plantas com flores.


Era Cenozoica

O Cenozoico � a era geol�gica que iniciou h� 65,5 milh�es de anos e que se estende at� os dias atuais. Antigamente, era dividida nos per�odos Terci�rio e Quatern�rio. Posteriormente, eles passaram a se chamar Paleogeno (o Terci�rio) e Neogeno (o Quatern�rio). Em maio de 2009, uma decis�o da Comiss�o Internacional de Estratigrafia, ratificada, em junho, pela Uni�o de Ci�ncias Geol�gicas, reabilitou o Quatern�rio, sem, todavia, extinguir o Paleogeno e o Neogeno.

Desse modo, o Cenozoico est� agora dividido em tr�s per�odos: - Paleogeno (de 65,5 milh�es de anos a 23,03 milh�es de anos atr�s), compreendendo as �pocas Paleoceno, Eoceno e Oligoceno.

- Neogeno (de 23,03 milh�es de anos a 2,6 milh�es de anos atr�s), com as �pocas Mioceno e Plioceno.

- Quatern�rio (de 2,6 milh�es de anos atr�s at� ao presente), com as �pocas Pleistoceno e Holoceno.

Foi no Cenozoico que a superf�cie da Terra assumiu sua forma atual. Houve muita atividade vulc�nica e a forma��o das grandes cadeias montanhosas, como os Andes, os Alpes e o Himalaia.

O Cenozoico tem sido um era de resfriamento a longo prazo, com um leve aquecimento no Mioceno.

A Austr�lia separou-se completamente da Ant�rtida durante o Oligoceno, terceira �poca do Paleogeno.

A Am�rica do Sul achava-se unida � Am�rica do Norte no in�cio dessa era, mas separaram-se e assim ficaram durante grande parte do Cenoz�ico, voltando a se unir, atrav�s do istmo do Panam�. Isso explica certas caracter�stics da fauna do continente americano. No Cenoz�ico, apareceram 28 ordens de mam�feros, dezesseis das quais ainda vivem.

Por outro lado, a Am�rica do Norte manteve liga��o com a �sia durante grande parte da era.

A Austr�lia, que se isolara no Cret�ceo, assim continua at� hoje, o que explica sua fauna com caracter�sticas muito pr�prias.

No Eoceno, surgiu o cavalo primitivo, no hemisf�rio Norte. O cavalo atual apareceu na Am�rica do Norte, mas bem mais tarde.

No Pleistoceno, ocorreu uma grande glacia��o no hemisf�rio norte e uma bem menor no hemisf�rio sul, da� ser essa �poca chamada de Idade do Gelo. .

Tamb�m no Pleistoceno, apareceu o homin�deo mais antigo que se conhece, o Homo heidelbergensis, h� cerca de 450.000 anos. Para alguns autores, o Homo sapiens teria surgido h� cerca de 250.000 anos, antes do Homo neanderthalensis. Outros autores falam em 150.000 anos e outros ainda, em mais de 300.000.

No Pleistoceno Inferior, viveram v�rios homin�deos, como Australopithecus, da �frica do Sul; Pithecanthropus erectus ou homem de Java; Sinanthropus pekinensis ou homem de Pequim. A antig�idade do homem no Brasil � assunto controvertido, admitindo-se que o Homem de Lagoa Santa cujos ossos aparecem nas mesmas grutas em que ocorrem animais extintos, seja do Pleistoceno.

No Brasil, foram encotrados f�sseis de mam�feros plestoc�nicos em in�meras localidades, e os achados mais famosos s�o os das grutas de Minas Gerais, pesquisados por Peter Lund.

Em �guas do Arax� (MG), foram descobertos mastodontes (Haplomastodon waringi), gliptodontes, tigres dentes-de-sabre (Smilodon) e toxodontes.


Per�odo Paleogeno

Qual o principal critério que os cientistas usam para dividir o tempo geológico exemplifique?

Per�odo da Era Cenoz�ica iniciado h� 65,5 milh�es de anos e encerrado 23,03 milh�es de anos atr�s. Divide-se nas �pocas Paleoceno, Eoceno e Oligoceno, da mais antiga para a mais recente.

� o per�odo do aparecimento dos mam�feros modernos, com extin��o das esp�cies arcaicas. Verificou-se evolu��o tamb�m das esp�cies pastadoras.

Na gravura, a Terra no Eoceno.

Qual o principal critério que os cientistas usam para dividir o tempo geológico exemplifique?

Per�odo Neogeno

O Neogeno iniciou h� 23,03 milh�es de anos e se estende at� 2,6 milh�es de anos atr�s. Divide-se nas �pocas Mioceno e Plioceno, da mais antiga para a mais recente. A gravura ao lado mostra a terra no Mioceno.

� o per�odo da expans�o dos mamiferos de grande porte, embora muitos tenham tenham sido extintos, e do aparecimento dos homin�deos primitivos.

Na fase atual do Neogeno, o grupo animal dominante s�o os mam�feros.


Per�odo Quatern�rio

Per�odo inciado h� 2,6 milhoes dee anos e que se estende at� aos dias de hoje. Nele apareceu o Homo sapiens e na �poca atual do Quatern�rio, o Holoceno, o grupo animal dominante s�o os mam�feros.


O ano geol�gico

Os 4,54 bilh�es de anos de idade do nosso planeta s�o um intervalo de tempo t�o grande que � imposs�vel a um ser humano captar seu real significado. Ali�s, nem mesmo 1 milh�o de anos podemos conceber o que seja. Por isso, uma das maneiras de torn�-lo algo mais real e assimil�vel � comprimi-lo no intervalo de um ano, este, sim, um fragmento de hist�ria que conseguimos entender bem.

Assim, fazendo, obt�m-se, por exemplo, as seguintes datas:

1º de janeiro – in�cio da forma��o da Terra.

24 de fevereiro – forma��o das primeiras rochas.

24 de fevereiro a 17 de mar�o – a Terra � muito bombardeada por meteoritos.

17 de mar�o a 18 de abril - surgem os primeiros continentes. Em 28 de mar�o j� existem bact�rias.

18 de abril a 20 de maio – formam-se estromat�litos por toda a Terra.

20 de maio a 13 de junho - h� bacias sedimentares, evid�ncias de fraturas intracontinentais, colis�es entre continentes e eventos orog�nicos de �mbito global bem disseminados.

13 de junho a 24 de agosto - surgem os primeiros seres eucariontes.

24 de agosto a 12 de outubro - surge a reprodu��o animal sexuada.

12 de outubro a 17 de novembro – surge a biota Ediacarana, entre 10 e 17 de novembro.

17 a 22 de novembro - o clima � suave em todo o mundo. Surgem os anel�deos, artr�podes, braqui�podes, equinodermos, moluscos e esponjas, entre outros anmais. Dom�nio dos trilobitas e dos braqui�podes. Vegetais s�o representados apenas por algas marinhas, n�o havendo cobertura vegetal na Terra.

22 a 25 de novembro - clima mostra temperaturas m�dias e atmosfera muito �mida. No final do per�odo, por�m, formaram-se grandes geleiras, prov�vel causa do desaparecimento de cerca de 60% de todos os g�neros e 25% dos invertebrados marinhos de todas as fam�lias. Aparecem os primeiros animais gigantescos, artr�podes marinhos com 2 metros, e os primeiros peixes sem mand�bula e com pares de nadadeiras.

25 a 28 de novembro - derretimento das calotas polares e eleva��o do n�vel dos mares. Surgem recifes de corais e os primeiros peixes com mand�bula. Os artr�podes invadem o ambiente terrestre e, no final do per�odo, aparecem animais e plantas em �reas continentais. Surgem os amonites.

28 de novembro a 2 de dezembro - aparecem plantas de pequeno porte e os corais atingem o apogeu. Surgem os primeiros anf�bios. Insetos t�m grande desenvolvimento e peixes come�am a deixar a �gua, com transforma��o de nadadeiras em quatro patas.

2 a 7 de dezembro - forma��o de grandes jazidas de carv�o. Nos �ltimos dias desse intervalo, os r�pteis adquirem a capacidade de se reproduzir em terra.

7 a 11 de dezembro - os continentes unem-se e formam a Pang�ia. Fauna terrestre � dominada por insetos semelhantes a baratas e animais que n�o s�o nem r�pteis nem mam�feros (os Synapsida). Nas �guas doces, h� anf�bios gigantes e no mar, tubar�es primitivos, moluscos cefal�podes, braqui�podes, trilobitas e artr�podes gigantescos s�o os animais dominantes. �nicas criaturas voadoras s�o parentes gigantes das lib�lulas. Flora Glossopteris. R�pteis como o Mesosaurus. No fim do intervalo, extin��o de 95% da vida na Terra, acabando com os trilobitas, mas permitindo desenvolvimento dos r�pteis.

11 a 15 de dezembro - Am�rica do Sul � um vasto deserto arenoso. Os r�pteis dividem-se em muitos grupos e ocupam diversos habitats. Surgem os primeiros dinossauros e os primeiros mam�feros ov�paros. Florescem as con�feras.

15 a 19 de dezembro - Pang�ia come�a a se dividir. As maiores formas de vida s�o os r�pteis marinhos (ictiossauros, plesiossauros e crocodilos), bem como os peixes. Em terra, os grandes r�pteis (arcossauros) permanecem dominantes. No ar, desenvolvem-se os primeiros p�ssaros e os pterossauros s�o comuns. Surgem plantas com flores.

19 a 25 de dezembro - os continentes come�am a adquirir a atual conforma��o e os dinossauros alcan�aram seu apogeu, sofrendo, por�m, uma extin��o em massa �s 18 h do dia 25. Surgem mam�feros placent�rios primitivos e plantas com flores.

25 a 29 de dezembro – surgem os mam�feros modernos, extinguindo-se as esp�cies arcaicas.

29 a 31 de dezembro - expans�o dos mamiferos de grande porte, embora muitos tenham tenham sido extintos, e aparecimento dos hominideos primitivos, que usavam ferramentas. O Homo sapiens surge no dia 31 de dezembro, �s 23h 36min 51s.


A Terra no futuro

As gravuras abaixo mostram como os cientistas imaginam como ser�:

Qual o principal critério que os cientistas usam para dividir o tempo geológico exemplifique?
Qual o principal critério que os cientistas usam para dividir o tempo geológico exemplifique?
Qual o principal critério que os cientistas usam para dividir o tempo geológico exemplifique?


Fontes

CARNEIRO, C. dal R. et al. A determina��o da idade das rochas. Campinas, Terrae Did�tica, 2005. 1(1):6-35. il.

LISBOA, V. Et al. Tempo geol�gico. In: _____ -
Paleontologia – R�pteis e dinossauros do Tri�ssico ga�cho. Canoas (RS), Ulbra, 2008. 112p. il. p. 51-65.

REDEFINING Quaternary. Earth Mgazine (< http://www.earthmagazine.org/earth/article/22a-7d9-6-4 >). Acessado em 19.10.2009.

INTERNATIONAL Union of Geological Sciences.< http://www.stratigraphy.org/ >. Acessado em 19.10.2009.

Universidade Federal de Bras�lia - < Verbete Escala de tempo Geol�gico >Acessado em 26.12.2008

WIKIP�DIA em portugu�s.

WIKIP�IDA em ingl�s.

Qual o principal critério que os cientistas usam para dividir o tempo geológico?

Escala de tempo geológico representa a linha do tempo desde a formação da Terra até ao presente, dividida em éons, eras, períodos, épocas e idades, que se baseiam nos grandes eventos geológicos da história do planeta.

Como os cientistas dividem a Escala do Tempo Geológico?

Para entender melhor sua história, os cientistas dividem o tempo geológico em cinco níveis de classificação, chamadas unidades cronoestratigráficas: éons, eras, períodos, épocas e idades.

Como é feito a divisão do tempo geológico?

A história da terra está dividida em quatro éons: Hadeano, Arqueano, Proterozoico e Fanerozoico. Com exceção do Hadeano, todos os éons são divididos em eras. Uma era geológica é caracterizada pelo modo como os continentes e os oceanos se distribuíam e como os seres vivos nela se encontravam.

O que é e como se divide o tempo geológico?

O tempo geológico corresponde a uma escala cronológica que envolve os bilhões de anos do planeta Terra, desde sua origem aos dias atuais. O planeta Terra possui aproximadamente 4,6 bilhões de anos, o que pode ser considerado muito tempo, a depender do referencial.