Qual é o papel de um professor de Educação Física na escola?

A Educação Física é um componente curricular obrigatório para todos os estudantes que estão no ciclo escolar. Isso porque essa disciplina envolve muito mais do que a prática esportiva, pois suas aulas são ministradas de forma integrada à proposta pedagógica da escola.

Quer saber mais? Então continue a leitura para entender a função e as vantagens dessa matéria para a formação das crianças e dos adolescentes.

Qual é a importância da Educação Física escolar?

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), elaborados pelo Ministério da Educação (MEC) para orientar os professores quanto à formulação dos planos de aulas de cada disciplina por ciclo, a Educação Física deve englobar diferentes aspectos ligados ao corpo humano, da teoria à prática.

“Nas aulas teóricas, os docentes abordam assuntos como bons hábitos e primeiros socorros. Já na parte prática, eles podem organizar atividades lúdicas ou mais tradicionais, como brincadeiras de rua, jogos alternativos, de quadra ou pré-desportivos. Em todos os casos, a cognição, a consciência corporal, o respeito às regras e o trabalho em equipe são estimulados com o propósito de manter o cérebro e o corpo ativos”, explica Mariana Rodrigues Reupke, professora do departamento de Educação Física do Colégio Etapa.

“Na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I, a tendência é trabalhar mais a coordenação motora e estimular o desenvolvimento de habilidades cognitivas com atividades lúdicas. Já no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio, as aulas de Educação Física visam a promoção de valores e a manutenção do interesse pela prática esportiva. Nesse sentido, os esportes são utilizados como uma ferramenta de aprendizagem”, completa Reupke.

Qual é o papel de um professor de Educação Física na escola?

“No Colégio Etapa, por exemplo, nós desenvolvemos um planejamento de aulas o qual permite aos alunos vivenciarem o maior número de experiências motoras. Para tanto, nosso projeto curricular inclui vivências sensoriais na Educação Infantil e uma proposta diferente para cada série do Ensino Fundamental I, com atividades circenses, brincadeiras de rua, ginástica, esportes de aventura e atletismo, respectivamente, no 1º, 2º, 3º, 4º e 5º ano”, destaca Egleizer Melo, professor do departamento de Educação Física do Colégio Etapa.

“E ao longo do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, além das modalidades de quadra tradicionais - basquete, futsal, handebol e vôlei -, os alunos têm aulas de primeiros socorros e, ainda, a oportunidade de praticarem atividades menos tradicionais ligadas a projetos curriculares cujas temáticas mudam a cada ano. Desta vez, o tema é Esportes Olímpicos, devido aos Jogos de Tóquio. Nosso intuito é colaborar para que cada discente descubra suas preferências, o que diminui as chances de se tornarem adultos sedentários”, acrescenta Melo.

“Dessa forma, os alunos não só aprendem os princípios básicos de cada modalidade, como também são estimulados a refletirem sobre o impacto das atividades físicas para a qualidade de vida individual e coletiva. Assim, eles tendem a praticar um ou mais esportes nos momentos de lazer e, ainda, a absorver mais os conteúdos transmitidos nas aulas, o que colabora para a construção de uma formação cidadã”, conclui Reupke.

Quais são as vantagens da Educação Física escolar?

1) Amadurecimento

“A prática esportiva tende a despertar diversos sentimentos nos participantes, como a alegria ao acertar o primeiro saque, fazer uma cesta ou marcar o gol da vitória e, ainda, a frustração após uma derrota. Nesse sentido, o papel da Educação Física envolve o desenvolvimento da maturidade emocional, uma vez que ajuda os estudantes a lidarem com as próprias emoções e a seguirem buscando evoluir com empatia e resiliência”, afirma Vitor Alencar dos Santos, professor do departamento de Educação Física do Colégio Etapa.

2) Bons hábitos

“Em primeiro lugar, vale destacar que essa disciplina tem o propósito de despertar o prazer pela prática esportiva, o que contribui para a promoção de um estilo de vida saudável. Além disso, essa matéria é a porta de entrada para bons hábitos, como o cuidado com o corpo e a saúde em geral, incluindo a alimentação, a prática de atividades físicas e o sono”, pontua Santos.

3) Consciência corporal

“A Educação Física tem um papel essencial na formação dos estudantes, pois os ensina a lidarem com o próprio corpo, incluindo suas potencialidades e suas limitações, o que contribui para o desenvolvimento do autoconhecimento e, consequentemente, para a superação de desafios”, destaca Santos.

4) Desenvolvimento de competências

“Essa disciplina também colabora para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e motoras. Sem falar que ela também auxilia o desenvolvimento da autoconfiança, cidadania, disciplina, liderança, raciocínio lógico e trabalho em equipe, competências de extrema importância para o futuro acadêmico, pessoal e profissional de todo estudante”, explica Melo.

5) Socialização

“A prática esportiva escolar também é uma excelente ferramenta de transformação, considerando que seus recursos pedagógicos permitem a integração social ao introduzirem uma série de noções fundamentais para a vida em sociedade, como a colaboração e o respeito às diferenças, independentemente das características culturais, de gênero, econômicas, étnicas, físicas, religiosas e sociais de cada um”, pontua Melo.

Qual é o papel de um professor de Educação Física na escola?

Gostou de conhecer os benefícios da Educação Física escolar? Vale destacar ainda que essa disciplina possui vantagens exclusivamente ligadas a cada fase da vida. “A infância, por exemplo, é a fase ideal para se trabalhar a alfabetização física, que envolve a promoção das habilidades estabilizadoras, locomotoras e manipulativas. Esse conceito foi criado pela Academia Americana de Pediatria (AAP) com uma preocupação voltada tanto para o estímulo inicial à atividade física quanto para sua manutenção ao longo da vida”, conta Reupke.

“Já a adolescência é marcada por muitas transformações, o que contribui para muitos estudantes se sentirem desanimados em relação à prática de exercícios. Por isso, os professores de Educação Física devem motivar os adolescentes a participarem das aulas regulares dessa disciplina e dos treinos extraclasse, compartilhando seus conhecimentos sobre as modalidades, promovendo atividades que auxiliem os discentes a criarem laços afetivos com os colegas e destacando como os esportes estimulam o cérebro como um todo, especialmente a produção da dopamina, hormônio responsável pela motivação”, finaliza Santos.

Agora que você já sabe qual é o papel da Educação Física escolar, pode compartilhar essas informações com seus amigos para que eles também possam incentivar seus filhos a praticarem esportes. O Colégio Etapa está no Facebook e no Instagram!

Qual é o papel de um professor de Educação Física na escola?

Qual é o papel do Professor de Educação Física em uma escola?

O papel do profissional de educação física vai além do desenvolvimento de práticas que visam a promoção, prevenção, proteção e reabilitação da saúde. Sua função também é aprimorar habilidades sociais e psicológicas dos alunos, de forma a promover a cidadania e o respeito na escola e na sociedade.

Qual deve ser o papel do profissional de Educação Física?

O papel do profissional de educação física é: promover a saúde como um todo, focando na atividade física como um dos meios para isso. Esse profissional tem formação superior na área de saúde, com destaque especial em anatomia, funções motoras e, fisiologia dos exercícios.

Qual foi um dos papéis fundamentais da Educação Física?

É possível, portanto, entender que tornar o corpo dócil – ou disciplinado – já foi um dos papéis fundamentais da Educação Física.

Qual o papel do Professor de Educação Física no momento da definição dos conteúdos e métodos das aulas?

Orientar sobre qualidade de vida, socialização, regras (orientações) sobre diferentes esportes, práticas esportivas, promover campeonatos, diagnosticar alunos “talentosos” no esporte. Saúde, tirar o aluno do sedentarismo. Conduzir o aluno a ter: qualidade de vida, prevenção do sedentarismo, amor ao esporte.