Qual é o ponto do milho para pamonha?

Qual é o ponto do milho para pamonha?


Nada mais saboroso do que uma pamonha quentinha. Um dos quitutes mais procurados nas festas juninas e julinas, a pamonha alcança boa demanda no mercado durante todo o ano. Mas é preciso que ela seja preparada com todo carinho e cuidado para se tornar um quitute de qualidade e de boa aceitação. Bora lá aprender a fazer essa receita mara?

Receita de pamonha doce


Ingredientes

10 Kg de massa de milho verde (80 a 100 espigas de milho)
2,5 Kg de açúcar cristal
1,250 L de óleo
1 Kg de queijo fresco
75 g de sal

Modo Preparo

- cortar o pé e a ponta de todos as espigas;
- selecionar e reservar palhas, para embalar as pamonhas, preferindo as mais externas, que são maiores;
- aferventá-las por mais ou menos 3 min, para amolecê-las;
- retirar o cabelo de milho, aderido aos grãos;
- ralar as espigas;
- passar a massa na peneira, para tirar a fibra grossa;
- pesar a massa;
- colocar a água para ferver, em quantidade suficiente para cozinhar, posteriormente, as pamonhas;
- fatiar o queijo e reservar;
- aquecer bem o óleo e sapecar a massa;
- acrescentar o açúcar, o sal e mexer bem;
- colocar a massa da pamonha nas palhas, usando seis  palhas para cada pamonha;
- colocar o queijo no centro da massa;
- amarrar firmemente as pamonhas com tiras de palhas, cordão, ou com gomas (escolher marca de goma que não tenha cheiro forte);
- colocar, previamente, água para ferver em uma panela grande;
- colocar as pamonhas na água fervente e cozinhá-las por mais ou menos 40 minutos.

Observação


A massa de milho preparada deve ser cozida o mais rápido possível. O tempo máximo que ela pode ficar esperando é de 2 h e 30 min, quando se inicia um processo de fermentação, alterando o produto.

Rendimento: 50 unidades

Acesse os links abaixo e conheça mais sobre processamento de milho verde:


Processamento de Milho Verde: mingau de milho verde
Processamento de Milho Verde: pipoca
Processamento de Milho Verde: derivados do milho verde, fubá, fubá mimoso e semolina
Processamento de Milho Verde: milho transgênico
Processamento de Milho Verde: o milho
Processamento de Milho Verde: milho branco
Processamento de Milho Verde: características do milho verde

Conheça os Cursos CPT da área Indústria Caseira, entre eles o de Processamento de Milho Verde.
Por Equipe CPT de Redação. 

Qual é o ponto do milho para pamonha?

Qual é o ponto do milho para pamonha?

AVISO LEGAL

Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.

Deixe seu comentário

Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Especial para o Estado

Fazer pamonha em família é uma tradição que está se perdendo. “A nova geração não quer saber mais disso”, diz meu tio Ivanildo Moura, olhando bem nos meus olhos. Há 20 anos ele, a mulher, tia Rosana, a tia Marilena e minha mãe, Marly, fazem pamonha juntos. Costume que veio dos avós.

É verdade. Não é moleza ficar quase um dia inteiro ralando ou moendo milho. Tanto é difícil que a sensação na vizinhança tem sido acoplar um motor de tanquinho ao ralador para tornar o trabalho menos árduo. Minhas mãos doeram de espremer a massa na peneira já nas primeiras tentativas. Tentei ser forte, mas não resisti por muito tempo. Fazer o copinho da pamonha então é pura arte. Mas resolvi parar de reclamar e aproveitar o momento, que se repete só uma vez por ano. E vale a pena.

A família se reúne numa propriedade rural em Campestre, perto de Poços de Caldas, no sul de Minas. Além dos quatro tios, quatro primos ajudam nas tarefas mais leves. E não é que o trabalho rende? Dessa vez, duas sacas de milho viraram quase cem pamonhas. Essas pamonhas são disputadíssimas na família e entre amigos, e têm histórias. Uma delas é a de um conhecido que só aparecia na hora de comer. “A gente fazia uma pamonha bem grande, recheada de bagaço”, lembra tio Ivanildo. E o cara não notava.

Qual é o ponto do milho para pamonha?
Foto: Tiago Queiroz/Estadão | Estadão

Passo 4

Debulhee moa o milho. Você pode usar um ralador firme, de ralo grosso, como na foto. Ou usar uma faca: coloque a espiga em pé e passe a faca de cima para baixo, para tirar o milho do sabugo. Se você usar a faca, bata o milho no liquidificador com um pouquinho de água até formar uma pasta bem grossa.

Ingredientes

  • 6 espigas de milho
  • 1xícarade açúcar
  • 1 pitada de sal

Preparo

  • 1Escolha o milho certo. Nem muito mole e branquinho, nem muito duro e amarelo. O cabelo precisa estar grudado na espiga de milho; se soltar facilmente, já passou do ponto.
  • 2Corte as pontas da espiga e escolha as palhas. Descarte a palha externa e as muito próximas da espiga. O ideal é selecionar palhas grandes para fazer os copinhos.
  • 3Tire o cabelo. Pode ser feito com um palito comum de dentes, mas é preciso tirar o cabelo do milho.
  • 4Rale e moa o milho. O ralador do tio Ivanildo é feito com prego e folha de zinco. Ele vira a folha ao contrário e prega numa placa de madeira.
  • 5Coe. É preciso coar com uma peneira fina para evitar cascas de milho na massa.
  • 6Tempere. Acrescente o açúcar e vá provando a gosto; precisa misturar bem para derreter. “Tem que deixar a massa um pouco mais doce porque ela cozinha na água e perde um pouco o sabor”, explica tia Rosana. “A pitada de sal serve para ressaltar o doce da pamonha.”
  • 7Faça os copinhos, recheie e amarre. Ferva as palhas para amolecer. Dê uma volta com a palha em três ou quatro dedos e deixe sobrar um pouco. Dobre a ponta para cima. A massa deve ficar abaixo da boca do copinho. Recheie com uma fatia de queijo minas. Repita o procedimento com a palha de cima: dar a volta e dobrar. Amarre bem para não vazar.
  • 8Cozinhe em fogo alto por uma hora. Não mexa nas pamonhas enquanto elas cozinham na panela, ou a massa vazará. Ponha palhas e sabugos de milho sobre elas para tampar.

Qual o ponto ideal da pamonha?

Em uma panela grande ferva bem a água, e vá colocando as pamonhas uma a uma após a fervura completa da água. Importante : a água deve estar realmente fervendo para receber as pamonhas, caso contrário elas vão se desfazer. Cozinhe por mais ou menos 40 minutos, retirando as pamonhas com o auxílio de uma escumadeira.

Como escolher o milho para fazer pamonha?

Verifique a cor e o aspecto dos grãos. Se eles estiverem muito amarelos, e um pouco murchos, é porque o milho está mais maduro – mesmo depois de cozido, terá os grãos mais duros e menos suculentos. Se estiver branquinho, com os grãos bem estufados, então ele está mais novo e perfeito.

Como fazer a trouxa da pamonha?

Adicione 1 fatia de queijo curado por cima. Feche as palhas formando um cilindro. Dobre uma das extremidades da palha sobre a massa. Em seguida, dobre a outra, formando assim uma trouxa (formato da pamonha).

Quando a pamonha fica mole?

Quando pronta, a pamonha não pode estar muito mole. Por isso, é recomendável retirá-la da panela e deixar resfriar sobre uma bancada por 15 a 20 minutos, até que adquira a consistência final. "Quanto mais firme, melhor para comer", observa o proprietário do Cantinho da Pamonha.