Qual e o principal objetivo da educação infantil?

Ouça este artigo:

Desde 1996 com a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96), a educação infantil passou a integrar a Educação Básica, juntamente com o ensino fundamental e o ensino médio. Segundo a LDB em seu artigo 29:

A educação infantil, primeira etapa da educação básica tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.

De acordo com a Lei, a educação infantil deve ser oferecida em creches para as crianças de 0 a 3 anos, e em pré-escolas para as crianças de 4 e 5anos. Porém ela não é obrigatória. Dessa forma, a implantação de Centros de Educação Infantil é facultativa, e de responsabilidade dos municípios.

Diferente dos demais níveis da educação, a educação infantil não tem currículo formal. Desde 1998 segue o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, um documento equivalente aos Parâmetros Curriculares Nacionais que embasa os demais segmentos da educação Básica.

Segundo os Referenciais, o papel da educação infantil é o CUIDAR da criança em espaço formal, contemplando a alimentação, a limpeza e o lazer (brincar). Também é seu papel EDUCAR, sempre respeitando o caráter lúdico das atividades, com ênfase no desenvolvimento integral da criança.

Não cabe à educação infantil alfabetizar a criança. Nessa fase ela não tem maturidade neural para isso, salvo os casos em que a alfabetização é espontânea.

Segundo os Referenciais, devem ser trabalhados os seguintes eixos com as crianças: Movimento, Música, Artes Visuais, Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade e Matemática.

O objetivo é o de desenvolver algumas capacidades, como: ampliar relações sociais na interação com outras crianças e adultos, conhecer seu próprio corpo, brincar e se expressar das mais variadas formas, utilizar diferentes linguagens para se comunicar, entre outros.

Alguns aspectos previstos nos Referenciais para adequar as escolas de educação infantil às necessidades das crianças são desconhecidos da maioria dos pais, tais como: As escolas devem ter duas cozinhas, uma para as crianças de 0 a 3 anos e outra para crianças de 4 e 5 anos, o espaço físico deve ser de 2 m² por criança em sala, e inclusive deve ter fraldário e lactário independentes da sala de aula.

A ênfase da educação infantil é ESTIMULAR as diferentes áreas de desenvolvimento da criança, aguçar sua curiosidade, sendo que, para isso, é imprescindível que a criança esteja feliz no espaço escolar.

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/educacao/educacao-infantil/

Qual e o principal objetivo da educação infantil?

Um dos principais focos do Centro Integrado de Ensino (CIE) é o desenvolvimento de uma Educação Infantil que proporcione um aprendizado e um desenvolvimento completo aos alunos.

Os primeiros anos de aprendizado são essenciais, especialmente para o contato do aluno com um meio social diferente do da família. É nessa fase que se exerce uma influência na construção de valores do aluno.

Nos primeiros anos de convívio em sala de aula, o aluno tem a sua formação de personalidade. Como primeira etapa da Educação Básica, o Ensino Infantil é o início e o fundamento de todo processo educacional.

Com isso em mente, o CIE busca trazer o que há de melhor na Educação Infantil no Brasil. Para isso, nosso plano de aula é estruturado de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 

Como a Educação Infantil se apresenta na BNCC

Sabendo da importância da Educação Infantil para o aprendizado e o desenvolvimento integral da criança, o Centro Integrado de Ensino tem como foco ofertar o ensino infantil nos primeiros anos com base na BNCC.

Isso reflete a concepção que vincula o educar ao cuidar. Entendemos o cuidado com o aluno como algo indissociável do processo educativo.

Para o melhor desenvolvimento do estudante, são acolhidas as vivências e os conhecimentos construídos por ele no meio familiar, bem como no contexto da sua sociedade.

A proposta pedagógica tem por objetivo ampliar todo um universo de experiências, conhecimentos e habilidades do aluno.

A autonomia e a comunicação da criança

O desenvolvimento da aprendizagem do aluno envolve dois fatores essenciais: a autonomia e a comunicação. Para que haja um desenvolvimento integral do aluno, o processo de aprendizagem busca influenciar esses dois fatores.

Nesse sentido, para que objetivos pedagógicos sejam atingidos, há um estímulo para a prática do diálogo, não apenas com o aluno, mas também com sua família,

Todo o processo busca trazer um maior compartilhamento de responsabilidades entre a instituição de Educação Infantil e a família. 

O plano de aula Educação Infantil BNCC

A Base Nacional Comum Curricular vem exigido que as instituições de ensino adotem um plano curricular com foco em objetivos de aprendizagem e desenvolvimento.

O plano de aula Educação Infantil BNCC do CIE foi desenvolvido para atender a essa mudança.

O objetivo é que, desde cedo, o aluno desenvolva capacidades de caráter:

- Intelectual;
- Social;
- Físico;
- Emocional;
- Cultural.

Diferentemente do Ensino Fundamental, que tem como foco áreas de conhecimento e competências específicas, no ensino infantil, a Educação Básica se estrutura nos direitos de aprendizagem e desenvolvimento.

Os campos de experiências são os norteadores do ensino e da aprendizagem do aluno. 

Campos de experiência

A BNCC traz como necessidade para os planos de aula a presença dos campos de experiência para uma completa formação do aluno. Tais campos envolvem saberes e conhecimentos fundamentais a serem ensinados às crianças.

Tais conhecimentos são associados às experiências do próprio aluno. Dessa forma, considerando tais saberes e conhecimentos, os campos de experiências em que se organiza a BNCC são:

- O eu, o outro e o nós;
- Corpo, gestos e movimentos;
- Traços, sons, cores e formas;
- Escuta, fala, pensamento e imaginação;
-
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

O papel do professor

Nesse mesmo espectro também se destaca o papel do professor em como a Educação Infantil se apresenta na BNCC.

O professor se destaca como quem vai construir um vínculo estável e de confiança com os alunos. Esse vínculo é responsável por auxiliá-lo na promoção das experiências do aluno.

Tudo isso para garantir a aprendizagem e o desenvolvimento por meio das múltiplas linguagens e abordagens.

Estrutura dos planos de aula

Para que haja um desenvolvimento integral da criança, o Ensino Infantil possui a sua própria estrutura dos planos de aula, organizada de acordo com a Proposta Pedagógica.

Em um contexto prévio, os planos de aula se iniciam com o objetivo de resgatar e trazer o que as crianças já sabem. Em seguida, são destacados aspectos e conhecimentos que o aluno precisa para o seu aprendizado.

Nesse sentido, para que isso aconteça da forma correta, os planos de aula são estruturados por faixa etária em tempos recomendados para o desenvolvimento das atividades.

- Zero a 1 ano e 6 meses

Período de desenvolvimento do “eu, o nós e o outro”, estimulando-se o reconhecimento do aluno ao novo ambiente em que ele está inserido.

Além disso, são trabalhados outros estímulos em todos os demais campos do aprendizado e do desenvolvimento.

- 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses

Maior foco no desenvolvimento da escuta, da fala e do pensamento, com um grande estímulo ao reconhecimento de traços, sons, cores e formas.

- 4 anos a 5 anos e 11 meses

Maior foco no desenvolvimento do “eu, o outro e o nós” por meio de atividades com maior interação entre os alunos.

Nesse período, o maior objetivo é incentivá-los a investigarem e produzir diferentes formas de se aproveitar e interagir com o espaço coletivo. 

Educação Infantil: os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento

Nota-se que o objetivo é que, desde cedo, o aluno seja capaz de desenvolver suas capacidades tanto intelectual quanto social, física e cultural.

O foco é que, na Educação Infantil, a criança passe a aprender para a vida e não para as provas. Para tanto, os direitos de aprendizagem e desenvolvimento se destacam por trazer alguns elementos essenciais, como:

- Conviver – estímulo à convivência em um novo meio, especialmente por meio de atividades que proporcionam interação;
- Brincar – como uma das bases de ensino na Educação Infantil, o lúdico se destaca como um meio de assimilação do aprendizado, pelo aluno, de forma mais fácil;
- Participar – estímulo à participação do aluno em projetos, trazendo um aprendizado à convivência social;
- Explorar – por meio da exploração, o aluno se familiariza com conhecimentos, práticas e formas diferentes. O aprendizado pela exploração expositiva compõe o desenvolvimento do aluno;
- Expressar – com a expressão, cria-se oportunidade para que os alunos possam participar do coletivo;
- Se conhecer – estímulo ao autoconhecimento das crianças, promovendo um desenvolvimento integral do aluno.

Agora que conhece a nossa proposta para o Ensino Infantil, venha saber mais sobre o CIE. Ao agendar sua visita, nossos educadores entrarão em contato para reservar o melhor horário para você.

Qual e o principal objetivo da educação infantil?

Qual é o principal objetivo da educação infantil?

O principal objetivo é potencializar a capacidade intelectual, cognitiva e social das crianças de zero a três anos. É na educação infantil que os alunos em idade pré-escolar entre quatro a seis anos de idade aprendem a trabalhar a autonomia para interagir, questionar, comunicar-se, resolver problemas e refletir.

Qual a importância da educação infantil para a criança?

A Educação Infantil é considerada uma das mais importantes etapas da formação das crianças, pois é onde elas começam a existir fora do convívio familiar, o que envolve lidar com diferenças, o desenvolvimento da personalidade e da autonomia, a criação de laços de amizade e as descobertas em diferentes áreas do ...

Quais são os objetivos da educação infantil BNCC?

Explorar o direito de participação e a autonomia das crianças, evidenciar seus desejos por meio da expressão oral, do registro escrito e dos desenhos; e estimular a auto-organização, expressa no planejamento das ações cotidianas.

Quantos são os objetivos de aprendizagem na educação infantil?

São ao todo 5 campos de experiências essenciais para o desenvolvimento da criança. Estes campos de experiências encontram-se nos três grupos etários determinados no documento e descritos abaixo.