Qual e o principal objetivo da tecnologia de informação

Basta navegar na internet por algumas horas para encontrar alguma referência à sigla “TI”. O termo é bastante abrangente e envolve tanto as máquinas, como computadores e notebooks, como soluções de rede e internet. 

Contudo, nem todas as pessoas conseguem estabelecer com precisão como esse termo pode ajudar no crescimento do seu próprio negócio. Para oferecer um entendimento mais aprofundado da tecnologia da informação e seus benefícios para as empresas, preparamos este conteúdo.

Neste post, vamos descobrir o que é tecnologia de informação e falar sobre as suas aplicações diretas na indústria. Acompanhe conosco!

De forma geral, a TI pode ser resumida de forma prática como o conjunto de todas as atividades e soluções operadas por recursos computacionais. Essas ferramentas são empregadas para o devido processamento e armazenamento de dados. Ela se destina também a otimizar a comunicação entre as pessoas, que passam a contar com equipamentos modernos para se comunicarem.

Quando utilizamos equipamentos como computadores, redes de internet, dispositivos móveis, softwares, entre outros, estamos fazendo uso prático da tecnologia da informação. Seu principal objetivo, em um contexto comercial, é tornar as rotinas empresariais cada vez mais seguras e ágeis.

Além disso, a essa tecnologia é composta por dados organizados de fácil leitura para seres humanos. Esses elementos descrevem eventos e acontecimentos diversos — e o processo de análise e verificação dentro das máquinas conduz ao desenvolvimento de conhecimento relevante para tornar o processo de tomada de decisões mais preciso.

Evolução do conceito

Atualmente, estamos vivendo o ápice daquela que é conhecida como indústria 4.0. O termo se refere a um novo padrão de produção, no qual a tecnologia se tornou protagonista nos negócios de diferentes segmentos. Basta notar que pouquíssimas empresas ainda se sustentam sem a utilização de máquinas conectadas à internet de banda larga.

A indústria 4.0 inclui um conjunto de avanços destinados a otimizar a produtividade geral dentro das organizações. Alguns exemplos significativos são a automatização de processos burocráticos, liberando colaboradores para se concentrarem nas atividades-fim da empresa.

Além disso, tendências crescentes no mercado, como a utilização de ciência de dados, Machine Learning e inteligência artificial têm transformado o modo como as empresas conduzem seus negócios, utilizando conteúdo coletado nas redes sociais e o próprio histórico digital com os clientes para produzir informações relevantes.

Quais são as boas práticas para aplicação?

Agora, conheceremos algumas dicas importantes para garantir que a tecnologia da informação realmente faça a diferença em seu negócio. Confira!

Organizar as informações

A informação é um bem valioso para qualquer segmento. Assim, é importante gerar um conteúdo relevante e que facilite as estratégias futuras de negócio. Além disso, é preciso conseguir meios otimizados para organizar esse conhecimento.

Isso pode ser feito por meio da aquisição de sistemas de gestão integrada, que ajudam a centralizar as informações e facilitar a visualização dos processos como um todo. Outra atitude importante é investir em tecnologias como o Business Intelligence e buscar conhecimento sobre Big Data. 

Afinal, todos os usuários de internet deixam rastros virtuais de suas visitas à rede e com essas soluções digitais, será mais fácil conhecer, trabalhar e estabelecer padrões e tendências de consumo.

Adoção de sites responsivos

Hoje, as pessoas podem realizar compras em qualquer lugar e a qualquer momento. Isso porque a popularização da internet em celulares garante que negócios possam ser fechados de forma mais ágil, já que as pessoas carregam seus dispositivos consigo.

No entanto, muitos sites ainda apostam somente no acesso realizado por computadores de mesa. Quando os clientes tentam acessar aquela página por meio de tablets ou smartphones, o conteúdo se torna distorcido e desestimula aquele consumidor a continuar navegando.

Isso pode resultar no abandono total do site por parte daquele cliente, prejudicando a fidelização de mais consumidores. Por isso, é fundamental apostar em páginas responsivas, que se adaptem ao acesso por meio de diferentes máquinas e dispositivos.

Investimento em segurança

Agora que você já conhece os benefícios dos sites responsivos, essa estratégia deve ser complementada pelo investimento em segurança. Uma coisa leva à outra: páginas que se adaptem ao acesso por meio de smartphones garantirão mais visitas. Com maior tráfego, cresce a necessidade de proteção.

Isso porque os sites bem-sucedidos chamam a atenção de hackers, que contam com um amplo número de estratégias criminosas e ameaças para tentar invadir a sua página. Eles podem acabar roubando dados de cadastro de clientes e comprometendo a sua reputação — e, dependendo do tipo de ataque, o estrago se torna irreversível.

Essa busca pela segurança não se resume apenas aos sites. É necessário contar com bons equipamentos e uma boa conexão para garantir uma infraestrutura sólida e a sua proteção contra esses hackers. Antivírus atualizados também são fundamentais.

Além disso, máquinas mais modernas geram aumento de produtividade, pois seus colaboradores sofrem menos com travamentos e lentidão. É uma ótima ideia buscar consultores especializados na área de TI, que poderão ajudá-lo a encontrar as melhores opções de acordo com seu orçamento.

Adoção de novas tecnologias relevantes

É importante se manter atualizado quanto às novas tecnologias para garantir alta performance e gerar novas oportunidades. Além de ferramentas como o Machine Learning e o Business Intelligence, softwares de gerenciamento e controle de indicadores de desempenho, por exemplo, ajudam a automatizar tarefas pouco produtivas, liberando seus colaboradores para trabalhos mais desafiadores.

Quais são as suas vantagens?

O benefício mais óbvio da implementação da tecnologia da informação em seu negócio é a otimização dos processos em geral, o que garante agilidade, segurança e precisão em sua rotina.

Lembra que falamos da indústria 4.0? Outro de seus diferenciais significativos diz respeito ao fato de que não é mais necessário um altíssimo investimento financeiro para contar com tecnologias e ferramentas de ponta.

Assim, pequenas e médias empresas podem desfrutar dos seguintes benefícios:

  • acesso rápido aos dados;
  • produção de conhecimento relevante;
  • automatização de processos exaustivos;
  • redução de custos com espaço físico;
  • expansão de atuação do negócio.

O processo de acesso aos dados é otimizado, já que a consulta se torna mais fácil. Antigamente, era preciso armazenar uma grande quantidade de informações por meio de papel impresso. Com tecnologias como a computação em nuvem, que permite o armazenamento direto na internet e o acesso remoto, isso não é mais necessário.

Dessa forma, todos os seus arquivos relevantes estarão protegidos de acidentes e de acesso não autorizado, já que é possível estabelecer senhas e delegar a liberação desses documentos somente a colaboradores que realmente trabalhem com eles.

Ao contar com consultores e parceiros terceirizados, a segurança dos seus dados é garantida por profissionais especializados em tecnologia da informação. Esses colaboradores externos fornecem uma defesa sólida contra os ataques de hackers, mantendo o seu site protegido e sempre disponível para os clientes.

Se interessou pela possibilidade de reforçar a segurança digital do seu negócio? Então, entre em contato conosco e conheça o nosso trabalho!

Qual o objetivo da tecnologia da informação e comunicação?

As TICs servem como um elo para integrar e promover a comunicação entre pessoas ou setores, ou seja, essa área tem um papel fundamental para o desenvolvimento empresarial. Através dela, as organizações podem trabalhar remotamente e compartilhar informações independentemente de sua localização geográfica.

Qual a importância da tecnologia na informação?

A tecnologia da informação é o que torna possível manter seus dados e informações seguros e acessíveis apenas por você. Por meio do uso de criptografia e senhas, seus dados digitais ficam ocultos com segurança e só podem ser acessados por quem tem sua permissão.