Questões sobre Machado de Assis1) (UNICAMP- 2017) O romance Memórias póstumas de Brás Cubas é considerado um divisor de águas tanto na obra de Machado de Assis quanto na literatura brasileira do século XIX. Indique a alternativa em que todas as características mencionadas podem ser adequadamente atribuídas ao romance em questão. Show
a) Rejeição
dos valores românticos, narrativa linear e fluente de um defunto autor, visão pessimista em relação aos problemas sociais. 2) (UNICAMP 2015) Leia o seguinte excerto de Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis: Na passagem citada, a substituição da máxima pascalina de que o homem é um caniço pensante pelo enunciado “o homem é uma errata pensante” significa: a) a realização da contabilidade dos erros acumulados na vida porque, em última instância, não há “edição definitiva”. 3) (UFPR 2017 – C. Gerais) Considere o parágrafo abaixo, extraído do conto “D. Paula”, que integra a coletânea Várias Histórias, de Machado de Assis: “Já se entende que o outro Vasco, o antigo, também foi moço e amou. Amaram-se, fartaram-se um do outro, à sombra do casamento, durante alguns anos, e, como o vento que passa não guarda a palestra dos homens, não há meio de escrever aqui o que então se disse da aventura. A aventura acabou; foi uma sucessão de horas doces e amargas, de delícias, de lágrimas, de cóleras, de arroubos, drogas várias com que encheram a esta senhora a taça das paixões. D. Paula esgotou-a inteira e emborcou-a depois para não mais beber. A saciedade trouxe-lhe a abstinência, e com o tempo foi esta última fase que fez a opinião. Morreu-lhe o marido e foram vindo os anos. D. Paula era agora uma pessoa austera e pia, cheia de prestígio e consideração.” Sobre Várias Histórias, assinale a alternativa correta. a) “D. Paula” e “Entre santos” distinguem-se tematicamente dos demais contos da coletânea por tratarem do adultério feminino, antecipando assim o tema do ciúme de maridos enganados, que apareceria no romance Dom Casmurro, de Machado de Assis. É um cursinho online que você procura? Vem ser GabaritaGeo e garantir sua nota máxima nos vestibulares por um preço justo4) “Com efeito, um dia de manhã, estando a passear na chácara, pendurou-me uma ideia no trapézio que eu tinha no cérebro. Uma vez pendurada, entrou a bracejar, a pernear, a fazer as mais arrojadas cabriolas de volatim, que é possível crer. Eu deixei-me estar a contemplá-la. Súbito, deu um grande salto, estendeu os braços e as pernas, até tomar a forma de um X: decifra-me ou devoro-te.” (Memórias póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis)Sobre o texto mostrado, pode-se dizer que: a) o autor faz uma abordagem superficial da situação. 5) “Marcela amou-me durante quinze meses e onze contos de réis; nada menos. Meu pai logo que teve aragem dos quinze contos sobressaltou-se deveras; achou que o caso excedia as raias de um capricho juvenil. De acordo com essa passagem da obra, pode-se antecipar a visão que Machado de Assis tinha sobre as pessoas e sobre a sociedade. A esse respeito, assinale a alternativa correta. a) O amor é fruto de interesse e compõe o pilar das instituições hipócritas. 6) Uma das temáticas das obras machadianas, era a abordagem das relações motivas pelo interesse financeiro. No trecho em destaque, Marcela, que era uma prostituta, amou Brás Cubas enquanto houve o recebimento de recursos financeiros. Além disso, Machado desmascara a hipocrisia dos personagens, dentro de uma sociedade mascarada pelo valores morais de sua época. A propósito de Dom Casmurro, de Machado de Assis, é correto afirmar: a) A narrativa de Bento Santiago é comparável a uma acusação: aproveitando sua formação jurídica, o narrador pretende configurar a culpa de Capitu. Texto para para as questões 7 e 8. 7) Essa é a abertura do famoso romance de Machado de Assis. Dentro desse contexto, já dá para se ver o tipo de narrativa que será explorada. Assinale a alternativa correta a esse respeito. a) A narrativa decorre de forma cronologicamente correta, de acordo com a passagem do tempo: infância, juventude, maturidade e velhice. 8) Em relação à questão anterior, infere-se que a linguagem dispõe de um recurso enriquecedor: a disposição das palavras no espaço frasal. Sendo assim, que tipo de leitura pode-se fazer dessas duas expressões: “autor defunto” e “defunto autor”? a) A colocação da palavra defunto após a palavra autor leva-nos a pensar que o segundo elemento está em fase final de carreira. 9) (PUC RS/2017) Leia a passagem a seguir, retirada de Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis. “– “Morto! morto!” dizia consigo. E a imaginação dela, como as cegonhas que um ilustre viajante viu desferirem o voo desde o Ilisso às ribas africanas, sem embargo das ruínas e dos tempos, – a imaginação dessa senhora também voou por sobre os destroços presentes até às ribas de uma África juvenil… Deixá-la ir; lá iremos mais tarde; lá iremos quando eu me restituir aos primeiros anos. Agora, quero morrer tranquilamente, metodicamente, ouvindo os soluços das damas, as falas baixas dos homens, a chuva que tamborila nas folhas de tinhorão da chácara, e o som estrídulo de uma navalha que um amolador está afiando lá fora, à porta de um correeiro. Juro-lhes que essa orquestra da morte foi muito menos triste do que podia parecer. De certo ponto em diante chegou a ser deliciosa. A vida estrebuchava-me no peito, com uns ímpetos de vaga marinha, esvaía-se-me a consciência, eu descia à imobilidade física e moral, e o corpo fazia-se-me planta, e pedra e lodo, e coisa nenhuma. Morri de uma pneumonia; mas se lhe disser que foi menos a pneumonia, do que uma ideia grandiosa e útil, a causa da minha morte, é possível que o leitor me não creia, e todavia é verdade. Vou expor-lhe sumariamente o caso. Julgue-o por si mesmo.” Com base na obra de Machado de Assis, preencha os parênteses com V (verdadeiro) ou F (falso). ( ) Tanto Dom Casmurro quanto Memórias Póstumas de Brás Cubas têm em comum o fato de serem livros narrados em primeira pessoa. Além disso, ambos os personagens pertencem à elite
carioca do século XIX. A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é a a) V – F – F – V 10) (Fac. Direito de Franca SP/2016) As mulheres na obra Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, não aparecem sob a forma idealizada, castas e ingênuas, mas muitas vezes, ambiciosas, sedutoras, adúlteras e até mesmo torpes. Sarcasticamente são caracterizadas pelo narrador, com representações florais, que, em alguns casos, mais ofendem que exaltam. Assim, identifique, abaixo, as correspondências que não se comprovam. a) Eugênia, a flor da moita, cujo apelido se deve ao fato de ser filha espúria, concebida em situação clandestina, a partir de um beijo furtivo entre
D. Eusébia e Dr. Vilaça. Resoluções1) Alternativa C. Machado de Assis faz parte da escola literária Realismo, que era oposição das idealizações românticas, e Memórias Póstumas de Brás Cubas é o romance que inaugurou o Realismo no Brasil, em 1881.. Se no romantismo havia regras de narração e um ideal, Machado quebra esse paradigma em Memórias póstumas de Brás Cubas, pois o narrador é um homem morto e o seu estilo de narrar permite digressões, não linearidade, inclusão do leitor e outras características. Esse homem morto vai narrar as mazelas da sociedade em que viveu, demonstrando contradições sociais, por exemplo entre Brás Cubas, de classe alta, e Prudêncio e D. Plácida, desprestigiados economicamente. 2) Alternativa C. Ao substituir a máxima pascalina, o narrador demonstra ter tomado consciência de que “cada estação da vida é uma edição”, isto é, as etapas são todas provisórias e que poder corrigir as edições é demonstrar que a existência humana é passível de correção. 3) Alternativa B. O trecho narra a paixão vivida por D. Paula e no conto Uns braços D. Severina conta sobre o encantamento de um adolescente por ela. Em D. Paula, temos a lembrança da realização e em D. Severina o desejo de realização. 4) Alternativa C. O narrador dessa obra é conhecido por suas inúmeras digressões e é o que ocorre no trecho do enunciado: ele faz menção a outras circunstâncias e negligencia o foco. 5) Alternativa A. O namoro do protagonista com Marcela é baseado em interesses econômicos, em que ocorre a defesa cínica do dinheiro como ferramenta para a conquista afetiva. Por essa relação há uma crítica do escritor perante a hipocrisia dos personagens, que vive em uma sociedade mascarada pelos valores morais de sua época. 6) Alternativa A. Bentinho se formou em Direito depois de sair do seminário e a narração é feita pelo próprio Bentinho, em primeira pessoa. O fato de só ser apresentado ao leitor um único ponto de vista o persuade a acreditar no adultério de Capitu. 7) Alternativa E. Nas obras machadianas é comum encontrarmos enredos não-lineares, cheios de idas e vindas. Pelo trecho do enunciado, vemos que o narrador opta iniciar pelo fim, após ter morrido, isto é, ele é um defunto (morto) escrevendo. 8) Alternativa D. Ao diferenciar “autor defunto” de “defunto autor” o narrador altera a sequência das palavras e proporciona novo significado: no primeiro caso, o autor já morreu, no segundo, é um falecido que conta a história da sua própria vida. 9) Alternativa B. Não há consenso entre os críticos quanto a sinceridade da narração em Dom Casmurro, já que o narrador é o próprio personagem, supostamente, traído. Só temos uma visão da história. Machado não deixou de lado teatro e poesia, ao contrário, teve destaque nessas áreas de produção também. 10) Alternativa E. A correspondência que não se comprova é a que se refere à Marcela, já que a relação dela com o protagonista foi não verdadeira e nem de devoção, ela permanece com ele enquanto ele lhe é útil, isto é, enquanto lhe oferece dinheiro. Que tipo de narrador e Machado de Assis?Machado é o grande mestre do foco narrativo de primeira pessoa, embora tenha exercido com mestria também o foco de terceira pessoa. Ele sabe colocar-se no lugar de um narrador hipotético e vivenciar todos os seus grandes problemas.
Qual é o tipo de narrador do romance?- Narrador personagem (em primeira pessoa): participa da história. - Narrador observador (em terceira pessoa): narra apenas o que ele observa. - Narrador onisciente ou onipresente (em terceira pessoa): possui total conhecimento dos fatos narrados e das personagens.
Quem é o narrador do texto Machado de Assis?O narrador das crônicas narrativas é seu autor, isto é, o personagem Boas Noites, que se confunde com Machado de Assis. É, portanto, um narrador-personagem extremamente crítico, que analisa os fatos e os costumes de seu tempo.
Qual é o tipo de narrador utilizado no romance de Machado de Assis descreva as características deste tipo de narrador?Em um texto narrativo, é o narrador quem determina o foco, isto é, o ponto de vista. Por exemplo, na obra Dom Casmurro, de Machado de Assis, o narrador (Bentinho) é quem determina: relações de proximidade do leitor com as personagens; ações, percepções e sentimentos expostos.
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