O que é essa comemoração do Dia do Estudante teve como ponto de partida?

O que é essa comemoração do Dia do Estudante teve como ponto de partida?

Origem da data

No dia 11 de agosto, é comemorado, no Brasil, o Dia Nacional do Estudante ou Dia do Aluno. Essa comemoração acontece desde o ano de 1927 e teve como ponto de partida algo que ocorreu 100 anos antes, isto é, em 1827, na época do recém-instituído Império Brasileiro.

Em 11 de agosto de 1827, o então imperador Dom Pedro I autorizou a criação das duas primeiras faculdades de Direito do Brasil, a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco, e a Faculdade de Direito do Largo do São Francisco, em São Paulo.

Dada a importância crucial que as faculdades de Direito tiveram no processo de consolidação do ensino superior e do exercício da vida intelectual no Brasil, grande parte dos responsáveis por “pensar o Brasil”, interpretar nossa história e definir e compreender nossa formação teve a sua base intelectual como bacharéis em Direito.

A data celebra um direito básico dos cidadãos e que deveria ser primordial e a base de qualquer sociedade. O acesso a educação de qualidade ajuda a formar uma sociedade sólida e com senso crítico.

O que é essa comemoração do Dia do Estudante teve como ponto de partida?

Novela “Coração de Estudante” (TV Globo) | Fonte: Observatório da TV

Uma data, uma música, uma história

História da música “Coração de Estudante”

Trazendo uma mensagem que reforça a esperança no poder da juventude, em particular os jovens que possuem o conhecimento, Milton Nascimento lançou a canção Coração de Estudante, em 1983.

A música é uma parceria com o amigo Wagner Tiso: a versão instrumental já havia sido lançada por Tiso para a trilha sonora do documentário Jango, filme lançado em 1984, que narra a trajetória política de João Goulart. Milton se apaixonou pelo arranjo e melodia de Wagner e compôs a letra.

A canção também representou a vontade de liberdade cada vez maior do povo brasileiro e se tornou um hino que embalou parte da história política do Brasil, por ter sido escrita nos últimos anos do período da ditadura militar no país, inspirada em todos aqueles que lutavam pela democracia.

Mais precisamente, Milton criou os versos inspirado no assassinato do estudante Edson de Lima por militares, em 1968, em decorrência das repressões da ditadura. O artista escolheu o nome de uma flor típica de Minas Gerais, a terra que tão bem o acolheu, como título: Coração de Estudante.

Na época de seu lançamento, a canção também foi tema do movimento Diretas Já, que buscava a queda da ditadura e a restauração da democracia no Brasil.

Letra de Coração de Estudante, de Milton Nascimento e Wagner Tiso

Quero falar de uma coisa

Adivinha onde ela anda

Deve estar dentro do peito

Ou caminha pelo ar

Pode estar aqui do lado

Bem mais perto que pensamos

A folha da juventude

É o nome certo desse amor

Já podaram seus momentos

Desviaram seu destino

Seu sorriso de menino

Quantas vezes se escondeu

Mas renova-se a esperança

Nova aurora a cada dia

E há que se cuidar do broto

Pra que a vida nos dê flor e fruto

Coração de estudante

Há que se cuidar da vida

Há que se cuidar do mundo

Tomar conta da amizade

Alegria e muito sonho

Espalhados no caminho

Verdes planta e sentimento

Folhas, coração, juventude e fé

Leia mais sobre Milton Nascimento aqui.

Parceria histórica de Djavan e Milton Nascimento

No Brasil, o Dia do Estudante é comemorado em 11 de agosto. A data é importante para que possamos celebrar um dos direitos básicos do cidadão, que é a educação.

Desde a alfabetização até os cursos de pós-graduação e aperfeiçoamento, todas as fases da vida do estudante são importantes e devem ser celebradas. 

Organize seus estudos para o Enem

Confira um material para você se preparar para arrasar no exame!

São as escolas, em todos os níveis, que contribuem com a formação de cidadãos com senso crítico, além, é claro, de formar profissionais qualificados para as mais diversas áreas do mercado.

Quer saber mais sobre a origem e a importância do Dia do Estudante? Prossiga com a leitura e confira muitas curiosidades!

Conheça a origem e os elementos históricos que envolvem o Dia do Estudante

O Dia do Estudante é celebrado em 11 de agosto por ter sido nessa data, no ano de 1827, que o Imperador D. Pedro I instituiu os dois primeiros cursos de ensino superior nas áreas jurídica e social a serem oferecidos no Brasil.

Na ocasião, os cursos de Ciências Jurídicas e Ciências Sociais passaram a ser oferecidos na Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco, e na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, em São Paulo.

Vale lembrar que esses não são os primeiros cursos de graduação a serem regulamentados no Brasil. Antes disso, em 1808, outras instituições já aceitavam alunos para a realização do ensino superior.

No entanto, a escolha por celebrar o Dia do Estudante em 11 de agosto se deu pela importância que as Ciências Jurídicas tiveram na história da educação em nosso país.

O Dia do Estudante é celebrado desde 1927, quando o advogado Celso Grand Ley propôs a criação da data, em um evento que celebrava os 100 anos dos cursos de Direito no Brasil.

Dez anos depois, em 1937, a mesma data foi escolhida para a criação da União Nacional de Estudantes (UNE), instituição que protege os direitos e os deveres dos estudantes de nosso país.

Nacional x Internacional: entenda as diferenças das datas que celebram o Dia do Estudante

Talvez você já tenha visto por aí que o Dia do Estudante se celebra em 17 de novembro. Saiba que essa informação não está errada!

O caso é que existem dois dias que celebram os estudantes, um nacional e outro internacional.

O Dia Nacional do Estudante é comemorado em 11 de agosto, por conta dos motivos que citamos anteriormente.

Porém, internacionalmente, o Dia do Estudante é comemorado em 17 de novembro. Essa data homenageia a memória de um grupo de estudantes da antiga Tchecoslováquia, que lutou contra as tropas nazistas que invadiram o país na Segunda Guerra Mundial.

Apesar de existirem duas datas para celebrar os estudantes, aqui no Brasil, o dia 11 de agosto é o mais popular.

A importância dos estudantes para o desenvolvimento da sociedade

O estudante tem um papel muito importante para o desenvolvimento da sociedade. Isso porque, quando estudamos, não estamos nos preparando apenas de forma individual, mas sim para contribuirmos, de alguma forma, com o meio em que vivemos.

As escolas e faculdades formam profissionais que são de suma importância para o funcionamento dos sistemas sociais e das comunidades.

Todos nós, em algum momento da vida, precisamos de bons médicos, enfermeiros, advogados, professores, entre tantas outras pessoas.

Se existem profissionais para atender as demandas das comunidades, esse é o reflexo da boa educação que receberam, em todos os níveis de ensino.

Além disso, os estudantes, ao se prepararem para se tornarem bons profissionais, também contribuem para a movimentação da economia. Ao ingressarem no mercado de trabalho, eles ajudam as empresas a se consolidarem e a gerarem mais empregos e renda para a população.

Também não podemos deixar de citar a relevância dos estudantes que seguem carreira científica. Eles atuam em universidades e centros de pesquisa realizando estudos nas mais diversas áreas e que resultam em melhorias na vida da população em vários aspectos.

Outro ponto importante está relacionado à formação de cidadãos mais conscientes e preparados para o convívio social. 

As escolas e faculdades, mais do que ensinar a ler, a escrever e a trilhar uma carreira profissional, também contribuem para que as pessoas desenvolvam valores éticos, morais e políticos, bem como o senso crítico, tão necessário para a vivência em sociedade.

Educação continuada: ponto essencial para fortalecer a carreira dos estudantes

A educação continuada pode ser definida como a constante qualificação do indivíduo. Ou seja, sobre esse viés, as pessoas nunca deixam de ser estudantes, tendo em vista que sempre há algo para ser aprendido.

Mesmo após concluir o curso de graduação, os estudantes podem seguir se qualificando e cursar especializações, mestrados e doutorados, por exemplo.

Além disso, a educação continuada também está relacionada a cursos de curta duração, participação em palestras e eventos acadêmicos, leituras de novos livros e demais publicações da sua área de formação etc.

Afinal, estamos vivendo em uma era em que novidades surgem o tempo todo e os profissionais precisam estar sempre aprendendo coisas novas para se manterem qualificados e competitivos no mercado.

Saber mais sobre o Dia do Estudante é bem interessante, não é mesmo? A data nos faz refletir sobre a importância dos estudos e das instituições de ensino para a sociedade.

Se você está no Ensino Médio e pensa em ingressar em um curso superior, o Enem pode ser uma porta de entrada para isso! Comece a se preparar para o exame baixando o nosso planejador de estudos

O que o Dia do Estudante teve como ponto de partida?

11 de agosto de 2022 às 14h29. Essa comemoração acontece desde o ano de 1927 e teve como ponto de partida algo que ocorreu 100 anos antes, isto é, em 1827, na época do recém-instituído Império Brasileiro.

Qual é a importância de comemorar o Dia do Estudante?

A mensagem do dia do estudante é reforçar a necessidade do acesso ao estudo a todos desde o início com a alfabetização, ensino fundamental, médio e até mesmo nível superior, todas essas fases de ensino e vida possuem sua importância na formação do cidadão e a construir seu espaço na sociedade.

Qual a importância do Estudante para a sociedade?

Os estudos são importantes, pois é com eles que adquirimos conhecimentos, cultura, e traçamos objetivos na vida. Através dos estudos nós convivemos com pessoas diferentes e educação diferente das quais recebemos em casa.

Como comemorar Dia do Estudante?

Ideias para o Dia do Estudante.
Organize um momento da aula para falar do papel do estudante e ouvir os pensamentos, ideias e opiniões de todos sobre o assunto. ... .
Peça aos alunos que compartilhem uma conquista escolar do ano do qual se orgulham;.