Qual era o tipo de organização territorial da Idade Moderna?

  1. Exercícios

  2. Gabarito Enem

  3. Simulador Sisu

  4. Faculdade Descomplica

  5. Blog Descomplica

  6. Tudo Sobre Enem

  7. Tudo Sobre Encceja

  8. Tudo Sobre Carreiras

A idade moderna foi marcada pelo surgimento de uma sociedade dividida por estamentos, que garantia privilégios por nascimento e restringia a possibilidade de mobilidade social. Culturalmente, houve a crescente valorização do racionalismo e o surgimento de religiões protestantes, como o Luteranismo e o Calvinismo. As contradições desse modelo, levaram, no século XVIII, ao surgimento das ideias Iluministas e às Revoluções Burguesas, que abalaram a cultura e sociedade na época moderna.

Aulas

Exercícios

Artigos

Continue estudando

Qual era o tipo de organização territorial da Idade Moderna?

Completo para você

No Descomplica, você aprende com aulas nada tradicionais, professores que ensinam aquilo que realmente importa e conteúdo online para estudar de onde estiver.

A formação do Estado Nacional Moderno representou uma nova fase das relações comerciais de alguns países europeus e contribuiu para a centralização do poder político real.

Qual era o tipo de organização territorial da Idade Moderna?
Luís XIV foi o símbolo real do Estado Nacional Moderno

Por Fabrício Santos

O Estado Nacional Moderno ou Antigo Regime consistiu em um conjunto de práticas envolvendo questões de ordem econômica, social e política. A partir do século XVI, a Europa Ocidental sofreu diversas transformações que promoveram o crescimento das cidades, das atividades comerciais e da ciência. Foi em meio a essas mudanças que as Monarquias Nacionais surgiram, contribuindo para o fortalecimento do poder real e acarretando no desaparecimento gradual da servidão e no declínio do mundo feudal.

O processo de centralização política nas mãos do rei foi o símbolo da formação dos Estados Modernos na Europa, os exemplos mais clássicos desse processo foram Espanha, Portugal e França. As mudanças na forma de governar tornaram mais claras as diferenças entre o mundo moderno e o mundo feudal. Entre os principais aspectos que caracterizaram as Monarquias Nacionais estão: A burocracia administrativa, que ganhou um corpo de funcionários que tinham a função de desempenhar tarefas de administração pública; A força militar, que gerou a necessidade de criação de um exército nacional para conter possíveis invasões ou confrontos com outros países e também para estabelecer ordem pública na sociedade;Leis e justiças unificadas, que foram responsáveis pela formação de leis que possuíam caráter da manutenção da ordem, além de melhor proteger os direitos e deveres dos cidadãos; Sistema burocrático, que marcou o surgimento das tarifas e tributos cobrados pelo rei para sustentar as despesas públicas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O desenvolvimento da navegação marítima marcou a busca por expansão territorial dos Estados Nacionais Modernos. Os reis almejavam conquistar riquezas no além-mar, obtendo novos mercados e expandindo o comércio. A busca por metais preciosos e o interesse na propagação da fé cristã também impulsionaram a descoberta de novos territórios. O Estado Nacional Moderno Português retratou claramente isso na colonização da América Portuguesa no século XVI. O objetivo dos portugueses foi concretizado na prática colonizadora que ocasionou a ampliação de suas fronteiras, a obtenção de novos comércios, o descobrimento de locais com metais preciosos e a disseminação do catolicismo, resumindo perfeitamente as ambições que os Estados Nacionais Modernos possuíam.

A formação do Estado Nacional Moderno representou uma nova fase das relações comerciais de alguns países europeus e contribuiu para centralização do poder político real, como foi o caso do rei francês Luís XIV, que simbolizou em uma frase esse período dizendo que o “Estado sou eu”. Chamado também de Rei “Sol”, Luís XIV retratou o apogeu dos reis no Antigo regime até o surgimento do período iluminista (século XVIII) que criticou a política centralizadora dessa época.

Por Fabrí­cio Barroso dos Santos

Qual era o tipo de organização territorial na Idade Moderna?

Podemos definir o Estado Moderno, no período que ficou conhecido como Antigo Regime, a partir de algumas características gerais: Absolutismo: centralização do poder político nas mãos de um rei, que era soberano sobre todo o território nacional.

Como era a organização da sociedade durante a Idade Moderna?

Foi nesse processo que surgiram as monarquias nacionais, criando estruturas políticas e administrativas centralizadas, em contraste à descentralização predominante na Idade Média. Essa estrutura político-administrativa serviu ainda de base para o fortalecimento do capitalismo e do poder político da burguesia.

Qual era o tipo de organização territorial no fim da Idade Média?

A relação de suserania e vassalagem existente entre reis e nobres medievais era uma das principais formas de organização política na Idade Média. A sociedade feudal era estamental, isto é, dividida em classes com funções muito bem definidas, e na qual a ascensão social era bastante difícil.

Quais as quatro principais características da Idade Moderna?

Principais acontecimentos na Idade Moderna Iluminismo; Grandes Navegações; Reforma Protestante; Absolutismo.