Qual é a diferença entre a teoria do conhecimento de Platão e Aristóteles?

Na época que Platão viveu (séc. IV a. C.), era muito comum a concepção de que o homem conhece a partir dos seus sentidos. No entanto, para muitos sábios da época, o conhecimento não só começava como também não poderia ir além da sensibilidade. É notável neste período a máxima protagoriana: “o homem é a medida de todas as coisas”. Isso equivale dizer que cada ser está tão somente encerrado em suas representações subjetivas que ou era impossível uma verdade absoluta (mas uma particular, de cada um) ou que era impossível qualquer conhecimento.

Esse modo de pensar devém da filosofia de Heráclito para quem tudo está em movimento. Ora, se questiona Platão, se tudo está em movimento, no momento mesmo em que se determina algo, este já mudou, já se transformou e, com isso, o conhecimento torna-se impossível! Da mesma forma, se só existem verdades subjetivas, particulares ou relativas, a própria Ideia de verdade não existe absolutamente, o que também impossibilita o erro, portanto, o conhecimento.

Para superar essa noção de realidade transitória, Platão precisa mostrar como nossos sentidos são capazes de nos enganar e que, por isso, devemos procurar em outro lugar o fundamento do conhecer. Este “lugar” é a alma.

Platão pensa que é a inteligência que garante a estabilidade dos seres sensíveis. Isso quer dizer que a transitoriedade evidenciada nas coisas sensíveis não podem dar razão de si e por si mesmas. Daí é preciso buscar compreender que todo conhecimento provem do raciocínio que alcança a forma dos objetos, forma esta que guarda consigo mesma uma identidade atemporal e indestrutível.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O homem deve, pois, buscar ascender do mundo sensível ao inteligível para ter um real conhecimento dos seres. Deve, antes de mais nada, abandonar suas pré-concepções, seus pré-juízos, seus pontos de vistas destorcidos pelas opiniões irrefletidas e, a partir disso, começar a escala rumo às Ideias.

Ideia, segundo Platão, é um principio inteligível, que não sofre geração nem corrupção, sendo, portanto, fundamento do conhecimento das coisas. Todavia, o homem somente consegue alcançar as ideias pela sua razão, pelo pensamento reflexivo que ao abstrair todas as particularidades físicas dos objetos estudados, consegue intuir a forma determinante de cada ser, conferindo-lhe estabilidade e permitindo ser conhecido. As Ideias são puramente espirituais, não contendo materialidade alguma, nem contato com o mundo sensível. Na verdade, este tem o seu modo de ser, de existir somente por participar das ideias do mundo inteligível. O inteligível transcende o sensível e o determina.

Dessa forma, já nascemos com os princípios inteligíveis que nos permitiriam conhecer o mundo sensível. Cabe ao homem não deixar se fascinar pelas sensações e sim subordiná-las à inteligência a fim de realmente conhecer verdade dos seres e de si mesmo, dedicando sua vida à formação do espírito.

Por João Francisco P. Cabral
Colaborador Brasil Escola
Graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU
Mestrando em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Qual é a diferença entre a teoria do conhecimento de Platão e Aristóteles?

P brass e Aristóteles são provavelmente os dois pensadores que mais influenciaram a cultura ocidental . Ainda hoje, boa parte de nossa maneira de pensar, estudamos filosofia ou não em escolas e universidades, tem sua razão de ser nas obras que esses dois habitantes da Grécia Antiga estavam desenvolvendo entre os séculos V e IV aC

De fato, eles são considerados os principais responsáveis ​​pela consolidação da filosofia ocidental.

No entanto, esses dois filósofos não concordaram com tudo. As diferenças no pensamento de Platão e de seu aluno Aristóteles tornaram-se profundas e muito relevantes, embora Aristóteles tenha sido grandemente influenciado por seu professor ateniense. Então, vamos ver um resumo do que esses pontos de divergência foram.

Em muitos assuntos, esses dois filósofos mantinham posições intelectuais opostas , embora, sempre que Aristóteles saísse do caminho de seu professor, ele tentasse formular suas explicações com base no pensamento platônico.

Essas principais diferenças entre a maneira de entender o mundo que ambos defendiam são as seguintes.

1. A posição a essentialism

Platão é bem conhecido por estabelecer uma separação fundamental entre o mundo das impressões sensíveis e o das idéias. A primeira consiste em tudo o que pode ser experimentado através dos sentidos e que é falso e enganador, enquanto o segundo só é acessível através do intelecto e leva à verdade absoluta.

Isso significa que, para Platão, a essência das coisas está em um plano de realidade independente de objetos e corpos , e que os últimos são um mero reflexo imperfeito do primeiro. Além disso, essa essência é eterna e não pode ser alterada pelo que acontece no mundo físico: a idéia absoluta do que um lobo permanece, apesar do fato de que essa espécie é extinta ou completamente dissolvida em hibridação com cães domésticos

  • Você pode ler mais sobre a teoria das idéias de Platão neste artigo: ” Teoria das idéias de Platão “

Para Aristóteles, por outro lado, a essência dos corpos (vivos ou inertes) é encontrada em si , não em outro plano da realidade. Este filósofo rejeitou a ideia de que tudo o que era verdadeiro estava fora do que é composto de matéria.

2. Crença ou não a vida eterna

Platão defendia a idéia de que há vida após a morte, porque os corpos são degradados e desaparecer, mas as almas que formam o cerne da identidade das pessoas são eternas, como são as idéias universalmente verdadeiro ( leis matemáticas, por exemplo).

Aristóteles, por outro lado, tinha uma concepção de morte mais semelhante à da tradição baseada nos mitos de Homero. Ele acreditava que existem almas nos seres humanos, mas elas desaparecem quando o corpo físico se degrada , de modo que a possibilidade de existir após a morte é descartada.

3. Diferentes teorias da ética

Na filosofia de Platão, o conhecimento ea ética são elementos que estão totalmente ligados. Para ele, a perfeição moral e boa é acessada através da abordagem progressiva da verdade, de modo que ser ignorante é equiparado ao mal e progredir pela sabedoria nos torna mais bons. Esta ideia pode parecer estranho no começo, mas há alguma lógica nisso considerando a importância desse filósofo deu a existência de idéias absolutas: todas aquelas decisões que tomamos nos bastidores de verdade são erráticos e irresponsável.Aristóteles, por outro lado, coloca o foco da ética no objetivo de alcançar a felicidade. Consistente com essa ideia, para ele o bem só pode ser algo exercido por meio de nossas ações e que não existe além delas. Esta ideia faz sentido porque remove da equação da existência de verdades absolutas e eternas e, portanto, fazer o bem no aqui e agora, com os recursos à nossa disposição. (adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

4. tabula rasa ou innatismo

Outra das grandes diferenças entre Platão e Aristóteles tem a ver com a maneira como eles conceberam a criação do conhecimento.

De acordo com Platão, aprender é, de fato, lembrar-se de idéias que sempre existiram (porque são universalmente válidas) e que nossa alma, que é o motor da atividade intelectual, já entrou em contato com elas no mundo do material. . Esse processo de reconhecimento da verdade é chamado anamnese e vai do abstrato ao específico: aplicamos idéias verdadeiras ao mundo sensível para ver como elas se encaixam.

Para Aristóteles, o conhecimento é criado a partir da experiência e observação do concreto e, a partir daí, cria idéias abstratas que explicam o universal. Ao contrário de seu professor ateniense, ele não acreditava que dentro de nós houvesse idéias perfeitas e totalmente verdadeiras, mas que criamos uma imagem delas a partir de nossa interação com o meio ambiente. Exploramos o ambiente tentando distinguir o falso do verdadeiro através do empirismo.

Esse modelo ficou conhecido como “tabula rasa” séculos depois e foi defendido por muitos outros filósofos, como John Locke.

  • Você pode estar interessado: ” O mito da caverna de Platão “

Qual a diferença entre a teoria do conhecimento de Platão e Aristóteles?

A teoria Platônica não permite a introdução de novas idéias no mundo inteligível, já atravez da observação, princípio Aristotélico, a introdução de novas idéias é perfeitamente possível. Com isso podemos concluir, ser a teoria Aristotélica mais defensável.

Qual é a teoria do conhecimento de Platão?

Segundo Platão, atingir o conhecimento implica converter o sensível ao inteligível – ou seja, despertar, reviver e relembrar esse conhecimento esquecido. Dessa forma, a alma se liberta das aparências para se abrir ao conhecimento das ideias verdadeiras.

O que é a teoria do conhecimento para Aristóteles?

Para Aristóteles, todo conhecimento principia com os sentidos ou as sensações (aisthesis), de maneira que não há “nada no intelecto que não estivesse antes nos sentidos”: a sensação, portanto, não é o engano ou a mentira, como dizia Platão.

Qual a diferença entre os conhecimentos feita por Platão?

O conhecimento inteligível estaria no Mundo das Ideias e das Formas, enquanto o conhecimento sensível estaria em nossa realidade material.