Qual fio é positivo azul ou branco?

Azul-claro, verde, preto, vermelho: entenda o que cada coloração representa.

Conheça mais e entenda qual a função de cada fio.

Você provavelmente já deve ter acompanhado algum filme em que o personagem precisa cortar um fio de determinada cor para desativar uma bomba. A dúvida, geralmente é qual cabo cortar: o vermelho ou o verde? Pode até parecer ficção, mas o que as representações cinematográficas trazem é bem real quando falamos de fios elétricos: eles se apresentam numa tabela de cores, cada um com uma função específica.

Por isso, quem trabalha com eletricidade ou até mesmo pessoas leigas, mas que buscam entender mais sobre esse mecanismo, precisa conhecer o significado da tabela de cores dos fios elétricos para redes de baixa tensão. E é disso que a Luminus Eletricidade, fornecedora de locação de gerador, manutenção e instalação de grupos gerados, trata neste artigo.

NBR-5410


Há uma Norma específica, estabelecida pela ABNT, sobre as cores a serem utilizadas nos fios elétricos em todo o país: é a NBR-5410. Especificamente para instalações elétricas de baixa tensão, traz uma série de regulamentações – entre elas a tabela de cores que pontuaremos abaixo: azul-claro, verde ou verde com amarelo e preto, marrom ou vermelho.

Azul-claro: condutor neutro


Os fios de cor azul-claros são condutores neutros que contam com isolação, cabos unipolares ou veias multipolares. Segundo a Norma NBR-5410 da ABNT, as veias isoladas nessa cor, de um cabo multipolar, podem “ser usadas para outras funções, que não a de condutor neutro, se o circuito não possuir condutor neutro ou se o cabo possuir um condutor periférico utilizado como neutro” (item 6.1.5.3.1).

Verde ou verde com amarelo: condutor de proteção


O próximo cabo que contém as colorações verdes ou, em determinados casos, verde com amarelo, é especificamente condutor de proteção. Esse você pode encontrar, por exemplo, no seu chuveiro – é conhecido comumente como ‘fio terra’. Eles atuam, também na isolação do condutor, do cabo unipolar ou na veia do cabo multipolar. A NBR-5410, no seu item posterior ao azul-claro, estabelece todas as diretrizes apresentadas acima (item 6.1.5.3.1).

Vermelho, Marrom e Preto: condutores fases


Apesar de a coloração não ser regulada normativamente pela NBR-5410, os condutores fases geralmente são apresentados nas cores: preto, vermelho e marrom. Podem aparecer em outras tonalidades (desde que não seja o azul-claro, verde ou verde com amarelo), mas seguem determinado padrão nas instalações elétricas afora.

Condutores isolados, veias cabo multipolar e cabo unipolar se encaixarão nessa categoria de condutores fases. Para a ABNT, estes elementos estão descritos nos itens 6.1.5.3.1, 6.1.5.3.2 e 6.1.5.3.3.

Tenha cuidado!

É importante destacar que algumas construções, principalmente mais antigas ou com falhas na instalação elétrica podem apresentar cores diferentes e, assim, trazem riscos para quem for mexer no cabeamento. Dessa forma, é imprescindível consultar o diagrama e mapa de instalação, além de fazer a medição correta de cada fio – ou, especificamente, do condutor.

Conhecendo mais sobre a tabela de cores dos fios elétricos, chegou a hora de você aplicar seu conhecimento na prática. E que tal fazer isso com ainda mais energia? Na Luminus Eletricidade você pode fazer uma cotação online do grupo de geradores, agendando uma visita técnica/comercial. Siga-nos nas redes sociais e encontre mais conteúdos como esse para se tornar um expert no assunto.

Quem trabalha com redes elétricas sabe que é imprescindível diferenciar a função de cada fio ou cabo, de modo a preservar a própria segurança e o bom funcionamento da rede. Aqui no Brasil, a norma NBR 5410 determina as cores dos revestimentos de acordo com a função do condutor:

– Azul claro: para condutores neutros com isolação;

– Verde ou verde com amarelo: para condutores de proteção (popularmente conhecidos como “fio terra”);

– Vermelho, preto ou marrom: para condutores fase.

Infelizmente, nem toda instalação segue essas normas (podem ser instalações antigas ou mesmo irregulares), mas é importante conhecê-las, já que servem de base para inúmeras instalações no país!

Para sua maior segurança, procure sempre consultar os diagramas e mapas da instalação e medir a tensão em cada condutor antes de mexer.

Fios de Energia: Tudo o que você precisa saber

  • Fios de Energia: Tudo o que você precisa saber
    • Cores dos Fios de Energia
      • Verde
      • Azul
      • Vermelho, amarelo, preto, branco ou marrom
    • Tipos de Fios de Energia
      • Sólidos
      • Flexíveis (cabos)
    • Curso Online de Projeto Elétrico
    • Perguntas frequentes
      • Qual o melhor tipo de fio para residência?
      • Qual a melhor marca de fio de energia?
      • Qual cor de fio usar para instalação residencial?
      • Quantos fios vem do poste?
      • Qual é a cor do fio negativo?
      • Como saber se o fio é positivo ou negativo do chuveiro?
      • Qual o fio que dá choque?
      • Que tipo de tomada usar com disjuntor?
    • Conclusão

Você sabe a diferença dos fios de energia? Você sabe o motivo de cada um possuir uma determinada cor nas instalações elétricas? Você sabe quais são os tipos de fios disponíveis no mercado? Esse é o tema desse artigo. Você pode assistir o nosso vídeo ou ler o nosso artigo abaixo.

Olhando a imagem abaixo, você consegue identificar se essas fiações são fase, neutro, terra ou retorno?

A NBR 5410 que é a norma de que regulamenta as instalações prediais de baixa tensão no Brasil diz quais devem ser as cores das fiações na hora de executarmos o projeto elétrico, cada cor de fio indica a finalidade dele.

Qual fio é positivo azul ou branco?

Verde

Quando você ver um fio verde ou verde-amarelo provavelmente é um fio terra.

Azul

Caso você ver um azul ou azul-claro provavelmente ele será um fio neutro.

Vermelho, amarelo, preto, branco ou marrom

São utilizados para fases ou retornos.

E agora? já conseguiu identificar qual fio é cada um na imagem?

As cores facilitam na hora da instalação dos projetos elétricos, vamos supor que o cliente precise fazer a manutenção de um determinado circuito, ao observar ele já vai saber de cara qual é o fio daquele determinado lugar.

Tipos de Fios de Energia

Tecnicamente, fios sólidos (rígidos) e fios flexíveis (cabos), possuem a mesma capacidade de condução, se analisados com a mesma bitola, o que diferencia eles é:

Sólidos

O fio sólido é composto apenas por um fio , sendo bem mais duro e complexo de lidar, ele tem menos flexibilidade, o que atrapalha na hora de usar esse fio nas tomadas, lâmpadas, passar por eletrodutos, etc.

Qual fio é positivo azul ou branco?

Flexíveis (cabos)

O fio flexível ou cabo flexível é um fio com vários fios dentro, sendo mais flexível e fácil na hora de instalar.

Qual fio é positivo azul ou branco?

LEMBRETE – Todas as fiações elétricas do seu projeto devem ser anti-chamas.

Curso Online de Projeto Elétrico

Aprenda desenhar Projetos Elétricos Completos, do início ao fim, de modo rápido e fácil, alcance reconhecimento e seja bem pago por isso.

Aprenda em até 7 dias, economize tempo e dinheiro, capacite-se para o mercado de trabalho com nosso Método exclusivo passo a passo do básico ao avançado, mesmo que você nunca tenha desenhado um projeto elétrico na sua vida.

Conheça: https://arquitetoleandroamaral.com/curso-de-projeto-eletrico/

Perguntas frequentes

Qual o melhor tipo de fio para residência?

O melhor tipo de fio para residência é o fio de cobre, pois tem um melhor custo benefício e conduz a eletricidade direta para os pontos de energia, como iluminação, aquecimento e etc.

Qual a melhor marca de fio de energia?

A melhor marca de fio de energia é a Pirelli / Prysmian seguida pela Corfio.

Qual cor de fio usar para instalação residencial?

A cor de fio que você deve usar para a instalação residencial são o conjunto de três fios, que são:

  • Fio verde ou verde-amarelo para representar o fio terra;
  • Azul ou azul-claro para representar o fio neutro;
  • Vermelho, amarelo, preto, branco ou marrom que podem representar fases ou retornos.

Quantos fios vem do poste?

A quantidade de fios que vem do poste são de 3, estes fios são:

  • Fio verde ou verde-amarelo para representar o fio terra;
  • Azul ou azul-claro para representar o fio neutro;
  • Vermelho, amarelo, preto, branco ou marrom que podem representar fases ou retornos.

Qual é a cor do fio negativo?

A cor do fio negativo é azul ou azul-claro.

Como saber se o fio é positivo ou negativo do chuveiro?

Para saber se o fio do chuveiro é positivo ou negativo, basta utilizar uma chave de teste, se quando encostada a chave no fio ele o acender será o positivo.

Qual o fio que dá choque?

O fio que dá choque é o fio azul ou azul-claro que é o fio neutro.

Que tipo de tomada usar com disjuntor?

O tipo de tomada que podemos usar com o disjuntor é de 2540W em tensão 127 V e 4400W em 220 Volts para disjuntores de 15 ou 16A.

Conclusão

Agora você já sabe sobre os tipos de fios, suas cores e seus tipos. Deixe o seu comentário com a sua opinião. Abraços.

Qual fio é positivo azul ou branco?

Sou Leandro Amaral, técnico eletrotécnico desde 2011, professor de cursos online desde 2013 e arquiteto desde 2016. Assim como apresentar projetos de qualidade mudou a minha vida, acredito realmente que pode mudar outras e desse modo quero compartilhar isso com o maior número de pessoas possível. Ensino meus alunos a despertarem seu potencial máximo na arte chamada Arquitetura. Junte-se a nós. CAU (Registro no Conselho de Arquitetura e Urbanismo): A117921-7.

Qual fio e O positivo azul ou branco?

Condutor Neutro: azul-claro A utilização deste condutor deve levar em consideração vários critérios técnicos para o dimensionamento do cabo elétrico. Um condutor isolado, cabo unipolar ou veia de cabo multipolar usado para esta função neutra devem ser identificados pela cor azul-clara.

Que cor de fio é positivo?

Cor do fio positivo e negativo Os fabricantes de bateria unificaram essa identificação para que pudessem evitar acidentes. Preste bastante atenção na cor do fio positivo e negativo: o cabo vermelho é o da corrente positiva e o preto, da negativa.

Para que serve o fio azul?

azul: são os condutores neutros com isolação; verde ou verde com amarelo: também conhecidos como "fio terra", são os condutores de proteção; qualquer outra cor: são os condutores fase, ou seja, os que possuem "carga". Neles, há uma tensão elétrica (127v ou 220v).

Qual é o fio positivo e negativo azul?

Em um circuito aterrado positivo, azul é o positivo e cinza, o negativo.