É possível rastrear iPhone mesmo desligado?

Há algum tempo, mostramos por aqui como você pode rastrear facilmente os seus dispositivos perdidos pelo app Buscar (Find My), disponível em iPhones, iPads, Macs, Apple Watches e até em AirPods – isso sem falar no AirTag, é claro.

Publicidade

No caso dos iPhones, a Apple aproveitou a chegada do iOS 15 para deixar esse recurso ainda melhor.

Posts relacionados

  • Como localizar um iPhone, iPad ou iPod touch perdido
  • Como encontrar um Apple Watch perdido [iPhone, iPad, Mac e web]
  • Como rastrear um AirTag e marcá-lo como perdido
  • Como encontrar AirPods perdidos [iPhone, iPad, Mac e web]

A partir de agora, é possível rastrear o smartphone mesmo com ele desligado. Isso pode ser muito útil caso você seja roubado e o meliante desligue o aparelho, por exemplo — pensando que cortou a conexão dele com a internet.

Confira, a seguir, os detalhes e como se certificar de que o seu iPhone poderá ser localizado em um situação dessas.

Compatibilidade

O recurso de localização de desligados ou sem bateria está disponível nos seguintes aparelhos:

  • iPhones 11, 11 Pro e 11 Pro Max
  • iPhones 12 mini, 12, 12 Pro e 12 Pro Max
  • iPhones 13 mini, 13, 13 Pro e 13 Pro Max

Como ativar o Buscar mesmo que o iPhone esteja desligado

Para se certificar de que o iPhone poderá ser encontrado mesmo quando estiver desligado, é preciso conferir se a rede do app Buscar está devidamente ativada.

Publicidade

Para isso, abra os Ajustes e toque no seu nome (no topo da tela). Em seguida, vá em Buscar » Buscar iPhone e certifique-se de as opções “Buscar iPhone” e “Rede do app Buscar” estejam devidamente ativadas.

É possível rastrear iPhone mesmo desligado?

Quando for desligar o iPhone, a mensagem “iPhone Localizável Após Desligado” será mostrada abaixo do controle deslizante. Ao tocar nela, você poderá obter mais informações sobre o recurso e até desabilitar o rastreamento de forma temporária.

Publicidade

Para desativá-lo, porém, será necessário inserir a sua senha de desbloqueio do dispositivo para confirmar a ação. Portanto, esse rastreio não poderá ser desativado por qualquer um.

É possível rastrear iPhone mesmo desligado?

Com esse recurso devidamente ativado, será possível localizar o seu iPhone por um período de até 24 horas após ele ter sido desligado. Quando quiser fazer a busca, basta usar o app Buscar em outro dispositivo ou mesmo pelo site do iCloud.

Agora, com o iOS 15, é possível rastrear seu iPhone por meio do aplicativo 'Buscar' mesmo se ele estiver desligado. Neste caso, se o seu smartphone for roubado e desligado, ele continuará rastreável por algumas horas.

  • Saiba tudo sobre o iPhone 13 e os outros lançamentos da Apple
  • Lançamento do iPhone 13 gera diversos memes nas redes sociais
  • O que você pode comprar com o valor do novo iPhone 13?

Mas como funciona esse rastreamento? Utilizando a tecnologia Ultra Wideband (UWB), que está presente no chip U1 da Apple, o iPhone (mesmo desligado) pode emitir sinais via Bluetooth para dispositivos próximos que se comunicam com a internet para identificar o aparelho perdido ou roubado. Essa tecnologia transforma o celular em uma espécie de localizador, que envia a posição do dispositivo para o iCloud.

  • Tem celular Android? Google poderá dar chance de você rastreá-lo em caso de roubo, assim como é no iPhone

Esse tipo de tecnologia, porém, está presente apenas em smartphones da Apple lançados a partir de 2019, com exceção do iPhone SE 2020, que fica de fora. Confira os modelos compatíveis:

iPhone 11
iPhone 11 Pro
iPhone 11 Pro Max
iPhone 12
iPhone 12 Mini
iPhone 12 Pro
iPhone 12 Pro Max
iPhone 13
iPhone 13 Mini
iPhone 13 Pro
iPhone 13 Pro Max

Saiba como fazer

1- Abra os “Ajustes” do iPhone;

2- Em ajustes, toque no seu nome e abra o ID Apple;

3- Toque em “Buscar”;

4- Depois clique em “Buscar iPhone”;

5- Ative a chave “Rede do app Buscar”

6- Por fim, habilite o “Enviar Última Localização”.

Seja um assinante JC.

Assine o JC com planos a partir de R$ 3,50 e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo do jc.com.br, à edição digital do JC e ao JC Clube, nosso clube de vantagens e descontos que conta com dezenas de parceiros.

O novo sistema de rastreamento da Apple agora permite que o iPhone seja localizado mesmo se estiver desligado ou for resetado – procedimento comum após roubos, inclusive no Brasil. O recurso fica disponível com a atualização do iOS 15, anunciado nesta segunda-feira (7) e previsto para setembro ou outubro. Dessa forma, todos os celulares a partir do iPhone 6S serão contemplados com update e, consequentemente, com as novas funções de rastreio.

A localização otimizada agora conta com o fato de o aparelho não estar totalmente desligado, mas sim em estado de baixa energia. Já no caso dos telefones que passam por redefinição para as configurações de fábrica, vale dizer que eles não terão interrupção no rastreamento, caso Bloqueio de Ativação esteja habilitado.

🔎 Larissa Manoela comemora 2 mil chips da LariCel

2 de 2 iOS 15 traz rastreamento para iPhones desligados e resetados — Foto: Reprodução/Apple Insider

iOS 15 traz rastreamento para iPhones desligados e resetados — Foto: Reprodução/Apple Insider

A localização é feita pelo aplicativo Find My (Buscar em português), que a transmissão Bluetooth de outros dispositivos iOS próximos para enviar o lugar exato do iPhone perdido ou roubado. O funcionamento se assemelha ao do recém-lançado rastreador AirTag, que usa Bluetooth, UWB e até NFC para encontrar o local do objeto monitorado.

Com as novas configurações, é possível encontrar os aparelhos mesmo depois de eles ficarem descarregados, por exemplo. Já em caso de roubos, quando é comum que o celular seja não só propositalmente desligado, mas também redefinido, a recuperação ainda é permitida com os recursos atuais que são habilitados pelo Find My.

A Apple aderiu à caixa de diálogo como forma de avisar os usuários em um primeiro contato com o iOS 15 a respeito do novo funcionamento com baixa energia. Apesar de representar mais efetividade em termos de rastreamento, é possível desativar essa função específica do Find My nos ajustes.

Tem como rastrear o iPhone depois de desligado?

Se estiver usando o site iCloud.com/find, você não conseguirá ver a localização do dispositivo se ele estiver desligado, a bateria estiver descarregada ou tiverem passado mais de 24 horas desde que a última localização foi enviada para a Apple. Saiba o que você ainda pode fazer para proteger suas informações.

É possível rastrear o celular desligado?

Tem como rastrear o celular desligado? Não. Infelizmente o Encontre Meu Dispositivo precisa do GPS ativado nas configurações de localização para funcionar. Logo, o celular também precisa estar ligado.

Como rastrear iPhone desligado pelo iCloud?

Localize seu dispositivo No Localizar dispositivos no iCloud.com, clique em Todos os dispositivos. Selecione o dispositivo que deseja localizar. O nome do dispositivo aparece no centro da barra de ferramentas do recurso Buscar dispositivos. Se o dispositivo for localizado: ele será mostrado no mapa.