Qual foi o último animal a ser extinto?

  • WhatsApp
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Linkedin
  • Copiar Link
Qual foi o último animal a ser extinto?

O cão-cantor-da-nova-guiné foi considerado extinto por 50 anos (Foto: R.G. Daniel/ Wikimedia Commons/ CreativeCommons)

Muitas espécies únicas no mundo tiveram um destino trágico e desapareceram completamente ao longo dos tempos, incluindo os dinossauros (no final do período Cretáceo), o dodô (no século 17), o tigre da Tasmânia (em 1936) e o rinoceronte negro da África Ocidental (em 2011).

Os casos relativamente recentes de extinção acontecem, quase que exclusivamente, devido à atividade humana. As causas são variadas e incluem poluição, desmatamento, doenças, caça e outros fatores.

Apesar do triste fato de que muitas espécies se foram para sempre, nem tudo está perdido. Organizações sem fins lucrativos estão trabalhando para redescobrir animais, plantas e fungos perdidos – que possam estar escondidos em pequenas quantidades – para tentar reproduzi-los e reabilitar as espécies.

1. Abelha gigante Wallace

Qual foi o último animal a ser extinto?

Abelha gigante Wallace - Megachile Pluto (Foto: Stevenn/ Wikimedia Commons/ CreativeCommons)

Em 2019, a abelha gigante de Wallace, também conhecida como a maior espécie de abelha do mundo, foi vista pela primeira vez depois de quase 40 anos. A descoberta foi feita por cientistas americanos e australianos que procuravam o inseto no arquipélago das Molucas do Norte, no nordeste da Indonésia.

As abelhas gigantes Wallace fêmeas podem crescer até 4,5 cm de comprimento e ter uma envergadura de até 6 cm, enquanto os machos são muito menores. O animal foi documentado cientificamente pela primeira vez em 1858 na ilha de Bacan pelo naturalista britânico Alfred Russel Wallace.

2. Salamandra Jackson

Qual foi o último animal a ser extinto?

Salamandra Jackson (Foto: Divulgação/ GWC9/ Wikimedia Commons/ CreativeCommons)

A salamandra Jackson foi redescoberta em 2017 após 42 anos desaparecida. Um guarda da reserva Yal Unin Yul Witz, na Guatemala, avistou a salamandra durante o horário de almoço. O parque também abriga a salamandra finca chiblac e a salamandra de membros longos, ambas redescobertas em 2014.

3. Cervo-rato do Vietnã

Qual foi o último animal a ser extinto?

Cervo-rato do Vietnã (Foto: Global Wildlife Conservation/ Wikimedia Commons/ CreativeCommons)

Aproximadamente do tamanho de um coelho, o animal foi redescoberto em 2019, após 28 anos perdido nas montanhas do leste da Indochina, que atravessa o Laos, o Vietnã e uma pequena parte do Cambodja.

4. Galegeeska revoilii

Qual foi o último animal a ser extinto?

Galegeeska revoilii - Elephantulus Revoilii (Foto: Steven Heritage/ Wikimedia Commons/ CreativeCommons)

Este pequeno mamífero foi redescoberto no Djibuti em 2020, após 51 anos perdido. A espécie foi documentada pela última vez em 1968, na Somália.

Uma equipe de cientistas montou 1.259 armadilhas em 12 locais para tentar observar o indescritível mamífero. A operação foi o sucesso e conseguiram capturar as primeiras imagens e vídeos do animal vivo. Apesar das semelhanças entre esses animais e os musaranhos, eles estão mais próximos dos elefantes.

5. Tartaruga-gigante-de-Fernandina

Qual foi o último animal a ser extinto?

Chelonoidis Phantasticus (Foto: Parque Nacional de Galápagos/ Divulgação)

Esta história já contamos aqui em Vida de Bicho. Uma correspondência genética foi encontrada entre uma espécie de tartaruga descoberta em 1906, avistada apenas uma vez, e uma tartaruga encontrada em 2019. Foram 113 anos sem nenhuma evidência da existência do animal. Cientistas agora buscam um macho para tentar reproduzir a espécie.

6. Caranguejo de Serra Leoa

Este pequeno e colorido caranguejo não era avistado desde 1955. No início de 2021, uma busca extensa realizada por especialistas conseguiu encontrar seis exemplares do animal, também conhecido como Afrithelphusa Leonensis. Durante a expedição, os cientistas acharam também o caranguejo-de-Afzelius, que não tinha registo de avistamento há 225 anos, e duas novas espécies de crustáceo de água doce.

7. Camaleão de voeltzkow

Qual foi o último animal a ser extinto?

Camaleão de voeltzkow - Furcifer Voeltzkowi (Foto: Kathrin Glaw/ Dr. Frank Glaw/ Dr. David Prötzel/ Wikimedia Commons/ CreativeCommons)

O camaleão de voeltzkow foi redescoberto em 2018, quando Frank Glaw, chefe do Departamento de Vertebrados do Zoologische Staatssammlung München, liderou uma expedição em Madagascar. A busca conseguiu identificar três machos e 15 fêmeas, que apresentavam padrões particulares de roxo, laranja, vermelho, verde, preto e branco.

Madagascar é o lar de quase metade das espécies de camaleões do mundo, das quais 96 não são encontradas em nenhum outro lugar do mundo.

8. Cão-cantor-da-nova-guiné

Qual foi o último animal a ser extinto?

Cão-cantor-da-nova-guiné - Canis lupus hallstromi (Foto: Tomcue2/ Wikimedia Commons/ CreativeCommons)

O animal foi considerado extinto por mais de 50 anos. Contudo, cientistas encontraram, em 2017, pelo menos 15 indivíduos da espécie vivendo nas Montanhas Sudirman, na Indonésia. A espécie rara é considerada um dos caninos mais primitivos que existem.

9. Celacanto

Qual foi o último animal a ser extinto?

Celacanto (Foto: Lokal_Profil/ Wikimedia Commons/ CreativeCommons)

A comunidade científica considerava que este peixe, que estima-se ser mais velho que os dinossauros, havia sido extinto há 65 milhões de anos. Contudo, ele foi encontrado novamente em 1938. Infelizmente, a espécie está ameaçada de extinção devido à exploração de petróleo.

Qual foi o último animal que foi extinto?

Tartaruga gigante de Galápagos (Chelonoidis niger) O último exemplar da tartaruga gigante de Galápagos morreu no ano de 2012, onde vivia em cativeiro. Na natureza, a espécie já era considerada extinta há mais de 150 anos.

Qual animal foi extinto em 2021?

22 espécies foram declaradas em extinção em 2021, incluindo o pica-pau. O pica-pau-bico-de-marfim (Campephilus principalis), espécie que inspirou Walter Lintz e Ben Hardaway a criarem o famoso Pica-Pau, está em extinção da fauna mundial.

Quais os últimos animais extintos?

10 animais que foram extintos entre 2000 e 2020.
Leopardo Nebuloso de Formosa (2013) Crédito: Trisha Shears. ... .
Mergulhão-de-alaotra (2010) Crédito: Totodu74. ... .
Íbex-dos-pirenéus (2000) ... .
Poʻouli (2004) ... .
Rinoceronte-negro-ocidental (2006) ... .
Foca-monge-do-Caribe (2008) ... .
Tartaruga-das-galápagos-de-pinta (2012) ... .
Caloenas maculata (2008).

Qual foi o maior animal extinto?

Megalodon é uma espécie extinta de tubarão gigante que viveu entre 28 a 1,5 milhão de anos atrás. Seu nome significa “dente grande”, e já podemos imaginar o porquê. Graças ao seu incrível comprimento de até 18 metros, ele é considerado um dos maiores e mais poderosos predadores que já viveram na Terra.