Qual o elemento radioativo utilizado por Rutherford na elaboração do seu modelo atômico?

356 palavras 2 páginas

O cientista Ernest Rutherford, nascido na Nova Zelândia,( Prémio Nobel da Química de 1908 Neozelandês),propôs um modelo atômico baseando-se em experimentos com radioatividade. Através de seus estudos concluiu que elementos são radioativos e emitem radiação de alta energia em forma de partículas alfa, partículas beta e raios gama. Para comprovar essa Teoria ele realizou um experimento bem curioso, veja:
Um fluxo de partículas alfa (α) é emitido pelo elemento radioativo Polônio (Po) (fonte de partículas alfa) em lâminas de ouro. Ele observou que as partículas alfa atravessavam a lâmina em linha reta, mas algumas se desviavam e se espalhavam.
Mas porque somente algumas partículas se desviavam enquanto as outras atravessavam a lâmina em linha reta?
Somente em 1911, Rutherford esclareceu esse fato. Ele decifrou o que os resultados experimentais realmente significavam:
1. Na eletrosfera dos átomos de ouro existem espaços e algumas partículas atravessavam a lâmina passando por tais espaços.
2. As partículas alfa se desviavam porque colidiam com o núcleo dos átomos de ouro.
3. O núcleo é positivo, por isso repele as partículas alfa de carga positiva.
4. O núcleo é pequeno em relação ao átomo.

Através dessas observações, Rutherford criou seu próprio modelo atômico que acabou substituindo o modelo de Thompson.
Conceito do modelo atômico de Rutherford:

Um átomo é composto por um pequeno núcleo carregado positivamente e rodeado por uma grande eletrosfera, que é uma região envolta do núcleo que contém elétrons. No núcleo está concentrada a carga positiva e a maior parte da massa do átomo.
O átomo proposto por Rutherford é o que mais se aproxima do modelo atômico utilizado atualmente.

Rutherford estava sendo levado pelos seus dados a propor o modelo nuclear da átomo, que podemos resumir na afirmação: a carga positiva +Ze está concentrada numa região de tamanho muito menor que o tamanho do átomo, o núcleo do átomo. O núcleo


Relacionados

  • Modelo atômico de rutherford

    567 palavras | 3 páginas

    Modelo atômico de Rutherford No final do século XIX, o físico neozolandês Ernest Rutherford foi convencido por J.J. Thomson a trabalhar com o fenômeno então recentemente descoberto: a radioatividade.. seu trabalho permitiu a elaboração de um modelo atômico que possibilitou o entendimento da radiação emitida pelos átomos de urânio, rádio e polônio.Aos 26 anos de idade, Rutherford fez sua maior descoberta. Estudando a emissão de radiação do urânio e do tória, observou que existem dois tipos distintos….

  • Modelo Atômico de Rutherford

    697 palavras | 3 páginas

    Pesquisa de Química Sobre… O Modelo Atômico de Rutherford. Modelo atômico de Rutherford O modelo atômico de Rutherford (também conhecido como modelo planetário do átomo), é um modelo atômico concebido pelo cientista Ernest Rutherford. Para montar sua teoria, Rutherford analisou resultados de seu experimento que ficou conhecido como "experiência de Rutherford". Nesta experiência, utilizando uma fonte radioativa para emitir particulas alfas, um contador geiger, e uma fina folha….

  • O modelo atômico de rutherford

    672 palavras | 3 páginas

    Goiás, 13 de Março de 2013. O Modelo Atômico De Rutherford O Modelo Atômico De Rutherford O modelo atômico (português brasileiro) ou modelo atómico (português europeu) de Rutherford (também conhecido como modelo planetário do átomo) é um modelo atômico concebido pelo cientista Ernest Rutherford. Para montar sua teoria, Rutherford analisou resultados de seu experimento que ficou conhecido como "experiência de Rutherford". Nesta experiência, utilizando….

  • Modelo Atomico De Rutherford

    405 palavras | 2 páginas

    Modelo Atómico De Rutherford Modelo Planetário do Átomo A Sua Experiência O cientista Ernest Rutherford para montar sua teoria, analisou resultados de seu experimento que ficou conhecido como "experiência de Rutherford". Nesta experiência, utilizando uma fonte radioativa para emitir partículas alfas, um contador géiser, e uma fina folha de ouro(fina ao ponto de existir rumores de que provavelmente a folha continha apenas 10 mil átomos, ou seja, basicamente uma camada de átomos), ele mediu o numero….

  • modelo atômico de Rutherford

    1229 palavras | 5 páginas

    Modelo atômico de Rutherford O modelo atômico ou modelo atómico de Rutherford (também conhecido como modelo planetário do átomo) é um modelo atômico concebido pelo cientista Ernest Rutherford. Para montar sua teoria, Rutherford analisou resultados de seu experimento que ficou conhecido como "experiência de Rutherford". Nesta experiência, utilizando uma fonte radioativa para emitir partículas alfas, um contador geiger, e uma fina folha de ouro (fina ao ponto de existir rumores de que provavelmente….

  • Modelo atômico de rutherford

    595 palavras | 3 páginas

    Modelo atômico de Rutherford Modelo de um átomo de Rutherford. O modelo atômico de Rutherford, também conhecido como modelo planetário do átomo, é uma teoria sobre a estrutura do átomo proposta pelo físico neozelandêsErnest Rutherford, e está intimamente relacionado à experiência de Rutherford. Segundo esta teoria, o átomo teria um núcleo positivo, que seria muito pequeno em relação ao todo mas teria grande massa e, ao redor deste, os elétrons, que descreveriam órbitas helicoidais em altas….

  • O modelo atômico de rutherford

    543 palavras | 3 páginas

    Modelo Atômico de Rutherford Em 1911, Ernest Rutherford, estudando a trajetória de partículas  (partículas positivas) emitidas pelo elemento radioativo polônio, bombardeou uma fina lâmina de ouro. Ele observou que: - a maioria das partículas  atravessavam a lâmina de ouro sem sofrer desvio em sua trajetória (logo, há uma grande região de vazio, que passou a se chamar eletrosfera); - algumas partículas sofriam desvio em sua trajetória: haveria uma repulsão das cargas positivas (partículas)….

  • Modelo atômico de rutherford

    383 palavras | 2 páginas

    Modelo atômico de Rutherford Já no século V a.C.; os filósofos gregos Demócrito e Leucipo acreditavam que a matéria era constituída de pequenas partículas indivisíveis, os átomos. Em 1808 Dalton, em sua teoria atômica, retomou essa idéia, sugerindo que o átomo era indivisível, maciço, e teriam formas esféricas. A partir do século passado, vários cientistas realizaram diversos experimentos que demonstraram que o átomo é por partículas ainda menores, subatômicas. Para verificar se os átomos….

  • Modelo Atômico de Rutherford

    1932 palavras | 8 páginas

    http://www.iq.ufrgs.br/ead/fisicoquimica/modelosatomicos/modelo_rutherford.html Modelo Atômico de Rutherford Thomson propôs seu modelo da estrutura de um átomo, segundo o qual os elétrons, carregados negativamente, estavam localizados no interior de uma distribuição uniforme de cargas positivas. Num átomo que estivesse no estado de energia mais baixa possível, os elétrons estariam fixos em suas posições de equilíbrio. Em átomos excitados, eles vibrariam em torno de suas posições de….

  • Modelo atômico de Rutherford

    281 palavras | 2 páginas

    Modelo Atômico de Rutherford O cientista Ernest Rutherford bombardeou uma finíssima lamina de ouro (de aproximadamente 0,0001cm) com pequenas partículas de carga positivas, denominada partículas alfa, emitidas pelo material radioativo Polônio para verificar se o átomo era maciço. Ele pode observar que as partículas alfa atravessavam a lâmina em linha reta, mas algumas se desviavam e se espalhavam. Como essas observações ele pode concluir que: Na eletrosfera dos átomos de ouro existem espaços….

Outros Trabalhos Populares

Qual elemento radioativo Rutherford usou?

Rutherford lançou um fluxo de partículas alfa emitidas pelo elemento radioativo Polônio (Po) em finas lâminas de ouro, e observou que as partículas alfa atravessavam a lâmina em linha reta, mas algumas se desviavam e se espalhavam.

Qual foi o experimento usado por Rutherford que serviu como base para seu modelo atômico?

Para provar que os átomos não são maciços, como previa a Teoria de Dalton, Ernest Rutherford elaborou uma experiência, em 1911, onde ele bombardeou com partículas alfa (provenientes de uma amostra do elemento polônio, que é radioativo) uma fina placa de ouro.

Como e representado o modelo de átomo de Rutherford?

O modelo atômico de Rutherford apresenta como principais características um núcleo positivo e uma eletrosfera negativa, todas evidenciadas por um experimento que utilizou radiação e ouro. No ano de 1911, o cientista neozelandês Ernest Rutherford apresentou à comunidade científica o seu modelo atômico.

Como Rutherford descobriu a radioatividade?

Ele realizou um experimento em que um feixe de partículas alfa (α) foi submetido a um campo elétrico. Rutherford observou ao final do experimento que esta radiação seria formada por partículas positivas, uma vez que era atraída pelo polo negativo.