Qual o impacto dos avanços técnicos e científicos em nossas vidas?

A tecnologia é uma ferramenta intrinsecamente ligada à nossa sociedade. Enquanto sua evolução representa um marco profundo em toda a História, a forma como a utilizamos gera sempre benefícios e desafios.

E em um momento de desenvolvimento tecnológico acelerado, é fundamental refletir sobre quais são os impactos que isso causa em nossas vidas.

Seu avanço, como a internet das coisas, tornará nossas vidas mais agradáveis. São inúmeras as tecnologias tomando forma e em breve iremos realizar uma grande transformação em todos os setores. 

A seguir, você verá informações importantes sobre como a tecnologia vem influenciando em nossa vida.

Qual o significado da palavra tecnologia?

Qual o impacto dos avanços técnicos e científicos em nossas vidas?

A tecnologia é definida como um processo abrangente baseado na aplicação da ciência e do conhecimento em muitas áreas da vida de uma maneira ordenada e cuidadosa, a fim de alcançar propósitos importantes e valiosos para indivíduos e comunidades.

Ao ouvirmos o termo tecnologia, muitas vezes pensamos em inovações no campo das comunicações. Ou até mesmo temos a visão de um futuro tecnológico que nos remete a filmes de ficção científica.  No que diz respeito ao dia a dia, pensamos automaticamente em itens que são movidos a eletricidade e que, via de regra, tendem a ser complexos. Resumindo, estamos sempre usando tecnologia quando usamos o conhecimento científico para atingir um propósito específico, seja na indústria ou em nosso dia a dia. 

Da descoberta da roda aos computadores e dos mp3 players às tecnologias mais recentes, como os carros autônomos, inúmeras inovações tecnológicas moldaram a vida diária e continuarão a influenciá-la no futuro.

Os impactos da tecnologia no nosso cotidiano

Qual o impacto dos avanços técnicos e científicos em nossas vidas?

Aprendizado: O aprendizado tornou-se mais interativo e colaborativo, ajudando as pessoas a se envolverem melhor com o material que estão aprendendo e com o qual têm problemas. Com a criação da internet, os alunos e professores obtém melhor acesso aos recursos, além de acesso a quase tudo online. As pessoas podem acessar o aprendizado por meio do YouTube e da mídia social, por exemplo. Isso, para alguns alunos, se tornou uma grande vantagem, e aprenderam uma metodologia diferente do que a de sentar para assistir a palestras e ler livros didáticos.

Comunicação: Compartilhar informações nunca foi tão simples. Muitos aplicativos tecnológicos e plataformas de mídia social têm fornecido uma excelente maneira de se conectar com o mundo inteiro. Podemos nos conectar com nossas famílias ou amigos mesmo quando estamos a quilômetros de distância.  A comunicação é vital em todas as esferas e a tecnologia oferece as melhores plataformas. 

Tecnologia Moderna e World Wide Web: A World Wide Web, o famoso www, é definida como todo o conteúdo da Internet, como páginas da web, vídeos e imagens, que são exibidos em HTML e podem ser acessados ​​por meio do navegador do usuário. 

O acesso a esta rede através de um protocolo de comunicação conhecido como HTTP,  foi inventado por Tim Berners-Lee em 1991. Após a invenção da Web , e quando se tornou acessível a todas as pessoas, suas páginas foram preenchidas com milhões de sites que atendem as pessoas em suas vidas, fornecendo informações e conhecimento e permitindo que as pessoas se comuniquem por meio de programas que permitem ver quem está chamando, imagens estáticas e em movimento.

Privacidade: Embora o acesso a tudo online nos dê um nível incomparável de conveniência, também nos torna vulneráveis. Cada movimento que fazemos online é registrado e deixamos pegadas digitais onde quer que visitemos. Hackers e golpistas sabem disso e trabalham duro para explorá-lo para obter ganhos financeiros.

  • Leia Mais: O que é e por que devemos nos preocupar com Ransomware?

Uma peça de tecnologia que ajudará a manter seus dados seguros é o gerenciador de senhas . Um gerenciador de senhas irá proteger suas senhas existentes, sugerir novas e seguras e, em alguns casos, até monitorar a web para garantir que seus dados não sejam comprometidos.

Como a tecnologia influencia nos negócios hoje em dia?

Qual o impacto dos avanços técnicos e científicos em nossas vidas?

Os negócios são uma das áreas mais beneficiadas pelo uso da tecnologia. O gerente toma suas decisões em pouco tempo e pode solucionar problemas facilmente, com o auxílio da tecnologia.

As vantagens mais importantes da tecnologia nesta área podem incluir:

Fácil acesso aos relatórios: Muitas empresas possuem filiais local ou globalmente. A tecnologia permite que eles se comuniquem entre suas várias filiais para obter relatórios sobre o andamento do trabalho, e oferece uma oportunidade de se conectar a mercados concorrentes e fornecer relatórios que estão disponíveis. Portanto, pode-se confiar na tecnologia para realizar essas tarefas, em vez de enviar delegados e revisores para obter informações. 

Aumento da produtividade dos funcionários: A tecnologia tem contribuído para um aumento significativo na produtividade dos trabalhadores, tanto no nível de trabalho administrativo como de manufatura, já que a maioria das indústrias agora está usando máquinas em vez do elemento humano; Isso significa economizar tempo e esforço. 

Suporte e Atendimento Remoto: Para os técnicos de T.I, a tecnologia também proporcionou algumas vantagens. As ferramentas de suporte remoto são amplamente utilizadas por equipes de suporte ao cliente e em Help Desks de TI para acessarem à máquina de um usuário final ou dispositivo móvel. Elas permitem que os técnicos tenham a capacidade de resolver problemas remotamente, o mais rápido possível, sem a necessidade de deslocamento do agente de suporte ou do usuário final.

  • Leia mais: O que faz o Rescue ser a melhor ferramenta para atendimento de suporte?

Conclusão

A importância da tecnologia é a chave da renovação contínua em nosso modo de viver. Por meio dela alcançamos patamares nunca antes imaginados e progredimos de maneira espantosa marcando a nossa história.

Sem os avanços tecnológicos, nosso modo de vida não seria tão complexo. As influências tecnológicas moldam a maneira como os humanos agem hoje.

Devido à pandemia do COVID-19, o trabalho remoto se tornou uma necessidade nos anos de 2020 e 2021. Todavia, essa tendência não é passageira. Trabalhar de qualquer lugar se tornará o novo normal, e ter uma tecnologia que permite acesso e suporte remoto será fundamental.

O Rescue é dimensionável e oferece um suporte remoto flexível e de confiança, independentemente do porte ou da velocidade de crescimento da sua empresa. Ele vai além do atendimento de problemas técnicos. O grande objetivo do Rescue é poupar tempo e dinheiro, aumentando a eficiência de toda a empresa, exatamente como esses nossos clientes. 

Quais os impactos do avanço tecnológico na sua vida?

Afinal, a tecnologia mudou o nosso comportamento e nossas expectativas em relação às ferramentas que estão a nosso dispor. Entre os exemplos de áreas mais impactadas, estão o trabalho, a educação, a comunicação, relações sociais e processos produtivos.

Quais são os impactos da ciência é da tecnologia na vida humana?

A ciência e a tecnologia são os fatores chave para explicar a redução da mortalidade por várias doenças, como as doenças infecciosas, por exemplo, e o consequente aumento da longevidade dos seres humanos[1].

Qual o impacto da tecnologia na sociedade?

As novas tecnologias geram mudanças cerebrais nos indivíduos. Há indivíduos, por exemplo, que tem extrema dificuldade de controle no uso das redes sociais digitais, jogos eletrônicos ou até mesmo não conseguem ficar distante dos smartphones (nomofobia).

Quais as consequências dos avanços científicos é tecnológicos para a sociedade atual?

Do ponto de vista do acesso à informação, a sociedade como um todo tem se beneficiado também da transparência nos processos de administração pública. Está cada vez mais fácil acessar dados, acompanhar processos administrativos e as tramitações de projetos de lei.