Qual o melhor tipo de painel solar?

Em Portugal, a energia solar é uma das alternativas mais viáveis às energias fósseis, uma vez que somos um dos países da Europa com maior exposição solar. Por isso, aproveitar esta energia limpa para transformar em energia elétrica, é sempre uma boa alternativa para reduzir a conta de eletricidade e poupar a longo prazo, e ainda diminuir o seu impacto negativo no planeta.  

Contudo, no momento em que avançar para a compra de um painel solar fotovoltaico vai deparar-se com vários tipos e vários modelos, a diferentes preços.  

Os painéis solares mais eficientes tendem a custar mais do que os menos eficientes. Ainda assim, antes de avançar para a sua aquisição, deverá analisar se a diferença de preço justifica o que vai poupar, ainda que o retorno deste investimento implique alguns anos de espera. 

Leia ainda: Quanto custa um painel solar?

Painel monocristalino 

Composto por um único cristal de silício ultrapuro, com lâminas em formas individuais arredondadas, tratadas e transformadas em células fotovoltaicas, o painel monocristalino é o painel mais antigo.  

Quero instalar um painel solar. Preciso que o condomínio aprove?

Dada a pureza do silício, e as complexas técnicas de produção, este painel torna-se, por norma, mais caro do que as restantes opções que vamos analisar, mas também mais eficaz. Este é também o painel que ocupa menos espaço, não comprometendo a quantidade de energia que gera face a outros painéis fotovoltaicos. Funciona melhor em dias com radiação solar e são considerados os melhores do mercado e a sua vida útil estende-se por mais de 30 anos. 

Uma das suas desvantagens, para além do preço, é que no processo de produção, mais propriamente no corte dos lingotes cilíndricos, uma parte das células é desperdiçada, tendo que ser feita posteriormente a sua reciclagem. 

Painel policristalino 

Este é também um painel obtido a partir do silício, mas neste caso as suas células são formadas por diversos cristais que são fundidos em blocos. Os seus fragmentos podem ser as células recicladas e aproveitadas da produção solar monocristalina. 

O painel policristalino, como tem a pureza do silício nas células menor e a área de colocação tende a ser maior, utilizando assim mais placas solares, pode tornar-se menos eficiente quando comparado com o monocristalino. No entanto, esta menor eficiência referida não é linear. 

A diferença de tecnologias (policristalina e monocristalina) tem um grande impacto quando existe limitações de espaço. Ou seja, pode até encontrar painéis fotovoltaicos de tecnologia policristalina que produzem mais energia que um painel monocristalino. Depende do aproveitamento total da área do módulo com as células. 

Este painel solar fotovoltaico tem ainda o mesmo desempenho e tempo útil de vida que o anterior. Contudo, o seu custo de produção é mais barato e a quantidade de silício residual utilizado no processo de fabricação é menor do que os outros sistemas fotovoltaicos. 

Painel de filme fino 

Este é um outro tipo de painel existente na categoria de painéis solares. Neste caso, o material é colocado diretamente sobre a superfície desejada. Os painéis solares de filme fino possuem uma ou mais camadas de material fotovoltaico e podem ser feitos a partir de diversos materiais (solícito amorfo, cobre-índio, telureto de cádmio, gálio seleneto...).  

Saiba como ter ajuda do Estado para tornar a sua casa mais sustentável

Como estes são painéis muito maiores do que os de silício cristalino, vai precisar igualmente de muitos mais painéis (e espaço) para gerar a mesma quantidade de energia que os restantes, revelando-se muito menos eficiente que um painel monocristalino ou policristalino. 

Como a sua fabricação é feita a larga escala e o seu desemprenho é menor face aos painéis de silício cristalino, esta torna-se uma opção mais barata. E uma vez que as placas são flexíveis, estas facilitam a sua aplicação e tornam-se mais bonitas e menos impactadas pelas baixas temperaturas. Este tipo de painel revela ainda ter um bom desempenho em condições de pouca luz solar.  

Relativamente ao seu tempo de vida útil, uma vez que a sua degradação é superior a outras placas, este tipo de painel tende a não ultrapassar os 15 anos.  

Painel solar híbrido 

Os painéis solares híbridos, a mais nova tecnologia no mercado dos painéis solares, junta duas tecnologias num só painel: aquecimento da água e produção de energia. Logo, estes são dispositivos que funcionam como painel solar fotovoltaico e painel solar térmico ao mesmo tempo.   

Este é um painel que tem grande eficiência em altas temperaturas, produzindo mais energia que outras soluções no setor dos painéis solares. Para além disso, é um produto resistente e de longa duração.  

A nível de preços, uma vez que estes tipos de painéis ainda não são tão comercializados como os restantes, acaba por levar a que o seu custo seja mais elevado.  

Em suma, não existe um sistema melhor do que o outro... há apenas aquele que pode ir mais ao encontro das suas necessidades e da sua carteira. Por isso, antes de avançar para a compra, pesquise, compare e faça contas.

Leia ainda:

  • Quer produzir energia solar em casa? Conheça as regras  
  • Saiba como poupar na sua fatura energética com as energias renováveis
  • Compensa investir num Painel Solar?

Partilhe este artigo

Etiquetas
  • #energia solar,
  • #energias renováveis,
  • #painéis solares fotovoltaicos,
  • #poupar na eletricidade

Qual é o painel solar mais eficiente?

Podemos concluir que o painel solar mais eficiente no mercado apresenta uma eficiência de 22.8%, quando a maioria dos painéis tem entre 15% e 17%. Os painéis solares da SunPower são conhecidos por serem os que têm maior eficiência no mercado.

Qual o melhor tipo de placa solar?

Quais são as placas solares mais eficientes do mercado? Entre os modelos de placas solares mais eficientes do mercado atual estão as produzidas pelas seguintes empresas: SunPower (22,2% de eficiência), Panasonic (21,6%), LG (21.1%), Hanwha Q Cells (19,5%) e Solaria (19,4%).

Qual a diferença entre monocristalino e policristalino?

E a principal diferença está na confecção das células, no painel monocristalino, como o nome já diz, possui apenas um único cristal de silício, já nos policristalinos, possuem múltiplos cristais de silício na sua composição.

Quais as placas solares mais usadas?

As placas solares utilizam, na sua maioria, células fotovoltaicas de silício. Os dois tipos mais comuns são a placa solar com células monocristalina e a placa com células policristalinas.