Qual o nome do meio de cultura mais utilizado para pesquisa de fungo?

Meios de cultura são preparações químicas que estimulam o cultivo de microrganismos a serem analisados em um determinado procedimento, permitindo que sejam estudados. Para isso, é indispensável que os meios de cultura possuam nutrientes básicos que alimentes os fungos e bactérias a serem analisados.

Qual o nome do meio de cultura mais utilizado para pesquisa de fungo?

© Depositphotos.com / angellodeco Os meios de cultura são preparações químicas que estimulam o cultivo de microrganismos a serem analisados em um determinado procedimento, permitindo que sejam estudados.

Um meio de cultura pode ser sintético, com componentes definidos quimicamente, ou complexo, quando são adicionadas substâncias provenientes da natureza (extrato de carne, peptona, sangue, entre outras). Quanto ao estado físico, pode ser líquido (caldo) ou sólido (caldo com 1,5% a 2% de ágar).

O preparo de um meio de cultura para bactérias requer os seguintes materiais:

  • Ágar
  • Copos descartáveis
  • Frascos de meio de cultura
  • Água destilada
  • Balança
  • Placas de Petri

Caso utilize meios preparados comerciais, pese-os separadamente, usando papel manteiga ou papel alumínio. Após a pesagem do pó, acrescente a água destilada aos poucos, tendo a precaução de homogeneizar cada componente adicionado.

O Brain Heart Infusion (BHI) Ágar é indicado para o cultivo de qualquer micro-organismo em ágar (caldo sólido). Para isso, os materiais necessários são:

  • Brain Heart agar (52 g)
  • Água destilada (1000 ml)

Dissolva o BHI na água destilada e agite bem. Em seguida, ferva em microondas ou placa aquecida, agitando sempre para dissolver a água. Autoclave em garrafas a meia rosca por 15 minutos a 121º C. Ainda quente, distribua em placas, para evitar que solidifique.

O Brain Heart Infusion (BHI) caldo é indicado para o cultivo de qualquer micro-organismo que requeira um meio líquido. Os materiais necessários são os seguintes:

  • Brain Heart broth (37 g)
  • Água destilada (1000 ml)

Dissolva o BHI na água destilada e agite bem. Autoclave em garrafas a meia rosca por 15 minutos a 121º C. Distribua o BHI caldo estéril nos tubos.

Atécnica de semeadura varia de acordo com o meio de cultura (caldo ou sólido), mas as seguintes regras devem ser respeitadas em ambos os casos:

  • Esterilize por flambagem a agulha e a alça de níquel-cromo antes e após qualquer cultivo. Esfrie-as cuidadosamente antes da coleta.
  • Sempre abra os recipientes próximos à chama do bico de Bunsen.
  • Evite que as tampas dos tubos e placas fiquem sob a bancada durante o cultivo.
  • Não perfure ou rasgue o ágar, pois acarreta o acúmulo de bactérias e altera as condições de crescimento bacteriano.

Para a semeadura em meio sólido: divida a Placa de Petri em três partes, utilizando um pincel marcador para fazer linhas na parte inferior da placa. Depois, mergulhe a alça de platina esterilizada na cultura bacteriana que for usar. Em seguida, faça estrias em cada divisão, respeitando as linhas e utilizando toda a superfície da placa, da melhor maneira possível.

Para a semeadura em meio líquido: Destampe o tubo e retire uma porção de amostra com a alça, fechando-o em seguida. Retire a tampa do tubo que será inoculado e introduza a alça até aproximadamente ¼ de profundidade do meio. Feche o tubo.

O que é Meio de Cultura? Qual é sua função?

Os meios de cultura são preparações química feitas em laboratórios que fornecem nutrientes para o crescimento e desenvolvimento de microrganismos fora do seu habitat natural, como por exemplo os fungos e as bactérias.
Cada tipo de meio de cultura é indicado para uma determinada função e um microrganismo específicos: alguns tem a função de nutrir e estimular o crescimento, outros inibem determinado microrganismo e conseguem indicar seu potencial hidrogeniônico. Existe uma enorme variedade destes meios e eles são usados em análises laboratoriais e estudos científicos em diversas áreas, principalmente em alimentos, água, cosméticos e microbiologia clínica.

Quais são os tipo de Meios de cultura?

Os meios de cultura podem ser classificados por seu estado físico e aplicação.
De acordo com o estado físico, sua classificação baseia-se em:

  • Líquidos ou caldos: crescimento indiscriminado com turvação do meio;
  • Sólidos: crescimento de colônias isoladas, muito utilizado para culturas puras;
  • Semi-sólido: adição de menor quantidade de ágar, mobilidade bacteriana;

Com relação a sua aplicação, os meios podem ser divididos em:

  • Meio de Enriquecimento: são preparações geralmente líquidas, de composição química rica em nutrientes, com a finalidade de permitir que as bactérias contidas em uma amostra clínica aumentem em número. Exemplos: Caldo Brain Heart Infusion e o Caldo Tetrationato;
  • Meio de Transporte: consiste em um meio isento de nutrientes, contendo um agente redutor (Tioglicolato ou cisteína). Geralmente mantém o pH favorável, previne a desidratação de secreções durante o transporte e evita a oxidação e autodestruição enzimática dos patógenos presentes. Exemplos: Meio de Stuart, Meio de Cary-Blair e Caldo Tioglicolato;
  • Meio Seletivo: a finalidade deste tipo de meio é selecionar as espécies que se deseja isolar e impedir o desenvolvimento de outros germes. Exemplos: Agar Manitol Salgado e Agar SS;
  • Meio Diferencial: possibilita a distinção entre vários gêneros e espécies de microrganismos, por possuir substâncias que permitem uma diferenciação presuntiva, evidenciada na mudança de coloração ou na morfologia das colônias. Exemplos: Agar Eosin Methilene Blue (EMB), Agar McConkey e Agar Hektoen;
  • Meio Indicador: é utilizado no estudo das propriedades bioquímicas das bactérias, auxiliando, assim, sua identificação. O mais simples é aquele usado no estudo das reações de fermentação. Exemplos: Agar Triple Sugar Iron (TSI) e Agar Citrato de Simmons.

A escolha dos meios de cultura, para o processamento inicial das amostras é muito importante. Geralmente, utiliza-se mais de um tipo de meio, com o objetivo de fornecer condições de crescimento a todos os patógenos possíveis.

Sinergia Científica dispõe uma grande variedade de meios de cultura, a pronta entrega.
Confira aqui alguns dos meios de cultura que trabalhamos.

Nossa equipe de especialistas está à disposição para ajudá-lo, caso tenha alguma dúvida na seleção do meio mais indicado para sua análise!

➡️ Fontes: https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/biologia/meios-de-cultura-de-microrganismos/57896 ¹

http://professor.pucgoias.edu.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/5583/material/Meios%20de%20Cultura%20aula%20pr%C3%A1tica.pdf ²

http://e-escola.tecnico.ulisboa.pt/topico.asp?hid=312 ³

Seja bem vindo a Sinergia Científica.
Utilizamos seus dados para proporcionar uma melhor experiência. Ao navegar pelo site, você autoriza a Sinergia utilizar as informações para estes fins. Leia nossa Política de Privacidade.

Como se chama o principal meio de cultura utilizado para cultura de fungos?

Ágar sangue: características e função Por conta da sua alta concentração de carboidratos e composição química rica em nutrientes, o ágar sangue é um tipo de meio de cultura excelente para o desenvolvimento de diversos tipos de fungos, filamentosos e colônias leveduriformes.

Quais os meios de cultura para o cultivo de fungos?

Meios de cultura convencionais.
Gelose Dermátofitos..
Gelose RPMI..
Gelose Sabouraud 2..
Gelose Sabouraud Cloranfenicol Actidiona..
Gelose Sabouraud Dextose..
Gelose Sabouraud Cloranfenicol 2..
Sabouraud Gentamicina Cloranfenicol 2..
Meio líquido Sabouraud..

Como se chama o cultivo de fungos?

Apesar de existirem algumas técnicas para identificar fungos utilizando a morfologia, a técnica de microcultivo (ou cultivo em lâmina) é empregada por alguns taxonomistas de fungos.

Qual o meio de cultura utilizados para fungos e leveduras?

O Agar Batata Dextrose, também conhecido pela sigla BDA, é um meio de cultura utilizado principalmente no mundo da produção dos alimentos, com a finalidade de auxiliar na contagem de fungos e leveduras.