Qual o objetivo das empresas ao investir em treinamento é desenvolvimento para seus colaboradores?

Qual o objetivo das empresas ao investir em treinamento é desenvolvimento para seus colaboradores?

Qual o objetivo das empresas ao investir em treinamento é desenvolvimento para seus colaboradores?

As empresas mais bem sucedidas investem em treinamentos e desenvolvimento com o objetivo de garantir bons retornos e aperfeiçoamento de capacidades e motivações de seus colaboradores, para torná-los membros cada vez mais valiosos da organização. 

Produtividade, excelência no atendimento ao cliente, superação de metas, resiliência, criatividade e muitos outros ingredientes são necessários para que as organizações sobrevivam e se perpetuem. Estes são os grandes desafios das empresas no momento. E para as empresas atingirem estes resultados entra em cena o ativo mais importante – o ser humano.

Independente do porte de uma organização, o principal recurso para fazê-la crescer são as pessoas. Uma equipe qualificada e preparada para o mercado é capaz de agregar valores à empresa de forma que ela possa se desenvolver exponencialmente. As empresas investem em treinamento e desenvolvimento de pessoas pois é considerado um investimento inteligente, onde o retorno é garantido.

Os processos de treinamento e desenvolvimento são duas importantes maneiras de aprimorar as capacidades de um profissional. O treinamento é um processo educacional de curto prazo, que promove a aquisição de habilidades, conceitos ou atitudes, sendo aplicado de forma sistemática e organizado. Trata-se de uma necessidade pontual, que exige uma ação rápida. Já o desenvolvimento é visto como um processo a longo prazo, com foco no desempenho futuro das pessoas.

O treinamento munirá os profissionais de conhecimentos, técnicas e ferramentas e permitirão que eles as apliquem no dia a dia. O desenvolvimento será realizado pelo próprio profissional e terá, consequentemente, suas competências e habilidades desenvolvidas. Além disso, suas expectativas profissionais e pessoais estarão alinhadas com as da organização, trazendo resultados em um curto espaço de tempo.

Motivos para se investir em treinamentos de gestão empresarial

Dentre os principais motivos para se investir em treinamento de pessoal, destacam-se:

1 – Vantagem competitiva

As indústrias estão mudando constantemente e por isso é importante para uma empresa se desenvolver para evitar ser deixada para trás. Também é importante certificar-se de que a sua empresa está a cumprir os regulamentos da indústria, o que pode ser conseguido através de formação contínua, certificando-se de que as competências e os conhecimentos do seu pessoal estão atualizados.

2- Aumento de produtividade

Com a formação regular, uma empresa pode identificar mais facilmente quaisquer brechas no mercado e deficiências de habilidade dentro da força de trabalho existente. Ao identificar essas lacunas precocemente, há tempo para treinar pessoal nas áreas necessárias para que eles possam cumprir o papel de forma eficaz e eficiente.

3 – Aumentar os níveis de satisfação profissional

Através do investimento contínuo do negócio, o pessoal pode ter um sentimento muito maior de satisfação no trabalho, o que pode melhorar a sua motivação para o seu trabalho. Isso reduz a rotatividade de funcionários e aumenta a produtividade, o que melhora diretamente a rentabilidade. Ele também impede os concorrentes de tirar seus melhores funcionários, oferecendo incentivos de treinamento.

4 – Fornecer oportunidades de promoção interna

Empregar novos funcionários envolve altos custos de recrutamento e taxas de contratação. No entanto, com a formação contínua, o seu pessoal existente pode tornar-se mais elegíveis para promoções internas. Ao contrário de novos funcionários, você pode garantir que eles têm um conhecimento completo do seu negócio, o conjunto de habilidades corretas e são pessoas que você conhece e confia.

5 – Atrair novos talentos

A formação contínua é um dos recursos chave para se reter e para atrair os melhores funcionários. Além dos benefícios internos, os treinamentos também influenciam na imagem institucional das organizações. Empresas bem estruturadas, com um ambiente de trabalho agradável e equipes qualificadas são vistas de forma positiva no mercado e ganham vantagem em relação a outras.

Treinamento e Desenvolvimento: custo ou Investimento?

Antes de tudo, é importante lembrar que treinamento é investimento e não custo.

A ausência de programas de aperfeiçoamento pode gerar prejuízos para a corporação, já que o exercício da função apenas por meio das experiências do dia a dia implica na prática de tentativa e erro até o alcance do resultado esperado.

Promover treinamento é benéfico de diversas maneiras: poupa tempo e agiliza ações ao otimizar o trabalho, aumenta a produtividade e melhora significativamente a comunicação entre os setores.

Na verdade, os treinamentos não são diferenciais, mas sim pré-requisitos para o profissional estar inserido no mercado e também são utilizados para que a empresa possa compartilhar seus propósitos, como visão, missão e valores. Não é o treinamento isoladamente que desenvolve a empresa, mas sim o treinamento alinhado com valores, com uma visão de futuro e um planejamento estratégico bem definidos.


Conheça o nosso Curso de Planejamento Estratégico

Autor – João Orlando Vian
Especializado em estratégia e planejamento, com experiência no desenvolvimento e execução de planos estratégicos, melhoria dos processos do negócio e implantação de sistemas de indicadores de desempenho – sempre na busca da geração de valor para a organização e para a sociedade

Qual o objetivo das empresas ao investir em treinamento e desenvolvimento para seus colaboradores?

Os treinamentos permitem que o trabalho seja feito com mais qualidade, melhorando o retorno para a empresa e o feedback positivo para o funcionário. Com isso, há um aumento na motivação dos colaboradores, que obtêm consequências prazerosas na execução do trabalho.

Qual o objetivo do treinamento para os colaboradores?

Os treinamentos visam solucionar desafios de trabalho em equipe, comunicação, normas ou regulações, e assim por diante. Portanto, os líderes das áreas precisam incluir esses objetivos de treinamento em seus cursos e, em seguida, incentivar e aprimorar as competências adquiridas pelos alunos após o término do programa.

Qual a finalidade do treinamento e desenvolvimento em uma empresa?

Realizar o treinamento e desenvolvimento da equipe permite que a organização tenha aumento de produtividade e motivação, além de obter, por parte dos funcionários, soluções e inovações referentes aos problemas do dia a dia.

Por que as empresas buscam treinar e desenvolver seus colaboradores?

Promover o crescimento e o desenvolvimento do potencial de pessoas de forma responsável. Passar informações adiante de forma dinâmica e eficiente. Reduzir custos na busca por objetivos empresariais. O incentivo promove a satisfação e a realização do colaborador, tanto profissional como pessoalmente.