Qual o objeto de trabalho do Serviço Social os meios e instrumentos de trabalho e o produto de trabalho do assistente social?

Qual o objeto de trabalho do Serviço Social os meios e instrumentos de trabalho e o produto de trabalho do assistente social?

Qual o objeto de trabalho do Serviço Social Segundo iamamoto?

IAMAMOTO, (1997, p. 14), define o objeto do Serviço Social nos seguintes termos: “Os assistentes sociais trabalham com a questão social nas suas mais variadas expressões quotidianas, tais como os indivíduos as experimentam no trabalho, na família, na área habitacional, na saúde, na assistência social pública, etc.

Quais são os objetivos do trabalho do assistente social?

3.1 – Objetivos do Serviço Social: ... Atuar em linha preventiva, promocional e curativa, nos fenômenos sociais ligados ao binômio saúde-doença, procurando, através de sua metodologia específica, mobilizar e desenvolver as potencialidades humanas e sociais.

Qual o objeto de trabalho do Serviço Social os meios e instrumentos de trabalho e o produto de trabalho do assistente social?

Objeto - é a questão social propriamente dita. Atualmente o papel do assistente social é político, é de articulador e mobilizador das capacidades dos sujeitos. Meio - são os instrumentos utilizados, sejam humanos, materiais, financeiros, capital intelectual, e outros.

O que diz iamamoto?

Iamamoto aponta possibilidades: retomar a dimensão política e educativa do Serviço Social, uma profissão cuja prática crítica é também inspirada na educação de base; valorizar o trabalho cotidiano de profissionais, que lidam com uma imensa população usuária desprovida de qualquer direito.

Qual a centralidade da questão social para o serviço social?

Não é demais destacar quão significativa se faz essa centralidade da questão social nos Fundamentos do Serviço Social, pois ela fornece os elos que conectam radicalmente a profissão com a dinâmica societária em seu movimento histórico, no quadro das relações entre as classes sociais e o Estado, como um conduto ...

Como era analisada a questão social?

Assim, com destaque para o tema da exclusão, a questão social vem sendo analisada a partir da produção e distribuição de riquezas; da erosão dos sistemas de proteção social, da vulnerabilidade das relações sociais; do questionamento da intervenção estatal; e de mudanças na configuração da sociedade civil e dos ...

Como incluir o assistente social no mercado de trabalho?

  • Além de incluir no mercado de trabalho, o assistente social deverá também proporcionar aos usuários do programa, cursos de capacitação profissional, neste caso a articulação através das redes se faz imprescindível.

Como o assistente social é um instrumento de trabalho?

  • Como todos os profissionais têm seus instrumentos de trabalho, e sendo o assistente social um trabalhador inserido na divisão social e técnica do trabalho, necessita de bases teóricas, metodológicas, técnicas e ético-políticas necessárias para o seu exercício profissional.

Qual a técnica utilizada pelos profissionais do Serviço Social?

  • Conceito:Técnica utilizada pelos profissionais do Serviço Social junto aos usuários para levantamento e registro de informações. Esta técnica visa compor a história de vida, definir procedimentos metodológicos, e colaborar no diagnóstico social.

Qual é o objectivo no seu trabalho?

  • Qual é o objectivo no seu trabalho? Submeter o seu trabalho a uma simples folha de objectivos, é muito mais do que saber o que tem de fazer. Terá então a perfeita consciência que antes andava a consumir muitas energias naquilo que não eram os seus objectivos...

Qual o objeto de trabalho do Serviço Social os meios é instrumentos de trabalho é o produto de trabalho do assistente social?

14), define o objeto do Serviço Social nos seguintes termos: “Os assistentes sociais trabalham com a questão social nas suas mais variadas expressões quotidianas, tais como os indivíduos as experimentam no trabalho, na família, na área habitacional, na saúde, na assistência social pública, etc.

Quais os meios é instrumentos de trabalho é o produto de trabalho do assistente social?

São instrumentos diretos:.
Entrevista. ... .
Visita. ... .
Acolhimento Social. ... .
Acompanhamento Social. ... .
Atendimento Social. ... .
Trabalho em Grupo. ... .
Dinâmicas de Grupo. ... .
Reunião..

Qual é o objeto de trabalho do assistente social?

O assistente social é um profissional que tem como objeto de trabalho a questão social com suas diversas expressões, formulando e implementando propostas para seu enfrentamento, por meio das políticas sociais, públicas, empresariais, de organizações da sociedade civil e movimentos sociais.

Quais são os meios de trabalho do assistente social?

Rotina de trabalho Na prática, o que os assistentes sociais fazem é elaborar, coordenar, analisar e executar programas em diferentes áreas, como educação, habitação, assistência social, cultura e saúde. Além disso, são eles que ficam em contato direto com as pessoas em situações de vulnerabilidade.