Qual o principal fator da industrialização tardia do Brasil?

O ano de 2021 começou com uma notícia surpreendente para o mercado automobilístico brasileiro: a Ford decidiu encerrar a produção de veículos no país. No entanto, você sabia que a empresa fez parte da história da industrialização brasileira? A Ford foi a primeira montadora a se instalar no país, no ano de 1919. 

Quer saber um pouco mais sobre a Industrialização no Brasil? O Estratégia Vestibulares reuniu aqui as fases, características e desdobramentos do processo de industrialização no país.

  • Industrialização brasileira tardia
  • Fases da industrialização brasileira
  • Ford e a crise na indústria automotiva brasileira
  • Veja também:

No Brasil, a industrialização é considerada tardia, uma vez que se iniciou quase dois séculos depois das potências europeias. Enquanto a Primeira e a Segunda Revolução Industrial aconteciam em países como Inglaterra e França, o Brasil ainda vivia sob o controle colonial da coroa portuguesa. 

As indústrias só começaram a surgir no país após a chegada da família real e se desenvolveram, na região Sudeste, entre outros fatores, com o capital gerado pela exportação do café, no século XIX. Hoje, há tanto indústrias nacionais quanto internacionais espalhadas por todas as regiões do país. 

Qual o principal fator da industrialização tardia do Brasil?

Fases da industrialização brasileira

O processo de industrialização brasileiro costuma ser dividido em quatro fases, distintas das etapas passadas pelos países europeus. 

1a fase – Período Colonial

O período colonial compreende os tempos depois da chegada dos portugueses, em 1500, até a vinda da família real para o Brasil, em 1808. Qualquer tipo de fábrica ou manufatura era proibida naquela época, para que não houvesse competição com os produtos vendidos pela metrópole. Além disso, a economia do Brasil era escravista e se resumia à produção e exportação de açúcar. 

2a fase – O café e as primeiras indústrias  responsáveis pela industrialização brasileira

Com a chegada da família real, o cenário econômico começou a mudar. Algumas medidas protecionistas foram implementadas para incentivar as pequenas fábricas, como o aumento de impostos sobre os bens importados. No entanto, como a maioria da população não tinha condições de adquirir os produtos, não houve grande desenvolvimento da atividade. 

Apenas no Segundo Reinado, com o declínio da exportação de café nos anos 1920, que começaram a haver mais investimentos na atividade industrial. A crise do café também levou os imigrantes a deixarem os campos e procurarem empregos nas cidades, por isso além do capital da elite cafeeira, a atividade industrial contava com a mão de obra excedente das lavouras

Com o aumento da população urbana, a demanda pelos bens de consumo industriais também se ampliou. Foi nessa época que a Ford instalou sua primeira montadora no país, para a produção dos carros modelo T. A Primeira Guerra Mundial foi outro fator que impulsionou a atividade industrial, uma vez que a importação de bens europeus precisou ser interrompida, abrindo espaço para os produtos nacionais. 

3a fase – Era Vargas e o desenvolvimento industrial

Foi entre os anos de 1930 e 1950 que a indústria brasileira atingiu outro patamar de desenvolvimento. Até o momento, a industrialização no Brasil era focada, principalmente, na produção de bens de consumo, mas foi na Era Vargas que os investimentos se voltaram para as chamadas indústrias de base. 

Qual o principal fator da industrialização tardia do Brasil?

As indústrias de base transformam matéria-prima bruta em produtos processados que podem ser utilizados por outros ramos da indústria. São essenciais para que um país tenha autonomia nas suas atividades industriais. Na época, desenvolveram-se principalmente os setores de transportes e de energia, além da mineração. 

Grandes empresas como a Petrobras, a Companhia Siderúrgica Nacional e a Companhia do Vale do Rio Doce surgiram sob a gestão desse presidente. Além disso, foi durante o governo de Vargas que as primeiras leis trabalhistas foram implementadas no país. Vale destacar que a maioria das indústrias se concentravam na região Sudeste.  

4a fase – Governo JK e as multinacionais

A 4a fase da industrialização brasileira começou nos anos 1950, com o governo de Juscelino Kubitschek, e dura até os dias atuais. É marcada pelo grande desenvolvimento e crescimento industrial, além de abertura econômica para a entrada de empresas multinacionais. 

O governo JK investiu intensamente no setor industrial e no setor automobilístico. Foi por causa das políticas do presidente que o transporte rodoviário tornou-se o principal meio de deslocamento no Brasil, em detrimento das ferrovias e vias fluviais. Além de construir estradas, JK também incentivou a fabricação local de veículos, beneficiando empresas como a Ford. 

A industrialização brasileira atualmente conta com sofisticados parques tecnológicos e investimentos internacionais. Há uma tendência em privatizar as empresas estatais e abrir espaço para as companhias estrangeiras. Embora a maior parte dos parques industriais ainda se encontre concentrado na região Sudeste, há um movimento maior de descentralização das empresas para outras partes do país.

Ford e a crise na indústria automotiva brasileira

O fim da produção nacional da Ford foi anunciada no dia 11 de janeiro e sinaliza a atual situação desfavorável da indústria automotiva brasileira. A crise de saúde mundial, que começou em 2020, foi um dos agravantes dessa situação. 

Desde o governo JK, a indústria automobilística teve grande participação na nossa economia, tanto que atualmente o setor equivale a 22% do PIB industrial do país. No entanto, a queda na produção de veículos entre abril de 2019 e abril de 2020 foi de quase 45%. Com o fechamento das fábricas da Ford, cerca de 5 mil pessoas perderão seus empregos. 

Devido à repercussão da saída da Ford e do impacto econômico e social, é possível que o caso apareça no seu vestibular em questões interdisciplinares ou como parte do tema de redação. Então, fique atento aos desdobramentos da situação! 

Gostou do nosso conteúdo? Então venha estudar com o Estratégia Vestibulares! Nossos cursos são pensados de forma personalizada para cada vestibular do país. Clique no banner e confira nossos cursos!

Qual o principal fator da industrialização tardia do Brasil?

Veja também:

  • História para Unesp – República Brasileira
  • O que mais cai em História na Fuvest? 
  • Imigração Japonesa: contexto, impactos na comunidade durante a segunda guerra
  • Revolta da vacina: o que foi, causas e consequências
  • Belle Époque nos trópicos: cultura e sociedade
  • A classe operária durante a Primeira República no Brasil
  • O Governo de Manuel Deodoro da Fonseca (1889-1891)
  • Fatos históricos sobre o Governo de Floriano Peixoto (1891-1894)
  • Fatos sobre o Governo de Prudente de Morais (1894-1898)
  • Era Vargas: três momentos importantes para entender o período
  • Separação entre Igreja e Estado no Brasil e o Cangaço
  • Cultura Material e Imaterial: o que é?

O que foi a industrialização tardia do Brasil?

A industrialização do Brasil é considerada um processo tardio, uma vez que teve início um século depois do surgimento das primeiras indústrias na Europa. As primeiras manufaturas foram abertas no território nacional durante o século XIX, mas foi somente a partir da década de 1930 que o processo ganhou força.

Quais são as principais características da industrialização tardia?

A industrialização tardia caracteriza-se, principalmente, pela instalação de empresas estrangeiras, as multinacionais.

Quais os fatores que contribuíram para o processo de industrialização no Brasil?

- A exportação do café gerou lucros que permitiram o investimento na indústria . - Os imigrantes estrangeiros traziam consigo as técnicas de fabricação de diversos produtos. - A dificuldade de importação de produtos industrializados durante a primeira guerra mundial também estimulou a indústria .

Quais são as principais características da industrialização brasileira?

O desenvolvimento da produção industrial no Brasil apresenta três características principais: • Industrialização tardia: ocorreu cerca de 200 anos após o início da Revolução Industrial na Inglaterra, no século XVIII; • Substituição de importações: produtos que eram importados começaram a ser fabricados internamente (e ...