Qual o tempo de decomposição de uma garrafa plástica?

Qual o tempo de decomposição de uma garrafa plástica?

Grande parte dos plásticos que usamos podem ser reciclados, fazendo com que entre outra vez na cadeia de produção e livre o meio ambiente de um monte de resíduos que a sua decomposição pode levar milhares de anos.

Segundo informações do Ministério do Meio Ambiente, resíduos de plástico podem levar mais de 400 anos para se decompor. Entretanto, não há informações concretas a respeito do tempo de decomposição de cada tipo de plástico.

  • Saco plástico: 20 anos;
  • Copo de espuma plástica: 50 anos;
  • Canudo: 200 anos;
  • Garrafa plástica: 450 anos;
  • Fralda descartável: 450 anos;
  • Linha de pescar: 600 anos.

Devemos nos preocupar cada vez mais com as enormes quantidades de plástico geradas no planeta, a grande dependência da população com a esse material e seu alto tempo de decomposição. Além de poluir e contaminar o solo, quando descartamos o plástico de forma incorreta pode causar entupimentos de valas e bueiros, que geram enchentes e desabrigam várias pessoas, especialmente em regiões periféricas. Sem contar também com a poluição visual que esse produto gera.

A disposição correta do lixo é de extrema importância para que materiais recicláveis não continuem no ambiente causando danos às espécies. Assim, é fundamental termos consciência ecológica e repensarmos todos nossos costumes de consumo. O tempo de decomposição de cada material deve influenciar em nossas decisões de aquisição e na destinação que daremos aos produtos.

Por: Luiz Henrique Santana
Categoria: Reciclagem
Fonte: Ecycle

Qual o tempo de decomposição de uma garrafa plástica?

Cada tipo de material leva um determinado período para se descompor. Confira alguns produtos e saiba o tempo aproximado de decomposição.

MaterialTempo
Jornal 2 a 6 semanas
Papel 2 a 4 semanas
Embalagem de Papel 1 a 4 meses
Guardanapo de Papel 3 meses
Cigarro 2 anos
Palito de Fósforo 2 anos
Chiclete 5 anos
Casca de Fruta 1 a 3 meses
Nylon 30 a 40 anos
Lata de Alumínio 200 a 500 anos
Tampa de Garrafa 100 a 500 anos
Pilhas e Baterias 100 a 500 anos
Garrafa de Plástico (pet) acima de 500 anos
Pano 6 a 12 meses
Vidro Indeterminado
Madeira Pintada 3 anos
Fralda Descartável 600 anos
Pneus Indeterminado
Cerâmica Indeterminado
Embalagens Longa Vida até 100 anos
Copos e Sacolas Plásticas 200 a 450 anos

T E M P O    D E    D E C O M P O S I Ç Ã O

Qual o tempo de decomposição de uma garrafa plástica?

Outros materiais:

Latas de conserva: 100 anos

Madeira pintada: 13 anos

Pano: de 6 meses a 1 ano

Fralda descartável: 600 anos

Linha de Nylon (de pesca): 650 anos

3 meses:

A lignina, substância que dá rigidez às células vegetais, é um dos componentes mais importantes do papel. Ela não se decompõe facilmente, pois suas moléculas são maiores do que as bactérias que as destroem. Num lugar úmido, o papel leva três meses para sumir e ainda mais do que isso em local seco. Além disso, um papel absorvente dura vários meses. Jornais podem permanecer intactos por décadas.

6 meses:

A deterioração de um fósforo de madeira começa com a invasão da lignina (seu principal ingrediente) por hordas de fungos e insetos xilófagos, os que comem madeira. O processo é lento e, em um ambiente úmido, um fósforo não se destrói até que se passe cerca de seis meses.

6 a 12 meses:

Os microorganismos, insetos e outros seres invertebrados geralmente transformam a matéria orgânica de forma eficaz. No entanto, o miolo de uma maçã, que se decompõe em uns seis meses em clima quente, pode conservar-se por um ano num lugar mais ameno. Isso porque o orvalho (e a neve nos países frios) dificulta a proliferação dos micróbios e diminui sua capacidade devoradora.

1 a 2 anos:

Um cigarro pode demorar de um a dois anos para se decompor, tempo em que as bactérias e fungos digerem o acetato de celulose existente no filtro. Jogar um cigarro sem filtro no campo é nocivo, uma vez que o tabaco e a celulose levam quatro meses para sumir. Contudo, se jogado no asfalto, o tempo de vida da bituca é ainda maior.

5 anos:

Um chiclete jogado no chão começa a ser destruído pela luz e pelo oxigênio do ar, que o fazem perder a elasticidade e a viscosidade. Como a goma contém resinas naturais e artificiais, além de açúcar e outros ingredientes, o processo pode durar até cinco anos. A pulverização do chiclete é mais rápida se ele grudar no sapato de algum distraído.

10 anos:

Os metais, em princípio, não são biodegradáveis. Uma lata de aço se desintegra em uns dez anos, convertendo-se em óxido de ferro. Em dois verões chuvosos, o oxigênio da água começa a oxidar as latas feitas de aço recoberto de estanho e verniz. Já uma lata de alumínio não se corrói nunca. E boa parte dos refrigerantes é vendida em latas de alumínio.

mais de 100 anos:

As boas qualidades do plástico é sua durabilidade e resistência à umidade e aos produtos químicos que impedem sua decomposição. Como esse material existe há apenas um século, não é possível determinar seu grau de biodegradação, mas estima-se que uma garrafa de plástico demoraria centenas de anos para desaparecer.

4000 anos:

O vidro não se biodegradará jamais. Sua resistência é tamanha, que arqueólogos encontraram utensílios de vidro do ano de 2000 a.C. Por ser composto de areia, sódio, cal e vários aditivos, os microorganismos não conseguem comê-lo. Um recipiente de vidro demoraria 4.000 anos para se desintegrar pela erosão e ação de agentes químicos.


Fonte: www.ecolegal.com.br

Como a garrafa PET se decompõe?

A durabilidade do material, aliada a resistência à umidade e aos produtos químicos, faz com que o material tenha uma decomposição mais demorada. Segundo pesquisadores da UNIFESP, o tempo de decomposição da garrafa PET é de no mínimo cem anos.

Qual o tempo de decomposição da tampa de garrafa?

Estratégias de ensino-aprendizagem.

Qual o tempo de decomposição de uma garrafa de vidro?

Sempre que algum instituto desenvolve uma tabela com o tempo de decomposição de diferentes materiais, o vidro é o líder. O tempo é tanto que há quem o classifique como indeterminado. No entanto, a média que parece ser consenso entre uma grande parte dos especialistas é algo entre 4 e 10 mil anos.

Como ocorre a decomposição do plástico?

Plásticos tradicionais levam até 200 anos para se decompor Cada uma de suas moléculas possui centenas de milhares de átomos, principalmente carbono e hidrogênio. Como as ligações entre os átomos são muito estáveis, os decompositores não conseguem quebrar o material em partes menores para destruí-lo.