Qual o tipo de chá que serve para infecção urinária?

Qual o tipo de chá que serve para infecção urinária?

Estudos indicam que ch�s para infec��o urin�ria s�o realmente eficazes no tratamento e na preven��o da doen�a. � o que revelam estudos do Centro Nacional de Informa��es Biotecnol�gicas (NCBI) dos Estados Unidos, que identificaram o ch� verde como um dos mais ben�ficos para a condi��o.

O ch� verde � ideal para pessoas com problemas frequentes de infec��o do trato urin�rio. Isso porque, em sua composi��o est�o presentes polifen�is denominados catequinas, que s�o micronutrientes antioxidantes. 

As catequinas, por sua vez, s�o divididas em quatro componentes: as epicatequina (EC), epicatequina-3-galato (ECG), epigalocatequina (EGC)  e epigalocatequina-3- galato (EGCG). Apesar dos nomes t�cnicos, � f�cil compreender a import�ncia: elas s�o respons�veis pela a��o antimicrobiana do ch� verde.

Entendendo a infec��o urin�ria

A Infec��o do Trato Urin�rio � um quadro infeccioso que pode ocorrer em qualquer uma das partes que comp�em o nosso sistema urin�rio: rins, ureteres, uretra e bexiga. A depender de onde se encontra, a infec��o recebe um nome espec�fico como, por exemplo, a cistite (que � a infec��o na bexiga).

A bact�ria mais comum causadora dessas infec��es tem o nome de Escherichia coli e � ela que tem sido combatida de forma eficaz pelas catequinas do ch� verde.

A infec��o atinge mais mulheres que homens e a explica��o para isso est� relacionada, principalmente, � anatomia. 

Por causa da curta dist�ncia, se comparada � anatomia do corpo masculino, entre o �nus e uretra, e da abertura uretral � bexiga, as mulheres s�o mais propensas a desenvolver essa infec��o.

Al�m das condi��es anat�micas, outros fatores tamb�m influenciam o surgimento da infec��o, como:

  • Gravidez;
  • Baixa imunidade;
  • Vida sexual ativa;
  • Uso de contraceptivos como o espermicida;
  • Baixa quantidade de estrog�nio (menopausa);
  • Uso de cateter para urinar.

Sintomas da infec��o urin�ria

Antes mesmo do diagn�stico, alguns sintomas podem revelar o quadro de infec��o do trato urin�rio, s�o eles: 

  • Ardor ao urinar;
  • Urina escura;
  • Aumento da frequ�ncia de mic��es;
  • Incontin�ncia urin�ria;
  • Dor no reto;
  • Dor p�lvica;
  • Cheiro forte na urina.

Formas de tratar a infec��o do trato urin�rio

Sempre � importante buscar um m�dico para fazer o tratamento de forma adequada. Por isso, deve-se evitar usar antibi�ticos por conta pr�pria, tendo em vista que a automedica��o inadequada pode piorar os sintomas.

Ao procurar um m�dico, ele pode solicitar alguns exames para indicar que tipo de bact�ria est� presente e onde ela se encontra. � prov�vel que ele indique qual antibi�tico voc� poder� fazer uso.

Al�m desse tratamento convencional � poss�vel tratar e evitar o quadro com rem�dios caseiros, entre eles destacamos os ch�s.

A indica��o dos ch�s n�o se d� apenas por possu�rem componentes espec�ficos que combatem as bact�rias, ela tamb�m � feita pelo fato de que eles s�o, basicamente, compostos por �gua.

A �gua � o tratamento caseiro mais indicado e que n�o tem nenhum tipo de restri��o. Portanto, diante de uma infec��o urin�ria, abuse do consumo de �gua.

Quanto mais �gua beber, mais vezes ir� ao banheiro urinar, aumentando as possibilidades de expulsar a bact�ria.

Como a �gua � o rem�dio caseiro por excel�ncia, acrescente tamb�m o consumo de ch�s, em especial o ch� verde, do qual j� falamos no in�cio.

Como preparar o ch� verde 

O ch� verde � uma bebida muito popular no mundo inteiro, principalmente entre os pa�ses asi�ticos. Ele � produzido a partir de uma planta chamada de Camellia Sinensis. Dessa planta adv�m outros ch�s, como o ch� branco, preto e oolong.

Para faz�-lo � bem simples, mas lembre-se de comprar seu ch� em lojas especializadas e de sua confian�a.

  • Use 1 colher de ch� de folhas de ch� verde para 1 x�cara de �gua;
  • Deixe a �gua aquecer, um pouco antes do ponto de fervura;
  • Despeje a �gua sobre as folhas;
  • Abafe por 5 minutos;
  • Coe e tome sem a��car.

Outros ch�s para a infec��o urin�ria

Existem outros ch�s para a infec��o urin�ria que talvez tenha interesse em saber: 

  • Ch� de salsinha;
  • Ch� de azedinha;
  • Ch� de catuaba-falsa;
  • Ch� de cabelo de milho;
  • Ch� de quebra-pedra;
  • Ch� de capeba.

Além da orientação médica, alguns cuidados em casa podem ajudar no tratamento; confira

A infecção urinária é um problema bastante comum em mulher, principalmente devido ao fato de a uretra feminina ser mais curta, possibilitando mais facilidade para os micro-organismos chegarem.

Elas são causadas por bactérias e o quadro pode evoluir, atingindo até mesmo os rins, se não for tratado da forma adequada. "Uma infecção urinária simples pode ser tratada com antibióticos comuns, podendo ser indicados em dose única ou continuada por cinco ou sete dias", explica o urologista Valter Javaroni.

Saiba mais: 9 formas de aliviar os sintomas da infecção urinária

Por isso, o ideal é sempre buscar um médico quando o problema aparece: "Não tente tratar apenas em casa, pois nenhum desses tratamentos caseiros sozinhos são eficientes contra a infecção", considera a nutróloga Lenina Matioli.

No entanto, os tratamentos caseiros para infecção urinária podem ser aliados aos antibióticos para turbinar o processo de cura. Veja a seguir medidas que podem ajudar:

Saiba mais: Infecção urinária: sintomas, tratamentos e causas

Chá de manjericão 

Este chá é um bom aliado no combate às bactérias da infecção urinária. "O manjericão tem ação inibitória sobre o crescimento de bacteriano", explica Andreia. Já um componente dessa planta, chamado eugenol tem propriedade anti-inflamatória. "Essa ação também contribui na melhora dos sintomas das infecções do trato urinário",explica a nutróloga Andreia Guarnieri.


Chá de carqueja   


O chá de carqueja também é um poderoso diurético, o que por si só já ajuda a limpar as vias urinárias. "Seu componentes antioxidantes também a tornam um ótimo anti-inflamatório", considera a especialista.

O chá de aroeira costuma ser indicado para infecções genitais, que muitas vezes são ligadas á infecção urinária em mulheres. "Isso ocorre devido à sua ação anti-inflamatória e cicatrizante, sendo utilizada nestes casos em forma de banhos de assento", considera Andrea.

Beber bastante água 

Medidas que aumentem a frequência urinária ajudam no tratamento e eliminação das bactérias da infecção urinária mais rápido, sendo um tratamento caseiro fácil de seguir. "É importante que o paciente beba líquidos mantendo a urina clara", aconselha Javaroni

Cranberry

Essa frutinha comum nos países mais frios é uma grande aliada do tratamento caseiro da infecção urinária. "Cranberries e mirtilos contêm compostos chamados proantocianidinas, que apresentam ação inibitória sobre o crescimento de bactérias como a Escherichia coli", explica a especialista. Elas também dificultam a adesão dessas bactérias na parede do trato urinário.

Melancia


Além de ser uma fruta riquíssima em água, o que ajuda a aumentar a frequência urinária, a melancia tem um bom aporte de vitamina C, o que a torna um tratamento caseiro para infecção urinária interessante. "É frequentemente usada para combater os sintomas da infecção urinária, pois contribui em inibir o crescimento de bactérias", explica a nutróloga Andreia Guarnieri.

Qual é o melhor chá caseiro para infecção urinária?

6 melhores chás para infecção urinária.
Uva ursina. ... .
Hidraste. ... .
Cabelo de milho. ... .
Dente-de-leão. ... .
Bucho. ... .
Cavalinha..

Como acabar com a infecção de urina rápido?

Infecção urinária | Como aliviar infecção urinária imediatamente.
Beba muita água. ... .
Evite segurar o xixi. ... .
Aposte nos probióticos. ... .
Escolha alimentos ricos em vitamina C. ... .
Use o calor a seu favor. ... .
Faça banhos de assento..

Qual erva é boa para infecção de urina?

Tomar chá de folha de amora é bom para a infecção urinária.

O que é bom para limpar o canal da urina?

O Cystex é um remédio que age eliminando o excesso de bactérias das vias urinárias, sendo indicado para aliviar o desconforto causado pela infecção urinária, pois contem na sua composição cloridrato de acriflavina, metenamina, cloridrato de metiltionínio e beladona com propriedades antibacterianas, antissépticas e ...