Qual o tipo de seleção natural existem escreva a ideia principal que caracteriza cada uma?

Existem três tipos de seleção natural: a direcional, que favorece um fenótipo extremo, a estabilizadora, que favorece o intermediário, e a disruptiva, que seleciona os extremos.

A seleção naturalpode ser definida como um processo em que são selecionados pelo meio os indivíduos mais aptos a sobreviver em determinada condição. De acordo com Darwin, existe uma luta constante pela sobrevivência e nessa luta somente os mais aptos sobrevivem. Esse processo é, portanto, um mecanismo básico da evolução, uma vez que permite que aqueles indivíduos que possuem características vantajosas sobrevivam e passem suas características por meio da reprodução para os seus descendentes.

A seleção natural pode ser classificada em três tipos: direcional, estabilizadora ou disruptiva.

Seleção direcional

Na seleção natural direcional, um determinado fenótipo extremo é favorecido e tem sua frequência aumentada. Imagine, por exemplo, que um animal menor consegue reproduzir-se mais que animais maiores da mesma espécie. Nesse caso, os animais menores são favorecidos, o que causa a diminuição do tamanho da população com o passar do tempo. Esse é o caso do salmão rosado, que vem sofrendo uma diminuição em seu tamanho. A seleção ocorreu porque salmões maiores eram capturados mais facilmente por redes que os menores, que se apresentavam, portanto, mais aptos a sobreviver naquele meio.

Seleção estabilizadora

Na seleção natural estabilizadora, o tipo mais comum de seleção, o fenótipo intermediário é favorecido, sendo as formas extremas eliminadas da população. Tomando como exemplo o tamanho corporal, aqueles que apresentam tamanho intermediário seriam selecionados, o que manteria a população sempre com uma determinada média.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Esse exemplo pode ser verificado em humanos, em que há um tamanho médio dos bebês ao nascimento. Crianças muito pequenas ou muito grandes correm mais riscos de morte e, portanto, a seleção não as favorece. Entretanto, é fundamental salientar que, em virtude das novas técnicas de cuidados a prematuros, pode ter ocorrido um relaxamento da seleção.

Seleção disruptiva

Na seleção natural disruptiva, observa-se que os extremos são favorecidos em comparação com os intermediários. Um exemplo interessante desse tipo de seleção ocorre no pássaro chamado de Passerina amoena. Nessa espécie, existem indivíduos com coloração turquesa bem vívida e outros com uma coloração marrom relativamente apagada. Os dois fenótipos são encontrados na natureza, pois os mais coloridos são mais agressivos e mais atraentes e conseguem competir por parceiras, já os de coloração menos vistosa conseguem invadir territórios e são bem tolerados pelos outros machos, o que também garante a reprodução. Os fenótipos intermediários, no entanto, são pouco agressivos e atraentes e também pouco tolerados, o que faz com que não sejam selecionados.

A seleção natural é uma teoria proposta por Charles Darwin, na qual indivíduos de uma mesma população apresentam características diferentes, as quais os tornam mais ou menos adaptados a viverem em determinado ambiente. Os indivíduos mais adaptados a determinado ambiente apresentam mais chances de sobrevivência e reprodução em relação aos menos adaptados. A seleção natural é, assim, um importante mecanismo evolutivo.

Na seleção natural, o ambiente seleciona a propagação das características favoráveis, sendo, assim, um processo natural, diferenciando-se da seleção artificial, na qual o homem seleciona as características consideradas importantes e direciona o processo reprodutivo. A seleção natural pode ser classificada como estabilizadora, direcional ou disruptiva.

Leia também: Quais são as evidências da evolução biológica?

Qual o tipo de seleção natural existem escreva a ideia principal que caracteriza cada uma?
A seleção natural é uma teoria que foi proposta por Charles Darwin.[1]

O que é seleção natural?

A seleção natural é uma teoria proposta por Charles Darwin no seu livro, de 1859, A origem das espécies por meio da seleção natural.

Segundo Darwin, os indivíduos dentro de uma mesma população apresentam diferentes características, as quais podem favorecer certos indivíduos a terem mais sucesso, por exemplo, na busca da alimentação ou na fuga de predadores, entre outras situações. Indivíduos que apresentam essas características são considerados mais adaptados a viverem naquele ambiente e, assim, apresentam também maior sucesso reprodutivo, podendo transmitir essas características aos seus descendentes.

Com o passar do tempo, aquela população passa a apresentar mais indivíduos com características favoráveis do que indivíduos com características menos favoráveis. Darwin chamou esse mecanismo de seleção natural, pois a seleção dessas características favoráveis é feita pelo ambiente. A seleção natural é, assim, um importante mecanismo de evolução.

Tempos depois, com o avanço dos estudos em genética, diversos cientistas começaram a relacionar esses novos fatores, conhecidos como mutação e permutação, com as ideias da seleção natural e formularam a teoria sintética da evolução, também chamada de neodarwinismo, a qual explica como surge a variabilidade dentro das populações, complementando, assim, a teoria de Darwin.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Seleção natural e seleção artificial

Como mencionado, a seleção natural é um processo que ocorre de forma natural, no qual o ambiente seleciona a propagação das características que tornam determinados indivíduos adaptados a ele, as quais vão sendo passadas aos seus descendentes, aumentando a concentração do patrimônio genético desses indivíduos na população.

na seleção artificial, o homem seleciona as características consideradas importantes para o indivíduo e, diante disso, determina como será realizado o processo reprodutivo. Esse tipo de seleção é observado em trabalhos de melhoramento, para a produção, por exemplo, de plantas que originarão frutos maiores ou com uma maior concentração de determinadas substâncias ou até mesmo animais que produzirão maior quantidade de leite ou carne.

Exemplo de seleção natural

Um exemplo bastante atual de seleção natural são as superbactérias, que são bactérias resistentes a diversos antibióticos e comuns em ambientes hospitalares. Elas surgiram, principalmente, devido ao uso inadequado de antibióticos. Isso ocorre, pois, ao administrar o antibiótico, as bactérias menos resistentes são as primeiras a morrer. Se o tratamento não for realizado de forma adequada, as bactérias que apresentam maior resistência sobrevivem, deixando uma cepa resistente.

Essas bactérias reproduzem-se, deixando indivíduos que também apresentam resistência ao antibiótico. Além disso, elas podem realizar a troca de material genético com outras bactérias que poderão adquirir também essa resistência. Se o paciente desenvolver um novo quadro infeccioso, o tratamento deverá ter nova abordagem com o uso antibióticos ainda mais fortes. As superbactérias têm sido as principais causadoras de infecções em ambientes hospitalares, levando muitos pacientes a óbito.

Acesse também: VRSA: superbactéria brasileira

Qual o tipo de seleção natural existem escreva a ideia principal que caracteriza cada uma?
O surgimento das superbactérias é um exemplo de seleção natural.

Tipos de seleção natural

A seleção natural pode ser de três tipos.

  • Seleção estabilizadora: favorece os indivíduos que apresentam fenótipos intermediários, diminuindo, assim, o número de indivíduos com fenótipos extremos. Como exemplo têm-se estudos realizados em hospitais, onde é observado que crianças que nascem com peso variando entre 3 kg e 4,5 kg apresentam mais chances de sobrevivência do que crianças muito pequenas ou muito grandes.

  • Seleção direcional: favorece os indivíduos que apresentam um dos tipos de fenótipos extremos. Um exemplo desse tipo de seleção é a resistência bacteriana a antibióticos, já citada.

  • Seleção disruptiva: favorece os indivíduos que apresentam fenótipos extremos, diminuindo, assim, o número de indivíduos com fenótipos intermediários. Como exemplo têm-se plantas com diferentes tamanhos de sementes vivendo em um ambiente onde existem besouros que se alimentam de sementes de tamanho mediano, desprezando as pequenas e grandes. Diante disso, as plantas que apresentam fenótipos extremos, ou seja, as produtoras de sementes pequenas e de sementes grandes, serão favorecidas.

Saiba mais sobre esse importante tema da área da evolução acessando: Tipos de seleção natural.

Crédito da imagem

[1] 000 Words / Shutterstock.com

Quais tipo de seleção natural existem escreva a ideia principal que caracteriza cada uma?

Seleção direcional: é aquela que seleciona indivíduos de um determinado fenótipo extremo; Seleção estabilizadora: os indivíduos de fenótipos intermediários são selecionados; Seleção disruptiva: os indivíduos com fenótipos extremos são selecionados, e os intermediários são eliminados.

Quais os tipos de seleção natural que existe?

Existem diferentes tipos de seleção natural: a seleção direcional, estabilizadora e disruptiva. Cada um desses tipos seleciona um fenótipo diferente.

Quais são as características da seleção natural?

A seleção natural é um dos principais mecanismos da evolução. De uma maneira bastante simples, podemos dizer que a seleção natural é um processo em que os organismos mais aptos são selecionados, sobrevivem no meio, reproduzem-se e passam suas características aos seus descendentes.

O que é seleção natural Cite três exemplos de seleção natural?

É o caso de certos animais que são menos predados, pois, por seleção natural, passam a ter uma coloração que os torna imperceptíveis no meio, combinando seu padrão de cor com o do ambiente: cascas de árvores, cor da areia galhos e folhas, por exemplo.