Qual país é uma monarquia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Qual país é uma monarquia

  Monarquia semi-constitucional

  Monarquias sub-nacionais

Qual país é uma monarquia

Dos 206 Estados soberanos atualmente em todo o mundo, 43 Estados são regidos por um sistema monárquico.[2] A monarquia é uma forma de governo caracterizada pela sucessão hereditária ou eletiva de seu soberano que, por sua vez, governa de sua ascensão até à sua morte ou abdicação.[3] Na conjuntura política contemporânea, a maioria dos Estados monárquicos derivam de antigas monarquias absolutas combinadas com o sistema parlamentarista ou constitucional, em que os poderes do soberano são limitados ou estão correlacionados com outras instituições de Estado. No entanto, há ainda algumas poucas monarquias absolutas ou governos mistos (em que as relações de poder entre o soberano e outros poderes é intercalada).[4]

A maioria dos Estados monárquicos atuais são denominados "reino", enquanto alguns outros são definidos como "emirado", "sultanato" e "principado". O Japão é a única monarquia presente que constitui um "Império" (no sentido legal e não territorial) enquanto Luxemburgo é a única monarquia denominada "Grão-Ducado". Consequentemente, os títulos de seus respectivos soberanos também se distinguem do habitual "rei/rainha"; o Japão sendo governado pelo Imperador e Luxemburgo pelo Grão-Duque. O soberano dos Emirados Árabes Unidos recebe o título de Presidente, algo sem precedentes em toda a história das monarquias; enquanto o soberano da Cidade do Vaticano é intitulado Papa e Bispo de Roma (entre outras titulações).

A monarquia britânica, apesar de relativamente recente por ter surgido em seu formato atual já na Idade Moderna,[5] constitui o mais amplo sistema monárquico em vigor uma vez que o monarca britânico é reconhecido como soberano de outras 15 nações, os reinos da Commonwealth.[6] Entretanto, o sistema monárquico de cada um destes países reserva particularidades locais em relação ao Reino Unido.[7] Por outro lado, grande parte das monarquias na África e na Ásia são Estados que em dado período histórico estiveram sob domínio britânico, conquistando posteriormente sua independência política e restabelecendo eventualmente suas antigas casas dinásticas.[8][9]

O governo monárquico têm sido alvo de constantes debates políticos e insurgências em diversas regiões do globo ao longo da história moderna e contemporânea. Isto levou eventualmente à extinção ou reforma da monarquia em vários países.[10][11] Entretanto, grande parte das presentes monarquias governam nações de grande protagonismo no cenário internacional e gozam de positivos níveis de aprovação e reconhecimento por seus respectivos súditos. Das 44 monarquias atuais: 8 são membros da OTAN (Bélgica, Canadá, Dinamarca, Espanha, Luxemburgo, Noruega e Reino Unido); 5 são membros do G20 (Austrália, Arábia Saudita, Canadá, Japão e Reino Unido); 3 são membros do G7 (Canadá, Japão e Reino Unido) e o Reino Unido é membro permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Duas monarquias são governadas atualmente por mulheres (Dinamarca e Reino Unido); sendo Isabel II e Margarida II as 1ª e 3ª monarcas atuais mais longevas, respectivamente.[12] Paralelamente, outras quatro monarquias atuais possuem mulheres em sua linha direta de sucessão como herdeira aparente ou presuntiva: Bélgica, Espanha, Países Baixos e Suécia.[13][14][15][16]

Tipos de monarquias atuais[editar | editar código-fonte]

As monarquias soberanas atuais podem ser categorizadas em distintos grupos segundo sua estrutura e sistema local.

  • Reinos da Commonwealth: São 15 estados monárquicos que derivam de antigas colônias do Império Britânico e, ainda que independentes, reconhecem o monarca britânico como seu soberano e chefe de Estado. Ao contrário de outros países da Commonwealth que são repúblicas ou possuem casas dinásticas distintas, todos estes reinos são monarquias constitucionais em que o monarca soberano possui poderes limitados ou incumbências amplamente cerimoniais.
  • Monarquias europeias: A maioria dos Estados monárquicos estão localizados na Europa, descendendo de nações que há séculos protagonizam as relações de poder e política em todo o globo. Além do Reino Unido, Andorra, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Luxemburgo, Países Baixos, Noruega e Suécia são monarquias constitucionais em que o soberano goza de poderes limitados e cerimoniais. Por outro lado, Liechtenstein e Mônaco são monarquias constitucionais em que o soberano detém poderes amplamente absolutos. O Príncipe de Liechtenstein tem o poder de vetar qualquer lei aprovada pelo Landtag (parlamento) e nomear ou afastar membros do governo. Em contrapartida, a população pode convocar um referendo para eventualmente encerrar seu reinado. Já o Príncipe de Mônaco tem o poder de nomear diretamente o Conselho de Estado do país.
  • Monarquias islâmicas: Arábia Saudita, Barém, Brunei, Catar, Emirados Árabes Unidos, Malásia, Jordânia, Kuwait, Marrocos e Omã são Estados confessionais em que a religião islâmica influencia ou determina basicamente todos os aspectos políticos. Nem todos estes países constituem monarquias absolutas, porém os soberanos islâmicos em geral gozam de amplos poderes políticos. Destes reinos, Arábia Saudita, Brunei, Catar e Omã são autoproclamados monarquias absolutas enquanto Barém e Kuwait são estruturados em monarquias mistas.
  • Monarquias asiáticas: Butão, Camboja, Japão e Tailândia são Estados monárquicos do continente asiático que possuem um sistema constitucional, em que o soberano possui poderes limitados. A monarquia tailandesa foi reformada para o sistema constitucional em 1932, enquanto o Butão aderiu a esta estrutura de poder somente em 2008. O Camboja obteve sua independência do Império Francês em 1953 e tornou-se uma república em 1979 com a ascensão do Khmer Vermelho e teve sua monarquia restaurada em 1993.
  • Monarquias atípicas: Cinco Estados monárquicos não se enquadram em nenhum dos grupos anteriores em virtude de sua geografia ou estrutura histórica e política. Tonga na Polinésia; Essuatíni e Lesoto na África; e a Ordem Soberana e Militar de Malta e o Vaticano na Europa. Destas monarquias, Lesoto e Tonga são monarquias constitucionais, enquanto Essuatíni e Vaticano são monarquias absolutas. O Reino de Essuatíni é considerado amplamente uma diarquia uma vez que o rei compartilha o governo com sua mãe. O Papa é o soberano absoluto da Cidade do Vaticano em virtude de sua condição como líder da Igreja Católica Romana e Bispo de Roma, sendo eleito por um grupo restrito de cardeais após a morte ou abdicação de seu antecessor.

Monarquias soberanas atuais[editar | editar código-fonte]

A seguinte lista inclui 43 monarquias, das quais 42 são reconhecidas como Estados independentes pela Organização das Nações Unidas.[17] O Vaticano também está incluído, note-se que é um sujeito de direito internacional, mesmo não sendo membro da ONU (mas dispõe de um assento permanente como observador).[18] Por conseguinte, cerca de 23,3% dos estados independentes são hoje reconhecidos como monarquias. A lista das monarquias independentes e soberanas atuais compreende os seguintes países:

a. Reino: Nome oficial por extenso do Estado monárquico. Em negrito consta o nome comum do país em língua portuguesa.
b. Título do soberano: Título que recebe o monarca soberana no Estado em questão.
c. Casa reinante: Casa real ou dinastia atualmente no poder no reino.
d. Formação: Ano de formação do sistema monárquico conforme se encontra nos dias atuais.
e. Tipo: Sistema de governo que rege o Estado monárquico.

Reino Título do soberano Casa reinanteFormaçãoTipo de monarquia
Qual país é uma monarquia
Principado de Andorra
Copríncipe 1278 Constitucional
Qual país é uma monarquia
Reino da Arábia Saudita
Rei Saud 1926 Absoluta
Qual país é uma monarquia
Antígua e Barbuda
Rainha Windsor 1981 Constitucional
Qual país é uma monarquia
Comunidade da Austrália
Rainha Windsor 1942 Constitucional
Qual país é uma monarquia
Comunidade das Bahamas
Rainha Windsor 1973 Constitucional
Qual país é uma monarquia
Reino do Barém
Rei Al Khalifa 1971 Mista
Qual país é uma monarquia
Reino da Bélgica[nota 1]
Rei Saxe-Coburgo-Gota 1830 Constitucional
Qual país é uma monarquia
 
Belize
Rainha Windsor 1981 Constitucional
Qual país é uma monarquia
Reino do Butão
Rei Wangchuck 1616 Constitucional
Qual país é uma monarquia
Estado de Brunei Darussalam
Sultão Bolkiah 1984 Absoluta
Qual país é uma monarquia
Reino do Camboja
Rei Norodom 1953 Constitucional
Qual país é uma monarquia
 
Canadá
Rainha Windsor 1867 Constitucional
Qual país é uma monarquia
Estado do Catar
Emir Al-Thani 1850 Absoluta
Qual país é uma monarquia
Reino da Dinamarca[nota 2]
Rainha Glücksburg 1849 Constitucional
Qual país é uma monarquia
 
Emirados Árabes Unidos
Presidente Al Nahyan 1971 Federal
Qual país é uma monarquia
Reino de Espanha
Rei Bourbon 1479[nota 3] Constitucional
Qual país é uma monarquia
Granada
Rainha Windsor 1974 Constitucional
Qual país é uma monarquia
Ilhas Salomão
Rainha Windsor 1978 Constitucional
Qual país é uma monarquia
 Jamaica
Rainha Windsor 1962 Constitucional
Qual país é uma monarquia
 
Japão
Imperador Yamato 1868[nota 4] Constitucional
Qual país é uma monarquia
Estado do Kuwait
Emir Al Sabah 1752 Mista
Qual país é uma monarquia
Reino Haxemita da Jordânia
Rei Haxemita 1946 Mista
Qual país é uma monarquia
Reino do Lesoto
Rei Moshoeshoe 1966 Constitucional
Qual país é uma monarquia
Principado do Liechtenstein
Príncipe-Soberano Liechtenstein 1866 Constitucional
Qual país é uma monarquia
Grão-Ducado do Luxemburgo
Grão-Duque Nassau-Weilburg 1890 Constitucional
Qual país é uma monarquia
 Malásia
Yang di-Pertuan Agong 1957 Eletiva
Qual país é uma monarquia
Principado de Mônaco
Príncipe Grimaldi 1160 Mista
Qual país é uma monarquia
Reino de Marrocos
Rei Alauita 1956 Mista
Qual país é uma monarquia
Reino dos Países Baixos[nota 5]
Rei Orange-Nassau 1815 Constitucional
Qual país é uma monarquia
 Nova Zelândia
Rainha Windsor 1840 Constitucional
Qual país é uma monarquia
Reino da Noruega
Rei Glücksburg 872 Constitucional
Qual país é uma monarquia
Sultanato de Omã
Sultão Al Said 1744 Absoluta
Qual país é uma monarquia
Estado Independente da Papua-Nova Guiné
Rainha Windsor 1975 Constitucional
Qual país é uma monarquia
Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte
Rainha Windsor 1701[nota 6] Constitucional
Qual país é uma monarquia
Federação de São Cristóvão e Névis
Rainha Windsor 1983 Constitucional
Qual país é uma monarquia
Santa Lúcia
Rainha Windsor 1979 Constitucional
Qual país é uma monarquia
São Vicente e Granadinas
Rainha Windsor 1979 Constitucional
Qual país é uma monarquia
Reino da Suécia
Rei Bernadotte 1809 Constitucional
Qual país é uma monarquia
Reino da Tailândia
Rei Chacri 1238 Constitucional
Qual país é uma monarquia
Reino de Tonga
Rei Tupou 1845 Constitucional
Qual país é uma monarquia
 Tuvalu
Rainha Windsor 1978 Constitucional
Qual país é uma monarquia
Estado da Cidade do Vaticano
Papa 1929 Eletiva

Monarquias subnacionais[editar | editar código-fonte]

Para além das monarquias já enumeradas, as seguintes são monarquias situadas dentro de Estados reconhecidos.

Entidade subnacional Título do Monarca Atual Monarca Soberania Referências
Qual país é uma monarquia
Abu Dabi Emir Mohammed bin Zayed Al Nahyan
Qual país é uma monarquia
Emirados Árabes Unidos
Qual país é uma monarquia
Ajman Emir Humaid bin Rashid Al Nuaimi III
Qual país é uma monarquia
Emirados Árabes Unidos
Qual país é uma monarquia
Anufu "Soma" Na Bema
Qual país é uma monarquia
Togo
Qual país é uma monarquia
Axânti Rei ("Asantehene") Otumfuo Tutu II
Qual país é uma monarquia
Gana
Qual país é uma monarquia
Bafute "Fons" Abumbi II
Qual país é uma monarquia
Camarões
Qual país é uma monarquia
Buganda Rei ("Cabaca") Muenda Mutebi II
Qual país é uma monarquia
Uganda
Qual país é uma monarquia
Bunioro "Omucama" Iguru I
Qual país é uma monarquia
Uganda
Qual país é uma monarquia
Busoga "Kyabazinga" Nadiope IV
Qual país é uma monarquia
Uganda
Qual país é uma monarquia
Dubai Emir Mohammed bin Rashid Al Maktoum
Qual país é uma monarquia
Emirados Árabes Unidos
Qual país é uma monarquia
Fujeira Emir Hamad bin Mohammed Al Sharqi
Qual país é uma monarquia
Emirados Árabes Unidos
Qual país é uma monarquia
Johor Sultão Mahmud Iskandar Al-Haj
Qual país é uma monarquia
Malásia
Qual país é uma monarquia
Kelantan Sultão Muhammad V
Qual país é uma monarquia
Malásia
Qual país é uma monarquia
Kotokolien Chefe ("Uro Eso") Yusuf Ayeva
Qual país é uma monarquia
Togo
Qual país é uma monarquia
Império Māori Rei Tuheitia Paki
Qual país é uma monarquia
Nova Zelândia
Qual país é uma monarquia
Mustangue Rajá ("Gyelpo") Jigme Palbar Bista
Qual país é uma monarquia
Nepal
Qual país é uma monarquia
Negeri Sembilan Sultão Mizan Zainal Abidin
Qual país é uma monarquia
Malásia
Qual país é uma monarquia
Pahang Sultão Adbullah
Qual país é uma monarquia
Malásia [19]
Qual país é uma monarquia
Perak Sultão Azlan Shah
Qual país é uma monarquia
Malásia
Qual país é uma monarquia
Perlis Rajá Tuanku Syed Sirajuddin
Qual país é uma monarquia
Malásia [20]
Qual país é uma monarquia
Quedá Sultão Sallehuddin
Qual país é uma monarquia
Malásia [21]
Qual país é uma monarquia
Ras al-Khaimah Emir Saud bin Saqr Al Qasimi
Qual país é uma monarquia
Emirados Árabes Unidos
Qual país é uma monarquia
Reino Sanui Amon Amon N'Douffou V
Qual país é uma monarquia
Costa do Marfim
Qual país é uma monarquia
Xarja [Emir]] Sultan bin Mohammed Al-Qasimi
Qual país é uma monarquia
Emirados Árabes Unidos
Qual país é uma monarquia
Selangor Sultão Sharafuddin Idris Shah
Qual país é uma monarquia
Malásia
Qual país é uma monarquia
Sigave Rei, Chefe ("Tu'i") Visesio Moeliku
Qual país é uma monarquia
França
Qual país é uma monarquia
Tencodogo "Naaba" Tigre I de Tencodogo
Qual país é uma monarquia
Burkina Faso
Qual país é uma monarquia
Terenganu Sultão Mizan Zainal Abidin
Qual país é uma monarquia
Malásia
Qual país é uma monarquia
Tibete Dalai Lama Tenzin Gyatso
Qual país é uma monarquia
China
Qual país é uma monarquia
Toro "Omukama" Rukidi IV de Toro
Qual país é uma monarquia
Uganda
Qual país é uma monarquia
Tu'a Rei ("Tu'i") Soane Patita Maituku
Qual país é uma monarquia
França
Qual país é uma monarquia
Umm al Qaywayn Emir Saud bin Rashid Al Mualla
Qual país é uma monarquia
Emirados Árabes Unidos
Qual país é uma monarquia
Uvea Rei ("Tu'i") Tomasi Kulimoetoke II de Uvea
Qual país é uma monarquia
França
Qual país é uma monarquia
Uogodogo "Naaba" Baongo II
Qual país é uma monarquia
Burkina Faso
Qual país é uma monarquia
Jogjacarta Sultão Hamengkubuwono X
Qual país é uma monarquia
Indonésia
Qual país é uma monarquia
Zululândia Rei vacante
Qual país é uma monarquia
África do Sul
Qual país é uma monarquia
Godenu Togbe Osei III
Qual país é uma monarquia
Gana

Ver também[editar | editar código-fonte]

  • Lista de monarcas soberanos atuais
  • Lista de países por sistema de governo
  • Lista de Estados federais

Notas

  1. Bélgica é atualmente a única monarquia popular - sistema no qual o título do soberano está ligado ao povo e não ao Estado. O título do monarca belga é "Rei dos Belgas" ao contrário do comum "Rei da Bélgica". Outra exceção da monarquia belga é que um novo monarca não assume o trono imediatamente após a morte ou abdicação de seu antecessor até que preste o juramento constitucional.
  2. O Reino da Dinamarca é composto por: Dinamarca, Ilhas Feroe e Groenlândia.
  3. Espanha é uma monarquia soberana desde a Reconquista (1469). Após esparsas tentativas republicanas ao longo do século XIX, a monarquia foi abolida em 1936 e restaurada em 1978 com todos os direitos e incumbências anteriores.
  4. Japão é a mais antiga monarquia ainda existente no mundo, remontando a 660 a.C. Porém, o sistema monárquico atual teve origem nas reformas políticas da Restauração Meiji, em 1868.
  5. O Reino dos Países Baixos é composto por quatro nações: Países Baixos, Aruba, Curaçao e São Martinho.
  6. Apesar da Grã-Bretanha ter sido uma região monárquica ao longo de toda sua história, somente com o Tratado de União de 1701 constituiu-se uma monarquia soberana em toda a ilha unindo as coroas de Inglaterra, País de Gales e Escócia.

Referências

  1. «Why is Japanese monarchy under threat?». The Economist. Junho de 2017. Consultado em 4 de fevereiro de 2021
  2. «Regime majoritário há 200 anos, monarquia é minoria no mundo atual». Folha de S. Paulo. 15 de novembro de 2019
  3. Bentley, Tom; Wilsdon, James. «Monarchies» (PDF). Demos
  4. «History and Theory of Mixed Governments». Oxford Constitutional Law. Maio de 2016
  5. «Glorious Revolution - British History in Depth». BBC. 17 de fevereiro de 2011
  6. «The role of the Monarchy». Royal.gov
  7. «Member Countries». The Commonwealth
  8. «How big was the British Empire and how it collapsed?». The Week. 26 de novembro de 2019
  9. Rogers, Abby (9 de novembro de 2011). «The 10 Greatest Empires In The History Of The World». Business Insider
  10. Moore, Suzanne (25 de novembro de 2019). «Let's get off our knees and abolish the monarchy». The Guardian
  11. Fellet, João (4 de abril de 2019). «Monarquistas ocupam cargos em Brasília e reabilitam grupo católico ultraconservador». BBC News
  12. Madsen, Anders Christian (2 de maio de 2020). «Who is Queen Margrethe II, the Octogenarian Queen of Denmark?». Vogue. Consultado em 5 de fevereiro de 2020
  13. Fisher, Max (4 de dezembro de 2012). «Map: Which of the world's monarchies allow female royal succession». The Washington Post. Consultado em 5 de fevereiro de 2020
  14. Elks, Sonia (30 de abril de 2019). «As Japan's emperor abdicates, which countries let women take the throne?». Reuters. Consultado em 5 de fevereiro de 2020
  15. Barnett, Laura (4 de junho de 2012). «Is royal succession gender equality a good thing for feminism?». The Guardian. Consultado em 5 de fevereiro de 2020
  16. «La Infanta Leonor, la heredera más joven de Europa». La Nueva España. 2 de junho de 2014. Consultado em 5 de fevereiro de 2020
  17. «Member States». Organização das Nações Unidas
  18. Alkazemi D, Rahman (1999). «Church or State? The Holy See at the United Nations». PubMed.gov
  19. Team, Malaysiakini (12 de janeiro de 2019). «Tengku Abdullah to be proclaimed Pahang sultan on Jan 15». Malaysiakini (em inglês). Consultado em 23 de janeiro de 2020
  20. «BIODATA - DYMM TUANKU RAJA PERLIS». www.perlis.gov.my. Consultado em 23 de janeiro de 2020
  21. Iskandar, Oleh Adha Ghazali dan Petah Wazzan (12 de setembro de 2017). «Tunku Sallehuddin dimasyhur Sultan Kedah ke-29». BH Online (em malaio). Consultado em 23 de janeiro de 2020

Quais países são monarquia?

As monarquias absolutas que existem atualmente são:.
Eswatini (antiga Suazilândia).
Vaticano..
Catar..
Arábia Saudita..
Brunei..
Emirados Árabes Unidos..

Qual a monarquia mais poderosa do mundo?

Reis e Rainhas britânicos e da Inglaterra. Os monarcas ingleses são sempre os mais ilustres da história. Isso porque desde o século XV a Inglaterra é uma das maiores potências mundiais, e muitos desses séculos foram com reis e rainhas no comando do governo.

O que é um país monarquia?

A Monarquia é uma forma de governo onde o Rei (monarca) exerce um papel político, podendo ser mais ativo, governando o Estado, ou mais passivo, cerimonial, em que cumpre meras funções de representação.

Qual é o monarca atual?

Isabel II é soberana de Austrália, Canadá, Nova Zelândia, Reino Unido e de 12 outros estados independentes conhecidos coletivamente como Reinos da Comunidade de Nações. Em contrapartida, o Sultão de Omã Haitham é o mais recente monarca entronizado, tendo ascendido ao trono em 2020 após a morte de seu primo Qaboos.