Qual protocolo é usado para encontrar o endereço físico de um dispositivo na rede local?

Deve-se esclarecer que, para enviar dados a outro host na mesma LAN, o host origem deve saber o endereço físico e lógico do host destino. Quando este for conhecido, será possível criar um quadro e enviá-lo na mídia de rede. O host origem pode aprender o endereço IP destino de diversas maneiras. Por exemplo, pode aprender o endereço IP com o uso do sistema de nome de domínio (DNS), ou pode saber o endereço IP destino quando o endereço for inserido manualmente no aplicativo, como quando um usuário especifica o endereço IP de um servidor FTP destino. Mas como um host determina o endereço MAC Ethernet de outro dispositivo?

A maioria dos aplicativos de rede baseia-se no endereço IP lógico destino para identificar o local dos hosts de comunicação. O endereço MAC de enlace de dados é necessário para entregar esse pacote IP encapsulado dentro do quadro Ethernet pela rede ao destino.

O host emissor usa um protocolo chamado ARP (Address Resolution Protocol) para descobrir o endereço MAC de qualquer host na mesma rede local. O host emissor envia uma mensagem de Solicitação ARP para toda a LAN. A Solicitação ARP é uma mensagem de broadcast. A Solicitação ARP contém o endereço IP do dispositivo destino. Cada dispositivo na LAN examina a Solicitação ARP para ver se ela contém seu próprio endereço IP. Apenas o dispositivo com o endereço IP contido na Solicitação ARP envia uma Resposta ARP. A Resposta ARP inclui o endereço MAC associado ao endereço IP da Solicitação ARP.

Como e chamado o endereço físico de um dispositivo de rede?

MAC address é um identificador numérico atribuído a uma interface de rede (NIC), dispositivo Wi-Fi ou Bluetooth, usado como endereço físico em uma rede local.

Qual protocolo usado para descobrir o endereço físico MAC de um dispositivo local?

O host emissor usa um protocolo chamado ARP (Address Resolution Protocol) para descobrir o endereço MAC de qualquer host na mesma rede local.

Qual o protocolo numa rede TCP IP e utilizado para mapear endereço IP em endereço físico MAC )?

O ARP é um protocolo de pergunta e resposta utilizado para mapear dinamicamente endereços da camada 3 (rede) com a camada 2 (enlace). Tipicamente, ele é utilizado para mapear endereços IPs (Internet Protocol) em endereços MAC (Media Access Control).

Para que se utiliza el protocolo ARP?

O protocolo ARP, permite encontrar o endereço físico a partir do endereço IP da máquina alvo. Para tal, o protocolo usa um mecanismo de difusão (broadcast) na rede local, enviando uma solicitação a todas as máquinas da rede, sendo que a máquina alvo responde indicando o par endereço IP/endereço físico.