Quando a soma de todas as forças que atuam em uma partícula não é nula a partícula se move com velocidade constante?

Assinale a alternativa correta com respeito �s leis de Newton que determinam o movimento de part�culas.

a)

Quando a soma de todas as for�as que atuam em uma part�cula � nula, a part�cula n�o se move.

b)

Quando a soma de todas as for�as que atuam em uma part�cula n�o � nula, a part�cula se move com velocidade constante.

c)

Quando a soma de todas as for�as que atuam em uma part�cula � constante, a part�cula se move com velocidade constante.

d)

Quando a soma de todas as for�as que atuam em uma part�cula aponta em certa dire��o fixa, a acelera��o da part�cula ao longo da perpendicular a esta dire��o � nula.

e)

A toda for�a de a��o agindo sobre uma part�cula corresponde uma for�a de rea��o agindo sobre a mesma part�cula.

A primeira Lei de Newton é um dos conceitos cobrados nos principais vestibulares do país e na prova do Enem. A Introdução às Leis de Newton apresenta alguns termos e explicações importantes para entender a teoria elaborada por Issac Newton. Confira o conteúdo e boas provas.

Uma partícula está em equilíbrio quando o seu vetor velocidade é constante.

Não esqueça que, para que um vetor seja constante, ele deve ter sempre a mesma direção, o mesmo sentido e o mesmo módulo.

Na natureza você vai encontrar um número muito grande de situações nas quais podemos analisar o vetor velocidade, porém em apenas duas o vetor velocidade será constante: quando a partícula estiver em repouso ou em movimento retilíneo uniforme.

 

Conceito de equilíbrio estático

O EQUILÍBRIO ESTÁTICO ocorre quando a partícula está em repouso. Neste caso, o vetor velocidade é zero ($$$\overrightarrow{v} = \overrightarrow{0}\overrightarrow{v} = \overrightarrow{0}$$$) e o vetor aceleração também é zero ( $$$\overrightarrow{a} = \overrightarrow{0}\overrightarrow{a} = \overrightarrow{0}$$$).

Pense na seguinte situação: uma partícula é lançada verticalmente para cima. No ponto mais alto da trajetória a partícula está em equilíbrio estático?

Não. Embora o vetor velocidade naquele ponto seja zero (a partícula parou), o vetor aceleração naquele ponto não é zero (é igual ao vetor aceleração da gravidade local).

Cuidado! Uma partícula parada não está necessariamente em equilíbrio. Para que uma partícula parada esteja em equilíbrio, ela deverá estar parada ( $$$\overrightarrow{v} = \overrightarrow{0}\overrightarrow{v} = \overrightarrow{0}$$$) e permanecer parada ($$$\overrightarrow{a} = \overrightarrow{0}\overrightarrow{a} = \overrightarrow{0}$$$ ).

   

Conceito de equilíbrio dinâmico

O EQUILÍBRIO DINÂMICO ocorre quando a partícula está em movimento retilíneo uniforme, isto é, o vetor velocidade é constante e diferente de zero ( $$$\overrightarrow{v}\overrightarrow{v}$$$$$$\overrightarrow{0}\overrightarrow{0}$$$ e constante) e o vetor aceleração é zero ($$$\overrightarrow{a} = \overrightarrow{0}\overrightarrow{a} = \overrightarrow{0}$$$).

 

Aplicação 1

Atira-se uma pedra verticalmente para cima. Assinale a opção que representa corretamente a velocidade da pedra e a força  que atua sobre ela atua, no ponto mais alto da trajetória.

Quando a soma de todas as forças que atuam em uma partícula não é nula a partícula se move com velocidade constante?

No ponto mais alto da trajetória a velocidade é nula ($$$\overrightarrow{v} = \overrightarrow{0}\overrightarrow{v} = \overrightarrow{0}$$$), porém atua sobre a partícula o seu peso, isto é, uma força vertical orientada de cima para baixo. Logo, a resposta correta é a letra E.

A inércia é uma propriedade geral da matéria pela qual uma partícula, na ausência de forças ou submetida a uma força resultante nula, permanece em equilíbrio.

Quando uma partícula está em repouso, a sua tendência é continuar em repouso e, se ela está em movimento retilíneo uniforme, a sua tendência é continuar com este movimento.

Aplicação 2

Um objeto está em repouso suspenso ao teto de uma sala por meio de dois fios ideais, como mostra a figura abaixo.

Quando a soma de todas as forças que atuam em uma partícula não é nula a partícula se move com velocidade constante?

A força resultante $$$\overrightarrow F\overrightarrow F$$$ que age sobre o objeto é representada por: 

Quando a soma de todas as forças que atuam em uma partícula não é nula a partícula se move com velocidade constante?

O texto afirma que o objeto está em repouso, logo a força resultante que atua sobre ele é igual a zero. Sendo assim, a resposta é a letra E.

Aplicação 3

Uma partícula está submetida à ação de três forças coplanares. Assinale, dentre as opções abaixo, aquela em que a partícula em questão está em repouso ou em movimento retilíneo uniforme em um referencial inercial. (Os comprimentos das setas são proporcionais aos módulos das forças que elas representam).

Quando a soma de todas as forças que atuam em uma partícula não é nula a partícula se move com velocidade constante?

De acordo com o texto, a partícula está em equilíbrio e, como consequência, a força resultante que atua sobre ela deverá ser nula, o que ocorre na opção D.

Aplicação 4

Um paraquedista, cujo peso é 800 newtons, desce com velocidade vetorial constante de 8,0 m/s. Determine a direção, o sentido e o módulo da força exercida sobre o corpo do paraquedista pelos tirantes do paraquedas.

Neste caso, o paraquedista está em equilíbrio dinâmico e a força resultante que atua sobre ele vale zero.

Para baixo vai atuar o peso do paraquedista de módulo 800 N e para cima a força exercida sobre o corpo do paraquedista pelos tirantes do paraquedas que deverá ser de 800 N. Logo, a força exercida sobre o corpo do paraquedista pelos tirantes do paraquedas deverá ser vertical, orientada de baixo para cima e de módulo 800 N.

Aplicação 5

UFRJ - A figura ao lado mostra um alpinista de massa igual a 70 kg escalando uma fenda estreita em uma montanha. No instante considerado o alpinista encontra-se em repouso.

Quando a soma de todas as forças que atuam em uma partícula não é nula a partícula se move com velocidade constante?

Calcule o módulo e indique a direção e o sentido da resultante das forças exercidas pelas paredes da fenda sobre o alpinista. Considere g = 10 m/s$$$^2^2$$$.

Neste caso, o alpinista está em equilíbrio estático e a força resultante que atua sobre ele vale zero.

Para baixo vai atuar o peso do alpinista de módulo 700 N e para cima a resultante das forças exercidas pelas paredes da fenda sobre o alpinista que deverá ser de 700 N. Logo, resultante das forças exercidas pelas paredes da fenda sobre o alpinista que deverá ser de 700 N, direção vertical e orientada de baixo para cima.

Aplicação 6

Três blocos de madeira estão empilhados sobre uma mesa horizontal.

Quando a soma de todas as forças que atuam em uma partícula não é nula a partícula se move com velocidade constante?

Puxando-se o bloco do meio horizontalmente, observa-se que o conjunto dos três blocos anda com velocidade constante.  O dinamômetro indica 2,0 N. Quais são as forças horizontais exercidas sobre cada um dos blocos?

Quando a soma de todas as forças que atuam em uma partícula não é nula a partícula se move com velocidade constante?

De acordo com o texto, o bloco está em equilíbrio dinâmico e, como consequência, a força resultante que atua sobre ela deverá ser nula o que somente ocorre na opção B.

Aplicação 7

Considere um helicóptero movimentando-se no ar em três situações diferentes:

(I) subindo verticalmente com velocidade constante;
(II) descendo verticalmente com velocidade constante;
(III) deslocando-se horizontalmente para a direita com velocidade constante.

A resultante das forças exercidas pelo ar sobre o helicóptero, em cada uma dessas situações, é corretamente representada por:

Quando a soma de todas as forças que atuam em uma partícula não é nula a partícula se move com velocidade constante?

Observe que nas três situações propostas o helicóptero está em equilíbrio dinâmico, isto é, a força resultante que atua sobre ele é nula.

Sobre o helicóptero atua o seu peso que é uma força vertical orientada de cima para baixo e resultante das forças exercidas pelo ar sobre o helicóptero. Para que a força resultante seja zero a resultante das forças exercidas pelo ar sobre o helicóptero deverá ser vertical orientada de baixo para cima e de módulo igual ao peso do helicóptero. Logo a resposta correta é a letra A.

Quando a soma de todas as forças que atuam em uma partícula é nula a partícula não se move?

Segunda Lei de Newton Se a resultante das forças que atuam sobre uma partícula é zero, a primeira lei afirma que ela está parada ou em MRU num referencial inercial. Se a resultante das forças é diferente de zero, essa partícula não pode estar parada nem em MRU, isto é, ela deve ter uma aceleração.

O que diz a primeira segunda e terceira lei de Newton?

A primeira lei de Newton, conhecida como lei da inércia, trata da resistência à mudança do estado de movimento; a segunda lei de Newton, conhecida como princípio fundamental da dinâmica, aborda a definição de força resultante e a sua relação com a aceleração; por último, a terceira lei de Newton, a lei da ação e reação ...

O que podemos afirmar quando a força resultante que atua sobre um corpo é nula?

A primeira lei de Newton, também conhecida como lei da inércia, estabelece que, se a força resultante sobre um corpo for nula (igual a zero), esse corpo estará em repouso ou em movimento retilíneo uniforme.

Quais são as três leis de Isaac Newton?

As leis de Newton são: Lei da Inércia, Princípio Fundamental da Dinâmica e Lei da Ação e Reação. Essas leis são usadas para determinar a dinâmica dos movimentos dos corpos. As leis de Newton estão entre as mais importantes leis da Física e são usadas para determinar a dinâmica dos corpos.