Quando o gás libera um comprimido efervescente em contato com a água?

895 palavras 4 páginas

Introdução
O comprimido efervescente, em contato com água, produz uma reação química que libera gás carbônico (as bolhas que vemos subir). Parte do gás carbônico liberado fica aderida (adsorvido é o termo técnico) ao restante do comprimido que ainda não reagiu e não se dissolveu. Dessa forma a densidade média desse conjunto,constituído pelo que resta de comprimido juntamente com as bolhas de gás carbônico adsorvido, é inferior à densidade da água e então flutua (um corpo flutua se a sua densidade média é inferior à da água).

Desenvolvimento
Estados físicos que o comprido efervescente passa: sólido, líquido e gasoso. 1. Medindo a rapidez com que ocorre a efervescência de comprimidos inteiros ou triturados.
Materiais
* 2

…exibir mais conteúdo…

1- O fenômeno ocorreu com a mesma rapidez nos dois copos?
Não, pois na água quente o comprimido se dissolve mais rápido. 2- Crie uma hipótese para explicar suas observações.
O calor ajudou na reação, se a agua estiver fria o movimento das moléculas será bem menor, e elas terão menos chances de se chocarem.
3. Nos dois experimentos você criou hipóteses e, a partir delas, faça um pregão sobre em qual situação o mesmo ocorreria com mais rapidez.
Na agua quente ocorre o fenômeno

Relacionados

  • Demonstração do Efeito Tampão de Comprimidos Efervescentes com Extrato de Repolho Roxo

    1328 palavras | 6 páginas

    INTRODUÇÃO Indicadores visuais são substâncias capazes de diferenciar cores dependendo das características físico-químicas da solução na qual em função de diversos fatores, como pH, potencial elétrico, complexação com íons metálicos e adsorção em sólidos. Podem ser classificados como mecanismo de mudança de cor ou os tipos de titulação nos quais são aplicados. Os indicadores ácido-base ou indicadores de pH são substâncias orgânicas sendo tipo ácidas ou básicas que apresentam cores….

  • Experiencia de quimica

    820 palavras | 4 páginas

    substância sólida (comprimido) e uma líquida (água), quanto mais reduzida a pó estiver a substância sólida, maior é a superfície de contato entre as partículas de ambas as substâncias e portanto, maior é a possibilidade de essas partículas colidirem umas com as outras. Os catalisadores aumentam a velocidade de uma reação química, mas não participam da formação dos produtos, sendo completamente regenerados no final. Atuam ao promover rotas de reação com menor energia de ativação. O catalisador acelera….

  • amora

    2523 palavras | 11 páginas

    processos químicos ocorrem. O ramo da ciência que trata desta área importante é a cinética química (do grego “movimento”). A cinética química tem importância sob diversos aspectos. De uma parte ela é a fonte mais útil de informação de como as reações químicas ocorrem – isto é, os mecanismos das reações químicas – que é um dos problemas mais interessantes da química moderna. Por outro lado, um conhecimento das velocidades das reações é essencial para o sucesso de muitos processos químicos industriais;….

  • Testando a velocidade das Reações

    929 palavras | 4 páginas

    Concentração Quanto maior a concentração dos reagentes, mais rápida será a reação química. Essa propriedade está relacionada com o número de colisões entre as partículas. 4.Catalisador É uma substancia que aumenta a velocidade de uma reação química (pois abaixa a energia de ativação) sem ser efetivamente consumida no processo. 5.Inibidor O inibidor é o oposto do catalisador, pois ele aumenta a energia de ativação e conseqüentemente reduz a velocidade da reação. Essa substância reduz e até destrói….

  • Cinética Química Lista de Exercícios Gabaritados

    3609 palavras | 15 páginas

    a manifestação das reações químicas, ocorrem variações de energia. A quantidade de energia envolvida está associada às características químicas dos reagentes consumidos e dos produtos que serão formados. O gráfico abaixo representa um diagrama de variação de energia de uma reação química hipotética em que a mistura dos reagentes A e B levam à formação dos produtos C e D. Com base no diagrama, no sentido direto da reação, conclui-se que a a) energia de ativação da reação sem o catalisador….

  • Av2 Lógica de programação Estácio

    6084 palavras | 25 páginas

    ...................................................................................................03 Equipamentos e Aparelhagens.........................................................................................04 PRÁTICAS 1. Cálculos Químicos ......................................................................................................09 2. Termoquímica I............................................................................................................. 11 Exemplos….

  • Relatório de Química Gases

    2283 palavras | 10 páginas

    UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO DEPARTAMENTO DE QUÍMICA RELATÓRIO DE QUÍMICA DETERMINAÇÃO DO NÚMERO DE MOLS DE GÁS CARBÔNICO LIBERADO POR UM ANTIÁCIDO EFERVESCENTE E SEU EFEITO SOBRE O pH. VITÓRIA, 18 DE JULHO DE 2013. SUMÁRIO RESUMO ---------------------------------------------------------------------------------- 02 INTRODUÇÃO --------------------------------------------------------------------------- 02 OBJETIVOS -------------------------------------------------------------------------------….

  • Cinética química

    11425 palavras | 46 páginas

    Prof. Agamenon Roberto CINÉTICA QUÍMICA www.agamenonquimica.com 1 VELOCIDADE DE UMA REAÇÃO 01) (UFV-MG) Assinale o fenômeno que apresenta velocidade média maior. a) b) c) d) e) A combustão de um palito de fósforo. A transformação de rochas em solos. A corrosão de um automóvel. O crescimento de um ser humano. A formação do petróleo a partir de seres vivos. 02) (Fuvest-SP) O seguinte gráfico refere-se ao estudo cinético de uma reação química. velocidade da reação T1….

  • quimica

    1881 palavras | 8 páginas

    DISCIPLINA: Química ATIVIDADE: Apoio III 2º Ano do Ensino Médio PROFESSORA: Valéria Boechat Data: ___/___/2014 Aluno(a) ________________________________________ Nº: ___ Turma: ___ LEI DE LAVOISIER (Lei da Conservação das massas) LEI DE PROUST (Lei das proporções constantes ou definidas) 1. (VUNESP 2002) Numa viagem, um carro consome 10kg de gasolina. Na combustão completa deste combustível, na condição de temperatura do motor, formam-se….

  • Oxiredução

    1999 palavras | 8 páginas

    d) Dissolução de comprimidos efervescentes. e) Reação de neutralização entre um ácido e uma base de Arrhenius. Fe + NaClO --> Fe2O3 + NaCl Fe: substância simples, noxFe = 0 NaClO: Na: metal alcalino (1A), noxNa….

Trabalhos Populares

Qual e a reação química do comprimido efervescente?

A reação desses comprimidos com água produz e libera gás carbônico (CO2), responsável pela formação de bolhas e pela eructação (arroto) após a ingestão do medicamento.

O que acontece quando um comprimido efervescente e colocado na água?

Ao ser colocado na água, ele inicia um processo de ionização que dissolve o comprimido, produz gás carbônico e dilui a dosagem no líquido.

Porque um comprimido efervescente reage mais rapidamente com água se for moído?

Um exemplo é quando dissolvemos um comprimido efervescente triturado: ele se dissolve mais rapidamente do que se estivesse inteiro, isto acontece porque aumentamos a superfície de contato que reage com a água.

Quando um comprimido efervescente e jogado em água Forma

Resposta. Químico. Pois a sua forma química mudará.