Quando fernandinho beira mar vai ser solto

Política

- Publicada em 18 de Maio de 2018 às 12:19

O juiz titular da Vara de Execuções Penais (VEP) do Rio, Rafael Estrela, decidiu renovar a permanência do traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, por mais um ano no presídio federal de Porto Velho (RO). Na decisão, o magistrado alerta para o fato de que o traficante é uma das principais lideranças de uma facção criminosa do Rio de Janeiro e que sua distância dificulta possíveis articulações com comparsas que estão fora da cadeia.

Quer continuar lendo este e outros conteúdos sérios e de credibilidade?
Assine o JC Digital com desconto!

Quando fernandinho beira mar vai ser solto

  • Personalize sua capa com os assuntos de seu interesse
  • Acesso ilimitado aos conteúdos do site
  • Acesso ao Aplicativo e versão para folhear on-line
  • Conteúdos exclusivos e especializados em economia e negócios
  • Cancelamento on-line e a qualquer momento

Assine Já é nosso assinante? faça login

O juiz titular da Vara de Execuções Penais (VEP) do Rio, Rafael Estrela, decidiu renovar a permanência do traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, por mais um ano no presídio federal de Porto Velho (RO). Na decisão, o magistrado alerta para o fato de que o traficante é uma das principais lideranças de uma facção criminosa do Rio de Janeiro e que sua distância dificulta possíveis articulações com comparsas que estão fora da cadeia.

"A permanência do apenado fora dos limites do estado do Rio de Janeiro é um importante obstáculo ao fluxo de comunicações entre tais líderes e seus comandados, no que tange à transmissão de ordens ilícitas, o que viabiliza a continuidade da austera política de segurança pública implementada pelas autoridades fluminenses", disse o juiz na decisão.

O magistrado argumenta ainda que o contexto atual da violência no Rio, que está sob intervenção federal na segurança pública desde fevereiro, reforça que a medida de manter Beira-Mar em Rondônia é imprescindível. "Veja, que não se está a falar aqui de ilações ou conjecturas, mas de uma situação lastimável pela qual passa a Segurança Pública deste Estado, amplamente comprometida em seu aparelhamento técnico e humano, com sérias dificuldades em manter a ordem, frente as diversas facções e ações armadas que atuam diariamente nas ruas de toda a cidade do Rio de Janeiro".

O juiz disse ainda que a morte de policiais militares também evidencia a grave situação na área da segurança. Rafael Estrela aponta na decisão, que dados estatísticos divulgados amplamente na mídia nacional na última semana dão conta da morte de 134 policiais militares, só no último ano, o que representaria um recorde e 46 policiais mortos neste ano de 2018, retratando a grave situação que se encontra este Estado da Federação.

Fernandinho Beira-Mar está em Porto Velho desde 2006. A medida atende ofício da Secretaria de Segurança Pública do Rio e teve parecer favorável do Ministério Público. O retorno dele ao estado foi pedido pela defesa do traficante.

Em 2015, Fernandinho Beira-Mar foi condenado a 120 anos de prisão por liderar uma guerra de facções, em 2002, dentro do presídio de segurança máxima Bangu I, no Complexo Penitenciário de Gericinó, na Zona Oeste do Rio. Na ocasião, quatro rivais foram assassinados. Acumuladas, as penas de Beira-Mar chegam a 317 anos de prisão.

Ex-líder do Comando Vermelho, ex-traficante e, agora, formado teólogo e empreendedor da internet: o criminoso Luiz Fernando da Costa, mais conhecido como Fernandinho Beira-Mar, quer abrir o seu próprio e-commerce. Lá, ele pretende vender produtos variados de marca própria, diretamente da cela 38 da penitenciária federal de segurança máxima da cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte, onde cumpre pena de 300 anos de prisão.

Beira-Mar foi preso em 2001, ao ser capturado por autoridades militares da Colômbia em um acampamento das Fuerzas Armadas Revolucionarias de Colombia, as “FARC”, onde havia se refugiado e estava aprendendo táticas de guerrilha e união de milícias.

Desde então, formou-se em Teologia e escreveu dois livros: um deles, uma monografia que serviu como a conclusão de seu curso superior e que fala sobre a vida de Jesus Cristo; o outro, uma biografia narrando a sua trajetória com o crime. Agora, Fernandinho busca vender não apenas suas duas obras, mas também canecas, capas de celular e outros produtos comuns ao varejo direto de consumo — tudo sob a sua marca, intitulada “FBM”.

Falando ao UOL, a advogada de Beira-Mar, Paloma Gurgel, confirmou que o e-commerce está em fase de construção, mas não pode dar mais detalhes sobre o projeto. O que foi compartilhado, no entanto, é que os produtos estão sendo desenvolvidos por dependentes químicos que estão sob tratamento por uma ONG ligada a uma igreja evangélica. Entretanto, nem ONG, nem igreja foram nomeadas pela defensora.

Segundo ela, o próprio Beira-Mar está supervisionando a produção de conteúdo do site de vendas, que obrigatoriamente deve passar pelo crivo da área de inteligência do setor prisional.

Pela letra da lei, não há nenhum impedimento para que Fernandinho Beira-Mar exerça atividade profissional de comércio, apesar de que, pelas normas previstas em sua condenação, ele é proibido de acessar computadores e qualquer correspondência dele com o mundo externo à prisão passa por avaliação prévia do sistema carcerário, como foi no caso de sua formação superior, que foi feita pela metodologia de ensino à distância (EAD).

A manutenção e gerenciamento diário do site serão feitos de forma terceirizada, sob orientações e controle do próprio Beira-Mar, mas a advogada não soube informar se há alguma previsão de lançamento da plataforma.

Fonte: UOL

Qual é a facção de Fernandinho Beira

Qual é a facção de Fernandinho Beira-mar? Fernandinho Beira – Mar, considerado pelas autoridades como chefe da facção criminosa Comando Vermelho, relatou, em uma audiência por videoconferência, a prática de tortura no presídio federal de Campo Grande (MS). Quem é o líder do Comando Vermelho?

Qual é a pena de beira

Atualmente, cumpre pena na Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte . Em 2015, Beira-Mar foi condenado a 120 anos de prisão pela morte de quatro traficantes durante uma rebelião ocorrida em Bangu I, no Complexo Penitenciário de Gericinó, em setembro de 2002.

Qual é o tempo de liberdade de Fernandinho Beira

Mesmo com condenações totais de 309 anos, período máximo de reclusão é de 30 anos Após julgamento que durou mais de doze horas, o traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, foi condenado a 120 anos de cadeia por quatro homícidios em 2002. Segundo especialistas, com a nova pena, ele só poderá sair da cadeia em 2045.

Quantos anos Beira

Com mais essa condenação, Beira-Mar dificilmente conseguirá qualquer benefício de progressão de pena. É provável que ele tenha que cumprir 30 anos, como estabelece o Código Penal.

O que Fernandinho Beira

Beira-Mar está no sistema prisional federal de segurança máxima desde a sua inauguração, há 15 anos, onde cumpre pena de mais de 300 anos por crimes como homicídio, tráfico de drogas e lavagem de dinheiro —ele inclusive foi condenado, acusado de chefiar uma guerra entre facções criminosas no presídio de Bangu, em 2002.

Como está hoje o Fernandinho Beira

Atualmente, cumpre pena na Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte. Em 2015, Beira-Mar foi condenado a 120 anos de prisão pela morte de quatro traficantes durante uma rebelião ocorrida em Bangu I, no Complexo Penitenciário de Gericinó, em setembro de 2002.

Qual o QI de Fernandinho Beira

Na área de matemática, o desempenho de Fernandinho Beira-Mar foi 157. O resultado predominante também ficou entre 100 e 120. O exame foi voltado a qualquer pessoa que não concluiu o ensino médio até os 18 anos.