Porque cada elemento possui uma coloração diferente quando em contato com fogo?

Quando você acende o fogão de sua casa e se depara com a luminosidade da mesma, pode surgir a dúvida: Por que a chama do fogão é azul?

Ela é produzida pela combustão do gás liquefeito de petróleo (GLP), mais conhecido como gás de botijão. Podemos definir como combustão a reação do combustível (GLP) com o comburente (oxigênio do ar). A cor azul da chama é produzida em razão da combustão completa, ou seja, reação total com o oxigênio.

Agora, se a chama do fogão emite um vermelho-amarelado indica que o gás está acabando e a combustão não foi completa. Nesse caso houve um desbalanceamento na reação entre o combustível GLP e o comburente oxigênio.

Quanto à coloração da chama, essa indica a intensidade da mesma. A cor azul indica uma chama mais intensa, ou seja, mais quente. Já a cor amarela tendendo para o vermelho implica em uma chama mais fria. Se compararmos a chama da vela com a do fogão, qual seria a que emite maior quantidade de calor? Quanto mais azulada mais quente, sendo assim, a do fogão ganha a parada, uma vez que a vela produz flama amarela.

Estudando este conteúdo surge uma pergunta paralela: por que a chama do fogão não gera fumaça?

Na chama do fogão só há queima de gases, portanto ela não gera resíduos (fumaça). Já a chama de uma vela tem composição diferente, o combustível nesse caso é a parafina derivada do petróleo e rica em carbonos. A parafina quando se queima produz carvão como resíduo, esse se volatiliza na forma de um pó muito fino conhecido como fuligem. Portanto, a chama produzida, além de luminosidade vermelha-amarelada, emite também fumaça rica em resíduos de carbono.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Porque cada elemento possui uma coloração diferente quando em contato com fogo?

Por que a cor do fogo muda?

A cor do fogo, na verdade, é resultado da cor da luz que ele emite. Essa luz é formada por fótons, partículas muito pequenas que se comportam como uma onda eletromagnética. Dependendo do comprimento dessa onda, ela terá uma coloração diferente.

Qual é a verdadeira cor do fogo?

A cor depende basicamente do elemento químico em maior abundância no material que está sendo queimado. A mais comum, vista em incêndios e em simples velas, é a chama amarelada, resultado da combustão do sódio que emite luz amarela quando aquecido a altas temperaturas.

Qual tipo de fogo é o mais quente?

Uma chama azul é a mais quente de todas, variando de 1400-1650 ° Celsius (2600-3000 ° Fahrenheit). A chama de gás azul de um bico de Bunsen é muito mais quente do que a chama amarela de uma vela de cera!

Quais são as cores do fogo?

  • Na realidade o fogo pode assumir várias cores, que vão variar de acordo com a luz que a queima do material emitir. A luz é formada por partículas chamadas fótons, que são partículas muito pequeninas e possuem o comportamento de ondas eletromagnéticas.

Por que a cor do fogo depende da temperatura?

  • Porque a cor do fogo depende da temperatura em que ele queima e, geralmente, cada parte da chama tem uma temperatura diferente. A cor do fogo, na verdade, é resultado da cor da luz que ele emite. Essa luz é formada por fótons, partículas muito pequenas que se comportam como uma onda

Qual a cor que você quer dar às chamas?

  • Decida que cor (ou cores) quer dar às chamas. Você pode escolher vários tons diferentes; o importante é identificar quais são os mais interessantes — para ter uma noção do que usar. Alguns exemplos: azul, turquesa, vermelho, cor-de-rosa, verde, laranja, roxo, amarelo e branco.

Qual a cor da luz?

  • A cor que a luz vai ter depende do comprimento que a onda possuir, e o comprimento da onda por sua vez é influenciado pela quantidade de energia carregado por ela: quanto mais energia a onda carrega, menor é o comprimento da onda, e quanto menos energia, mais longa.

Os fogos de artifício deixam milhões de pessoas impressionadas graças às suas lindas cores brilhantes. Este efeito se deve à queima de diferentes elementos químicos. Cada íon existente na composição das substâncias utilizadas ou formadas na combustão da pólvora emite uma luz com uma cor característica (conforme pode se ver na tabela 1), quando submetidos à ação de uma chama. 

Elemento Químico Cor Característica
Arsênio Azul
Sódio Amarelo
Potássio Azul ou púrpura
Estrôncio Vermelho
Magnésio Branco ou prata
Lítio Vermelho ou maenta ("rosa choque")
Bário Verde
Ferro Dourado
Cálcio Amarelo
Alumínio Branco
Cobre Verde

Isso é explicado por meio do modelo atômico de Rutherford-Böhr. Segundo este modelo atômico, em um átomo existem apenas algumas órbitas circulares onde os elétrons permanecem, sendo que cada uma tem seu respectivo número de energia. Quando um elétron permanece em sua determinada órbita, diz-se que está em seu estado fundamental. Se ele passar para uma órbita mais externa, com maior nível de energia, tal elétron se encontrará em seu estado excitado ou ativado.

Porém, para que um elétron passe para um nível maior de energia ele precisa absorver um fóton (quantum de energia) de algum meio externo, como o calor do fogo, por exemplo. Nos fogos de artifício há um pavio que, ao ser acendido, inicia a combustão, fornecendo assim energia para os átomos de determinado elemento químico. Desse modo, o elétron “salta” de um nível de menor energia para um de nível superior.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Entretanto, o estado fundamental é mais estável que o excitado, por isso, imediatamente este elétron retorna para a órbita anterior. Mas, para isso, ele precisa perder a energia que ganhou; e ele faz isso emitindo certa quantidade de energia radiante, sob forma de um fóton de comprimento de onda específico, relacionado com uma determinada cor.

Como cada elemento químico possui órbitas com níveis de energia com valores diferenciados, o fóton de energia emitido será diferente para cada um. Por isso, cada elemento químico emitirá uma cor característica. Desse modo, se for utilizado, por exemplo, oxalato de estrôncio (SrC 2 O4) ou nitrato de estrôncio ((Sr(NO3)2), será fornecido o íon Sr2+ e dará a cor vermelha; ou se for usado cloreto ou nitrato de cobre (C uCl2 e NH4Cu(NO3)3 ), será produzido o íns Cu2+ e fornecerá a cor verde ou azul.

Porque o fogo adquire cores diferentes quando em contato com substâncias diferentes?

As reações incompletas produzem menor energia que a combustão completa. Isso explica a diferença entre as cores das chamas, pois a chama amarela, característica da combustão incompleta, é de menor energia. Já a chama azul é característica de uma combustão completa, com maior energia.

Por que o fogo pode ter várias cores diferentes?

A cor do fogo depende da temperatura em que ele queima Dependendo do comprimento dessa onda, ela terá uma coloração diferente. O tamanho da onda, por sua vez, depende da quantidade de energia que ela carrega: quanto mais energia, mais curta é a onda. As ondas “menores” são azuis, enquanto ondas “maiores” são vermelhas.

Quais elementos mudam a cor do fogo?

Para dar às chamas tons de azul, use cloreto de cobre ou cálcio. Para tons de turquesa, use sulfato de cobre. Para tons de vermelho, use cloreto de estrôncio. Para tons de cor-de-rosa, use cloreto de lítio.

Porque o fogo muda de cor no teste da chama?

Quando o sal de cozinha (NaCl – cloreto de sódio) entra em contato com a chama da boca do fogão ocorre a absorção de energia pelos elétrons presentes no sal, passando para um estado superior de energia. Por não ser seu estado natural, ele retorna para o estado inicial emitindo a cor alaranjada.