Alimentos preparados adequadamente e guardados em frascos hermeticamente fechados conservam-se

Para toda dona de casa, o período verão-outono é marcado pelo bloqueio de frutas e vegetais para o inverno. A conservação é um processo fascinante e ao mesmo tempo trabalhoso que exige muito tempo e esforço. Para que os esforços despendidos não sejam desperdiçados, deve-se preparar com cuidado: escolha produtos de alta qualidade, lave e esterilize os frascos.

Este último deve receber atenção especial, pois depende de quão bem os bancos estão esterilizados se a conservação vai durar um longo período de tempo. A esterilização em forno é o mais popular de todos os métodos de esterilização.

Por que os bancos esterilizam

Embora o processo de esterilização de latas leve muito tempo, você não pode passar sem ele. Isso se explica pelo fato de que durante o armazenamento dos recipientes de vidro, certos organismos e bactérias se formam na superfície interna, que começam a se multiplicar ativamente em potes já fechados. Isso será evidenciado por uma salmoura turva, pálpebras inchadas ou rasgadas. Para evitar isso, os potes de vidro devem ser tratados termicamente.

Antes de iniciar a esterilização, você deve fazer o seguinte:

  • Inspecione as latas quanto a rachaduras e lascas. Se forem, não podem ser preservados - os bancos podem estourar;
  • Despeje os potes com água morna e deixe por algumas horas. Isso é feito para que toda a poluição fique melhor atrás de suas paredes;
  • Lave bem os frascos. Atenção especial vale a pena dar o pescoço, pois aí se acumula muito pó. É melhor lavar os potes de preservação com bicarbonato de sódio e uma esponja de espuma nova.

Alimentos preparados adequadamente e guardados em frascos hermeticamente fechados conservam-se

Os frascos secam antes da esterilização? Aqui, cada um escolhe por si. Se o tempo permitir, limpe-o; do contrário, coloque recipientes úmidos no forno. A diferença está apenas na posição das latas: as molhadas são colocadas de cabeça para baixo, as secas - de cabeça para baixo. Após esses procedimentos, os potes podem ser colocados no forno.

Regras para esterilizar latas vazias no forno

Esterilizar latas em um forno a gás e elétrico é o método mais fácil que foi testado por muitos anos por muitas mulheres. Um mais este métodoé que várias latas podem ser preparadas ao mesmo tempo. Mas devido ao fato de que os bancos não devem estar em contato entre si, é importante não exagerar no número deles. Um lote pode ser esterilizado:

  • três litros - 5-7 pcs.,
  • litro 9-11 pcs.,
  • meio litro - 11-13 unid.

Alimentos preparados adequadamente e guardados em frascos hermeticamente fechados conservam-se

É importante lembrar que os potes são colocados somente no forno frio, devem ser aquecidos juntos. A temperatura não deve ser levada às marcas máximas, a princípio você pode ligá-la em 100 graus e gradualmente trazê-la para 180.

Os potes podem ser colocados em uma assadeira ou em uma gradinha. Junto com eles, você pode colocar tampas de ferro no forno para torcer. Eles são colocados na segunda assadeira e colocados em um nível inferior.

Quantas latas devem ser esterilizadas no forno?

  • 3 l - 20 minutos,
  • 1 litro - 15 minutos
  • 0,5 l - 10 minutos.

Passado o tempo certo, é preciso desligar o forno e abrir a porta para liberar o ar quente e deixar os potes esfriarem um pouco. Compre um pano ou pegadores de silicone, uma toalha de waffle limpa, pois é melhor não tocar em latas quentes com as mãos desprotegidas.

Alimentos preparados adequadamente e guardados em frascos hermeticamente fechados conservam-se

Coloque os frascos esterilizados sobre a mesa, cubra com as tampas e deixe até que o alimento seja colocado.

Regras para esterilizar latas com blanks no forno

As receitas populares para a conservação de saladas ou compotas de legumes, prevêem a esterilização dos produtos já colocados no pote. Como e a que temperatura os frascos cheios devem ser esterilizados no forno? O algoritmo de ações é o seguinte:

  1. Recipientes lavados e vazios devem ser esterilizados da maneira indicada acima. Muitos não o fazem e colocam comida em potes limpos, mas não esterilizados. Mas para matar todos os micróbios, e não se preocupar com o futuro destino dos espaços em branco - é aconselhável aquecer os tanques no forno;
  2. Após o aquecimento, é necessário deixar os potes esfriarem e colocar os alimentos em recipientes já frios;
  3. Os potes cheios são colocados em um forno frio e levemente cobertos com tampas de ferro esterilizado;
  4. Qualquer que seja a capacidade do recipiente, a temperatura de aquecimento das latas cheias não deve exceder 100-120 graus;
  5. O tempo de permanência no forno depende do volume da jarra. Quanto isso custa?
  • 3 l - 30 minutos,
  • 1 l - 20 minutos
  • 0,5 l - 5-10 minutos.

Passado o momento certo, as latas são retiradas e imediatamente enroladas com uma tampa.

Alimentos preparados adequadamente e guardados em frascos hermeticamente fechados conservam-se

Alguns pontos importantes de enlatamento

  1. Latas enroladas devem ser verificadas quanto a vazamentos. Para isso, imediatamente após a última volta da costuradora, coloque o pote sobre a toalha com a tampa voltada para baixo. Se um vazamento for visível, a lata não está hermeticamente fechada;
  2. Para prolongar o processo de esterilização, os frascos lacrados são envolvidos por todos os lados em um cobertor quente. Nesse estado, eles são deixados para esfriar completamente. Este processo leva aproximadamente 2-3 dias;
  3. Quando os potes estiverem completamente frios, devem ser guardados em local escuro e frio: adega, varanda, gaveta da cozinha localizada longe do radiador e fogão.
  4. A temperatura de armazenamento ideal para conservação é a temperatura do ar de +4 a +10 graus.

O processo de esterilização de latas no forno é o mais suave para as donas de casa em comparação com outros métodos. Um forno pré-aquecido não aumentará a temperatura geral da sala e não alcançará o vapor, o que é importante no período quente do verão.

O objetivo principal da preservação dos alimentos é preservar seu sabor e os nutrientes úteis que eles contêm: macro e microelementos, incluindo minerais e vitaminas. Para armazenamento comida enlatada e pratos, recipientes de vidro hermeticamente fechados são mais frequentemente usados ​​como os menos suscetíveis aos efeitos dos ácidos, sais e álcalis contidos em um produto enlatado. Mas isolar os produtos do ambiente externo por si só não é suficiente, é necessário interromper o desenvolvimento de vários microrganismos que podem se desenvolver em um meio nutriente mesmo em um produto fechado.

Para evitar o desenvolvimento de microrganismos em casa, eles usam o aquecimento de pratos de enlatados e da própria comida enlatada a temperaturas próximas ao ponto de ebulição da água, inclusive esterilizando latas no forno. Para obter completamente branco estéril, é esterilizado, isto é, está sujeito a um efeito térmico bastante prolongado a temperaturas não inferiores a 100 ° C. A duração dessa exposição depende do volume do recipiente para conservas e do tipo de produto a ser conservado.

Como esterilizar potes vazios no forno

Um dos métodos mais seguros de tratamento térmico de embalagens para alimentos enlatados é a esterilização em forno ou airfryer.

Bancos antes do tratamento térmico devem ser verifique se há danos, Incluindo:

  • arranhões,
  • salgadinhos,
  • rachaduras
  • arranhões.

Alimentos preparados adequadamente e guardados em frascos hermeticamente fechados conservam-se
Isso é necessário para evitar a destruição das latas durante o tratamento térmico preliminar (esterilização) e durante o armazenamento posterior do produto enlatado.

Depois disso, os bancos devem lave bem e enxágue... No caso de utilização de detergentes sintéticos, aumente o tempo de enxaguamento da loiça em água corrente para retirar os resíduos dos detergentes químicos.

As opções mais sustentáveis ​​são:

  • pó de mostarda,
  • bicarbonato de sódio,
  • sabão em pó.

Todos estes produtos são facilmente lavados ao enxaguar a louça lavada.

Para esterilizar os frascos lavados, eles devem ser colocados na gradinha com o forno ainda frio. Coloque os pratos a alguma distância uns dos outros de cabeça para baixo para evitar manchas de gotas de água seca.

Esterilizar latas em seis etapas correspondente aos intervalos de temperatura:

Alimentos preparados adequadamente e guardados em frascos hermeticamente fechados conservam-se

A duração do tratamento térmico depende do volume da panela para as peças de trabalho, a saber:

  • 10 minutos a ½ litro,
  • 15 minutos a 1 litro,
  • 20 minutos a 1 ½ litro,
  • 25 minutos a 3 litros.

Depois que a esterilização for concluída, remova os frascos, usando luvas especiais, pegadores de panela ou uma toalha grossa e coloque-os sobre uma tábua de corte ou toalha dobrada para evitar que o recipiente se estrague devido a diferenças de temperatura.

Se o produto enlatado for despejado a quente, as latas podem ser usadas quentes. Se você planeja colocar alimentos resfriados ou em temperatura ambiente, pratos para preservá-los deve ser resfriado.

Para evitar a contaminação da superfície interna das latas tratadas, elas devem ser instaladas antes do enchimento. de cabeça para baixo ou cubra com um guardanapo esterilizado ou uma toalha fervida.

Alimentos preparados adequadamente e guardados em frascos hermeticamente fechados conservam-se
Se usado para vedação tampas de metal, parafusados ​​ou enrolados, devem ser fervidos por cerca de quinze minutos, pois não podem ser processados ​​com calor.

Tampas de vidro para tampar (que são presos com clipes reutilizáveis) podem ser esterilizados ao mesmo tempo com as latas no forno ou fervidos. Os insertos de borracha de vedação só podem ser fervidos.

Como esterilizar latas no forno com blanks

Para a preservação de produtos preparados, os alimentos enlatados preparados também são processados ​​em temperaturas elevadas, inclusive por meio da esterilização de latas com blanks.

Vantagens do tratamento térmico com uma airfryer e esterilização de latas com blanks no forno:

  • baixos custos de mão de obra;
  • não há necessidade de secagem adicional.
  • processamento simultâneo de mais de um contêiner;
  • falta de vapor na sala;
  • falta de equipamentos e dispositivos especiais.

Alimentos preparados adequadamente e guardados em frascos hermeticamente fechados conservam-se
Para realizar o procedimento de esterilização, prepare o produto de acordo com a receita selecionada, encha os recipientes de conserva e coloque-os na grade do forno sem tampas... Tal como acontece com as latas vazias, coloque-as cheias com pelo menos 5 cm de distância. Para determinar quanto recuar durante a instalação, observe a largura da panela com a peça de trabalho - a distância deve corresponder a um terço de sua largura.

Isso também é necessário para garantir sua extração confortável após o processamento.

Gasta aquecimento passo a passo do forno conforme descrito acima a uma temperatura não inferior a 100 ° C e esterilize os frascos de acordo com o seu volume e o tipo de alimento a ser conservado. O tempo mínimo necessário para processar as latas cheias é indicado na seção acima.

Ao final do período de tempo definido, é necessário retirar do forno ou da airfryer e selar imediatamente tampas preparadas. Em seguida, é necessário virar os frascos processados ​​e lacrados de cabeça para baixo e deixá-los sozinhos até que esfriem completamente. Em alguns casos, é necessário desacelerar o resfriamento. Para isso, as peças processadas são cobertas com toalhas grossas, cobertores, travesseiros ou colocadas em caixas térmicas especiais, adquiridas ou confeccionadas de forma independente.

Esterilizando latas em forno elétrico

Esterilizar latas em um forno elétrico ou airfryer não é muito diferente do mesmo processo em um dispositivo movido a gás.

A diferença está apenas no tempo que leva para atingir a temperatura necessária dentro de seu espaço de trabalho.

Alimentos preparados adequadamente e guardados em frascos hermeticamente fechados conservam-se
Além disso, ao processar latas em um forno elétricoé necessário levar em consideração a localização dos elementos de aquecimento dentro do espaço de trabalho do dispositivo elétrico e instalar todos os recipientes processados ​​no mesmo nível, ou aumentar o tempo de processamento das peças instaladas na camada inferior do forno.

Se não houver necessidade de selar as latas fora do forno e depois virá-las, ou no caso de esterilização de peças já seladas, podem ser deixadas esfriar completamente em forno ou airfryer fechado e desligado.

Pasteurizando latas usando o forno

Quando se pretende conservar produtos que perdem grande parte de suas propriedades benéficas e sabor durante o processamento em altas temperaturas, o método de esterilização não é adequado para sua preservação. Nestes casos, é útil usar um tratamento térmico mais longo com temperaturas mais baixas chamado pasteurização. Na maioria das vezes, a pasteurização é usada para processar peças de frutas frescas ou com tratamento térmico curto e frutas e vegetais cozidos rapidamente. Alimentos enlatados com preparações de frutos pequenos também estão sujeitos à pasteurização.

Para pasteurização a temperatura de processamento é reduzida de dez a quinze graus, e o tempo de processamento é aumentado de uma vez e meia a duas vezes.

Bom Dia a todos! Hoje vamos falar sobre esterilização de latas. Por que você tem que fazer isso? Se você decidir torcer as peças de trabalho sem esterilizar, várias bactérias podem se desenvolver em suas peças de trabalho, o que irá estragar o produto e todo o trabalho vai para o ralo.

Você pode esterilizar jeitos diferentes: no forno, no microondas, no banho-maria, etc.

Parece que não há nada complicado no próprio processo de esterilização. No entanto, se você fizer algo errado, pode não funcionar.

Portanto, o primeiro passo é escolher as latas certas. O principal é que eles estão intactos, não há rachaduras ou mesmo pequenas lascas no vidro. Os frascos preparados são bem lavados com sabão em pó ou refrigerante. Em seguida, eles são enxaguados em água. E agora estamos começando a esterilizar.

Como esterilizar potes em um forno a gás

Muitos de nós temos fogões a gás com forno na cozinha e, portanto, vamos considerar no início, o método de esterilização deles.

Alimentos preparados adequadamente e guardados em frascos hermeticamente fechados conservam-se

O que é bom para esterilizar no forno? E o fato de que vários deles podem ser colocados lá ao mesmo tempo. Claro, se houver poucos espaços em branco, é melhor usar banho d'água, ou simplesmente ferva a jarra em uma panela com água. Mas quando é suposto um grande número de em branco, o forno é simplesmente insubstituível.

Colocamos as latas prontas lavadas com sabão ou refrigerante no forno. E aqui também há um pequeno truque: os molhados são colocados de cabeça para baixo e os secos de cabeça para baixo. O pré-aquecimento do forno antes da esterilização não é recomendado. Eles estão frios e podem explodir.

Aquecemos os potes aos poucos até que a temperatura chegue a 150 graus, mantidos no forno por 10 a 15 minutos, após o que desligamos o gás, deixamos esfriar um pouco. Para três latas de litro precisa dobrar o tempo.

Após o processamento, retiramos os recipientes com um pano ou luvas de forno. Se o tempo e a temperatura estiverem corretos, as latas não estouram.

Apenas as tampas de metal são esterilizadas no forno, as de náilon são fervidas em água.

Esterilizar em forno elétrico

É melhor processar em forno elétrico. A temperatura sobe mais suavemente do que no gás. Além disso, os bancos não secam e, portanto, não estouram.

Alimentos preparados adequadamente e guardados em frascos hermeticamente fechados conservam-se

O preparo dos potes de vidro é semelhante, arrumamos no forno da mesma forma: os molhados de cabeça para baixo e os secos de cabeça para baixo. Se grandes bancos por exemplo, os de três litros não entram no forno em pé, então são colocados de lado.

A temperatura é imediatamente definida para 150 graus, ou seja, você não precisa vigiá-la. Latas pequenas levam 10 minutos para serem processadas, latas grandes levam 15 minutos.

Ao término da esterilização, os frascos são retirados com o auxílio de luvas de forno e colocados com a garganta voltada para baixo sobre a mesa. Para que não esfriem rapidamente, enquanto você enrola a primeira lata, as demais são cobertas com uma toalha.

Como esterilizar recipientes de vidro no microondas

Alimentos preparados adequadamente e guardados em frascos hermeticamente fechados conservam-se

É mais conveniente fazer o tratamento térmico de latas em um microondas do que em um forno, no sentido de que tudo acontece mais rápido. No entanto, existem desvantagens. Você não pode colocar um monte de latas, pequenas até 3-4 e menos ainda grandes. Os de três litros são geralmente colocados lateralmente, um de cada vez.

Alimentos preparados adequadamente e guardados em frascos hermeticamente fechados conservam-se

Mas, se você tiver tempo suficiente, vamos começar. Os bancos são cuidadosamente lavados e pré-verificados quanto a rachaduras e lascas.

Em seguida, colocamos no microondas, fechamos, acertamos o tempo para três minutos.

Existe outra maneira interessante - esta é a esterilização a vapor. No centro da placa giratória colocamos um copo de água, e ao redor - potes. O cronômetro está definido para cinco minutos. No final do processamento, retire cuidadosamente e inicie a peça de trabalho.

Se as tampas de metal podem ser processadas no forno junto com as latas, isso não pode ser feito no microondas.

Os dois métodos a seguir são um dos mais comuns e usados ​​com frequência. Especialmente se não houver tantos espaços em branco.

Processo de esterilização por banho de água

O primeiro método é um tanto específico. Aqui você precisa ter um banho-maria ou bicos especiais.

Alimentos preparados adequadamente e guardados em frascos hermeticamente fechados conservam-se

A esterilização a vapor é uma aplicação para processar esse tipo de vaporizador. Você pode usar placas de metal especiais na panela com orifícios nos quais o gargalo da lata é inserido.

Alimentos preparados adequadamente e guardados em frascos hermeticamente fechados conservam-se

Se você não tiver nada adequado em mãos, uma peneira plana será útil. Como último recurso, você pode, é claro, e assim

Alimentos preparados adequadamente e guardados em frascos hermeticamente fechados conservam-se

No entanto, isso não será muito bom para as mãos. É melhor comprar absorventes, principalmente porque ao usá-los o processo de esterilização será muito melhor.

A água é derramada na panela. colocar para se aquecer. Os bancos são preparados da mesma forma que nos métodos de esterilização anteriores, após o que são instalados com a garganta abaixada. O tempo de esterilização a vapor é registrado a partir do momento em que a água ferve.

Alimentos preparados adequadamente e guardados em frascos hermeticamente fechados conservam-se

Latas pequenas de até meio litro envelhecem por cinco minutos, até um litro - 10 minutos, as grandes de 15 a 20 minutos.

By the way, existe outro método original - esterilização usando uma chaleira.

Alimentos preparados adequadamente e guardados em frascos hermeticamente fechados conservam-se

Se o pote for pequeno, você pode colocá-lo no bico do bule. O tempo de esterilização permanece o mesmo.

Como esterilizar potes em uma panela de água

Talvez este seja um dos métodos mais populares, que foi um dos primeiros usados ​​e ainda é usado hoje.

Alimentos preparados adequadamente e guardados em frascos hermeticamente fechados conservam-se

O processo consiste em ferver pequenos potes em uma panela com água, onde também se colocam tampas. É conveniente para latas de meio litro e um litro. É improvável que você encontre uma panela onde possa colocar potes de três litros.

Tudo é feito de forma muito simples. As latas são colocadas na panela com o gargalo para cima, a água é despejada um centímetro e meio acima da borda do gargalo. Após a fervura, são mantidos por 15 minutos.

Em seguida, retire as latas com cuidado, deixe a água escorrer completamente e prepare para a emenda.

Esse é todo o processo de esterilização, como vocês podem ver, não é nada complicado.

Vídeo - 5 maneiras de esterilizar

No verão e no outono, muitas donas de casa fazem os preparativos para o inverno. Eles podem conservar vegetais inteiros e frutas, bem como saladas, geléias, sucos. A maioria das receitas envolve a pré-esterilização das latas. Um método confiável e comprovado é a esterilização de latas no forno.


Alimentos preparados adequadamente e guardados em frascos hermeticamente fechados conservam-se

Como lavar adequadamente

Para o armazenamento de alimentos enlatados por um longo prazo, primeiro você deve lavar bem os frascos. Primeiro encha-os com água. Deixe o recipiente por 2-3 horas dependendo do grau de sujeira. Em água morna, as partículas de sujeira são embebidas, após o que as latas são facilmente limpas.

Alguns usam detergentes de louças para todos os fins. Você também pode preparar uma composição com a adição de sabão em pó e bicarbonato de sódio como agente de limpeza. Este método foi comprovado ao longo dos anos. O bicarbonato de sódio é inodoro e pode ser facilmente enxaguado com água. Use apenas uma toalha nova para lavar os potes. Ao usar um usado, você corre o risco de trazer partículas de alimentos que ficaram nele para os pratos preparados para a conservação.

Para limpar as latas de poeira e manchas de oleosidade, tanto quanto possível, você precisa lavá-las por dentro e por fora. Para obter um efeito maior, pode-se enxaguar o recipiente em água com adição de ácido acético ou suco de limão. É imperativo processar as tampas. Primeiro, verifique se há defeitos: amassados, ferrugem. Em seguida, encha com água e ferva por alguns minutos. As tampas podem ser esterilizadas no forno junto com os potes.

Teste de vazamento

A presença de defeitos no gargalo em forma de rachaduras ou lascas pode evitar o entupimento hermético do recipiente. Neste caso, o ar entrará na jarra, devido ao qual os produtos se oxidarão e se deteriorarão. Para evitar isso, você precisa verificar o grau de aperto.

Despeje a água em uma jarra. Mantenha as paredes externas do recipiente secas. Feche a tampa. Agite o frasco várias vezes sobre uma superfície seca. Se a água vazar ou respingar da lata, é melhor não usá-la para enlatar.

Latas vazias

Antes de colocar os frascos vazios no forno, inspecione-os cuidadosamente quanto a defeitos. Você pode colocar várias latas no forno ao mesmo tempo. Isso acelera muito todo o processo.

Os recipientes secos devem ser colocados de cabeça para baixo e os recipientes úmidos com gargalo para que a água remanescente após a lavagem possa evaporar por eles. A esterilização de frascos de três litros no forno leva 25 minutos, para recipientes menores - 15-20 minutos.

Depois de decorrido o tempo especificado, remova o recipiente usando luvas de forno secas. Não use toalhas molhadas, pois o vidro pode quebrar. Latas quentes aquecem rapidamente os pegadores de panela molhados e você pode se queimar. Coloque o recipiente com o gargalo para baixo, cubra com um pano seco para que esfrie aos poucos.

Em um forno elétrico

O forno elétrico também pode esterilizar potes. Em primeiro lugar, verifique se o interior do forno está limpo. Tente remover até mesmo a sujeira mais difícil, pois em altas temperaturas eles emitem odores que são facilmente absorvidos pelo vidro.

Coloque os potes em uma assadeira. Junto com eles, você pode colocar tampas de metal para esterilização. Primeiro, pré-aqueça o forno na temperatura mínima, depois coloque uma assadeira com o recipiente dentro e selecione um valor de +150 ... +180 ° С. Isso ajudará a matar várias bactérias que vivem na superfície dos frascos. Defina o cronômetro para 15 a 25 minutos, dependendo do tamanho dos recipientes. Algumas donas de casa desligam o forno depois que as últimas gotas de umidade desaparecem da porta. Então você precisa esperar mais 5-10 minutos e abrir o forno.

Pegue o recipiente forno elétrico precisa de luvas ou luvas secas. O contraste da temperatura pode danificar a integridade do vidro. Não é recomendado pegar o jarro pelo pescoço. Quando quente, torna-se sensível e pode rachar e lascar quando pressionado. Para garantir um resfriamento gradual do recipiente, ele deve ser colocado na superfície e enrolado em uma toalha seca.

Em um forno a gas

O processo de esterilização de latas com este método é muito semelhante ao anterior. Ao colocar as latas em uma assadeira, certifique-se de que elas não entrem em contato umas com as outras. Coloque o recipiente em um forno ainda frio. Em seguida, ligue-o em fogo baixo para que o ar interno se aqueça gradualmente. Isso evita que rachaduras e lascas apareçam no vidro. Em seguida, defina o modo para +150 ° С.

Às vezes, após esterilizar os frascos molhados, uma camada branca se forma no fundo. Isso se deve à alta dureza da água. Este defeito não prejudica o processo de preparação e não prejudica o sabor dos produtos. No entanto, esse tipo de ataque parece inestético. Para evitar o seu aparecimento, após a lavagem do recipiente, limpe-o com uma toalha limpa. Isso removerá o excesso de umidade, o que também acelerará o processo de esterilização.

Após a esterilização, os frascos devem ser retirados do forno usando luvas de forno secas.

Os frascos podem ser removidos após 15–20 minutos. Algumas donas de casa experientes não sabem que horas são. Eles determinam a prontidão do recipiente junto à porta do forno. A princípio fica embaçado e depois seca. Quando as últimas gotas tiverem evaporado da porta, desligue o gás e abra ligeiramente o forno. Isso permitirá que os frascos esfriem um pouco. Use luvas de forno secas ou luvas para remover o recipiente. Em seguida, cubra com uma toalha.

Com espaços em branco

Algumas receitas são projetadas para esterilizar recipientes com alimentos. Para fazer isso, coloque os frascos cheios em uma assadeira. Não os cubra com tampas. Leve ao forno ainda frio. Defina a temperatura para +100 ... +150 ° С.

Frascos de meio litro com vazios são esterilizados por 10 minutos. Recipientes com um volume de 1 litro - 15 minutos, 2-3 litros - 20-25 minutos. Quando a esterilização estiver concluída, use luvas de forno secas para remover os frascos e coloque-os sobre a superfície preparada. No processo de esterilização do recipiente com seu conteúdo, gotículas de umidade são formadas em suas paredes externas. Isso pode fazer com que as latas escorreguem de suas mãos. Além disso, não toque no pescoço, pois pode quebrar. Enrole os recipientes imediatamente com a tampa.

Ao fazer os preparativos para o inverno, siga a sequência de cozimento. Isso ajudará a conservar os alimentos por muito tempo. Lembre-se: você não pode usar latas rachadas ou lascadas. Dependendo do equipamento de cozinha que possui, você poderá escolher o método de esterilização mais adequado.

O verão é uma época em que toda dona de casa tenta fazer os preparativos para o inverno a partir de vegetais e frutas. Para evitar que se deteriorem, um pré-requisito é a esterilização das latas. Este processo pode ser realizado de diferentes maneiras - em um forno a gás ou elétrico, em um microondas, a vapor. "Popularly About Health" vai lhe dizer em detalhes como esterilizar os potes corretamente - quantos minutos, a que temperatura, o que procurar para que a conservação seja garantida.

Esterilização - por que é necessário?

Em primeiro lugar, vale a pena entender o que é esterilização. Este é o processamento de contêineres em que os blanks serão armazenados para o inverno. Os recipientes de armazenamento devem estar absolutamente limpos. Se houver uma microflora prejudicial neles - micróbios, bactérias, então as pálpebras incharão e a conservação se deteriorará. O pré-tratamento dos recipientes ajuda a evitar a deterioração dos alimentos. No entanto, é importante não só cuidar da esterilidade do recipiente, mas também verificar se há defeitos.

O que procurar ao escolher um contêiner?

Antes de prosseguir com a lavagem e esterilização das latas, você deve inspecioná-las cuidadosamente. Preste atenção especial ao pescoço - se houver lascas nele, a probabilidade de danos à peça aumenta. Escolha apenas recipientes não danificados.

Como e como lavar adequadamente os recipientes de conservas?

Você pode lavar as latas usando bicarbonato de sódio ou mostarda em pó. Não use detergentes para lava-louças, especialmente aqueles que contenham cloro. Limpe bem toda a sujeira interna e externa, lave bem o gargalo de cada lata, pois há irregularidades neste local onde se acumula gordura. Todas as áreas amareladas devem ser limpas. Depois disso, os potes são lavados com água. O recipiente está pronto para esterilização por temperatura. Vamos considerar como fazê-lo corretamente.

Esterilização em forno - gás e elétrico

Se você quiser reduzir o tempo de enlatamento, esterilize os potes no forno. O espaço é bastante grande, o que significa que é possível colocar vários recipientes. Como fazer isso?

Observe que o forno é desligado antes de colocar os recipientes. Coloque o recipiente lavado com o gargalo para baixo em uma assadeira limpa. Ligamos a temperatura do forno em 150 graus, aquecemos por 5 minutos. Depois disso, iniciamos a contagem regressiva - esterilização por 15 minutos. Recozemos os pratos independentemente da capacidade. As regras são as mesmas para aparelhos a gás e elétricos.

Esterilização por microondas

Se você precisar processar 2 ou 3 recipientes pequenos, pode fazê-lo em forno de micro-ondas... Depois de lavar o recipiente, despeje um pouco de água (no nível de 1,5 centímetros), coloque-o sobre um suporte giratório. Ligue o micro-ondas por 5-6 minutos na potência máxima e espere. A água ferverá muito rapidamente, a evaporação começará e as latas no micro-ondas a uma temperatura de 100 C estarão bem cozidas no vapor.

Banho de vapor

Se você não tiver um micro-ondas e seu forno estiver quebrado ou se precisar apenas mexer em potes de três litros, esterilize-os no vapor. É muito simples - coloque uma panela com água no fogão. Coloque um círculo especial nele com um orifício para o gargalo de um recipiente padrão. Espere a água ferver, coloque um jarro invertido no buraco. Quantos minutos leva a esterilização a vapor? Depende do volume, por exemplo, potes de até um litro são processados ​​por 5 minutos, latas de dois litros - 7 minutos, e grandes, de três litros - 10 minutos.

Se quiser diminuir o tempo de realização deste procedimento, leve não uma panela, mas uma bacia grande, despeje água. Instale uma grelha na superfície da bacia (pode tirar do forno), coloque vários recipientes com a garganta para baixo. Esterilize várias latas de uma vez pelo tempo necessário após ferver a água.

Em banho-maria

O vaporizador é uma ótima ferramenta para esterilizar recipientes. Basta colocar água na unidade e colocar 2 recipientes em cima de um suporte perfurado especial. Após ferver a água, espere 5 a 10 minutos (dependendo do volume dos pratos).

Como esterilizar adequadamente as tampas?

As capas também precisam ser processadas. Isso é fácil de fazer. Encha uma tigela com água, coloque no fogo, baixe as tampas ali. Após ferver, ferva-os por 2-3 minutos.

Como esterilizar frascos de espaços em branco corretamente?

Algumas receitas para os brancos de inverno incluem uma etapa de esterilização antes do enrolamento. Nesse caso, pega-se uma panela larga, coloca-se um pano no fundo, deita-se água. Recipientes com conservação, cobertos com tampas, são colocados em seu interior. A água deve atingir o meio dos potes ou um pouco abaixo. Após a fervura da água, o tempo é anotado - 10 minutos (para recipientes de até um litro), 15 minutos (para o litro), 20 minutos (para dois litros e mais). Após o processamento, as tampas são fechadas.

Nossas bisavós costumavam à moda antiga esterilização - ao sol. Eles colocaram potes limpos e invertidos em um local ensolarado durante todo o dia e, imediatamente antes de colocar vegetais ou frutas neles, escaldaram-nos com água fervente. Este método está desatualizado, hoje quase ninguém o usa. A maioria das donas de casa acende os pratos no forno ou os processa no vapor, o que permite que você tenha total confiança de que as peças ficarão em pé por muito tempo.