Quando vai ser a pascoa 2022

A Páscoa de 2023 já tem data definida. Confira o dia e saiba como se preparar economicamente para a comemoração!

No Brasil, por ser um país de maioria cristã, a Páscoa é uma das datas que detém mais importância, uma vez que se considera o lado religioso e também econômico. Por isso, são muitas dúvidas sobre a data da Páscoa em 2023.

A celebração pascal acontece depois de um período de 40 dias, intitulado de quaresma pelos católicos e algumas outras religiões cristãs.

A Páscoa 2022, por exemplo, aconteceu no domingo do dia 17 de Abril. Porém, pelo menos nos últimos 10 anos, o domingo pascal ocorreu em 10 datas diversas.

Por isso, se você tem dúvidas sobre quando é a Páscoa 2023 e quer saber como preparar o orçamento, confira a seguir!

Quando é a Páscoa em 2023?

A Páscoa 2023 vai ser celebrada dia 09 de abril, domingo, após a Sexta-Feira Santa.

Por costume, a celebração deve acontecer entre os dias 22 de março e 25 de abril, depois da primeira Lua cheia do equinócio, pois a Páscoa tem origem judaica e a celebração dos judeus começa no equinócio.

Para saber quantos dias faltam para a Páscoa ou algumas outras datas comemorativas, você pode utilizar um contador de dias entre datas.

E a Páscoa 2022?

A Páscoa 2022 ocorreu no dia 17 Abril de 2022. Assim como todos os anos, a data cai em um domingo que sucede a chamada sexta-feira Santa para os católicos.

O que é a Páscoa?

No cristianismo, de acordo com o Novo Testamento, A Páscoa, Domingo Pascal ou Domingo da Ressurreição é a comemoração que celebra a ressurreição de Jesus, que ocorreu três dias após sua crucificação.

Além disso, ainda de acordo com o calendário cristão, a Páscoa é o encerramento da Semana Santa, que é a última semana da quaresma.

Já para os Judeus, a Páscoa, que significa “Pessach” (passagem) comemora a liberdade conquistada por eles após anos de escravidão do povo Hebreu no Egito.

A Páscoa é feriado?

O Domingo de Páscoa não é considerado feriado, mas uma data comemorativa. Porém, durante a Semana Santa, há um feriado nacional, que é a Sexta-Feira da Paixão de Cristo.

No ano de 2023, essa Sexta-Feira da Paixão ocorrerá no dia 07 de Abril.

Calendário da Semana Santa 2023

A Semana Santa de 2023 começa em 02 de abril e termina em 09 de abril, domingo de Páscoa. Confira, então, as datas de cada dia da semana e quais delas são feriados.

  • 02 de abril – Domingo de Ramos 
  • 03 de abril – Segunda-feira Santa
  • 04 de abril – Terça-feira Santa
  • 05 de abril – Quarta-feira Santa
  • 06 de abril – Quinta-feira Santa
  • 07 de abril – Sexta-feira Santa (Feriado)
  • 08 de abril – Sábado de Aleluia
  • 09 de abril – Domingo de Páscoa

Dessa forma, somente a Sexta-Feira Santa é feriado nacional, enquanto o domingo de Páscoa é apenas uma data comemorativa.

Dicas de economia na Páscoa

A Páscoa é, talvez, a época mais aguardada para os que amam chocolate, uma vez que a tentação por ovos de páscoa é difícil de resistir. Com isso, acaba sendo difícil economizar nessa época.

Pensando nisso, separamos 3 dicas de como economizar na Páscoa para que você confira.

Não deixe para fazer as compras de última hora

Quanto mais perto da data comemorativa, mais caras ficam as opções, seja na Páscoa ou em qualquer outra época do ano.

Assim, uma boa prática de compras é: Não deixe para comprar os chocolates na última hora e compre antes do dia que cai a em Páscoa 2023.

Se você, por exemplo, prefere ovos artesanais, encomende com antecedência para não correr o risco de encomendar quando eles estiverem mais caros.

Da mesma forma, se você gosta de comprar os ovos em estabelecimentos físicas, como supermercados ou shoppings, vá bem antes do dia e garanta um preço justo, com tempo para fazer comparações.

Pesquise antes de comprar

Se você vai seguir a primeira dica, certamente terá tempo de fazer uma pesquisa de preços dos chocolates antes de comprar. Afinal, as lojas postam os anúncios de chocolate bem antes do dia da Páscoa de 2023.

Por isso, antecipe-se e faça comparações de preços entre lojas.

Faça você mesmo(a)

Fazer os próprios chocolates pode garantir uma economia, além de poder ser uma diversão em família e amigos caso convide mais de uma pessoa para fazer com você.

É possível, também, personalizar os ovos do jeito que cada um da família deseja, utilizando formas de plástico, nozes e recheios variados.

Se você não sabe como fazer, basta pesquisar na Internet receitas e tutoriais

Perguntas frequentes sobre o assunto

Qual é o verdadeiro significado da Páscoa?

Para o cristianismo, a Páscoa representa a ressurreição de Jesus Cristo, que reviveu no 3º dia após sua crucificação. Já para os judeus, a Páscoa significa “Pessach” (passagem) e marca a libertação dos Hebreus, escravizados no Egito.

Quantos dias faltam para a Páscoa 2022?

Para fazer um cálculo exato e simples de quantos dias faltam para o dia da Páscoa, é possível utilizar um Contador de Dias Entre Datas.

Quando é Sexta-feira Santa 2022?

A Sexta-feira Santa de 2022 ou Sexta-feira da Paixão de Cristo, será no dia 15 de abril.

Quando é a Páscoa 2023?

A Páscoa 2023 acontecerá no dia 09 de Abril, domingo de Páscoa.

VEJA TAMBÉM


Que dia vai ser a Páscoa em 2022?

Semana Santa: Páscoa 2022 | Data Comemorativa | 17 de Abril, Domingo. Na mesma semana da Paixão de Cristo, ocorre a Páscoa, que representa o momento de ressureição. Ela acontece no domingo, dia 17 de abril, e é uma data comemorativa em todo o Brasil.

Quando vai ser a Sexta

Sexta-feira Santa 2023, 2024 e mais.

Quais os feriados de abril de 2022?

Feriados nacionais.
01/01/2022 (sábado): Ano Novo (Confraternização Universal).
15/04/2022 (sexta-feira): Sexta-Feira Santa (Paixão de Cristo).
21/04/2022 (quinta-feira): Tiradentes..
01/05/2022 (domingo): Dia do Trabalho..
07/09/2022 (quarta-feira): Dia da Independência do Brasil..