Quando vai ter lua de sangue

Quando vai ter lua de sangue

Peter Zay/Anadolu Agency via Getty Images

Eclipse total com Lua de Sangue visto em Charlotte, nos EUA, em 15 de maio de 2022

Se você está lendo isso e acabou de ver a visão espetacular da “Lua de Sangue” (ou talvez não por causa de uma nuvem), é provável que haja apenas uma pergunta em sua mente: quando é a próxima?

O próximo eclipse lunar total será na segunda-feira, 7 de novembro, e na terça-feira, 8 de novembro de 2022. Ou seja, em apenas 145 dias! Será melhor visto da costa oeste da América do Norte, com a Austrália e o sudeste da Ásia também em boa posição.

Leia mais: Primeira imagem de buraco negro no centro da Via Láctea é divulgada por cientistas

Como os eventos de 15 a 16 de maio, ele também apresentará uma totalidade de 84 minutos (na verdade, são quatro segundos a mais). Isso é altamente incomum. De acordo com Timeanddate.com, é o par de eclipses lunares mais equilibrado em 430 anos. Aqui está uma simulação de exatamente como será e aqui está um mapa interativo.

O eclipse de novembro será tão longo quanto o que a América do Norte acabou de experimentar, com a totalidade lunar vendo a lua cheia ficar com uma cor avermelhada espetacular por 84 minutos.

Esse tipo de duração de totalidade não será superado até uma totalidade de 102 minutos em 26 de junho de 2029.

A América do Norte mais uma vez terá uma boa visão, embora chegue em uma época do ano em que as nuvens provavelmente serão um grande problema.

Será quase parte de uma “tétrade”, que é quando quatro temporadas consecutivas de eclipses – com cerca de seis meses de intervalo – têm um eclipse lunar total cada uma. No entanto, o evento final é uma decepção celestial:

14 de março de 2025: Eclipse lunar total

7 de setembro de 2025: Eclipse lunar total

3 de março , 2026: Eclipse lunar total

28 de agosto de 2026: Eclipse lunar parcial

No entanto, com 93% da Lua coberta pela sombra da Terra no pico, mesmo isso será um espetáculo para ser visto.

O que é uma ‘temporada de eclipse?’

A cada 173 dias (seis meses), entre 31 e 37 dias, a Lua fica perfeitamente alinhada para cruzar a eclíptica – o caminho aparente do Sol através do nosso céu diurno e o plano da órbita da Terra ao redor do Sol.

O resultado, é claro, é uma curta temporada durante a qual podem ocorrer dois – e ocasionalmente três – eclipses solares e lunares.

Quando vai ser a próxima Lua de Sangue em 2022?

O próximo eclipse lunar total será na segunda-feira, 7 de novembro, e na terça-feira, 8 de novembro de 2022. Ou seja, em apenas 145 dias! Será melhor visto da costa oeste da América do Norte, com a Austrália e o sudeste da Ásia também em boa posição.

Quando será a próxima Lua de Sangue 2023?

O próximo eclipse lunar será parcial e ocorrerá apenas em 28 de outubro de 2023, visível no Brasil durante o "nascer" do astro. “Estava com expectativa alta para esse momento, foi um presente ter o céu limpo.

Que horas vai ser o eclipse hoje no Brasil 2022?

Publicado em 16/05/2022 às 09:49. Última atualização em 16/05/2022 às 09:53. O eclipse lunar total com 'Lua de Sangue' aconteceu neste domingo, 15, e atinge seu ápice na madrugada desta segunda-feira, 16.

Quando vai ter eclipse em 2022?

Nos dias 30 de abril e 16 de maio de 2022 ocorreram dois eclipses, um evento astronômico que sempre evoca o fascínio de quem consegue observá-lo. Divididos entre solares ou lunares, o eclipse é uma interpolação das órbitas do planeta Terra, da Lua e do Sol, cujas sombras e luzes interagem entre si.