Quantas vezes aparece o nome de Deus Jeová na Bíblia?

Jeová significa “Eu Sou” e é o nome especial de Deus na Bíblia. Jeová é uma versão portuguesa da palavra hebraica YHWH, que ninguém sabe como pronunciar. O nome Jeová não aparece no Novo Testamento.

Quando Moisés perguntou a Deus qual era Seu nome, Ele respondeu que “Eu Sou o que Sou”. Em hebraico “Jeová” é parecido com “eu sou”. Deus estava dizendo que o significado de Jeová é “Eu Sou” (Êxodo 3:14).

Deus tem vários nomes na Bíblia, mas Jeová é um nome especial porque revela uma característica essencial de Deus: Sua eternidade. Deus existe, sempre existiu e sempre vai existir. Ninguém O criou, Ele não tem princípio nem fim. Ele existia antes de qualquer outra coisa e criou tudo que existe. Ele é o Deus verdadeiro, que está sempre presente (Apocalipse 1:8).

Deus não muda nem deixa de existir. Todos os outros deuses são invenções humanas, que deixam de existir quando são esquecidos e que mudam de acordo com nossa imaginação. Mas Deus não depende de nós. Ele não é um deus qualquer, Ele é o único Deus verdadeiro, que é perfeito (Isaías 44:6). Esse é o significado de Jeová, “Eu Sou”.

Na Bíblia Deus tem alguns nomes que são a junção de "Jeová" com outras palavras:

  • Jeová Nissi - significa "o Senhor é a minha bandeira" - do original hebraico de Êxodo 17:15
  • Jeová Rafa - significa "o Senhor cura" - Êxodo 15:26
  • Jeová Jireh - significa "o Senhor proverá" - Gênesis 22:14
  • Jeová Shamah - significa "o Senhor está aqui" . Ezequiel 48:35

Veja aqui mais nomes de Deus na Bíblia.

Jeová ou Javé, qual é correto?

Ninguém sabe como pronunciar o nome YHWH. No hebraico antigo não se escreviam as vogais, só as consoantes. As pessoas aprendiam pela tradição oral como ler o que estava escrito. A forma como se diz YHWH foi perdida porque os judeus tinham tanta reverência pelo nome que não o pronunciavam. Quando liam o nome nas Escrituras diziam “Senhor” em vez de YHWH.

Já no tempo de Jesus o nome de Deus era raramente pronunciado. O Novo Testamento, na versão original em grego, usa sempre a palavra “Senhor” em vez de YHWH. A palavra “Jeová” só foi criada muito tempo depois, quando estudiosos estavam tentando descobrir a pronúncia correta.

Veja também: o que significa Elohim?

Hoje em dia há muito debate sobre qual será a forma correta de dizer YHWH. Além de Jeová, algumas sugestões são:

  • Javé
  • Yahweh
  • Yehova

Jeová é a forma mais conhecida em português. O mais importante é conhecer o significado de Jeová, não a forma exata como se pronuncia em hebraico. O mesmo nome pode ser dito de forma diferente em línguas diferentes. Por exemplo, Pedro é Peter em inglês, Pierre em francês e Pietro em italiano (João 1:42). A forma de dizer o nome é diferente, mas o significado é o mesmo: pedra. Jeová se tornou a versão portuguesa do nome YHWH, por isso não é errado dizer Jeová.

O que é Jeová:

Jeová, também chamado de Javé, é o nome de Deus na Bíblia hebraica, e é um termo de origem do hebraico.

Os judeus não reconhecem mais o termo, e evitam inclusive utilizá-lo, e atualmente Jeová é ligado a uma outra religião, conhecidos como Testemunhas de Jeová.

Jeová aparece também na Bíblia da Igreja Católica, mas aparece em forma de tetragrama, uma palavra que era escrita sem vogais, YHWH, e foi traduzido para Jeová.

Testemunhas de Jeová

Testemunhas de Jeová é uma religião cristã, onde os fiéis são seguidores de Jesus, mas acreditam que são uma restauração do do Cristianismo que era praticado no primeiro século. Todas suas doutrinas e ensinamentos são baseados na Bíblia, e a religião está presente em mais de 230 países no mundo todo.

Inicialmente, o grupo era conhecido como Estudantes da Bíblia, mas em 1931 adotaram o nome Testemunhas de Jeová, tendo como base os versículos em Isaías 43:10-12. Contrariamente do que muitas pessoas pensam, Testemunhas de Jeová não são protestantes, mas têm como objetivo obedecer os ensinamentos de Jesus Cristo, que é considerado o fundador desta organização religiosa.

Deus é chamado de diversas formas na Bíblia, por muitos títulos. Acontece que Deus tem nomes próprios, assim como você tem o seu nome. Deus usou esse nome para se apresentar aos seus servos.

Javé ou Jeová

Javé e Jeová são os termos em português, para designar DEUS, em hebraico. Ambos são traduções possíveis para o Tetragrama hebraico YHWH, "Eu sou o que sou". Nos dois casos o significado remete a SENHOR, Deus Criador Eterno, revelado na Bíblia Sagrada. A diferença na grafia deve-se a opções de tradução para as línguas latinas.

A forma original no hebraico não possuía vogais, por isso, tanto Javé como Jeová são tentativas de aproximação do termo YHWH. Na vocalização do texto hebraico da Bíblia, o Tetragrama (às quatro consoantes) recebeu o acréscimo das vogais da palavra Adonai. Resultando na pronúncia de "Yahweh" ou "Yhowah" (Javé ou Jeová em nossa língua).

Jesus

Não podemos nos esquecer que Jesus também é Deus e que esse é o seu nome. Os pais de Jesus, Maria e José, foram instruídos por um anjo de Deus a nomeá-lo dessa forma (Mateus 1:20-21). Isso nos mostra algo muito profundo, Deus Pai foi o verdadeiro responsável pela escolha do nome de Cristo, agindo como um verdadeiro pai bondoso.

O nome de Jesus carrega muito poder e autoridade, é pelo nome dele que ele nos instrui a fazer nossos pedidos e é ao nome dele que todos os povos se ajoelharão (Filipenses 2:10).

E eu farei o que vocês pedirem em meu nome, para que o Pai seja glorificado no Filho. O que vocês pedirem em meu nome, eu farei.
- João 14:13-14

Espírito Santo

Assim como Jesus, o Espírito Santo também é Deus. Pai, Filho e Espírito são um Deus. O Espírito Santo tem algumas variações de nome, é chamado de

  • Espírito de Deus (Romanos 8:14)
  • Espírito de Cristo (Romanos 8:9)
  • Espírito do Pai (Mateus 10:20)
  • Espírito de poder, amor e bom senso (2 Timóteo 1:7)
  • Espírito de sabedoria e revelação (Efésios 1:17)
  • Espírito de adoção (Romanos 8:15)
  • Espírito de santificação (Romanos 1:4)
  • Espírito de vida (Romanos 8:10)
  • Espírito de mansidão (1 Coríntios 4:21)
  • Espírito de consolo (Atos dos Apóstolos 9:31)

Emanuel

Jesus é chamado de Emanuel. Esse não é seu nome, mas o significado de Emanuel aponta para Cristo, pois significa “Deus conosco”. Esse nome indica que Jesus é a encarnação de Deus entre os homens.

SENHOR

Senhor é uma tradução aproximada de seu nome YHWH. Esse nome, ainda que seja uma tentativa de tradução, aponta para suas características mais importantes de soberania. Como Deus é o criador de tudo que existe, Ele é soberano sobre tudo e todos, e esse nome lhe atribui esse poder.

Pai

Tecnicamente, ‘pai’ é um pronome de tratamento, não um nome. Ainda assim, o uso dessa palavra no Novo Testamento é muito constante e deve ser notada. Fato é que Jesus chama Deus de Pai, mostrando o elo entre os dois. Além disso, o apóstolo Paulo mostra para os crentes que somos agora filhos adotados, e Deus é nosso Pai celestial.

O nome de Deus tem poder

Nos tempos antigos, quando uma pessoa pedia algo a algum deus, deveria invocar seu nome, chamando-o à ação ou o exaltando. O povo hebreu saiu do meio de um povo idólatra, os egípcios, que certamente detinham essa prática. É nesse contexto que Deus demanda o terceiro mandamento (não usar o nome de Deus em vão).

Esse mandamento requer que as pessoas não utilizem o nome de Deus como o nome dos falsos deuses eram usados, ou seja, para trazer benefício próprio, sem nenhuma intimidade.

O Novo Testamento renovou o poder que o nome de Deus detém, mas nesse caso é o nome de Jesus que recebe o grande destaque. É graças a grandiosa obra de Cristo que ele será exaltado para sempre, e diante do nome dele todos se dobrarão. É através no nome de Jesus que devemos orar e fazer nossos pedidos ao nosso Pai.

Leia aqui:

  • Yahweh - o Grande "Eu Sou" na Bíblia
  • YHWH: significado do tetragrama do nome de Deus em hebraico

Onde na Bíblia aparece o nome Jeová?

O nome Jeová, em hebraico, é derivado do verbo HWH que significa “vir a ser; tornar-se”. Muitos eruditos creem que esse nome reflete a forma causativa desse verbo. Na Bíblia, em Êxodo 3:14 o próprio Jeová descreve a essência do seu nome.

Quantas vezes aparece o nome Jeová na tradução do Novo Mundo?

O Tetragrama YHVH que aparece 6.828 vezes no Velho Testamento, foi vertido por Jeová não apenas no Salmo 83:18 como o fazem algumas versões, como por exemplo, a Tradução Brasileira tradução de João Ferreira de Almeida.

Quantos nomes têm Jeová?

As combinações de letras, palavras, e sons totalizam 72 nomes que compõe uma curiosíssima estrutura numérica e linguística que perpassa toda Torah.