Quanto tempo depois da cesaria posso ter relação

Todo o conteúdo pertence ao © BabyCenter, L.L.C. 1997-2022. Todos os direitos reservados.

Este site disponibiliza informações de natureza genérica, e foi criado com propósitos apenas educativos. Se você tem qualquer preocupação com a sua saúde ou a de ser filho, é sempre necessário consultar um médico ou outro profissional de saúde. Por favor veja os Termos de Uso antes de usar o site. A utilização do site indica que você concorda com os Termos de Uso.

Este site é uma publicação do BabyCenter, L.L.C., que é responsável por todo o conteúdo, conforme descrito e qualificado em detalhes nos Termos de Uso.

O tempo para voltar a ter relações sexuais depois da cesariana dependerá de cada mulher. Em geral, é recomendado evitar as relações sexuais nos primeiros 40 dias após o procedimento. Isso porque durante esse período, o aparelho reprodutor da mulher está se readaptando, juntamente com outros órgãos internos. Além disso, o local da ferida operatória está em cicatrização.

Com essa readaptação, a mulher pode sentir algum desconforto com a relação sexual. Por isso, o tempo para voltar a ter relações sexuais fica muito individualizado.

É importante respeitar seu corpo e seus desejos e voltar a ter relações sexuais quando realmente se sentir confortável e segura para isso.

Na consulta pós parto, a mulher pode tirar suas dúvidas com o/a médico/a ou enfermeiro/a atendente.

Uma das dúvidas mais comuns sobre o sexo pós-parto é quanto tempo depois você pode ter relações.

Leia também:

Episiotomia: por que foi considerada necessária em partos normais

Sexo na gravidez: tire suas dúvidas sobre o assunto

Primeira semana do bebê: veja 7 dicas

A recomendação médica é aguardar até por volta de 40 dias do nascimento do bebê, independentemente de o parto ter sido normal ou cesáreo. "Após uma revisão de parto em que a paciente recebe todas as orientações do médico, ela pode voltar a ter relações sexuais sem problema nenhum", afirma Evandro Oliveira, ginecologista da Maternidade Brasília.

Porém, algumas mulheres precisam de mais tempo do que outras, justamente pela tendência natural hormonal da redução da libido no pós-parto, além de todas as preocupações com o bebê recém-nascido e a adaptação a essa nova rotina.

A gravidez de cada mulher é diferente, assim como as necessidades e emoções de cada mãe. Esclarecemos algumas das perguntas mais frequentes sobre sexo no pós-parto com o médico. Confira!

Quanto tempo depois da cesaria posso ter relação

É normal não ter desejo sexual no pós-parto?

É completamente normal e não há nada de errado em não querer ter relações nesse momento. A presença da prolactina, um hormônio do aleitamento materno, costuma inibir a libido. "Então, a inibição é uma tendência natural provocada pela prolactina e, por isso, a paciente pode ter menos desejo sexual não só no pós-parto, mas por mais um tempo", esclarece Oliveira.

Não sentir desejo sexual é normal e pode estar relacionado ao cansaço físico e emocional desse período de muitas adaptações ao bebê que acaba de chegar. Converse sempre com seu parceiro ou sua parceira sobre desconfortos, anseios e necessidades.

A primeira relação depois do parto dói?

Mesmo depois do período de 40 dias, pode ser que a primeira relação depois do parto cause algum desconforto. Do ponto de vista físico, a recuperação ainda está acontecendo, seja de uma cesárea, seja de um parto normal.

"O desconforto na atividade sexual pós-parto tem uma ligação hormonal com a amamentação. Além da redução da libido, ocorre a redução de lubrificação da vagina", pontua o ginecologista. Por isso, pode ser desconfortável no início e até causar algum tipo de dor, mas comunique o seu médico para que ele possa lhe orientar e entender se é motivo de preocupação.

Sexo pós-parto: como reativar a sexualidade

Respeitando o resguardo de 40 dias, a única regra na primeira relação depois do parto deve ser ir com calma e aproveitar. Uma boa dica é usar sex toys que você goste e já tenha, bem como lubrificantes. "Não existe nenhuma contraindicação do uso, pois pode ajudar no contexto do retorno da sexualidade de uma forma menos agressiva e mais prazerosa", diz o ginecologista.

A comunicação é o mais importante para vocês voltarem a se conectar fisicamente. O papo sobre sexo no pós-parto pode ser um ótimo jeito de reativar a libido, retornar aos poucos e encontrar novas maneiras de aproveitar a relação.

* O especialista consultado sobre esta matéria foi ouvido como fonte jornalística, não se utilizando do espaço para a promoção de qualquer produto ou marca.

Porque não pode ter relação depois da cesárea?

Já a cesariana requer um tempo adicional para o pós-operatório, o que significa de 60 a 90 dias sem uma relação completa. Agora, mais importante do que o prazo é o desejo do casal de realizar a primeira transa após o parto. A produção do leite depende de um hormônio chamado prolactina.

Pode ter relação com 30 dias de cesárea?

Em caso de cesárea, é preciso esperar ela cicatrizar para voltar a fazer sexo? Sim. E esse tempo gira em torno de 30 a 40 dias. A restrição é necessária porque existe o risco, apesar de raro, de o corte infeccionar.

O que não pode fazer no resguardo de parto cesárea?

Evitar pegar peso e dirigir Antes de 20 dias, não é recomendado fazer grandes esforços físicos, nem pegar peso que seja maior que o peso do bebê. Da mesma forma, não é recomendado dirigir entre 4 a 6 semanas após a cesárea, pois podem aumentar a dor e desconforto no local da cicatriz.

É normal sentir dor na relação depois do parto cesárea?

É comum após o período do resguardo (40 dias pós o parto) a mulher sentir dor na relação sexual. Independente de ter passado por um parto normal ou cesárea, é natural a penetração ser um pouco dolorosa, afinal, o corpo ainda está se recuperando e voltando às condições normais.