Quanto tempo o time de desenvolvimento deve alocar para manter o Backlog do produto?

Pensado para otimizar ao máximo o processo criativo de produtos e a resolução de problemas complexos em projetos de desenvolvimento e demais áreas da tecnologia, o framework Scrum é um dos pioneiros das chamadas técnicas ágeis, ou metodologias ágeis, que podem ser muito úteis para facilitar o dia a dia de uma empresa de software. A promessa desse framework é ajudar a entregar muito mais trabalho em muito menos tempo, e de fato essa técnica ágil é a mais utilizada até hoje, oferecendo os melhores resultados. Para aproveitar essas vantagens, no entanto, é preciso saber bem como utilizar os artefatos do Scrum

O que é Scrum

Antes de falarmos efetivamente sobre os dois artefatos, vamos entender um pouco sobre esse framework no geral, para assim definir melhor o papel dos artefatos do Scrum dentro do todo. Ao contrário do que pode parecer, o Scrum não é um processo de criação ou resolução de problemas em si mesmo. 

Essa metodologia ágil é, na verdade, uma estrutura para esclarecer e organizar as práticas de gerenciamento e desenvolvimento de softwares, que pode ser aplicada em várias circunstâncias, com processos e técnicas diferentes. Tudo isso contribui muito para agregar mais valor ao produto do cliente, entregando mais em menos tempo. 

Os artefatos do Scrum 

Quanto tempo o time de desenvolvimento deve alocar para manter o Backlog do produto?

Dentre as etapas de organizações e processos do Scrum, que vão desde a definição de equipes até as revisões finais do produto, existe a fase de lidar especificamente com o trabalho que deverá ser realizado na produção, que será apresentado de maneira objetiva e clara. Essa fase é composta de dois processos, que são os chamados artefatos de Scrum: o backlog do produto e o backlog da Sprint. Vamos entender os dois. 

Backlog do produto

É basicamente uma compilação de todas as funcionalidades e características que o product owner, o dono do produto, deseja que sejam incluídas. O Scrum não recomenda ou fornece uma técnica específica para fazer o backlog do produto, mas é importante ter em mente que esse será o escopo do projeto e que o product owner tem a palavra final nessa etapa. 

Quanto tempo o time de desenvolvimento deve alocar para manter o Backlog do produto?

Por ser como um pacote dos requerimentos desejados pelo dono do produto, cabe a ele definir a melhor maneira de fazê-lo. Pode ser uma lista com os resultados que ele deseja, podem ser funções específicas que ele quer que atuem no produto, etc. O backlog do produto é como a matéria bruta do projeto, que deverá passar pela lapidação do Time Scrum. 

Backlog da Sprint

A Sprint é a parte de definição de reuniões diárias com tempo máximo definido, nas quais deve-se planejar objetivamente as tarefas para produção, além de revisá-las e aos seus resultados também. É um processo que não termina, pois cada Sprint busca avançar até certo ponto ou resolver certo problema, e quando uma acaba, logo se segue para o próximo passo com uma nova Sprint. Por isso, essas reuniões devem ter objetivos de curto prazo bem estabelecidos. 

O backlog da Sprint, então, é quando o Time Scrum pega aquela “matéria bruta” que é o backlog do produto, que visa esclarecer os resultados e o que se espera a longo prazo, e aplica nas reuniões Sprint para gerar um plano de organização para que haja avanço no curto prazo, definindo tarefas mais imediatas e urgentes. Assim, o time subdivide o grande projeto em projetos menores que avançam sem deixar pontas soltas. 

Relação organizada dos artefatos do Scrum

Para que os artefatos do Scrum sejam aplicados de maneira adequada e o resultado seja o esperado, é necessário que haja boa comunicação e entendimento entre o product owner, que é responsável pelo backlog do produto, e o Time Scrum, que será responsável pelo backlog da Sprint. Para isso, é bom que exista um moderador entre ambos os lados.

Um dos papéis do Scrum Master é exatamente fazer essa conexão e garantir que o Time Scrum esteja em sincronia com aquilo que foi determinado no backlog do produto, ao mesmo tempo em que deve garantir que o time não tente abraçar mais tarefas do que é possível entregar em uma Sprint. 

Outra função importante da pessoa nessa posição é, juntamente com o product owner, definir prioridades e tarefas mais urgentes, para, assim, fragmentar o projeto nas etapas que serão abordadas nas Sprints. Ou seja, o Scrum Master tem um papel fundamental na organização e vigilância nos artefatos do Scrum

Transparência: um dos pilares do Scrum

Para que todo esse processo seja executado da maneira ideal, de modo que os artefatos do Scrum sejam de fato úteis e otimizem o trabalho, uma das coisas mais importantes a se manter entre todos os envolvidos é a transparência. 

Com isso, não se quer dizer somente que é necessário que todos sejam honestos quanto ao que exigem e ao que podem entregar, ainda que isso seja absolutamente essencial, também. Além disso, no entanto, é preciso que a linguagem entre todas as partes esteja em sincronia, para que os mal entendidos sejam minimizados o quanto possível e, assim, nenhuma das partes fique frustrada. 

Quanto tempo o time de desenvolvimento deve alocar para manter o Backlog do produto?

Quando se diz que o projeto está pronto, por exemplo, o product owner pode entender que está pronto para ser lançado, enquanto o que o Time Scrum quis dizer foi que estava pronto para os processos de revisão. Tudo isso pode gerar contratempos e confusões que irão diminuir a efetividade do Scrum. 

Siga as regras

Para o utilização ideal dos artefatos do Scrum, existe uma pequena lista de regras a serem seguidas. Elas ajudam a determinar a dinâmica dos processos, confira algumas:

  • Cada Sprint tem duração máxima de quatro semanas e elas devem seguir com a mesma duração;
  • Não deve haver intervalos entre as Sprints; 
  • A reunião diária deve ocorrer sempre no mesmo horário e com tempo máximo de 15 minutos;
  • Cada Sprint deve conter uma revisão para feedback de todos os interessados, além de uma retrospectiva para que o Time Scrum analise e adapte o que for necessário. 

Para que essas regras sejam aplicadas e monitoradas, além de contar com um bom time é necessária a participação de um Scrum Master competente e responsável. Boa parte da organização e do andamento do processo todo está nas mãos do Master, e por isso é essencial que a contratação da pessoa para esse cargo seja a melhor possível. Nós da Simple podemos te ajudar nessa etapa tão importante não apenas selecionando o Scrum Master, mas na montagem de todo um Squad Team ideal para sua empresa. 

Quanto tempo o Time de desenvolvimento deve colocar para manter o Backlog do Produto?

Avalie quanto tempo e pessoas devem trabalhar na ideia. Por fim, guarde todas as selecionadas no backlog. A cada período, 1 semana ou 15 dias, de acordo com seus recursos, priorize junto à equipe uma nova ideia para ser executada.

Qual a duração máxima do refinamento do Product Backlog?

O refinamento do Product Backlog deve ser iterativo e incremental, assim como o Scrum e o Lean Startup pregam. Mantenha um estoque de itens priorizados e detalhados para até um mês à frente, no máximo.

Quando a equipe de desenvolvimento planeja o Backlog do sprint geralmente define quantas horas precisam para realizar a tarefa?

Da mesma forma, as tarefas a serem feitas devem ter no máximo 8 horas, ou seja, um dia de trabalho. Se o sprint contar com muitas tarefas, será necessário reduzir a quantidade de atividades do Product Backlog que a equipe tentará executar.

Qual é o tempo máximo que o Scrum recomenda que um Time gaste em uma reunião diária?

A Reunião Diária do Scrum é um evento time-boxed de 15 minutos, para que o Time de Desenvolvimento possa sincronizar as atividades e criar um plano para as próximas 24 horas.