Que dia acaba a vacina do sarampo?

Que dia acaba a vacina do sarampo?

Que dia acaba a vacina do sarampo?

O Ministério da Saúde lançou no dia 10 de fevereiro a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, cuja meta é vacinar 3 milhões de crianças e adolescentes de 5 a 19 anos. O Dia D da vacinação será no dia 15 de fevereiro, para alertar os pais sobre os riscos de não vacinar os filhos.

Em 2019 foram registrados 18,2 mil casos de sarampo no País, com 14 mortes em São Paulo e uma em Pernambuco. No ano passado ocorreram as duas primeiras etapas da campanha, que faz parte de uma estratégia nacional para interromper a transmissão do sarampo e eliminar a circulação do vírus.

Leia também: Sarampo – como proteger o seu filho

Esquema de vacinação

Atualmente, a recomendação é que as crianças a partir dos 6 meses até um ano sejam vacinadas com a tríplice viral. Aos 12 meses, devem receber novamente uma dose desta vacina. E, aos 15 meses, devem receber a tetraviral.

A vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde de São Paulo. Em caso de dúvida, leve a carteirinha de saúde do seu filho para que um profissional habilitado verifique se há necessidade ou não de vacinação.

A vacinação contra o sarampo segue o calendário normal para as outras faixas etárias.

Fontes:

https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/vigilancia_em_saude/index.php?p=278134&amp

http://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2020-02/ministerio-da-saude-lanca-campanha-contra-sarampo

Postos de Saúde em todo o país estarão abertos neste sábado (30), no dia D de mobilização nacional contra a gripe e o sarampo. A inciativa marca o fim da primeira etapa da campanha de vacinação, que teve como alvo idosos acima de 60 anos e trabalhadores de saúde. Os profissionais também foram chamados a atualizar a carteira de vacinação, caso não tenham tomado o imunizante contra o sarampo.

Que dia acaba a vacina do sarampo?
Que dia acaba a vacina do sarampo?

O dia D também vai marcar o início da vacinação de crianças de 6 meses a menores de 5 anos contra as duas doenças. Pelo calendário oficial do Ministério da Saúde, na segunda etapa, nos dias 2 de maio e 3 de junho, além do público infantil, gestantes e puérperas, povos indígenas, professores da rede ensino pública e privada, pessoas com comorbidades e outros também devem se vacinar.

A meta do Ministério da Saúde é imunizar cerca de 76,5 milhões de pessoas até o dia 3 de junho, data prevista para encerramento da campanha. O objetivo é prevenir o surgimento de complicações decorrentes das doenças, para evitar novos óbitos e possível pressão sobre o sistema de saúde. Ao todo, o governo federal enviou mais de 80 milhões de doses do imunizante da gripe aos estados e ao Distrito Federal para a vacinação.

Campanha

O objetivo da campanha é prevenir o surgimento de complicações decorrentes das doenças, para evitar novos óbitos e possível pressão sobre o sistema de saúde. “É muito importante que todos os brasileiros que fazem parte dos grupos prioritários procurem um posto de vacinação. No ano passado, tivemos um surto em várias regiões do país por conta da cepa H3N2. A vacina deste ano já protege contra essa e as cepas passadas. Precisamos combater as doenças. A vacinação vai impedir a proliferação dos vírus e evitar que tenhamos maior pressão sobre o sistema de saúde”, disse o ministro Marcelo Queiroga, à época do lançamento da campanha.

Saiba as etapas da campanha e quais públicos serão atendidos:

1ª etapa - de 04/04 a 30/04

Idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde.

2ª etapa - de 02/05 a 03/06

Crianças de 6 meses a menores de 5 anos;

Gestantes e puérperas;

Povos indígenas;

Professores;

Comorbidades;

Pessoas com deficiência permanente;

Forças de segurança e salvamento e Forças Armadas;

Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;

Trabalhadores portuários;

Funcionários do sistema prisional;

Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;

População privada de liberdade

Ouça na Radioagência Nacional: