Que recursos linguísticos mostra que as opiniões são de leitores e não do jornal?

E.E Professora Clothilde Martins Zanei Professora: Kátia Atividade 07- segundo bimestre 2021 6A, 6B Entrega da atividade Whatsapp 959213709 Entregar até o dia 15/06/2021 Roteiro da aula Habilidades EF69L16A Analisar as formas de composição dos gêneros textuais do campo jornalístico; EF69L16B Utilizar as formas de composição dos gêneros textuais do campo jornalístico . Livro Aprender sempre Volume 1 Jornalismo Crítico Objetivos da aula: Identificar a ideia central do gênero do campo jornalístico reportagem , fazendo relações entre o assunto e a sociedade; Desenvolver atitude crítica frente aos textos jornalístico. 1- Leia um trecho a seguir, retirada do jornal Joca , edição 151, de 08 de junho de 2020. Após a morte de George Floyd,EUA tem onda de manifestações antirracistas Por Helena Rinald Desde 26 de maio , uma série de protestos contra o racismo está acontecendo nós Estados Unidos.As manifestações fora motivadas pela morte de George Floyd, um homem negro e desarmado, acusado de usar uma nota falsa em um supermercado no dia 25, na cidade de Minneapolis, onde morava.(...) Outros países também aderiram aos protestos antirracistas. É o caso do Brasil , do Canadá, da Inglaterra e da Alemanha, por exemplo (...) O que é racismo? De acordo com o portal Geledes Instituto da mulher Negra , racismo é um conjunto de práticas de determinada raça/ etnia que, estando em situação de favorecimento social, coloca outra(s) raça(s) em situação desfavorável. Qual é o assunto principal da reportagem? De que forma esse tema é abordado? Segundo o texto, quais países aderiram às manifestações antirracistas? Qual é a função da reportagem? Opinião do leitor Objetivos da aula; conhecer o espaço do leitor dentro do jornal como forma de expressar opinião. 1- Faça a leitura do texto abaixo, que mostra opiniões de jovens sobre os protestos antirracistas, retirado do Jornal Joca , edição 151, 08 de junho de 2020. O que eu penso sobre… Neste momento, a gente precisa se expressar, por isso as manifestações são tão importantes, mesmo com o coronavirus. Todos os anos, milhões de pessoas morrem por essa injustiça que é o racismo, então isso não pode ser algo como um tanto faz.(...) Gabriel F.,11 anos , de São Paulo (SP). Às manifestações antirracistas são muito importantes , porque todo mundo é igual e temos que lutar por isso. Fico mal que o racismo exista, mas acho que as coisas vão mudar por um curto período, algumas pessoas vão ter um pouco mais de consciência. Vito C,C,12 anos, de São Paulo (SP). As opiniões do texto são favoráveis ou contrárias aos protestos? Como você percebeu isso? Que recurso linguísticos mostra que as falas são opiniões de outras pessoas? Os relatos apresentados representam a opinião do jornal? Você acha importante um jornal ter um espaço para publicar opinião dos leitores sobre temas diversos? Justifique.

O gênero jornalístico tem como principal característica a integração entre o leitor e o jornal, sendo que essa modalidade requer um tipo específico de linguagem, chamada de linguagem jornalística. Esta, por sua vez, é composta por algumas especificidades que têm objetivos bem delimitados, partindo do pressuposto de que todos e todas devem compreender o conteúdo a ser transmitido. Ser bem compreendido requer perícia com as palavras, pois não é interessante para o gênero em questão ser alvo de ambiguidades e diferentes interpretações.

A linguagem jornalística deve seguir alguns preceitos. São eles:

Objetividade: a linguagem jornalística deve ser objetiva e evitar termos literários, como metáforas e linguagem conotativa. Isso acontece porque a mensagem deve ser transmitida de maneira clara, a fim de que sejam evitadas diferentes interpretações e possíveis dificuldades do leitor em compreender aquilo que está sendo dito ou lido.

Simplicidade: a linguagem jornalística deve prezar por termos aceitos no registro formal da língua, evitando vícios de linguagem e vocábulos eruditos ou obsoletos.

Imparcialidade: deve evitar expressões que denunciem a opinião de quem escreve a notícia para que o leitor possa fazer seu próprio juízo de valor sobre aquilo que está expresso no jornal.

Linguagem referencial: o foco deve ser mantido na notícia.

Empatia com o leitor: a linguagem jornalística deve projetar no leitor os sentimentos daqueles que estão envolvidos na notícia.

Linguagem narrativa: predominantemente há a ocorrência da narração, gênero associado aos verbos carregados de ação. A narração confere maior ritmo aos fatos, assim como linearidade.

Universalidade: os fatos narrados devem ser de interesse geral, evitando assuntos que sejam de pouca relevância para a sociedade.

O estilo jornalístico pode ser facilmente notado em um texto, pois alguns elementos aparecem com bastante frequência:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Frases curtas: estão associadas à objetividade do texto, lembrando que a notícia deve demandar pouco tempo de leitura, por isso a preferência por esse tipo de construção frástica.

As locuções verbais devem ser evitadas: locuções verbais não são bem-vindas, sobretudo quando podem ser substituídas por um único verbo equivalente.

Uso da ordem direta da língua: as inversões são comuns no gênero literário, portanto, devem ser evitadas na linguagem jornalística. A linguagem direta da língua, sujeito+ verbo+complementos e adjuntos adverbiais, deve ser predominante.

Uso de repetições: as repetições, quando não estão em excesso, são aliadas no processo de memorização daquilo que está sendo dito ou lido, pois permitem que as informações sejam mais bem assimiladas.

Vejamos um exemplo em que a linguagem jornalística pode ser facilmente denotada no texto jornalístico:

É possível observar no texto acima vários elementos presentes na linguagem jornalística, cujos textos têm como principal objetivo demonstrar circunstâncias e também fornecer uma análise de suas causas e de seus efeitos.

Que recurso linguístico mostra que as opiniões são de leitores e não de jornais?

Os recursos linguísticos empregados para identificar que as opiniões são falas de outras pessoas no texto são as aspas.

Que recursos linguísticos são utilizados para atrair a atenção dos leitores?

Dentre as figuras retóricas disponíveis na língua podemos destacar o símile, a antítese e a metáfora. Esse é um recurso de comparação entre dois elementos que se assemelham em certos aspectos. A partir do símile, é criado um link linguístico. Geralmente, a palavra usada nesse processo é o “como”.

Quais são os tipos de recursos linguísticos?

Os recursos linguísticos podem ser divididos em 3 grupos, que são: elementos coesivos, elementos enfáticos e elementos retóricos.

Que recurso de linguagem que mostra que as falas são opiniões de outras pessoas?

O recurso linguístico que demonstra que as falas utilizadas dentro de um determinado texto são pertencentes a uma outra pessoa que não o autor daquele texto são as aspas.