Planejamento Integrado de recursos energéticos principais informações e finalidades

A IEI Brasil apresenta, nesta página, a segunda edição do livro  “Planejamento Integrado de Recursos Energéticos”, escrito originalmente pelos pesquisadores Gilberto de Martino Jannuzzi, diretor da IEI Brasil, e por Joel Swisher e Robert Redlinger, ambos do United Nations Environment Programme (UNEP) Centre for Energy and Environment.

A nova edição, que contém atualização de termos, conceitos e bibliografias, ganhou o título de “Planejamento Integrado de Recursos Energéticos: oferta, demanda e suas interfaces”. Ela será disponibilizada de forma fracionada, capítulo a capítulo, enquanto seu processo de revisão está em andamento. No total, serão quatro capítulos, que serão consolidados em um livro digital. 

Com essa medida, o objetivo é que estudantes, pesquisadores e demais interessados na área já tenham acesso ao conteúdo, composto também por apêndices, exercícios práticos e suas respostas. O livro tem sido revisado por estudantes e colaboradores do professor Gilberto Jannuzzi, em especial o prof. E.T. Sica do Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC (Florianópolis) e J. Marques que revisaram exercícios e atualizaram algumas referências. O download dos Capítulos 1 e 2 e dos Apêndices A, B, C e D está disponível ao final deste texto. 

A primeira versão da obra foi publicada há 20 anos, em inglês, sob o título “Tools and methods for integrated resource Planning”. Em 1997, uma versão em português foi elaborada por Jannuzzi e J. Swisher, com o apoio do PROCEL e do PNUD, porém, encontra-se esgotada.

“Nessas últimas duas décadas experimentamos muitas e relevantes transformações na indústria de energia, tecnologias, leis e regulações. Já era necessário revisar o conteúdo desse livro para contemplar a realidade da geração distribuída, das tecnologias de armazenamento de energia e mesmo da maior disseminação de tecnologias mais eficientes de uso final”, analisa Jannuzzi.

Código:

Obrigatória: não

Carga-horária: 60h

Créditos: 4

Ementa:

Introdução; A visão integrada da Oferta e da Demanda de Energia; A oferta de energia. O mercado de energia. Serviços Energéticos e a Eficiência Energética; A conformação eletro-energética do Sistema na elaboração de projeções de uso energético e de cenários energéticos; Fontes de Produção Renováveis, Programas de Combate ao Desperdício de Energia e de Promoção do Uso Final: Gestão pelo Lado da Demanda; Tecnologias de produção, transporte e de uso final de energia. Processos de análise, avaliação e seleção de alternativas tecnológicas. O conceito de TAEE – Tecnologias de Alta Eficiência Tecnológica tanto pelo lado da Oferta como da Demanda de Energia. A produção descentralizada; A gestão decentralizada de energia O transporte de energia e sua influência na avaliação integrada. A internalização dos custos ambientais; o enfoque social da gestão de energia: a geração de empregos. Processos de gestão de ações visando a implementação das TAEE’s. As Bases de Dados. As Bases de Modelos de Análise e de Avaliação. Os Sistemas de Informação para o planejamento. O Enfoque do negócio do ponto de vista do fornecedor e supridor; O Enfoque do negócio do ponto de vista do cliente Os Sistemas de Informação para o Planejamento e a Gestão de Ações visando o Uso Eficiente da Energia e a exploração otimizada dos recursos eletro-energéticos.

Bibliografia:

  • CHOWDHURY, S.; CROSSLEY, P.; Microgrids and Active Distribution Networks; IET; 2009;
  • Gellings, Clark W.; Saving Energy and Reducing CO2 Emissions with Electricity; CRC Press; 2011;
  • JANNUZZI, G. M.; SWISHER, J.; Planejamento Integrado de Recursos Energeticos : Meio Ambiente, Conservação de Energia e Fontes Renováveis. CAMPINAS: AUTORES ASSOCIADOS, 1997. v. 1. 246 p.
  • MASTERS, Gilbert M.; “Renewable and efficient electric power systems”; Wiley; 2004;
  • PENNER, Peter Fox; Smart Power: Climate Change, the Smart Grid and the Future of Electric Utilities; Island Press; 2010;
  • Reis, Lineu Belico dos, Energia elétrica e sustentabilidade :aspectos tecnológicos, socioambientais e legais / Barueri, SP : Manole, 2006. 243 p.
  • SWISHER, J. ; JANNUZZI, G. M. ; REDINGLER, R.; Tools and methods for Integrated ResourcesPlanning: improving energy Efficiency and protecting the environment. Rolskilde, Dinamarca: UNEP COLLABORATING CENTRE ON ENERGY AND ENVIRONMENT, 1997. v. 1. 270 p.

Planejamento Integrado de Recursos Energéticos

O Planejamento Integrado de Recursos Energéticos (IRP - Integrated Energy Resources Planning) é uma metodologia de planejamento para o atendimento das necessidades e dos serviços energéticos ao custo mínimo, incluindo os socioambientais. Para o processo de Planejamento Integrado de Recursos são necessários planos de ação (cenários), acoplados no tempo e no espaço, compostos pela integração de opções pelo lado da oferta (GLO), pelo lado da demanda (GLD) e pela Demand Response para o atendimento da demanda de energia elétrica relativa as necessidades e serviços energéticos requeridos.
A obra precursora sobre o IRP foi publicada, originalmente, pelos pesquisadores Gilberto de Martino Jannuzzi, diretor da IEI Brasil (http://iei-brasil.org/), e por Joel Swisher e Robert Redlinger, ambos do United Nations Environment Programme (UNEP) Centre for Energy and Environment.
A nova edição dessa obra tem o título de “Planejamento Integrado de Recursos Energéticos: oferta, demanda e suas interfaces” e será disponibilizada de forma fracionada, capítulo a capítulo, enquanto seu processo de revisão está em andamento, pelo IEI Brasil, sendo disponível em http://iei-brasil.org/livro-pir/.

O Laboratório (LAPR)

O Laboratório de Planejamento Integrado de Recursos Energéticos, LAPR, está situado na sala C215 do Bloco Central no campus Florianópolis do IFSC. O LAPR foi instituido como um "Laboratório Piloto" por meio do projeto de pesquisa aplicada e desenvolvimento tecnológico intitulado "Gestão Energética pelo Lado da Demanda em unidades consumidoras de Baixa Tensão por meio de Microgeração fotovoltaica" aprovado na Chamada MEC/SETEC/CNPq n. 94/2013. O projeto foi desenvolvido em cooperação técnica e tecnológica com a MEP Projeto de Energia Solar do Brasil e proporcionou fisicamente:
i. a instalação de um sistema on-grid de 3kWp (12 módulos solares);
ii. a instalação de um sistema off-grid de 90Wp (3 módulos solares); e
iii. a instituição do LAPR.

Responsáveis

Everthon Taghori Sica, Dr. Eng. (E: )
Enga. Bruna Peixoto de Souza
Eng. Allon Soares

Quais são as principais informações e finalidades do planejamento integrado de recursos energéticos?

A principal finalidade do planejamento integrado de recursos energéticos é lidar com as fontes de energia para que a energia seja utilizada da forma mais inteligente possível.

O que é o planejamento integrado?

Planejamento Integrado é o “elo” de ligação da Estratégia à Operação. O planejamento integrado produz uma planilha consensual que coordena as atividades de marketing, vendas, produção, suprimentos, logística e finanças.

Qual a principal função dos recursos energéticos?

São considerados inesgotáveis à escala humana, ajudam a reduzir as emissões de CO2, reduzem a dependência energética da nossa sociedade face aos combustíveis fósseis e conduzem à investigação tecnológica baseada em energias limpas e mais eficientes.

O que é um planejamento energético?

Podemos entender ainda como “prever, antecipar ou vislumbrar algo que ainda não aconteceu; preparar; projetar”. Ou seja, o planejamento energético deve considerar as necessidades futuras de energia e como o país poderá atendê-las (relembre o conceito de energia em O que é energia).