Que tipo de células formam as estruturas de sustentação dos porifera?

Os poríferos, também chamados de espongiários - ou simplesmente esponjas – são organismos aquáticos que vivem geralmente fixados a rochas marinhas; solitários ou em colônias. Não se locomovem, e variam bastante quanto à forma, tamanho e coloração. Não possuem sistema nervoso, e tampouco tecidos definidos, e se assemelham a um cilindro oco.

Alimentam-se por filtração, retirando alimento (e também oxigênio) da água que entra no interior de seus corpos, em uma cavidade denominada átrio. Tais partículas são fagocitadas por células flageladas presentes nesta região, denominadas coanócitos; e por outras, denominadas amebócitos, capazes de promover a digestão intracelular e distribuir os nutrientes às outras células.

A água entra no interior das esponjas pelos poros, estes formados por células denominadas porócitos, que se encontram lado a lado com os pinacócitos: células achatadas, formadoras da epiderme.

A circulação da água ocorre com o auxílio do batimento dos flagelos dos coanócitos, sendo esta devolvida novamente ao ambiente por uma abertura localizada na porção superior do animal, denominada ósculo. Junto a esta, excreções e gás carbônico são eliminados.

Entre o átrio e a epiderme, as esponjas possuem uma região gelatinosa denominada mesênquima, constituída por alguns tipos celulares responsáveis pela sustentação e formação de novas células. Quanto a este primeiro aspecto, filamentos proteicos flexíveis, denominados espongina, são responsáveis por tal função; sendo que algumas esponjas, ainda, possuem estruturas de calcário ou sílica, denominadas espículas. Estas, que auxiliam a sustentação do animal, são produzidas pelos escleroblastos, presentes no mesênquima.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Esponjas possuem grande capacidade de regeneração e, desta forma, de um único fragmento há a grande possibilidade de ser formada uma nova esponja; sendo o brotamento outra forma de reprodução assexuada.

Células presentes no mesênquima, denominadas arqueócitos, dão origem a espermatozoides e óvulos. Estes gametas saem pelo ósculo e penetram em outros indivíduos juntamente com a água.

A fecundação ocorre internamente dando origem, algum tempo depois, a larvas flageladas que saem do ósculo, vivem determinado período como indivíduos livre-natantes, e depois se fixam ao substrato, dando origem a novas esponjas.


Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto:

Os poríferos, também chamados de esponjas ou espongiários, são animais invertebrados aquáticos e fixos em um substrato. O nome do grupo deve-se pela presença de poros pelo corpo.

Os poríferos pertencem ao filo Porifera. Eles possuem as mais variadas formas, tamanhos e cores. Apresentam um padrão corporal básico, em formato de vaso, tubo ou barril.

Que tipo de células formam as estruturas de sustentação dos porifera?

Poríferos

Características

Habitat

O habitat da maioria das espécies é o ambiente marinho, poucas vivem em água doce. As esponjas são encontradas fixas no fundo do mar, em rochas, conchas e areia. Podem viver de forma solitária ou em colônias.

Estrutura Corporal

Os poríferos possuem paredes perfuradas por poros e, em seu interior encontra-se uma cavidade denominada átrio ou espongiocele. Na extremidade oposta à base de seu corpo, há uma abertura chamada ósculo.

Externamente, são revestidos pelos pinacócitos, células achadas e unidas. A parede externa dos poríferos é chamada de pinacorderme.

A cavidade interna é revestida pelos coanócitos, células ovoides e com flagelos. O movimento dos flagelos permite a circulação e representa sistema circulatório das esponjas.

Existem ainda os amebócitos, células livres presentes entre as camadas de pinacócitos e coanócitos.

O esqueleto das esponjas é interno e composto por espículas calcárias ou silicosas. Pode ainda ser orgânico, formado por fibras de colágenos, denominadas de esponginas.

As esponjas não apresentam sistema nervoso e tecidos.

Que tipo de células formam as estruturas de sustentação dos porifera?

Esponjas em forma de vasos

Respiração e Alimentação

Os poríferos são animais filtradores. Eles promovem uma corrente de água que entra pelos poros, passa pelo átrio e sai pelo ósculo. Ao entrar, a água fornece oxigênio e ao sair, carrega dióxido de carbono e resíduos. Assim, ocorre a respiração, através das trocas gasosas por difusão.

A alimentação se dá através de partículas alimentares suspensas na água, como protozoários e algas unicelulares. As partículas absorvidas são capturadas pelos coanócitos, que digere parte das substâncias. A outra parte é digerida pelos amebócitos, sendo posteriormente distribuída a todas as células.

Saiba mais sobre os Animais Invertebrados.

Reprodução

A reprodução dos poríferos pode ser assexuada e sexuada:

Reprodução assexuada

  • Brotamento ou gemiparidade:ocorre em algumas esponjas, que ocupando um ambiente adequado em termos de temperatura, de oferta de oxigênio e de alimento, crescem bastante e podem desenvolver brotos laterais.
  • Gemulação: ocorre quando algumas esponjas de água doce ficam sujeitas à escassez de água. Nessa condição, elas geram pequenas bolsas, com células em atividade metabólica quase nula e protegidas por um revestimento resistente. Quando as condições voltam a ser favoráveis, forma-se uma nova esponja.
  • Regeneração: as esponjas possuem enorme capacidade de regeneração. Quando cortadas em vários fragmentos e colocadas em condições favoráveis, cada fragmento pode originar um novo indivíduo.

Reprodução sexuada

No mesênquima (porção gelatinosa de seu interior) as esponjas podem formar células reprodutoras.

Os espermatozoides são produzidos a partir de amebócitos e lançados na cavidade central. Esses espermatozoides podem entrar em outra esponja através dos poros e capturados pelos coanócitos, que auxiliam na fecundação do óvulo.

Forma-se então um zigoto que forma uma larva móvel, que nada até se fixar em um substrato, dando origem a nova esponja.

Tipos e Classificação

Existem três tipos de esponjas. Aprenda sobre cada uma delas:

  • Áscon - São as esponjas mais simples. Apresentam forma semelhante a um cilindro oco, com uma abertura superior, o ósculo.
  • Sícon - Esponjas com uma complexidade intermediária. Apresentam o aspecto de um vaso fixo a um substrato.
  • Lêucon - É a forma mais complexa. O átrio é reduzido e a parede do corpo apresenta um sistema de canais e câmaras.

Quanto a classificação, o filo Porifera apresenta três classes, conforme as caracteristicas das espículas e organização celular.

  • Classe Calcarea - Agrupa as esponjas com espículas calcárias. Podem ser dos tipos áscon, sícon ou lêucon;
  • Classe Hexactinellida - Grupo das esponjas com espículas de sílicas. Podem ser sícon ou lêucon;
  • Classe Demospongiae - Esponjas com esqueleto de esponjina, silicioso ou misto. Apenas do tipo lêucon.

Saiba mais:

  • Animais: classificação e características
  • Reino Animal

Curiosidades

  • Acredita-se que existam mais de 10 mil espécies de esponjas em todo o mundo;
  • Antes da criação das esponjas sintéticas, as esponjas naturais eram usadas no banho;
  • Alguns tipos de substâncias produzidas pelos poríferos podem ser usadas para fabricação de antibióticos.
  • A sobrevivência das esponjas depende do movimento da água em seu interior. Uma esponja com 10 cm de altura e 1 cm de diâmetro chega a movimentar mais de 20 litros de água por dia.

Saiba mais sobre outro grupo de animais aquáticos, os Cnidários.

Que tipo de células formam as estruturas de sustentação dos porifera?

Licenciada em Ciências Biológicas (2010) e Mestre em Biotecnologia e Recursos Naturais pela Universidade do Estado do Amazonas/UEA (2015). Doutoranda em Biodiversidade e Biotecnologia pela UEA.

Quais células são responsáveis pela sustentação dos poríferos?

As espículas são responsáveis pela sustentação do corpo das esponjas. Estas estruturas podem ser constituídas por carbonato de cálcio, sílica ou por fibras de uma proteína chamada espongina.

Qual a estrutura de sustentação dos poríferos?

A sustentação é garantida por mesênquima gelatinoso, interno à camada de pinacócitos: no mesênquima estão mergulhadas espículas de calcário ou silício, células indiferenciadas ou amebócitos.

Quais células formam os poríferos?

A parede do corpo das esponjas apresenta duas camadas de célula separadas pelo chamado mesoílo. A camada celular mais externa é a pinacoderme, formada por células achatadas denominadas de pinacócitos. A camada de célula interna, voltada para a espongiocele, é rica em células flageladas denominadas de coanócitos.

O que são as células totipotentes das esponjas e onde atuam?

Os amebócitos são células totipotentes que podem gerar qualquer outro tipo de célula no corpo das esponjas. Os porócitos são células que permitem a água no interior dos poríferos. Eles de dobram sobre si mesmas criando um poro. São essas células que vão formar os poros tão característicos do filo dos poríferos.