Quem é a pessoa mais velha do mundo hoje

Provavelmente, você nunca ouviu falar de Natabay Tinsiew — mas este nome tem tudo para ficar famoso daqui para a frente: o africano que morava na Eritreia deve entrar para o Guinness World Records como a pessoa mais velha que já viveu até hoje. Segundo informações da família divulgadas à BBC, Nathan viveu até os 127 anos de idade. Ele morreu na última segunda-feira de forma pacífica no vilarejo em que morava, chamado Azefa, que tem uma população de cerca de 300 pessoas.

Os dados da idade foram confirmados pelo neto dele, chamado Zere Natabay, que mostrou à BBC registros oficiais do nascimento do avô, que constam de 1894. A informação foi ainda confirmada pelo padre Mentay, que atuou no mesmo vilarejo em que o homem mais velho do mundo viveu e confirmou a data dos registros — inclusive, o padre chegou a participar da festa de 120 anos de Tinsiew, que aconteceu em 2014.

Mas, a questão pode ser mais complexa do que parece. Isso porque a família de Natabay acredita que ele tenha nascido em 1884, apesar de o registro oficial datar de dez anos à frente. A diferença estaria ligada ao fato de que os registros estavam ligados aos batismos realizados na cidade — e, se tratando de um pequeno vilarejo, as visitas de padres ao local demoravam a acontecer. Por enquanto, essa informação ainda não foi confirmada.

De todo modo, a família já submeteu à aprovação do Guinness World Records todos os registros que têm de Natabay Tinsiew. Caso seja aprovado, ele deve tomar o lugar de Jeanne Calment, que morreu em 1997 com 122 — atual recordista de idade no livro dos recordes. E, ainda, deve quebrar o recorde do homem mais velho que já existiu, título que pertence a Jiroemon Kimura, que nasceu em 19 de abril de 1897 e faleceu aos 116 anos de idade e 54 dias, em 12 de junho de 2013. 

E, afinal, qual o segredo para viver tanto? Segundo o neto do futuro recordista, o avô era notado pela "paciência, generosidade e uma vida feliz".

Esses conselhos foram compartilhados recentemente pelo médico japonês Shigeaki Hinohara, que viveu até os 105 anos. Ao longo de sua vida, concedeu centenas de entrevistas ensinado o segredo de como chegar aos 100 anos plenamente. Em uma delas, ao jornal The Japan Times, o médico listou os conselhos que ele mesmo seguiu para ter tanta disposição mesmo sendo um centenário. 

Entre os conselhos fornecidos por ele, estão: não se aposentar tão cedo, preocupar-se menos com comer e dormir bem e mais com se divertir, livrar-se do excesso de peso, ter um planejamento e manter mente e corpo ativos.

Ciência para viver mais?

Deixando de lado os hábitos e olhando para a ciência da longevidade, um bilionário russo segue em busca do propósito de viver até os 200 anos — e, para isso, está investindo cerca de 100 milhões de dólares em novas tecnologias.

No comando do Longevity Vision Fund, um fundo de investimento focado em tecnologias que aumentem a expectativa de vida das pessoas, Young investe não apenas em técnicas para identificar e tratar doenças mortais, mas também em robótica e impressão 3D. A ideia é produzir laboratório tudo o que for possível substituir do corpo humano.

O futurologista Ian Pearson, por exemplo, acredita que qualquer pessoa que viver até o ano de 2050 poderá ter chances de alcançar a imortalidade. Para isso, seriam necessários avançados em biotecnologias que pudessem trabalhar como as empresas investidas pela Longevity Vision Fund e renovar partes do corpo humano.

Kane Tanaka nasceu em 2 de janeiro de 1903 na região de Fukuoka. Ela morreu no dia 19 de abril, mas a informação só foi divulgada nesta semana.

Quem é a pessoa mais velha do mundo hoje

Pessoa mais velha do mundo morre aos 119 anos no Japão

Uma japonesa reconhecida como a pessoa mais velha do mundo faleceu aos 119 anos, anunciaram nesta segunda-feira (25) as autoridades locais. Segundo a agência de notícias AFP, Kane Tanaka morreu no dia 19 de abril.

Kane Tanaka, que nasceu em 1903, celebra o seu então 117º aniversário em Fukuoka, no Japão, em 5 de janeiro de 2020 — Foto: Kyodo via Reuters

Kane Tanaka nasceu em 2 de janeiro de 1903 na região de Fukuoka (sudoeste do Japão), no mesmo ano em que Marie Curie se tornou a primeira mulher a vencer um Prêmio Nobel.

Tanaka tinha uma saúde relativamente boa até recentemente e morava em uma casa de repouso, onde gostava de jogos de tabuleiro, de resolver problemas matemáticos, de tomar refrigerantes e de comer chocolate.

Na juventude, ela teve vários negócios, incluindo uma loja de macarrão e uma de bolos de arroz. Kane se casou com Hideo Tanaka há um século, em 1922, com quem teve quatro filhos e adotou um quinto.

Considerada a mulher mais velha do mundo pelo livro dos recordes, a japonesa Kane Tanaka, de 116 anos, posa com chocolates que trazem o nome das eras japonesas. Tanaka nasceu durante a era Meiji, época de grande transformação no Japão. — Foto: Ryosuke Uematsu/Kyodo News via AP

Ela pretendia usar uma cadeira de rodas para participar no revezamento da tocha dos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2021, mas a pandemia impediu sua presença.

Reconhecida pelo livro dos recordes

Quando o Guinnees, o livro dos recordes, a reconheceu como a pessoa mais velha do mundo em 2019, ela foi questionada em que momento de sua vida foi mais feliz e respondeu: "Agora".

Sua rotina diária foi descrita como: acordar às 6h00 e tardes dedicadas a estudar matemática e praticar a caligrafia.

"Um dos passatempos favoritos de Kane é uma partida de Othello e se tornou uma especialista no clássico jogo de tabuleiro, vencendo com frequência os funcionários da residência", afirmou o Guinness.

Vida longa no Japão

O governador local Seitaro Hattori destacou a vida de Tanaka, que faleceu em 19 de abril.

"Planejava encontrar Kane no Dia do Respeito aos Idosos deste ano (uma data nacional em setembro) e celebrar com seu refrigerante e chocolate. A notícia me deixa muito triste", afirmou em um comunicado divulgado nesta segunda-feira.

De acordo com dados do Banco Mundial, o Japão é o país com a população mais longeva do mundo, com 28% de pessoas com 65 anos ou mais.

A pessoa viva mais velha verificada pelo Guinness foi a francesa Jeanne Louise Calment, que morreu aos 122 anos e 164 dias em 1997.

  • Japão

Newsletter G1Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

Qual a pessoa mais velha do mundo em 2022?

Sua filha mais nova, de 93 anos, ainda está viva. Lucille Randon, uma francesa de 118 anos, continua sendo a pessoa mais velha do mundo depois que o japonês Kane Tanaka morreu em 19 de abril aos 119 anos, de acordo com a lista do Grupo de Pesquisa Gerontológica (GRG) das pessoas mais velhas do mundo.

Quem é a pessoa mais velha do Brasil atualmente?

Maria Gomes dos Reis, uma brasileira de 121 anos, pode ser a pessoa mais velha do mundo.

Qual a pessoa mais velha do Brasil 2022?

Maria Gomes dos Reis nasceu no dia 16 de junho de 1900 em um povoado chamado Bela Vista, onde mora até hoje. Há oito anos ela vive na cama e recebe cuidados das netas e bisnetas, uma vez que todos os filhos já morreram. Ela tem 13 bisnetos e seis trinetos.

Quem é a pessoa mais velha do mundo em 2021?

O título de pessoa mais velha da história é atribuído à francesa Jeanne Calment, que morreu em 4 de agosto de 1997, aos 122 anos e 164 dias. Atualmente, a pessoa mais velha do mundo é a francesa Lucile Randon, com 118 anos e 228 dias.