Quem é o dono da hyundai

Quem é o dono da hyundai
Carlos Alberto de Oliveira Andrade, fundador da Caoa Hyundai CAOA/Reprodução

Carlos Alberto de Oliveira Andrade, o Dr. Caoa e fundador do Grupo Caoa, morreu na manhã deste sábado aos 77 anos.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

“Dr Carlos estava com a saúde debilitada por conta de um tratamento de saúde e faleceu durante o sono ao lado de sua esposa e filhos”, afirma nota divulgada pela diretoria da Caoa.

O Grupo Caoa continuará sendo gerido pelos atuais executivos da empresa. Ele ocupava o cargo de presidente do Conselho de Administração do Grupo Caoa.

“A família Hyundai envia nossas mais sinceras condolências à família e aos colaboradores de Carlos Alberto de Oliveira Andrade. Como fundador da CAOA, nossa parceira de negócios no Brasil por mais de 20 anos, Dr. Carlos deixa um grande legado para a indústria automobilística brasileira. Sua liderança visionária contribuiu para a introdução da marca Hyundai no País e ainda continuava atuante em nossa presença local. Nossos sentimentos e orações estão com sua família”, comenta Ken Ramirez, presidente e CEO da Hyundai Motor no Brasil e nas Américas Central e do Sul.

Caoa fundou um dos maiores grupos automobilísticos do Brasil, que nasceu da compra de uma concessionária Ford em Campina Grande (PB). Ele havia adquirido um Ford Landau, mas a concessionária faliu e, mesmo formado em medicina pela Universidade Federal de Pernambuco, resolveu comprar a concessionária como forma de compensar a perda do dinheiro pago pelo carro.

Continua após a publicidade

Isso foi em 1979. Seis anos depois, a Caoa se tornava a maior revendedora Ford do Brasil. O Dr. Caoa chegou a aceitar tijolos e até cabeças de gado como pagamento pelos carros e, assim, ganhou fama no nordeste brasileiro. Em 2006 era o maior concessionário Ford da América Latina.

Quem é o dono da hyundai
Tiggo 5X é o carro mais vendido da Caoa Chery no Brasil, mas muda em breve Divulgação/Chery

Em 1992 a Caoa passou a ser representante da Renault no Brasil, o que durou até 1998 quando a fabricante francesa assumiu as operações. Nesse interim, passou a representar a Subaru e poucos anos depois assumiu as operações da Hyundai. Hoje as duas marcas estão de lado, com oferta de modelos minguada e desatualizada.

Nos últimos anos o Grupo concentrou seus esforços na Caoa Chery. No final de 2017 o Grupo Caoa comprou a metade das operações da Chery no Brasil, investindo em reposicionamento da marca, novas concessionárias e, como já fazia antes com a Hyundai, em muita publicidade na televisão e na mídia impressa. Conta-se que Carlos Alberto participava ativamente do processo de criação das peças publicitárias.

Por pouco, o maior representante Ford do Brasil não comprou a fábrica da Ford em São Bernardo do Campo (SP). O Grupo Caoa ainda teria avaliado a compra da fábrica da Ford em Camaçari (BA). Seria uma volta e tanto na história.

Contudo, em maio o Grupo alcançou um feito: emplacou mais carros novos, com a Chery, do que a marca que representou por mais de 40 anos.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

Quem é o dono da hyundai

Continua após a publicidade


Continue lendo, sem pisar no freio. Assine a QR.

Quem é o dono da Hyundai no Brasil?

A história da Caoa Formado em medicina, mas com muita vocação para os negócios, Carlos Alberto de Oliveira Andrade começou suas atividades no setor automotivo quando comprou um Ford Landau em 1979, na Paraíba.

Quem são os donos da Hyundai?

Hyundai. A marca pertence ao conglomerado sul-coreano homônimo que atua em diversos segmentos (construção civil, naval, tecnologia, entre outros), além do automotivo. A Hyundai também é dona da Kia Motors, representada no Brasil pelo Grupo Gandini.

Quem é o dono da Caoa no Brasil?

Dr. Carlos Alberto de Oliveira Andrade, fundador da CAOA, começou suas atividades no setor automotivo ao adquirir um Ford Landau na concessionária Ford de Campina Grande (PB). A revenda faliu e ele não hesitou em propor que lhe fosse repassada para compensar o pagamento do veículo.

O que significa a palavra Hyundai?

Para poder competir com as tradicionais indústrias européias, americanas e japonesas, a HYUNDAI (palavra proveniente do coreano Hyeondae, que significa “tempos modernos”) teria de absorver tecnologias de outras marcas e se desenvolver em tempo recorde.