Quem escreveu atos dos apóstolos

Quem escreveu o livro de Atos dos Apóstolos ?

Diferentemente da conturbada autoria sobre quem escreveu o livro de Hebreus, podemos identificar com mais clareza, quem escreveu o livro de Atos dos Apóstolos. Isso porque não existe tantos candidatos à sua autoria, como é o caso de Hebreus.

Outra razão é que, embora não exista nenhuma autobiografia como nas cartas de Paulo, o livro de Atos nos oferece muito mais pistas do autor, do que o livro de Hebreus.

De acordo com a tradição da igreja primitiva, quem escreveu o livro de Atos foi Lucas .

Desse modo, Atos constitui uma sequência do evangelho de Lucas. As evidências intrínsecas encontradas no próprio livro de Atos confirmam a autoria lucana.

Observe que o livro tem início com uma dedicatória a Teófilo, o mesmo acontece no evangelho de Lucas.

E as pistas continuam com vocabulário e estilo literário extremamente parecidos em ambos os livros.

Outro fato curioso que contribui para a autoria lucana é o uso frequente de termos médicos no livro. Embora isso não prova nada, pelo menos concorda com o fato de que Lucas era médico.

Além disso, o uso do pronome “nós” (as vezes subentendido), ao descrever diversas jornadas de Paulo, o autor de Atos nos leva a crer que ele mesmo fosse um dos companheiros de viagem do apóstolo.

Em Atos 20.4-6, tanto Timóteo quanto outros menos conhecidos, são mencionados à parte do “nós” e do “nos” usados pelo autor.

Também nas epístolas de Paulo, nem Tito nem Silas, (nem outros companheiros de viagem cujos nomes não são mencionados em Atos 20.4-6), o acompanharam a Roma.

Esse fato exclui a possibilidades de alguém entre esses homens ser o autor de Atos. Isso porque, que quem escreveu o livro, usou muito o “nós”, se mostrando participante da viagem a Roma.

Assim, Lucas acaba por ser o único candidato plausível para a autoria do livro de Atos.

Qual era o propósito de quem escreveu o livro de Atos dos Apóstolos?

Assumimos aqui Lucas, como aquele quem escreveu o livro de Atos. Um dos motivos dele escrever esse livro, foi que ele quis registrar como a igreja havia começado.

Como em seu evangelho, Lucas inclina o livro de Atos dos Apostologos na direção dos gentios. Especialmente aos de mente aberta e interessados nas origens históricas do cristianismo.

A fazer isso, ele continua destacar a devoção religiosa, a pureza moral e a inocência política dos que creem em Jesus.

Ele também retrata o cristianismo como universal. Uma religião tradicional e arraigada no judaísmo, mas aberta para todos.

Em Lucas, a narrativa progredia e avançava para Jerusalém, o centro do judaísmo. Em Atos dos Apóstolos, a narrativa avança para Roma, o centro do mundo. O poder do Espírito Santo tornou possível esse avanço.

Lucas também fez questão de destacar o sucesso do evangelho, por onde quer que os cristãos o proclamassem. Por onde quer que o cristianismo passasse, estouravam perturbações da ordem.

Assim, no livro de Atos dos Apóstolos, Lucas faz questão de mostrar que essas perturbações não eram por causa do cristianismo.

Na verdade, elas tinham origem na violência das multidões e não nos cristãos.

Dessa maneira, Lucas esperava dissipar os preconceitos contra o cristianismo.

Com isso conquistaria a simpatia de pessoas importantes, como Teófilo, a quem o escrito de Atos foi primeiramente destinado.

Conclusão

A igreja primitiva reconheceu Lucas, a quem escreveu o livro de Atos dos Apóstolos, o mesmo que escreveu um dos evangelhos. E as evidências que se tem, apontam nessa direção.

O livro de Atos é aonde nós temos maiores informações quanto aos feitos dos apóstolos e do início da igreja. É também aonde vemos o Espírito Santo agindo de forma extraordinária.

Com certeza, o livro de Atos é o maior registro que temos a respeito do início da igreja e dos feitos apostólicos no novo testamento.


O que acha de estudar teologia à distância sem mensalidades? Estude no conforto de sua casa, com vídeo-aulas através do seu computador, tablet ou celular. Saiba mais aqui.

Muitos ficam na dúvida sobre quem escreveu o livro de Atos dos Apóstolos, pois de início, os capítulos não revelam claramente seu autor.

Quem escreveu atos dos apóstolos

Mas ao examinarmos a fundo as Escrituras Sagradas chegou-se a conclusão que o autor de Atos foi Lucas, o médico amado, discípulo de Cristo.

Evidências sobre quem escreveu o livro de Atos dos Apóstolos

No primeiro Capítulo de Atos, logo no primeiro versículo o autor fala do primeiro tratado, que é o evangelho de Lucas. Atos 1:1

O qual havia terminado cerca de um pouco mais de um ano, antes de escrever Atos dos Apóstolos, fazendo referência também à Teófilo.

No evangelho de Lucas, o autor também faz menção de Teófilo em Lucas 1:3, e outras evidências na forma da escrita também evidenciam o autor.

Lucas usa 400 palavras não utilizadas por outros escritores, muitas delas termos médicos que são explicados.

Características principais do Livro de Atos dos Apóstolos

O livro foi escrito por Lucas cerca de 63 d.C em um lugar desconhecido. O livro trata dos atos dos apóstolos na divulgação do evangelho de Cristo e sua expansão sobre as nações.

A descida do Espírito Santo sobre a igreja acontece em Atos 2. Capacitação aos novos crentes e poder para pregar aos homens as boas novas do evangelho.

Atos registra a divulgação do cristianismo e sua expansão pelo mundo, tendo grande ênfase no ministério de Paulo, o apóstolo dos gentios.

Quem escreveu atos dos apóstolos

Resumo rápido sobre o Livro de Atos

O livro de Atos também registra a conversão e salvação dos primeiros cristãos, a conversão dos gentios e judeus.

No trato com os judeus, mostrando que Cristo aboliu a lei e não deviam mais viver debaixo dela, e sim, mostrar que seremos salvos pela graça.

Onde o sacrifício de Cristo foi suficiente para remissão dos pecados, não sendo mais necessários sacrifícios de animais para perdão de pecados.

Não sendo necessário também seguir costumes, ordenanças da lei, como por exemplo a circuncisão, que foi alvo de desentendimento entre Paulo e Pedro mais à frente em Gálatas 2:11-21

No trato com o gentios, Atos demonstra que o amor de Deus e maravilhosa Graça de nosso Salvador Jesus Cristo alcançou a todos.

Sendo necessário somente crer que Jesus Cristo é o Unigênito Filho de Deus enviado ao mundo para salvar a humanidade.

Quem escreveu atos dos apóstolos

Outros fatos e características do Livro escrito por Lucas

O Livro demonstra grandes controvérsias entre judeus e cristãos por conta da lei mosaica, a observância da lei de Moisés.

Onde finalmente, ficou decidido que os cristãos não estão debaixo da lei, já que ela foi completamente abolida, inclusive os dez mandamentos.

A nova aliança com suas leis e mandamentos tomaram o lugar da lei mosaica.

A firmeza de pregação de Cristo pelos primeiros cristãos e os Apóstolos

Grande unidade havia na igreja primitiva descrita por Lucas em Atos. Amor, piedade e generosidade inspirava os primeiros irmãos.

A pregação uniforme dos cristãos era a morte, o sepultamento, a manifestação e ressurreição de Cristo.

Pregada no poder e demonstração do Espírito Santo, por meio da qual as multidões foram ganhas para o Senhor. (Mc 16.15-20; Hb 2.3,4; 1Co 2.1-4).

A verdade não foi anunciada por força humana, espada, autoridade espetacular, enganos piedosos, hábil astúcia.

Nem por eloquência humana, nem tão pouco por motivos mundanos e probabilidades!

Em Atos dos Apóstolos, encontramos o verdadeiro modelo de igreja cristã e os meios de propagar a verdade.

Este Blog usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site.

Quem é o autor de Atos dos Apóstolos?

Lucas foi o evangelista que escreveu o terceiro Evangelho e o livro de Atos dos Apóstolos. Apesar de a Bíblia não dizer muito sobre quem foi Lucas, sabe-se que ele era um médico de profissão e colaborador do apóstolo Paulo. Inclusive ele acompanhou o apóstolo em muitas ocasiões.

Quem é Teófilo a quem o livro de Atos foi escrito?

Teófilo provavelmente seria um grego ou romano convertido, um amigo de Lucas, que havia pedido um relato sobre os eventos, e havia recebido uma carta privada, que ele mesmo publicou.

Onde foi escrito livro de Atos?

O lugar de composição e os leitores que Lucas tinha em mente ao escrever seu livro ainda é incerto. A tradição liga Lucas com Antioquia. Existe uma pequena evidência interna que faz essa ligação. Outra possível localidade da composição desse livro é Roma, uma vez que a história de Atos termina ali.

Porque o nome Atos dos Apóstolos?

Os Atos dos Apóstolos têm esse nome em função de um gênero literário muito difundido no mundo antigo, os chamados atos. Textos deste gênero retratavam os grandes feitos de pessoas ou cidades. Pode-se encontrar vários nesse formato para a antiguidade.