Qual a importância dos estudos arqueológicos para o entendimento do mundo atual?

Qual a importância dos estudos arqueológicos para o entendimento do mundo atual?

Áreas da Ciência >> Ciências Humanas > Arqueologia

O que é ARQUEOLOGIA?

Ciência que estuda culturas por meio da escavação de fósseis, materiais, pinturas, monumentos e objetos, a ARQUEOLOGIA conta histórias que não estão escritas. Para investigar costumes, ambiente e modo de vida de nossos antepassados, os arqueólogos buscam respostas em artefatos e ruínas, muitas vezes deixados sob a terra.

Com disciplinas relacionadas à História, Geografia e Antropologia, a ARQUEOLOGIA resgata a memória de sociedades por intermédio de pesquisas de campo em sítios arqueológicos. Nesses ambientes os profissionais da área usam técnicas para procurar objetos e vestígios de povos antigos. Além disso, locais que recebem grandes obras como hidroelétricas, estradas e metrô também são objeto de trabalho de arqueólogos. Eles realizam uma pesquisa prévia: antes das obras começarem, escavam e resgatam o passado através da preservação e estudo dos materiais encontrados.

As raízes da ARQUEOLOGIA remetem aos egípcios e gregos. Mas a ciência só evoluiu quando surgiram ferramentas mais elaboradas e foram criadas técnicas de escavação. E nenhuma época poderia ser tão favorável quanto o Iluminismo: um dos primeiros a desenvolver a ARQUEOLOGIA foi o filósofo inglês John Aubrey (1626-1697). Ele não só fez descobertas arqueológicas, como foi pioneiro no registro de artefatos do famoso – e misterioso – monumento de pedras de Stonehenge, localizado no sul da Inglaterra.

Ao longo da história, muitos outros pesquisadores se aventuraram nas pesquisas e escavações para desvendar o passado de outras culturas. Alguns dos grandes sítios arqueológicos são marcas de histórias das antigas civilizações reveladas ao mundo, como a cidade de Creta, nas ilhas Gregas, Machu Picchu no Peru, e as Pirâmides do Egito. No Brasil, a ARQUEOLOGIA surgiu junto com outras disciplinas de história natural e ganharam força no fim do século XIX, quando já estava instaurada a República. Aqui, as culturas indígenas foram as primeiras a serem estudadas e até hoje revela surpresas aos arqueólogos.

Especializações
Conheça as principais linhas de pesquisas oferecidas em instituições de pós-graduação em ARQUEOLOGIA:
• Arqueologia Histórica – entrelaça antropologia e história para analisar o passado de sociedades e culturas. Estuda objetos e documentos de povos em um período posterior às colonizações dos séculos XV e XVI, no caso do Brasil.
• Arqueometria – disciplina que aplica na arqueologia estudos físicos e químicos, levando em conta análises de sedimentos, zoologia e botânica.
• Cultura material – Investiga a produção material da espécie humana ao longo da sua trajetória em territórios de todo planeta.
• Estudos paleoambientais – Estuda ambientes ocupados por populações que povoaram territórios ao longo da história para compreender a relação de grupos humanos com meio, tais como paisagem, exploração de recursos ambientais, produção e consumo de alimentos, entre outros.
• Etnoarqueologia – investiga, sob um ponto de vista antropológico e arqueológico, dados e costumes de comunidades contemporâneas para compreender hábitos do passado.
• Povoamento do território – analisa o processo de povoamento de territórios em longos períodos da história, desde a colonização inicial do continente até o passado recente, com vistas ao entendimento das origens da formação social e da diversidade cultural.
• Registros gráficos rupestres – analisa e reúne a grafia dos diversos grupos culturais, situando-os cronologicamente a partir de uma evolução temática, cenográfica, técnica e cultural.
• Arqueologia submarina – estuda vestígios de culturas humanas localizados no fundo do mar.

Áreas de atuação profissional
• Realização de pesquisas científicas em universidades, museus e centros de pesquisa.
• Docência em universidades, cursos de graduação e pós-graduação.
• Elaboração, manutenção e supervisão de projetos arqueológicos, culturais e escavações ou preservação de recursos patrimoniais.
• Coleta de objetos arqueológicos em áreas de construção.
• Realização de vistorias arqueológicas, estudos e relatórios de impacto ambiental.

Onde estudar?
• Graduação – A oferta de cursos de graduação em ARQUEOLOGIA no Brasil é limitada, mas há opções em universidades públicas, especialmente na região Nordeste.
Universidade Federal de Pernambuco – Graduação em Arqueologia
Universidade Federal do Rio Grande – Rio Grande do Sul
Universidade Federal de Rondônia – Núcleo de Ciências Humanas – Faculdade de Arqueologia
Universidade Federal do Vale do São Francisco – Piauí – Arqueologia e Preservação Patrimonial
Universidade de São Paulo – Graduação no Museu de Arqueologia e Etnologia

• Pós-graduação – Formados em disciplinas como História, Geografia e Antropologia também podem se especializar em ARQUEOLOGIA. Conheça alguns cursos:
Universidade Federal de Pernambuco – Pós-graduação em Arqueologia
Universidade Federal do Rio de Janeiro – Programa de Pós-graduação em Arqueologia do Museu Nacional
Universidade Federal de Sergipe – Programa de Pós-graduação em Arqueologia
Universidade Federal de Pelotas – Rio Grande do Sul – Arqueologia, Conservação e Restauro de Bens Culturais

Para conhecer mais:
• A Arqueologia Brasileira – Projeto Itaú Cultural
• Arqueologia Digital
• Brasil arqueológico
• Instituto de Arqueologia Brasileiro
• Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
• Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo
• Sociedade de Arqueologia Brasileira
• Revista de História da Arte e Arqueologia da Universidade Estadual de Campinas
• Revista Internacional do Instituto de Arqueologia Americana
• Revista Sapiens – História, Patrimônio e Arqueologia


Qual é a importância da arqueologia nos dias de hoje?

A arqueologia é atualmente conceituada de maneira ampla, como sendo a produção do conhecimento sobre o passado humano a partir da pesquisa dos vestígios materiais da cultura de todas as sociedades e de todas as épocas. E é ela que pode garantir um futuro ao nosso passado, ou seja, à humanidade dos homens no tempo.

Qual a importância dos estudos arqueológicos para a humanidade?

A arqueologia busca explicar porque mudanças ocorrem nas sociedades humanas, através do registro arqueológico, incluindo sítios, artefatos, restos de alimentação, e outros, que fazem parte do nosso mundo desde sempre.

Qual é a importância das pesquisas arqueológicas?

As investigações arqueológicas têm por objetivo principal fornecer subsídios materiais, com datação temporal precisa, para a reconstrução do passado humano. Por isso essa ciência é tão importante para outras disciplinas, como a história e a antropologia.

Qual a evidência arqueológica é considerada a mais importante encontrada até hoje?

Considerada uma das mais importantes descobertas arqueológicas dos tempos modernos, o Exército de Terracota foi encontrado em 1974 por um grupo de lavradores.